Como evitar praias lotadas em Arraial do Cabo

Quando se trata das praias mais bonitas do Brasil, não tem para ninguém. Arraial do Cabo sempre é lembrada! Apelidada de “Caribe Brasileiro” por causa do mar de intenso azul e águas cristalinas, a cidade vem recebendo um contingente cada vez maior de turistas que querem desfrutar desse paraíso. E é aí que vem a parte ruim: praias superlotadas, poluição sonora, banhistas imprudentes e até riscos de furtos.

Mas se o seu objetivo é viajar para lá mesmo na alta temporada ou durante feriados nacionais, não se desanime! Eu sei como evitar praias lotadas em Arraial do Cabo e estou aqui para te ensinar os macetes. Anote tudo!

Praia Grande, em Arraial do Cabo, praticamente deserta na alta temporada
Praia Grande, em Arraial do Cabo, praticamente deserta na alta temporada. Créditos: Gisele Rocha

Como evitar praias lotadas em Arraial do Cabo

Viajar na baixa temporada é sempre a maneira mais fácil de conhecer as praias mais turísticas sem precisar lidar com aglomerações, mas se você não tiver escolha, tente ao menos seguir as próximas dicas.

1. Vá para a praia bem cedo

Não tem como fugir disso se você quiser evitar praias lotadas em Arraial do Cabo. Nós, por exemplo, chegamos ao Pontal do Atalaia (aquele lugar da escadaria onde todo mundo tira fotos para o Instagram) por volta das 7h40 e nem mesmo os vendedores estavam lá. Essas são as praias mais famosas de Arraial e por isso estão sempre abarrotadas, mas chegando nesse horário foi fácil encontrar lugar para estacionar e ainda conseguimos tirar fotos sem um mundaréu de gente.

2. Se afaste da entrada

As pessoas tendem a se acomodar no primeiro pedaço de areia que encontram quando chegam à praia. Caminhando alguns passos você vai conseguir achar um espaço mais vazio.

3. Procure alternativas

Todas as praiasde Arraial são lindas, então saia do clichê e parta para outro lugar menos concorrido quando a praia em que você estiver começar a lotar.

Nós nos hospedamos em um apartamento que encontramos através do Airbnb (clique para ganhar até R$130 de desconto na sua primeira reserva), cujo prédio ficava bem em frente a uma área deserta da Praia Grande. Ali o mar era igualmente azul, mas as ondas eram mais altas. Não recomendamos para quem não souber nadar.

4. Trilha na hora certa

A trilha que leva para a Praia do Forno é famosa por seus mirantes naturais. É outro lugar onde todo mundo quer parar e fazer um book fotográfico até encontrar o ângulo perfeito. Se você, assim como eu, for uma pessoa impaciente, é melhor ir de manhã bem cedo ou por volta das 16h, quando as pessoas que foram de dia estão voltando e as que vão para ver o pôr do sol ainda não começaram a subir.

5. Acerte no passeio

Eleita como a praia mais bonita do Brasil, a Ilha do Farol tem acesso controlado e somente barcos autorizados podem atracar ali. Isso garante que a praia nunca estará lotada.

A ilha faz parte do itinerário do melhor passeio de barco em Arraial do Cabo, feito pela Arraial Vip Turismo. Leia o post para ficar por dentro do preço e de outros detalhes do tour.

6. Hospede-se perto da praia

Para aqueles que se recusam a acordar cedo em dias de folga, encontrar vaga para estacionar o carro vira um suplício. Embora táxi e Uber possam fazer o deslocamento, há dias em que o trânsito não flui e o que era para ser um dia de sossego na praia vira o caos, então a melhor saída é se hospedar perto da praia.

Nós ficamos em um apartamento na Praia Grande, que alugamos através do Airbnb. Há também boas pousadas, como a Pousada Canto da Baleia e a Bougainville Suítes. Para quem procura um cantinho mais econômico, mas não menos aconchegante, recomendamos o Hostel A Coroa.

Prainhas do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro
Prainhas do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro. Créditos: Gisele Rocha

Os amigos do blog Across the Universe fizeram os cálculos de quanto custa viajar para Arraial do Cabo. Vale a pena ler para se programar financeiramente.

Gostou das minhas dicas sobre para evitar praias lotadas em Arraial do Cabo? Tem algo a acrescentar? Escreva aqui na caixa de comentários.

Leia mais sobre Arraial do Cabo

Como evitar praias lotadas em Arraial do Cabo

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom CRIANCA para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo