Hotéis em Porto Alegre e os melhores bairros para se hospedar

Seja para um rápido pernoite antes de partir para a Serra Gaúcha ou para uma estada mais longa, escolher entre as inúmeras opções de hotéis em Porto Alegre pode ser uma tarefa chata e até frustrante se você não souber quais são os melhores bairros para se hospedar na capital do Rio Grande do Sul. 

Para ajudá-lo a fazer uma escolha assertiva, selecionamos alguns hotéis e albergues nas melhores localizações da cidade, levando em consideração determinados critérios como: segurança, proximidade com pontos turísticos, facilidade de deslocamento e custo-benefício.

Leia atentamente e escolha onde ficar em Porto Alegre de acordo com seus planos e necessidades.

Hotéis em Porto Alegre e os melhores bairros para se hospedar

Centro Histórico

Hotéis em Porto Alegre próximos ao Centro Histórico
Hotéis em Porto Alegre próximos ao Centro Histórico. Créditos: Joel Vargas / Fonte: PMPA

O Centro Histórico é simplesmente o coração da cidade de Porto Alegre. Quem se hospeda aqui pode usufruir da liberdade de visitar os principais pontos turísticos da cidade a pé, além de ter acesso a restaurantes variados, tanto na culinária quanto no preço.

Não é uma boa localização para quem gosta de sair à noite, uma vez que após o horário comercial a região fica soturna e mal frequentada.

Pontos turísticos do bairro: Igreja Nossa Senhora das Dores, Casa de Cultura Mário Quintana, Mercado Público, Theatro São Pedro, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Memorial do Rio Grande do Sul, Farol Santander, Museu do Vinho, Cais Mauá, Catedral Metropolitana, Escadaria General João Manoel e Cinemateca Capitólio.

Hotéis:

Hostel:

Cidade Baixa

A Cidade Baixa é uma ótima opção para quem busca onde ficar em Porto Alegre próximo aos pontos turísticos
A Cidade Baixa é uma ótima opção para quem busca onde ficar em Porto Alegre próximo aos pontos turísticos. Créditos: Cristine Rochol/ Fonte: PMPA

A região mais vibrante da capital gaúcha sem dúvidas é a Cidade Baixa. Com seus bares diversos e boates, aqui a noite nunca tem fim! E por causa dessa atmosfera jovem, surgiram diversos hostels (albergues, em bom português), que são ótimas pedidas para quem busca onde ficar em Porto Alegre sem gastar muito.

Daqui é possível ir andando para o Centro Histórico e fazer o seu próprio roteiro pelos pontos turísticos da capital. Se o seu tempo de estada permitir, pegue uma bicicleta em alguma estação Bikepoa e percorra as ciclovias do bairro. É uma maneira interessante e saudável de observar a vida cotidiana do porto-alegrense.

Ponto turístico do bairro: Museu Joaquim Felizardo

Rio Branco

Avenida Goethe, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre
Avenida Goethe, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre. Créditos: Eduardo Beleske / Fonte: PMPA

Com construções elegantes datadas do início do século 20, o bairro Rio Branco é o lugar certo para quem procura onde ficar em Porto Alegre fora do Centro da cidade, mas próximo aos principais pontos turísticos

A área também é conhecida pela vida noturna agitada graças à variedade de bares e pubs que atraem o público jovem. Pela constante movimentação de pessoas, tanto durante o dia quanto à noite, esse é considerado um dos bairros mais seguro da capital.

Hotéis:

Bom Fim

Mercado do Bom Fim, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Mercado do Bom Fim, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Créditos: Joel Vargas / Fonte: PMPA

Bom Fim é um bairro de classe média-alta, bem localizado e seguro. Foi e ainda é lar da comunidade judaica, com forte tradição no comércio local. Aqui você encontrará sinagogas, um museu voltado para a cultura judaica, áreas verdes e bares descolados (entre eles o famoso Bar Ocidente), além de alguns dos melhores hotéis em Porto Alegre. 

Para quem for adepto a passeios a pé, em cerca de 20 minutos estará no Centro Histórico. Mas se caminhadas não forem o seu forte, há opções de ônibus ou Uber que fazem o mesmo percurso em menos de 15 minutos. Estando por aqui no fim de semana, não deixe de ir à Feira Ecológica do Bom Fim, que acontece aos sábados, e ao Brique da Redenção, que toma as ruas do bairro aos domingos.

Pontos turísticos do bairro: Museu Nacional de Migração Judaica e Parque da Redenção.

Hotéis:

Moinhos de Vento

Jardins do DMAE, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul
Jardins do DMAE, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Créditos: Cesar Lopes / Fonte: PMPA

Esse é um bairro residencial de alto padrão, com prédios luxuosos, construções elegantes, parques arborizados lojas de grife, restaurantes chiques e bares da moda. É o lugar ideal para quem procura onde ficar em Porto Alegre com charme, sofisticação e conforto, uma vez que possui alguns dos melhores hotéis da cidade.

Além de ser um bairro seguro, o Moinhos de Vento possui vias de fácil acesso para outras áreas da capital, estando você com veículo próprio ou não. 

Ponto turístico do bairro: Parque Moinhos de Vento (Parcão).

Hotéis:

São João

Entardecer no Boulevard Laçador, próximo ao Aeroporto de Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Entardecer no Boulevard Laçador, próximo ao Aeroporto de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Créditos: Divulgação / Fonte: Facebook

O bairro São João possui a melhor localização para quem busca hotéis em Porto Alegre próximos ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. A região é segura e apresenta ótima infraestrutura, com ampla oferta de comércio, lazer e serviços. Está bem conectado com o restante da cidade por meio do transporte urbano, garantindo fácil acesso à rodoviária e ao Centro Histórico.

Pontos turísticos do bairro: Boulevard Laçador, Museu da Varig, Clube Sogipa e Pepsi On Stage.

Hotéis:

Onde NÃO ficar em Porto Alegre

Depois de conhecer algumas opções de hotéis em Porto Alegre e os melhores bairros para se hospedar na capital gaúcha, você também precisa conhecer as áreas que devem ser evitadas

Como dito, o Centro Histórico é uma área segura durante o dia, dado o alto fluxo de pessoas e o policiamento constante. No entanto, depois do horário comercial, quando as lojas e museus encerram o expediente, as ruas se tornam sombrias e algumas praças são tomadas por usuários de drogas. Evite se hospedar aqui se você precisar chegar ou sair à noite.

Os bairros Rubem Berta, Restinga, Mário Quintana e Passo das Pedras possuem os maiores índices de homicídio e latrocínio da capital. Evite-os!

Outras opções de hospedagem em Porto Alegre

Os estabelecimentos mencionados neste guia passaram por uma seleção criteriosa, mas se ainda assim nenhum deles atender às suas expectativas, você pode ter acesso a outras centenas de opções no Booking, no Hostelworld e também no Airbnb. Ganhe um desconto na sua primeira reserva usando o nosso cupom.

Airbnb
giseler55
Cupom que dá direito a até R$200 para sua primeira viagem Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse o convite clicando aqui
  2. Cadastre-se na plataforma a partir do link
  3. Siga as instruções e restrições do convite presentes na página do Airbnb

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

Seguro viagem nacional

Proteja-se contra imprevistos contratando um plano de seguro viagem nacional. Com apenas R$3,57 por dia você terá direito a consultas médicas e odontológicas, internações, transporte para o hospital, cobertura para prática de esportes de risco, extravio de bagagem, atraso de voo e até cancelamento de viagem. 

Nenhum plano de saúde, mesmo que de nível nacional, abrange todos esses serviços. Use o nosso cupom de desconto especial e garanta o melhor preço!

Seguros Promo
VIAJEIBONITO5
Cupom que dá direito a 5% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.
Hotéis em Porto Alegre e os melhores bairros para se hospedar

Prepare-se para viajar

Use o cupom FERIAS para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

2 pensou em “Hotéis em Porto Alegre e os melhores bairros para se hospedar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo