Como escolher as melhores passagens de trem pela Europa

Comprar passagens de trens para as suas viagens em território europeu não é mais nenhum mistério. O Viajei Bonito já destrinchou, passo-a-passo, todo o processo de pesquisa e compra. Agora, no post de hoje, você vai aprender como escolher melhor a sua passagem. Vou dar dicas e conselhos preciosos que talvez você não saiba, mas que vão tornar suas viagens por lá mais tranquilas e proveitosas. Vem comigo que em minutos você estará por dentro de tudo que deve ser levado em conta para escolher as melhores passagens de trem pela Europa.

Se você chegou até aqui, suponho que você já tenha decidido sua cidade de origem, seu destino e também a data da sua viagem, certo? Aí você fará a busca aqui no site da GoEuro por todas as passagens que cumpram com seus requisitos e uma lista extensa de possibilidades aparecerá para você. E aí, como filtrar melhor essa lista? Como vou saber qual o melhor custo/benefício e escolher a passagem ideal? Para facilitar no entendimento das dicas, escolhi duas cidades europeias e simulei uma viagem de trem: vamos partir de Paris com destino à Roma!

Escolha a empresa ferroviária que prestará o serviço

Clique aqui para começar. A primeira escolha deve ser pela empresa que faz o trajeto desejado. Como normalmente são várias empresas que prestam serviço no mesmo trecho, você terá a possibilidade de descartar alguma(s) dela(s), caso já tenha ouvido alguém falar mal. Em contrapartida, você também poderá filtrar apenas pelas passagens de uma determinada empresa, caso já tenha tido experiências positivas ou lido opiniões favoráveis a ela. Não existe uma receita, tenho certeza que se você procurar, vai achar tanto experiências boas quanto ruins em cada uma delas. Uma dica aqui é procurar na internet por fotos dos trens das empresas que forem listadas. Você poderá ver tanto os trens por fora, como por dentro. Já dá para ter uma ideia do que esperar em questão de conforto e espaço. O mesmo pode ser feito buscando por opiniões e experiências de outros viajantes com essas empresas.

Escolha sabiamente sua estação de partida

Outra dica é você escolher a estação de partida. É comum, nas principais cidades europeias, haver mais de uma estação de onde sai/passa o trem. Na imagem mais abaixo, por exemplo, vemos que o trem pode sair/chegar de duas estações diferentes, da mesma cidade (escolhi Roma apenas para ilustrar, mas isso é bem comum nas grandes cidades europeias). Dependendo de onde você está hospedado (ou pretende se hospedar), uma estação pode ser mais interessante que a outra. Nosso tempo nessas viagens é um dos bens mais preciosos, por isso devemos sempre levá-lo em consideração. Obviamente, a duração dos trechos também é um pouco diferente, já que as estações são distantes (às vezes, nem tanto) umas das outras.

Horário de partida

Veja o horário mais conveniente para você e para que o planejamento de sua viagem continue fluindo. Uma dica importante aqui: muitas pessoas podem pensar que viajar à noite é mais produtivo, no sentido de conseguirem dormir e chegarem novos em folha ao destino. Mas se você for daquelas pessoas que não conseguem dormir facilmente, não se engane, pois alguns trens são barulhentos e você poderá chegar no seu destino mais cansado do que imagina.

Outro bom conselho aqui é tentar conciliar seu horário de chegada com o horário que você estará autorizado a fazer check-in em sua hospedagem. Por isso, pode ser uma boa usar o filtro para achar as passagens que se enquadram no horário que você está pretendendo partir/chegar. Você já deve saber, mas não se atrase. Os trens europeus são extremamente pontuais. Se você chegar 1 minuto atrasado, me desculpe, você perdeu seu trem. Nem adianta correr desesperado, batendo na lataria e gritando “ô motorista!!”. Definitivamente, já era! Por tanto, chegue com antecedência. Como já diz o velho ditado: “lugar de esperar trem, é na estação”.

Escolha a sua estação de origem e também filtre pelo horário de partida/chegada desejado

Escolha a sua estação de origem e também filtre pelo horário de partida/chegada desejado. Créditos: GoEuro

Passagem direta ou conexão?

Fique atento ao número de conexões. Não há uma regra, nem sempre as passagens diretas são mais caras do que as passagens com conexão. Se a diferença de preço for muito grande e a duração da viagem não aumentar muito, pode ser que compense você fazer conexão. Não estranhe se você encontrar passagens com conexões super rápidas, pois isso é muito comum por lá. Acontece que o tempo de conexão muito curto se deve ao fato de que seu próximo trem já sairá da mesma estação que você está chegando. Só fique esperto e já vá preparando sua bagagem (caso você tenha deixado guardada em algum compartimento do trem), pra não perder tempo.

Siga nossa página no Facebook

Duração e preço

Já comentei sobre isso no nosso passo-a-passo de como reservar uma passagem de trem na Europa, mas é bom falar mais uma vez. Pode ser que a lista de passagens disponíveis seja muito grande, então você pode usar os filtros de duração da viagem e preço do lado esquerdo para facilitar. Lembre-se que nem sempre uma viagem mais rápida é mais cara. Da mesma forma, nem sempre uma viagem mais demorada é mais barata. Por isso, fique atento, veja quais são as suas necessidades e compare bem antes de comprar. Uma boa estratégia no processo de compra, é ordenar as passagens pelo menor preço e, a partir daí, ir avaliando as demais variáveis, como duração, empresa e conexões.

Filtre pelo número de conexões, duração e preço.

Filtre pelo número de conexões, duração e preço. Créditos: GoEuro

E se eu precisar cancelar ou alterar o horário da minha viagem?

Depois que você toma sua decisão e seleciona a viagem, diferentes tarifas aparecerão. Cada uma tem suas regras. Provavelmente, as tarifas mais baratas não permitirão alteração de horários e não reembolsarão caso você cancele. As tarifas intermediárias podem até permitir alteração de dia/horário da sua viagem, mas também não costumam reembolsar. Já as mais caras costumam permitir alterações ilimitadas e também reembolsam o cliente em caso de cancelamento (mas normalmente, cobrando um % de “multa”). Ao lado das tarifas, você verá um balãozinho de informação (imagem abaixo). Clicando em cada um deles, você fica sabendo dos termos de alteração/cancelamento de cada passagem. Em alguns casos, os valores das tarifas podem subir exorbitantemente caso você deseje essa opção de alteração/cancelamento, então fique ligado se realmente compensa.

Fique atento aos termos e condições de alteração e cancelamento da passagem

Fique atento aos termos e condições de alteração e cancelamento da passagem. Créditos: GoEuro

Pronto! Já escolhi o trem, a estação de partida e o horário. Acabou?

Ainda não, mas você já está quase lá. Depois que você escolhe a empresa pela qual viajar, ainda poderá escolher a classe. Assim como em aviões, nas viagens de trem você também pode optar entre primeira classe e classe econômica. Por ser bem confortável, na maioria das vezes, o costume por lá é viajar de classe econômica mesmo. Na primeira classe você terá assentos mais confortáveis e mais espaço, naturalmente. Algumas empresas também oferecem alguns serviços exclusivos à primeira classe, como wi-fi e café/lanche de cortesia.

É claro que a tarifa da primeira classe tende sempre a ser maior, mas fique atento! Às vezes você consegue promoções e paga o mesmo valor (ou até menos!) da classe econômica. E isso não é mito. Já fiz uma viagem de trem pela Europa, de Paris até Amsterdã, onde paguei, pela primeira classe, o mesmo valor da classe econômica. Foi uma promoção repentina que a empresa estava fazendo justamente quando eu estava procurando as passagens. Deu para aproveitar por algumas horinhas o conforto extra e o lanche muito bem servido.

Tela do pagamento e confirmação da reserva

Esta tela é bem importante, pois além de você preencher seus dados pessoais (ou os do passageiro, caso não seja você), ainda tem o campo de e-mail, que deve ser preenchido para que você receba a confirmação da reserva e também o voucher da viagem. É também sua última oportunidade para conferir os dados selecionados: data, horários de partida e chegada, estações escolhidas e condições da tarifa. Estando tudo certo, é só confirmar o pagamento e preparar para uma viagem tranquila – e sem perrengues – em solo europeu.

Deixe seu e-mail e confirme os dados da viagem

Deixe seu e-mail e confirme os dados da viagem. Créditos: GoEuro

Vale sempre lembrar que o Viajei Bonito já preparou este post aqui, onde foi listado tudo o que você deve saber para viajar de trem por lá. São dicas extremamente valiosas que certamente vão te proporcionar uma viagem mais calma e memorável. Para o passo-a-passo sobre como efetivamente comprar as passagens, clique aqui. Temos também um exemplo prático disponível aqui.

Tem alguma dica a respeito do processo de compra e escolha de passagens? Tem alguma dúvida em algum dos pontos que abordamos aqui? Conte para gente aqui nos comentários!

Até a próxima!

Prepare-se para sua viagem

Vai alugar um carro? Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

Viajar pela Europa de trem é uma experiência que serve bem a qualquer tipo de viajante, é fácil e em muitos casos mais barato até mesmo que os voos low cost. Você pode pesquisar preços para uma infinidade de destinos na GoEuro. Aprenda aqui a comprar passagens de trem na Europa pela internet.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Leia também o que escrevemos sobre seguro viagem para a Europa. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Osmar Sexto

Formado em Ciência da Computação, ex-analista de sistemas e jogador profissional de poker desde 2013, vai levando a vida rodeado por músicas, esportes, jogos, séries e viagens.

Créditos da imagem de capa: hpgruesen / Fonte: Pixabay