Acho que a parte mais chata durante o planejamento de uma viagem é organizar toda a documentação exigida no(s) país(es) de destino: passaporte, eventuais vistos, passagens de volta, comprovante de hospedagem, extratos bancários ou carta de custeio, declaração da universidade de ensino e, finalmente, o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).

Não vou entrar em detalhes sobre como tirá-lo (ou como obter um atestado de isenção por contraindicação médica) porque já tratamos sobre isso em outro post. O que interessa é que 117 países exigem esse bendito papel e eu perdi o meu em algum lugar desse mundo durante as mais de 40 horas entre Bangkok e Juiz de Fora.

Como estava de mudança para os Estados Unidos e eles não exigem o CIPV, larguei pra lá. Acontece que, depois de comprar as passagens e montar um detalhado roteiro para quatro dias nas Bahamas, me deparei com a informação de que a imigração era implacável na verificação da vacina e entrei em desespero. Como ia conseguir tirar a segunda via do Certificado Internacional de Vacinação no Exterior???

Para ler em seguida

Entrando em contato com a Anvisa

Entrei no site da Anvisa (em 1 de outubro de 2018, a página http://www.anvisa.gov.br/viajante/ ficou indisponível) e através de um formulário eletrônico pedi uma orientação. Em menos de 24 horas recebi a seguinte resposta:

Para a emissão da 2ª via do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia de viajante que se encontra no exterior, orientamos:

1º) O usuário deverá procurar o consulado brasileiro e fazer a solicitação, informando seus dados pessoais (nome, data de nascimento, documento de identidade e CPF).

2º) O consulado enviará a solicitação com essas informações via correio eletrônico institucional para o endereço
gimtv.ggpaf@anvisa.gov.br.

3º) A Anvisa (CMPAF/GGMIV) identificará o cadastro do viajante no Sispafra e gerará a 2ª via do CIVP, enviando-a por e-mail, respondendo a solicitação do consulado.

4º) O consulado será orientado a emitir o CIVP, carimbá-lo e assiná-lo, entregando-o ao usuário.

Como emitir a segunda via do Certificado Internacional de Vacinação no exterior

Como emitir a segunda via do Certificado Internacional de Vacinação no exterior. Créditos: Gisele Rocha

Observação: notem na imagem acima que a segunda via do Certificado Internacional de Vacinação emitida no exterior é diferente daquela que retiramos nos postos da ANVISA, mas a validade é a mesma.

Solicitando a segunda via do Certificado Internacional de Vacinação no Consulado

Mais do que depressa entrei em contato com a Embaixada do Brasil em Miami, a mais próxima de onde estava. Eles, por sua vez, não foram tão rápidos quanto a Anvisa. Demoraram cerca de dois dias para responderem à minha solicitação e mais três dias para encaminharem o pedido para a Agência. Menos de 48 horas depois o documento já estava pronto.

Ao todo, foram sete dias angustiada, sem saber se conseguiria obter a segunda via do Certificado Internacional de Vacinação no exterior. Esse prazo pode variar entre cada país e cada cidade, então não deixe para a última hora.

Boa viagem!

Continua após a publicidade

Prepare-se para sua viagem

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Leia também o que escrevemos sobre seguro viagem para a Europa. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 24/10/19 você pode usar o cupom SEGURA para garantir 15% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado! Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem.

Viajar pela Europa de trem é uma experiência que serve bem a qualquer tipo de viajante, é fácil e em muitos casos mais barato até mesmo que os voos low cost. Você pode pesquisar preços para uma infinidade de destinos na Omio. Aprenda aqui a comprar passagens de trem na Europa pela internet.

testamos o chip internacional da Easysim4u e aprovamos tanto o serviço quanto a qualidade da internet no exterior. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom VIAJEIBONITO10 para garantir 10% de desconto em seu pedido! O Viajei Bonito indica também como alternativa o chip da Yes Brasil.

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Kayak. Aprenda a criar um alerta de passagens aéreas em promoção.

Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom 9udns9 durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Adicione ao Pinterest

Clique na imagem para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: Gisele Rocha

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Ver mais artigos de Gisele Rocha

Créditos da imagem de capa: Gisele Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *