Como utilizar o Pinterest para planejar a sua próxima viagem
Você já pensou em utilizar o Pinterest para planejar a sua próxima viagem? Não?! Você não sabe o tempo que está perdendo. Ao contrário do que muitos pensam, o Pinterest não é só uma rede social de fotos, mas sim uma ferramenta de buscas. Várias pessoas usam essa plataforma para salvar fotos de decoração, looks e receitas em uma pasta na internet. A ideia é essa mesma, manter um quadro de referências para coisas legais e úteis que podem ser consultadas de qualquer lugar do mundo, em qualquer computador, tablet ou celular. Basta fazer o login, assim como você faz com o seu e-mail e redes sociais.
Para facilitar, vamos explicar como o Pinterest funciona e como ele vai revolucionar a forma de planejar uma viagem.
Navegue pelo post
Como funciona o Pinterest?
No Pinterest você cria pastas (e agora também subpastas) com assuntos de seu interesse. Você pode atribuir essas pastas a uma categoria e “pinar” (salvar) imagens relacionadas ao conteúdo escolhido para consultar posteriormente, mas vamos por partes.
Você pode manter essas pastas – também chamadas de “painéis” e “boards” – ocultas ou dividi-las com amigos, chamando-os a contribuir com mais conteúdo. É possível salvar qualquer imagem de qualquer site da internet, basta instalar o plugin do Pinterest no Chrome.
Se estiver navegando pelo site ou no aplicativo da ferramenta, é só clicar na imagem para salvá-la.
“Mas por que salvar essas imagens no Pinterest ao invés de salvar no computador?”
Além da vantagem de poder consultá-las a partir de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet, você não corre o risco de perder tudo se o seu computador pifar sem que você tenha feito backups.
Afinal, como e por que planejar uma viagem através do Pinterest?
Além de separar os seus destinos de interesse em pastas, você pode ver o que outras pessoas andam guardando nos painéis delas. De acordo com o que você busca, a rede te apresenta milhares de imagens sobre o assunto. Seja painéis (nestes você vai achar vários pins relacionados ao mesmo assunto, podendo usar até como comparativo de informações em alguns casos) ou pins aleatórios mesmo.
Para se programar, você pode criar painéis de acordo com qual viagem pretende fazer, e deixar salvo ali todo o conteúdo relevante que você encontrar, para que possa reler com calma. É como se fosse uma pastinha de documentos que você coloca recortes de revistas sobre tudo o que já viu sobre viajar para tal lugar, e quando chega a hora de decidir de fato, abre ela e consome a informação de tudo aquilo que um dia você separou.
Aí você me pergunta: “Mas quem programa viagem através de imagens?” É aí que tá o segredo… além de servirem como inspiração, as imagens estão linkadas aos seus sites de origem, onde as informações estão mais detalhadas.
Se você costuma acompanhar algum blog ou site de viagens, pode seguir as pastas dele e ficar por dentro de tudo que ele postar. Já viu os painéis do Viajei Bonito?
Sabe o que nós mais gostamos no Pinterest? O fato de conseguir encontrar as informações guardadas com facilidade. Não é como no Facebook, onde elas somem à medida em que outras pessoas vão fazendo novas postagens. Elas estarão sempre lá, no painel em que foram salvas.
Outro ponto positivo da ferramenta são as sugestões que aparecem, algumas voltadas para destinos que estão em alta e outras baseadas nas pesquisas que você anda fazendo. Isso mesmo, sugestões dedicadas exclusivamente a você!
Hoje em dia o consumo de informações por meio de imagens cresceu muito. As pessoas são muito mais impactadas por imagens do que por textos, em si. Apostando nisso, sites, blogs e afins estão adaptando seus conteúdos em fotos, ilustrações e infográficos com o intuito de prender a atenção de seus seguidores. E sinceramente, não existe rede melhor para achar ilustrações com conteúdo útil do que no Pinterest.
Pode experimentar e apostar. Programar suas viagens pelo Pinterest é o que há!
Separei em pastas destinos a viajar. Qual não foi minha surpresa, o Pinterest deu sujestões para abrir pastas com títulos em inglês e retirou muitos pins q eu havia separado. Ou seja, destruiu um trabalho que iniciei ano passado! A quem confiar e reclamar? Ao bispo???