Como visitar o Museu do Louvre de graça em Paris
O Museu do Louvre é o museu mais visitado do mundo, o maior de Paris e o terceiro maior do mundo. Casa de obras de arte de valor inestimável, como a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, Vênus de Milo, a Coroação de Napoleão Bonaparte, a Morte da Virgem, de Caravaggio, a Liberdade Guiando o Povo (símbolo da Liberdade e da República), entre outras milhares. E não tem nada melhor do que descobrir que dá para fazer um passeio turístico superfamoso e bem recomendado sem gastar nada, não é mesmo? Vou te contar tudo o que você precisa saber para visitar o Museu do Louvre de graça. Preste atenção nos dias, horários e pré-requisitos para conseguir encaixar esse passeio em seu roteiro e assim economizar alguns euros.
Navegue pelo post
Pré-requisitos para visitar o Museu do Louvre de graça
Sem mais delongas, vamos aos critérios que permitem visitar o Museu do Louvre de graça e assim ter experiência inesquecível de contato com algumas das obras de arte mais conhecidas da história de todo o mundo:
- O Louvre oferece entrada gratuita para o acervo permanente de obras no primeiro sábado do mês, das 18h às 21h45.
- No dia 14 de julho, o museu abre suas portas para visitas gratuitas em homenagem ao feriado do Dia da Bastilha, ou Festa Nacional Francesa, a data comemorativa mais importante do país, que homenageia a tomada e a queda da Bastilha, um marco da Revolução Francesa, em 1789.
- Menores de 18 anos vindos de qualquer país têm direito à entrada gratuita no acervo permanente e temporário do museu, além do museu Eugène Delacroix, em qualquer dia da semana.
- Deficientes e seus acompanhantes também possuem entrada gratuita e acesso às coleções permanente e exposições temporárias em qualquer data.
- Menores de 26 anos com cidadania europeia ou estudantes em alguma instituição da Europa e professores de escolas públicas primárias ou secundárias na França.
- Às sextas-feiras, das 18h às 21h45, para menores de 26 anos de qualquer nacionalidade.
Como cortar fila no Louvre (de forma honesta)
Nem tudo são flores. No ano passado, o Louvre recebeu nada mais, nada menos do que 8,1 milhões de visitantes. Faça as contas: um museu, quase 40 mil obras de arte, 8 milhões de visitantes, 6 dias por semana em funcionamento (às terças-feiras o museu não tem visitação) … é, se você concluiu que o acesso ao museu requer um pouco de paciência e programação, você está certíssimo. A entrada na famosa pirâmide de vidro costuma contar com filas quilométricas que se formam muito cedo, antes mesmo da abertura do museu, às 9h.
Entrar no Louvre durante os horários gratuitos não vai ser moleza, então cabe a você decidir encarar essa jornada ou [getyourguide_link id=”145779″ text=”comprar o ingresso antecipadamente”] e furar a fila. Mas antes que você diga “que absurdo!”, saiba que essa é a política do próprio museu. Quem compra os ingressos pela internet entra em uma fila preferencial que é muito mais rápida que a dos outros meros mortais desavisados.
O mesmo ingresso também dá direito à entrada livre no Museu Delacroix, que fica a aproximadamente 10 minutos de distância do Louvre. Mas para que a promoção tenha validade, é necessário visitar os dois no mesmo dia.
Dica importante: se você abrir mão de entrar pela pirâmide, o acesso será ainda mais rápido. As entradas pela Galerie du Carrousel ou pela Rue de Rivoli são muito menos tumultuadas.
Informações úteis sobre o Louvre
Horário de funcionamento: todos os dias, exceto terça-feira, das 9 às 19h30. Até 21h45 às quartas e sextas-feiras.
Melhores dias e horários para visitar: às segundas-feiras, quando o Musée d’Orsay e o Palácio de Versalhes estão fechados, todo mundo resolve ir ao Louvre e o lugar fica abarrotado. Durante as manhãs (entre 9h e 11h) o museu fica mais vazio, bem como às quartas-feiras à noite, depois das 18h.
Tempo médio de visitação: é impossível conhecer todas as obra de arte do Louvre em um dia. Na verdade, você demoraria semanas. Ao mesmo tempo, sabemos que as pessoas tendem a se entediar depois de muito tempo no mesmo lugar. Por isso, recomendo que você entre no site do museu, escolha o que quer ver e monte um roteiro. O tempo recomendado para visitação varia entre 3h e 5h, dependendo dos interesses de cada indivíduo.
Preço: €17 o ingresso fura-fila
Leia mais sobre o Museu do Louvre, com dicas para uma vista perfeita!
Onde se hospedar em Paris
Para quem está com o orçamento limitado mas não abre mão de boa localização, limpeza e conforto, recomendo o [bookinglink id=”346873″ text=”Vintage Gare du Nord”], o [bookinglink id=”777069″ text=”Le Village Montmartre”] ou o [bookinglink id=”1611035″ text=”Les Piaules”]. Se você procura um pouco mais de sofisticação, o [bookinglink id=”390512″ text=”Hôtel des Buttes Chaumont”] é a hospedagem ideal.
Agora você já conhece os requisitos fundamentais para visitar o museu do Louvre de graça em Paris e pode organizar sua viagem para conciliar datas e garantir seu passe livre! Que tal aproveitar e colocar mais alguns museus com entradas gratuitas no roteiro? Ah! Não se esqueça de contratar o [vb_product_link code=”SEGUROS_PROMO” text=”seguro viagem”] antes de embarcar. Ele é obrigatório na França!
Olá Isabella, tudo bem?
Sou formada em jornalismo e vou passar um mês na Europa. Vi em alguns sites de museus que jornalistas podem entrar gratuitamente e até furar fila. Você sabe se isso é válido para jornalistas brasileiros? Se sim, seria apenas apresentando meu MTB ou seria necessário algo a mais?
Adorei saber como visitar o museu do louvre de graça, mas confesso que gostei ainda mais de saber como furar a fila, pois ja fiquei 2h nessa fila.
Tenho 64 anos e irei para Europa em julho de 2022. Dia 13 a tarde chegarei em Paris.
Levarei uma neta de 17 anos e uma de 15 anos.
Sabe me informar se poderei “adquirir” ingressos grátis para o Louvre e se sim, como devo fazer
Há dias específico? Pretendo passar o dia todo visitando.
Quais requisitos e documentos necessários para tal aquisição.
Agradeço antecipadamente