Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

Lugares para viajar na Páscoa: 10 destinos para chocólatras

Quando recebi a missão de listar os melhores destinos para viajar na Páscoa, confesso que fiquei sem saber por onde começar. Afinal, existem inúmeros destinos lindos com clima favorável para viajar no mês de abril, e também já temos um artigo sobre cidades para visitar durante a Semana Santa, com um viés mais religioso e tradicional.

E o que vem à nossa mente quando pensamos na Páscoa? Comercialmente falando, pensamos em chocolate.

Com isso em mente, selecionei 10 destinos brasileiros perfeitos para uma viagem de Páscoa repleta de sabor. A lista inclui opções para crianças e adultos, combinando lugares famosos com joias pouco conhecidas que vão te surpreender. Confira!

Ilhéus é o berço do cacau no Brasil e tem tudo a ver com uma viagem de Páscoa! O clima quente e úmido, típico da Mata Atlântica, favorece o cultivo do fruto que dá origem ao chocolate.

No começo do século passado, Ilhéus e o sul da Bahia se tornaram a principal região produtora do país, responsável por grande parte do cacau exportado mundialmente. Essa região ganhou o nome de Costa do Cacau e é um ótimo roteiro para uma viagem de carro.

E foi esse ambiente que inspirou a literatura de Jorge Amado, especialmente no romance Gabriela, Cravo e Canela. Benedito Ruy Barbosa percorreu mais três mil quilômetros no sertão baiano para escrever a novela Renascer, sucesso com direito a remake na TV Globo.

Um dos passeios que não podem faltar no roteiro dos chocólatras durante a Páscoa é a Estrada do Chocolate, que passa por fábricas de chocolate artesanais, fazendas históricas, assentamentos com cacaueiros centenários.

Mesmo que você não esteja de carro, é possível fazer o tour do cacau e chocolate em Ilhéus, com transporte, guia e degustação inclusos no valor do passeio.

Além das deliciosas barras de chocolate e dos bombons, em Ilhéus é possível encontrar uma infinidades de produtos à base de cacau. A caipirinha é um clássico e domina as fotos do Instagram. Para o pessoal mais saudável, tem nibs, mel de cacau e até a já conhecida manteiga de cacau. Reserve espaço na mala!

Onde se hospedar em Ilhéus durante a Páscoa

2. Ilha do Combu (PA)

O chocolate amazônico é uma coisa de outro mundo, e se você ainda não conhece, precisa experimentar!

Além do cacau de excelente qualidade, graças aos nutrientes do solo, as trufas e bombons recheados com frutas da região são se dar água na boca. Cupuaçu, castanha, cumaru, bacuri, taperebá e açaí são alguns dos sabores especiais que ficam registrados para sempre na nossa memória gustativa.

A fama dos chocolates da Ilha do Combu cresceu graças ao trabalho de Izete dos Santos Costa, mais conhecida como Dona Nena, uma produtora local que começou a fabricar chocolates artesanais a partir do cacau amazônico, usando técnicas tradicionais e sustentáveis.

Seus chocolates conquistaram chefs renomados, ganhando reconhecimento nacional e internacional. O sucesso impulsionou outros produtores da região a investirem na produção.

Atualmente, é possível fazer passeios de barco para conhecer o processo de produção do chocolate, da colheita do cacau à fabricação dos produtos. O tour inclui degustação e trilhas em meio à floresta. Mas tome cuidado com os bombons! Eles são viciantes!

Onde se hospedar em Belém durante a Páscoa

3. Vila Velha (ES)

A Garoto é uma das marcas mais icônicas do Brasil, presente na memória afetiva de muitas gerações. Seus chocolates marcaram a infância de milhões de brasileiros!

Quem não se lembra do comercial: “Coooompre Baton! Coooompre Baton! O seu filho merece Baton!”? E da caixa amarela, que era compartilhada por toda a família? Qual era o bombom rejeitado entre vocês? E o mais disputado?

Para reviver essas lembranças e criar novas memórias com as crianças, vale a pena viajar na Páscoa para Vila Velha e fazer a Chocotour Garoto.

Durante o passeio, vocês vão conhecer mais sobre o cacau, a história da marca e o processo de fabricação dessas delícias que fazem parte da cultura pop brasileira. E, no fim, podem aproveitar para encher o carrinho com chocolates, incluindo edições especiais que só podem ser encontradas por lá.

Onde se hospedar em Vila Velha durante a Páscoa

4. Linhares (ES)

Outro destino fascinante para viajar na Páscoa é Linhares, ainda no Espírito Santo. A cidade se destaca na produção de cacau sustentável, cultivado em harmonia com a Mata Atlântica.

Mas o que significa, afinal, produção sustentável de cacau?

Trata-se de um cultivo que respeita a biodiversidade, minimiza impactos ambientais, reduz o uso de agrotóxicos e garante a qualidade do fruto. Além disso, esse modelo valoriza os produtores, oferecendo melhores condições de trabalho, diferentemente do sistema tradicional, que, muitas vezes, impõe jornadas exaustivas e baixa remuneração.

Para conhecer esse processo de perto, vale a pena fazer uma visita guiada à Fazenda São Luiz, referência na produção de cacau sustentável. Durante o tour, você verá como funciona o cultivo, entenderá os benefícios do cacau para a saúde e ainda conhecerá diferentes variedades do fruto.

Ao final do passeio, vem a melhor parte: a degustação de produtos feitos com o cacau local. E claro, você pode comprar e levar algumas dessas delícias para casa. Além de tudo isso, o cenário da fazenda é simplesmente adorável!

Onde se hospedar em Linhares durante a Páscoa

5. Monte Verde (MG)

O friozinho da Serra da Mantiqueira combina perfeitamente com as chocolaterias artesanais da cidade. Difícil mesmo é visitar a cidade sem se render a um chocolate quente cremoso ou a um irresistível rodízio de fondue, onde o chocolate com frutas está entre as opções mais pedidas.

O clima serrano favorece a produção e a venda dessas delícias. A cidade abriga algumas fábricas de chocolate, sendo a Gressoney a mais antiga, em atividade desde 1978.

Além da loja da fábrica, o espaço conta com um charmoso café, cujo cardápio traz opções irresistíveis. Os destaques ficam por conta das prímulas (semelhantes a alfajores) e da surpreendente sopa de morango, feita com chocolate quente e sorvete de creme.

Mas Monte Verde vai muito além do chocolate! A gastronomia local é um atrativo por si só, e a truta, preparada de diversas formas, reina nos cardápios da cidade. Uma combinação perfeita para a uma viagem de Páscoa!

Leia mais sobre o que fazer em Monte Verde.

Onde se hospedar em Monte Verde durante a Páscoa

6. Penedo (RJ)

Penedo é um pequeno distrito com clima europeu localizada no sul do Rio de Janeiro, na divisa com Minas Gerais. Ela é conhecida por ser “a cidade do Papai Noel no Brasil”, mas também é um ótimo destino para viajar na Páscoa.

A tradição do chocolate está profundamente enraizada na cultura local, herdada dos imigrantes europeus que trouxeram consigo a arte de produzir chocolates artesanais e outras delícias gastronômicas.

Entre as chocolaterias mais tradicionais da cidade, podemos destacar a Chocolate do Papai Noel, a Casa do Chocolate e a Chocolate Finlandês. Além delas, há também marcas de abrangência nacional, como Cacau Show, Lugano e Zermatt.

Diferente dos chocolates industrializados, o processo de fabricação em Penedo é totalmente artesanal, com ingredientes selecionados e um sabor incomparável. Não deixe de provar as barrinhas com castanhas e frutas. São pura perdição!

Veja o nosso roteiro para um fim de semana em Penedo.

Onde se hospedar em Penedo durante a Páscoa

7. Itapevi (SP)

Quem mora em São Paulo não precisa ir para longe para ter uma viagem de Páscoa inesquecível. A 40 minutos da capital está Itapevi, que abriga um complexo gigantesco da Cacau Show, onde os visitantes podem conhecer o processo de produção e ainda aproveitar uma experiência sensorial com diferentes tipos de chocolate.

Para se ter ideia da grandiosidade do lugar, o complexo todo tem 55 mil metros quadrados e exibe um mural de 5.742 metros quadrados em sua fachada, considerado o maior mural de grafite do mundo. Só a megastore tem 2 mil metros quadrados, incluindo cafeteria e gelateria. Nela, é possível encontrar edições limitadas e produtos exclusivos, além de aproveitar promoções e descontos.

A entrada na loja da fábrica é gratuita, e dentro dela há um parque com algumas atrações também gratuitas e outros brinquedos que precisam ser pagos à parte.

Geralmente, há oferta de produtos durante a Páscoa. Na última edição, a cada dois ovos comprados, o cliente ganhava um de cortesia. Nesse caso, até vale a pena deixar para comprar os presentes na última hora.

Onde se hospedar próximo a Itapevi durante a Páscoa

Hostels:

Hotéis econômicos:

Hotéis luxuosos:

8. Curitiba (PR)

Você sabia que a maior fábrica de chocolates da empresa Mondelez no mundo fica em Curitiba? É lá que são fabricados os produtos deliciosos de marcas consagradas como Lacta, Bis e Oreo. É desse mesmo complexo que saem Trident e Halls, que os brasileiros também adoram.

Infelizmente, hoje em dia a visitação só está disponível para convidados, mas isso pode mudar no futuro.

Mas isso não é motivo para tirar Curitiba da lista de destinos para viajar na Páscoa, já que a cidade abriga outras tantas fábricas de chocolates artesanais que estão abertas ao público para visitação.

Uma delas é a D’Fuhrmann Chocolates, cuja fábrica está na Av. Comendador Franco. Outra ótima opção é a Sacrè Doux, que fica na Estrada do Cerne, em Campo Magro.

Para completar a experiência, você não pode perder o Auto da Paixão de Cristo, um espetáculo grandioso que envolve milhares de voluntários e acontece na Sexta-Feira Santa em diferentes partes da cidade, com entrada gratuita. Fique de olho na página do Grupo Lanteri para se informar sobre a programação.

Depois, descubra 15 pontos turísticos imperdíveis em Curitiba (com mapa e fotos).

Onde se hospedar em Curitiba durante a Páscoa

9. Gramado e Canela (RS)

Gramado e Canela são duas cidades da Serra Gaúcha que têm tudo a ver com viagem na Páscoa! Ambas têm um apelo comercial muito forte e são especialmente decoradas para a data, com uma programação recheada de atrações.

Para começar, Gramado promove a ChocoPáscoa, um evento que acontece ao longo de várias semanas, com atividades e decorações espalhadas por pontos turísticos como a Rua Coberta, a Praça das Etnias e a Avenida Borges de Medeiros. Veja a programação.

Tanto Gramado quanto Canela abrigam diversas fábricas de chocolate, como Lugano, Caracol, Planalto, Florybal e Prawer, que inclusive foi a primeira fábrica de chocolates artesanais do Brasil.

E ir à fábrica não se limita apenas a assistir à produção e comprar alguns doces. A Floryball, por exemplo, criou a Terra Mágica, um parque temático com mais de 40 atrações, incluindo brinquedos, apresentações teatrais e atividades lúdicas para todas as idades.

O mesmo vale para a marca Caracol, que tem em sua fábrica um charmoso café e um parque chamado Reino do Chocolate, com temática de floresta. As crianças ficam encantadas!

Em Canela, a visita ao Parque do Caracol é praticamente obrigatória. Esse é o principal atrativo natural da cidade, onde está localizada a Cascata do Caracol, que tem 131 metros de altura e é absurdamente linda.

Onde se hospedar em Gramado durante a Páscoa

10. Campo Grande (MS)

Apesar de não ser tradicionalmente conhecidos pela cultura do cacau, Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, tem crescido no cenário do chocolate artesanal, com pequenas plantações e fábricas que inovam nos produtos.

Um exemplo disso é a Angí Chocolates do Pantanal, que se orgulha de sua produção sustentável e dos produtos de alta pureza, com chocolates orgânicos, veganos, sem lactose e sem aditivos.

Como nem todos os paladares estão adaptados ao chocolate sem adição de leite, a marca teve a ideia de acrescentar frutos nativos, como as castanhas de baru, bocaiuva e guavira. Se você é uma pessoa que tem o paladar refinado e que gosta de experimentar novos sabores, esta é a sua chance!

As portas da fábrica estão abertas para visitantes, que podem acompanhar todo o processo de fabricação do chocolate, da seleção dos grãos até o empacotamento.

É uma experiência sensorial completa, já que nas visitas guiadas, os participantes podem provar os diferentes tipos de chocolates feitos pela marca e aprender sobre as características de cada produto. Ah! E tem até chá de cacau, acredita? Ele é feito com a casca do cacau e tem propriedades antioxidantes.

Depois da visita, você pode encher sua sacola na loja e comprar os produtos fresquinhos. De lá, aproveite o feriado para desbravar o Pantanal ou participar de atividades de ecoturismo em Bonito.

Onde se hospedar em Campo Grande durante a Páscoa

Dá para fazer um verdadeiro roteiro do chocolate pelo Brasil! Qual desses destinos te chamou mais atenção?

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom CONSUMIDOR20 para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel
Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.
Garanta internet em mais de 200 países utilizando o chip da America Chip, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas.
Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.
Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo