Como retirar a segunda via do Certificado Internacional de Vacinação no Exterior

Acho que a parte mais chata durante o planejamento de uma viagem é organizar toda a documentação exigida no(s) país(es) de destino: passaporte, eventuais vistos, passagens de volta, comprovante de hospedagem, extratos bancários ou carta de custeio, declaração da universidade de ensino e, finalmente, o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).

Não vou entrar em detalhes sobre como tirá-lo (ou como obter um atestado de isenção por contraindicação médica) porque já tratamos sobre isso em outro post. O que interessa é que 117 países exigem esse bendito papel e eu perdi o meu em algum lugar desse mundo durante as mais de 40 horas entre Bangkok e Juiz de Fora.

Como estava de mudança para os Estados Unidos e eles não exigem o CIPV, larguei pra lá. Acontece que, depois de comprar as passagens e montar um detalhado roteiro para quatro dias nas Bahamas, me deparei com a informação de que a imigração era implacável na verificação da vacina e entrei em desespero. Como ia conseguir tirar a segunda via do Certificado Internacional de Vacinação no Exterior???

Entrando em contato com a Anvisa

Entrei no site da Anvisa (em 1 de outubro de 2018, a página http://www.anvisa.gov.br/viajante/ ficou indisponível) e através de um formulário eletrônico pedi uma orientação. Em menos de 24 horas recebi a seguinte resposta:

Para a emissão da 2ª via do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia de viajante que se encontra no exterior, orientamos:

1º) O usuário deverá procurar o consulado brasileiro e fazer a solicitação, informando seus dados pessoais (nome, data de nascimento, documento de identidade e CPF).

2º) O consulado enviará a solicitação com essas informações via correio eletrônico institucional para o endereço
[email protected]

3º) A Anvisa (CMPAF/GGMIV) identificará o cadastro do viajante no Sispafra e gerará a 2ª via do CIVP, enviando-a por e-mail, respondendo a solicitação do consulado.

4º) O consulado será orientado a emitir o CIVP, carimbá-lo e assiná-lo, entregando-o ao usuário.

Como emitir a segunda via do Certificado Internacional de Vacinação no exterior

Como emitir a segunda via do Certificado Internacional de Vacinação no exterior. Créditos: Gisele Rocha

Observação: notem na imagem acima que a segunda via do Certificado Internacional de Vacinação emitida no exterior é diferente daquela que retiramos nos postos da ANVISA, mas a validade é a mesma.

Solicitando a segunda via do Certificado Internacional de Vacinação no Consulado

Mais do que depressa entrei em contato com a Embaixada do Brasil em Miami, a mais próxima de onde estava. Eles, por sua vez, não foram tão rápidos quanto a Anvisa. Demoraram cerca de dois dias para responderem à minha solicitação e mais três dias para encaminharem o pedido para a Agência. Menos de 48 horas depois o documento já estava pronto.

Ao todo, foram sete dias angustiada, sem saber se conseguiria obter a segunda via do Certificado Internacional de Vacinação no exterior. Esse prazo pode variar entre cada país e cada cidade, então não deixe para a última hora.

Boa viagem!

Como retirar a segunda via do Certificado Internacional de Vacinação no Exterior

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom CRIANCA para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo