Passeios em Bonito: quais valem a pena?

Fazer uma lista de passeios em Bonito é fácil, difícil é escolher quais colocar no roteiro. A cidade é vista como modelo de ecoturismo para o Brasil e oferece mais de 40 opções de atividades legalizadas, incluindo visitas à cavernas pré-históricas, flutuações e mergulhos em rios de águas cristalinas, banhos de cachoeira e avistamento de pássaros. Não faltam também opções de esportes radicais, todos com treinamento prévio e alto controle de segurança.

Qual é a melhor época para ir a Bonito?

A melhor época para viajar para Bonito é na baixa temporada, entre os meses de maio a setembro, quando as chances de encontrar dias chuvosos são menores e as águas dos rios estão mais cristalinas. Essa é também o melhor período para avistar animais nativos da região. Leia mais sobre as melhores datas para ir a Bonito.

Onde ficar em Bonito

Para viver uma viagem memorável não basta escolher os melhores passeios, também é importante escolher um bom lugar para descansar e repor as energias. Pensando nisso, fizemos uma lista de pousadas e hostels com ótimo custo-benefício. As nossas favoritas são:

Como escolher os melhores passeios em Bonito?

Existem mais de 40 opções de passeios em Bonito e para fazer todos eles você precisaria de passar algumas semanas na cidade, além de dispor de muito dinheiro. 

Para facilitar a montagem do roteiro, agrupamos os passeios em sete categorias. O ideal é que você escolha ao menos um de cada grupo, assim será possível experimentar um pouco de cada coisa e voltar pra casa com a sensação de que o tempo foi bem aproveitado. Os preços atualizados de cada atração podem ser consultados nesta planilha.

É viável fazer até três passeios por dia, olhando no mapa os lugares que são próximos uns dos outros. Fica mais fácil se você alugar um carro e criar o próprio itinerário. No fim do artigo, disponibilizamos o nosso roteiro de 5 dias em Bonito para você se inspirar.

Grutas

As grutas são os cartões-postais de Bonito e mostram como a ação da natureza pode esculpir verdadeiras obras de arte. Atualmente, quatro grutas estão abertas ao público, seguindo normas federais de segurança e preservação.

Gruta do Lago Azul

É um dos lugares mais emblemáticos de Bonito e estampa grande parte dos materiais informativos sobre a cidade. Sua beleza faz dele um dos passeios mais concorridos, portanto, reservar com antecedência é fundamental.

A Gruta do Lago Azul é tombada como Patrimônio Natural pelo Iphan e fascina por suas cores intensas. Aqui foram descobertos fósseis de mamíferos pré-históricos, como as preguiças gigantes e os tigres-dentes-de-sabre. É uma atração que definitivamente não pode ficar de fora do seu roteiro! Leia mais sobre a Gruta do Lago Azul.

Grutas de São Miguel

O passeio pelas Grutas de São Miguel também começam em uma ponte suspensa de 5 metros de altura, passa por mirantes até, enfim, chegar à entrada da caverna. O interior é adaptado com degraus de madeira e luz artificial, para ajudar na visibilidade. Assim como nas duas anteriores, aqui se observam formações de estalactites e estalagmites, que levam nossa imaginação a fantasiar várias imagens e desenhos.

O passeio termina com um passeio de carrinho elétrico. Outro diferencial é que dentro da propriedade é possível observar animais como araras vermelhas, papagaios, cotia, tamanduás e quatis. Uma boa introdução (ou resumo) da fauna pantaneira.

Gruta São Mateus

A Gruta de São Mateus é um dos melhores passeios em Bonito graças a diversidade de atrativos que concentra em um só lugar. Para chegar até a entrada da caverna é necessário passar por uma ponte suspensa em meio à mata, o que já é muito interessante.

Por conta das formações rochosas, o salão de entrada da caverna foi apelidado de “catedral”. O passeio termina no Museu Cultural Kadiwéu, que abriga uma coleção de objetos históricos e animais empalhados. Leia mais sobre a Gruta de São Mateus e adquira o seu ingresso aqui.

Buraco das Araras

Do desmoronamento do teto de uma caverna surge uma dolina e nos arredores de Bonito você poderá ver essa obra da natureza, que aqui ganha o colorido especial das araras e outras 150 espécies de pássaros

As aves podem ser observadas ao longo de uma trilha leve de 970 metros, com dois mirantes estratégicos. Vale a pena levar binóculos e uma lente com zoom poderoso, se você tiver. O acompanhamento de um guia local é obrigatório e você deve reservar o passeio com antecedência aqui.

📸 Antes de continuar a leitura, que tal ver as fotos dessa viagem no nosso Instagram?

Balneários

Quando perguntamos aos moradores locais quais eram os melhores passeios em Bonito, a resposta era unânime: “os balneários”, pois oferecem opções de lazer para todas as idades e custam pouco se comparados a outras atrações da cidade. A vantagem é que eles podem facilmente ocupar todo o seu dia, caso não queira combinar com nenhum outro passeio.

Balneário do Sol

Situado às margens do Rio Formoso, o Balneário do Sol chama atenção dos turistas pela paisagem encantadora, além de proporcionar refrescantes banhos de cachoeira, deliciosos mergulhos e a possibilidade de nadar em meio a piraputangas, curimbas e dourados.

Os visitantes poderão ver de perto alguns animais exóticos como: macacos, lhamas, araras e búfalos. Para os mais corajosos, o espaço ainda conta com tirolesa e trampolim.

Balneário Bosque das Águas

Inaugurado no ano passado, o balneário e pousada Bosque das Águas também é banhado pelo Rio Formoso, com lindas cachoeiras, águas cristalinas e extensa área verde. Os chalés são simples, mas bem estruturados, com cozinha compacta e churrasqueira. 

Balneário Ilha Bonita

Localizado a 11 quilômetros do Centro de Bonito, o Balneário Ilha Bonita é mais uma propriedade banhada pelo Rio Formoso, com opções de lazer para crianças e adultos. Possui excelente infraestrutura, com área de jogos, parquinho, tirolesa, trampolim, redário, quiosques e churrasqueiras.

Balneário Municipal

Para quem procura passeios baratos em Bonito, o Balneário Municipal pode ser uma ótima opção. As águas cristalinas do Rio Formoso garantem a visibilidade necessária para avistar peixes coloridos e a rica vegetação aquática. Aqui você pode fazer a sua própria flutuação, mas sem a assistência que os passeios fechados oferecem. O espaço ainda conta com quadras de vôlei e futebol, além de restaurantes e vestiários adaptados para cadeirantes. 

Balneário Refúgio da Barra

Poderia ser apenas mais uma opção para banhos de rio, mas o Balneário Refúgio da Barra tem um diferencial: a proposta de ser um espaço de calmaria para observação da natureza, daí o nome do local. Para atingir esse objetivo, o número de visitantes é restrito a 80 pessoas simultaneamente, enquanto outros balneários chegam a receber 600 pessoas de uma só vez. Graças a essa medida o Refúgio da Barra pode se orgulhar de ter o trecho mais cristalino do Rio Formoso! 

Praia da Figueira

O Mato Grosso do Sul não é banhado pelo oceano, mas as praias de rio não deixam a desejar. A Praia da Figueira tem faixa de areia fofa cercada por coqueiros e quiosques de sapé, que dão aquele clima praiano. É possível nadar, fazer flutuação, andar de pedalinho, caiaque, stand up paddle, descer pela e jogar volêi de areia e frescobol. As carcaças de um avião estrategicamente colocadas na água são a marca registrada do local!

Balneário Lago da Capela (Nascente Azul)

O Complexo Nascente Azul vai aparecer muitas vezes neste artigo sobre passeios em Bonito, uma vez que além do balneário, a propriedade também possui licença para realizar flutuações, mergulhos com cilindro e outras atividades de aventura. O Balneário Lago da Capela tem esse nome devido à uma graciosa capela ecumênica construída às margens do lago. O espaço ainda conta com cascata, prainhas, piscinas naturais, redário, quadra de vôlei, tirolesa, pontes suspensas e parquinho.

🚘 ALUGAR UM CARRO É A MELHOR OPÇÃO

Ter um carro à disposição proporciona autonomia ao roteiro, além de reduzir custos. Nós alugamos o nosso através da Rentcars. A reserva é gratuita e nós só pagamos no momento da retirada do veículo, que no nosso caso foi no aeroporto de Campo Grande.Reserve grátis agora

Cachoeiras

Banhos de cachoeira lavam a alma, curam os males, reenergizam e divertem. E o que não falta em Bonito são opções de cachoeiras espetaculares para desfrutar! 

Rio do Peixe

Esse é um dos melhores passeios em Bonito para quem ama a natureza. Para conhecer as cachoeiras do Rio do Peixe é necessário percorrer uma trilha de 2 km dentro da Fazenda Água Viva. A caminhada é agradável, perpassa a mata ciliar do Rio Olaria e o Rio do Peixe, onde podemos ouvir e avistar animais silvestres. O passeio ocupa o dia todo, com paradas para banho em nove cachoeiras.

Ceita Corê

Um dos passeios mais completos de Bonito é o da Fazenda Ceita Corê, com atividades para todos os tipos de públicos. Para os desbravadores, há uma trilha de 4 km que atravessa o Vale do Rio Chapeninha e leva a seis cachoeiras lindíssimas. Pelo caminho é possível avistar animais e plantas nativos da região. 

Além das cachoeiras, é possível visitar a nascente do Rio Chapena, nadar nos lagos e piscinas naturais, saltar de trampolim e tirolesa, andar de de barco e caiaque e, por fim, assistir ao sol se pondo em um espetáculo inigualável. Adquira o seu ingresso com almoço de cortesia aqui.

Estância Mimosa

Um dos passeios mais tradicionais em Bonito é o da Estância Mimosa, que está aberta ao público desde 1999 e oferece um leque amplo de atividades. São dez cachoeiras, além de piscinas naturais, grutas, mirantes, trilhas na mata e observação de aves. Leia mais sobre o passeio na Estância Mimosa no blog Destinos Notáveis e adquira o seu ingresso aqui.

Parque das Cachoeiras

O nome diz tudo! O Parque das Cachoeiras reúne sete quedas d’água deliciosas, com águas do Rio Mimoso. Para chegar até elas é necessário estar acompanhado por um guia credenciado, o que enriquece ainda mais o passeio. Depois da caminhada e dos banhos relaxantes, você pode almoçar comidas regionais e descansar no redário. 

Boca da Onça

O Complexo Boca da Onça não fica propriamente em Bonito, mas em Bodoquena, a cidade que serve como porta de entrada para quem viaja pelo Pantanal Sul

Vale a pena percorrer os 60 km que separam os dois municípios para desfrutar de um dia inteiro de atividades, incluindo trilhas na mata ciliar, banhos de piscinas naturais e cachoeiras deslumbrantes, incluindo a maior do estado, a Cachoeira Boca da Onça, com seus 156 metros de altura. Para os amantes de esportes radicais, existe a possibilidade de descer de rapel, mas isso fica para os próximos tópicos. Leia mais sobre o Parque Boca da Onça no blog Vamo Comigo e adquira o seu ingresso aqui.

Flutuações

Graças à alta concentração de cálcio na água é possível flutuar nos rios e observar inúmeras espécies de peixe. Se tiver sorte, ainda poderá ter um encontro emocionante com uma sucuri. Não se assuste, elas não são venenosas e não atacam seres humanos.

Aquário Natural

O Aquário Natural é a opção mais indicada para quem nunca fez flutuação e não se sente confiante, pois antes de começar a experiência no rio, há um treinamento em uma piscina rasa. Um instrutor vai com o grupo na água, enquanto um barco de apoio permanece ao lado para garantir a segurança e bem-estar de todos. Leia mais sobre a flutuação no Aquário Natural e adquira o seu ingresso aqui.

Nascente Azul

Outra opção para iniciantes é a flutuação na Nascente Azul, no Rio Bonito. Não tem treinamento como no Aquário Natural, mas é feita em uma espécie de piscina natural, e por isso não demanda muito esforço para sair do lugar. É também a de menor duração, o que é ótimo para quem não tem muito preparo físico. Compre o seu ingresso aqui

Barra do Sucuri

A flutuação acontece no encontro das águas do Rio Formoso com o Rio Sucuri, que são muito cristalinas. Prepare a GoPro ou o case do celular para fotografar vários peixes e plantas aquáticas ao longo de 1.300 metros. Se você se cansar, pode terminar o percurso no barco de apoio.  

Rio Sucuri

Você sabia que as águas do Rio Sucuri estão entre as mais cristalinas do mundo? Por esse motivo, a nitidez com que se vê os peixes e plantas é impressionante! Tem uma leve correnteza, que não chega nem perto de ser perigosa e ainda nos ajuda a nadar sem muito esforço. E antes que você se assuste com o nome, nos disseram que a presença de serpentes aqui é rara. Ao que parece, o rio ganhou esse nome apenas pelo desenho que o leito forma na natureza. Adquira o seu ingresso para a flutuação no Rio Sucuri

Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa recebeu esse nome porque até hoje não se sabe qual é a sua profundidade máxima. Com equipamentos especiais, uma equipe já conseguiu chegar a 200 metros, mas ainda há mais a ser descoberto. Fazer a flutuação aqui é arrepiante! Olhar para o fundo é uma sensação única, você não viverá nada parecido em nenhum outro lugar. Leia mais sobre a Lagoa Misteriosa.

Rio da Prata 

Se há flutuações para iniciantes, tem para os mais experientes também! O Recanto Rio da Prata fica em Jardim, mesmo município onde se encontra a Lagoa Misteriosa. Dissemos que ela é voltada para os mais habilidosos porque é um pouco mais cansativa, com 2 km de extensão e mais duas horas de caminhada (uma hora para cada trecho). Entretanto, todo esforço é recompensado pela beleza natural, tanto dentro quanto fora da água. Ao longo do percurso o cenário vai mudando, é possível ver nascentes, plantas aquáticas e peixes diversos. Adquira o seu ingresso aqui

✈️ Alerta de passagens baratas!

Para encontrar promoções de passagens aéreas para Bonito e ficar por dentro da época mais barata para viajar, basta criar um alerta no site Kayak ou verificar o calendário da seção Quando Viajar da Viajanet.
Criar alerta

Mergulhos

Com rios de águas límpidas, abundância de vida subaquática, vegetação exuberante e inúmeras cavernas submersas, Bonito entrou de vez na lista de destinos favoritos dos mergulhadores. 

Abismo Anhumas

O mergulho no Abismo Anhumas é um dos passeios mais caros em Bonito, mas também um dos mais incríveis. A aventura começa antes mesmo de entrar na água, já que para chegar ao lago é necessário descer de rapel até uma plataforma construída dentro da caverna. Durante o mergulho, um cenário impressionante se revela diante dos nossos olhos, com paredões rochosos e cones calcário que chegam a 20 metros de altura. Mergulhadores certificados podem nadar até 18 metros de profundidade. 

Lagoa Misteriosa

Além da flutuação que mencionamos anteriormente, existem quatro categorias de mergulhos na Lagoa Misteriosa. A primeira é chamada “batismo” e é voltada para mergulhadores iniciantes, que não possuem curso ou certificação. A profundidade máxima atingida é de 8 metros.

A segunda é chamada “autônomo básico”, é voltada para quem tem a certificação Open Water Scuba Diver e pode ir até 18 metros de profundidade. Depois dela vem a categoria “autônomo avançado”, que pode mergulhar até 25 metros de profundidade e é destinada a quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver. Por fim, vem o “avançado nitrox”, que só ocorre de setembro a março e também exige a certificação Advanced Open Water Scuba Diver.

Rio da Prata

Se a flutuação no Rio da Prata é fascinante pela transparência da água, imagine o mergulho! Aqueles que não possuem certificação passam pela modalidade chamada de “batismo”, podendo dividir um instrutor com mais uma pessoa. Já os mergulhadores com carteirinha podem fazer o passeio em um grupo de até quatro pessoas. O tempo dentro da água é de 40 minutos e é possível atingir até 7 metros de profundidade.

Rio Formoso

O mergulho de cilindro no Rio Formoso é ideal para iniciantes, uma vez que o tempo de atividade é de apenas 35 minutos e a profundidade máxima é de 4 metros. Mesmo não sendo tão radical, a experiência não deixa de ser fantástica. Lá embaixo é possível avistar muitos peixes e vegetação aquática exuberante. Após o mergulho, você ainda poderá usufruir de tudo que o parque tem a oferecer sem pagar nada a mais por isso.

Aventura e esportes radicais

Se você estiver em busca de altas doses de adrenalina, Bonito pode proporcioná-lo. Há opções de esportes radicais para todas as idades e níveis de coragem.

Quadriciclo 

Pilotar um quadriciclo passando pela mata, lama e rio é eletrizante! Um condutor mostra o caminho e vai passando informações sobre a fauna e a flora local. Nós fizemos a Trilha Boiadeira, mas dizem que a Rota Zagaia também é sensacional. Os preços são os mesmos.

Arvorismo Cabanas

Arvorismo é um circuito que se faz nas alturas, variando de 4 a 15 metros acima do chão. São 18 obstáculos, passando por diferentes tipos de pontes, cabos de aço e tirolesas. Antes da aventura começar, um instrutor dá um breve treinamento com regras e dicas de segurança. Crianças a partir de 1,15m também podem participar.

Boia-Cross

Além do circuito Arvorismo, o Hotel Cabanas também realiza o boia-cross, que consiste em descer 1,2 km de corredeiras no Rio Formoso dentro de uma boia. Em alguns trechos será necessário remar.

Eco Park Porto da Ilha

Semelhante ao boia-cross, o passeio de bote pode trazer segurança para quem não se sente confiante a descer as corredeiras do Rio Formoso sozinho. O ingresso dá direito a desfrutar do espaço e praticar outras atividades, como stand up paddle.

Rapel Boca da Onça

O maior rapel vertical do Brasil fica na Boca da Onça, em Bodoquena, MS
O maior rapel vertical do Brasil fica na Boca da Onça, em Bodoquena, MS. Créditos: Divulgação

Além do circuito de cachoeiras que mencionamos anteriormente, dentro do Parque Boca da Onça os viajantes destemidos podem se aventurar no maior rapel de plataforma do Brasil, que tem 90 metros de altura. O visual é alucinante!

Passeio educativo

Projeto Jiboia

Você tem calafrios só de pensar que uma cobra pode atravessar o seu caminho durante alguns dos passeios em Bonito? O Projeto Jiboia promove palestras divertidíssimas sobre esse assunto, tratando sobre os hábitos das serpentes e desmistificando a ideia de que esses animais são perigosos. E se você quiser, poderá tirar uma foto com uma jiboia no pescoço para guardar de recordação. Leia mais sobre o Projeto Jiboia.

Quais passeios em Bonito valem mais a pena

Depois de ter acesso a um breve resumo sobre todos os passeios em Bonito, é hora de saber a nossa opinião sobre quais são indispensáveis para um roteiro de 5 dias.

1º DIA
Manhã Gruta do Lago Azul
Tarde Aquário Natural
Noite Projeto Jiboia
2º DIA
Manhã Gruta São Mateus
Tarde Boia-Cross Hotel Cabanas
3º DIA
Manhã Lagoa Misteriosa
Tarde Buraco das Araras
4º DIA
Manhã Praia da Figueira
Tarde Quadriciclo
5º DIA
Manhã e tarde Boca da Onça

Seguro viagem nacional

Seja prudente ao viajar para lugares com pouca infraestrutura hospitalar! Contrate um plano de seguro viagem nacional, que custa apenas R$3,57 por dia e te deixará tranquilo para viver todas as experiências que Bonito tem a oferecer.

O seguro garante cobertura médica e odontológica, fisioterapia, além de indenização por invalidez e morte acidental. É imprescindível para quem visita lugares afastados e pratica atividades de risco! Use um dos nossos cupons de desconto para economizar.

Seguros Promo
VIAJEIBONITO5
Cupom que dá direito a 5% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

Leia mais sobre Bonito

Passeios em Bonito: quais valem a pena?

Prepare-se para viajar

Use o cupom FERIAS para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

6 pensou em “Passeios em Bonito: quais valem a pena?

  1. Amei as dicas de passeios em Bonito. Cada um mais maravilhoso que o outro. As flutuações são imperdíveis, uma das melhores recordações que tenho da viagem que fiz para lá. Nadar com aquela infinidade de peixes coloridos foi sensacional

    1. Que maravilha, Ana Carolina! Aproveite porque neste ano os passeios permanecerão com preços da baixa temporada e não haverá reajuste no ano que vem. Uma ótima pedida para quando for seguro viajar!

  2. ótimas dicas e sugestões de Passeios em Bonito, quero muito conhecer a região e parece que há muitas opções de atrações para conhecer.

  3. Bonito é de fato um desbunde! Amei muito as dicas e vou deixar esse roteiro salvo pra quando puder visitar. É tanto passeio incrível que não dá vontade de ir embora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo