Motivos que fazem da Alemanha um ótimo destino para intercambistas
Tá na dúvida pra qual país fazer seu próximo intercâmbio? Que tal juntar o útil ao agradável? A Alemanha possui várias das mais importantes universidades do mundo, ótimas oportunidades e receptividades de intercambistas, as melhores cervejas do planeta por 90 centavos de euro e festas para todos os gostos e bolsos. Confira os motivos que fazem do país um dos mais procurados por estudantes que procuram conciliar estudo e diversão.
Navegue pelo post
Boas universidades
Universidades de ponta com boa infraestrutura, avançados centros de pesquisa e diversos projetos de extensão atraem estrangeiros de todas as partes do mundo. O ensino técnico, especificamente, é considerado o melhor do planeta. Segundo notícia no site da BBC o número de estudantes americanos matriculados em universidades alemãs aumentou em 20% nos últimos três anos. A Alemanha aboliu recentemente a cobrança de matrícula tanto para seus morados quanto para estrangeiros, o que facilita o gasto nas universidades, apresentando um custo-benefício bem mais em conta do que outros países, como [link tag=”estados-unidos”]EUA[/link] ou [link tag=”inglaterra”]Inglaterra[/link]. Além disso, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) costuma abrir frequentes editais para financiamento de bolsas com cobertura total e parcial de gastos mensais para graduandos, mestrandos e doutorandos. O DAAD também oferece cursos gratuitos de língua alemã em diferentes cidades do país.
Boa receptividade a estrangeiros
Existe uma boa organização e boa assistência por parte da universidade tanto para os trâmites burocráticos (visto, seguro, etc) quanto para os trâmites inclusivos e festivos. Quando fiz meu intercâmbio na Alemanha, especificamente, não tive que preocupar com nada: eles me ajudaram em todo o processo burocrático para retirada do visto, seguro-saúde e tickets de passagens locais. O setor de recebimento de estrangeiros das universidades normalmente também organizam várias festas multiculturais com comidinhas diferentes de cada país e brincadeiras quebra-gelo entre os intercambistas. Isso é ótimo porque no final facilita o entrosamento e fica mais tranquilo para fazer amigos. As universidades também possuem setores de recebimento de intercambistas organizados pelos próprios estudantes, que promovem festas locais para entrosamento de estrangeiros.
Para se enturmar mais fácil e evitar possível desgastes causados pelo choque cultural, conheça cinco hábitos curiosos dos alemães.
Aprender um idioma novo
A gramática é um pouco difícil (principalmente o dativo e o acusativo), mas não é impossível. O aprendizado diário é uma das melhores formas de ganhar fluência no idioma e saber falar alemão pode ser um diferencial no currículo nos dias de hoje. A DAAD oferece vários cursos e existem preços populares e até gratuitos. O mais legal é que os alemães respeitam muito os aprendizes e sabem quando a pessoa está tentando aprender, fazem tudo para que a comunicação seja clara e esforçarão para compreender mesmo se a gramática estiver errada (inclusive no meio universitário), facilitando a sua vida durante o intercâmbio na Alemanha.
Multidestinos e Ticketsemester
A [link tag=”alemanha”]Alemanha[/link] está no “miolo” europeu. Ir tanto para o oeste ([link tag=”franca”]França[/link], [link tag=”belgica”]Bélgica[/link], [link tag=”holanda”]Holanda[/link], [link tag=”inglaterra”]Inglaterra[/link]), quanto para o norte (Dinamarca, Suécia), sul ([link tag=”suica”]Suíça[/link] e [link tag=”italia”]Itália[/link]) e leste ([link tag=”republica-tcheca”]República Tcheca[/link], [link tag=”hungria”]Hungria[/link], [link tag=”polonia”]Polônia[/link]) é muito fácil e, na maioria das vezes, barato. Existem uma diversidade de promoções de passagens de trem, ônibus e avião. Para viajar no próprio país também existem várias promoções de tickets para grupos. Através deles é possível conseguir descontos para até 6 pessoas em trens regionais. O ticketsemester é um ticket obrigatório para intercambistas. Com apenas uma única taxa você pode viajar em trens e ônibus regionais por todo seu estado durante 6 meses de forma gratuita quantas vezes quiser. Sempre que precisar ir para outros destinos vale a pena seguir até a divisa do estado e só depois comprar a passagem.
As melhores cervejas do mundo por menos de 1 euro
Em mercados locais é possível comprar as melhores cervejas do mundo por menos de 1 euro. Dá pra experimentar uma de cada e beber todos os dias (Ops! O mais importante são os estudos. Beber só nos finais de semana!!) Brincadeiras à parte, o fato é que dá pra colecionar cervejas na prateleira por menos de 1 euro e que custam mais de R$30,00 no Brasil como as famosas Paulaner, HB, Erdinger e a Franziskaner (minha favorita). Dá pra beber até cair, ops, cansar.
Prove também o jaguermeinster, destilado tradicional do país (mas com cautela! É muito forte!). É batata (certeiro) que ao sair à noite você irá encontrar muitas pessoas com garrafas na mão bebendo pelas ruas. No texto sobre hábitos curiosos dos alemães você confere que eles conseguem abrir garrafas de cerveja com quase tudo. É o hábito alcoólico. É possível devolver a embalagem e receber o retorno do valor do vidro de cada cerveja que você comprar.
Vida noturna agitada
Nem só de estudos e formalidades é feito um intercâmbio na Alemanha. Os próprios alemães bebem muito (não sei como o fígado deles aceitam) e fazem muita farra. As opções noturnas não faltam, principalmente baladas LGBT reconhecidas no mundo inteiro. Tem balada pra todo mundo e pra toda tribo! Se curte balada, especialmente Berlim é o seu lugar.
Infraestrutura
O país com 4º maior PIB do mundo tem mega aeroportos e algumas estações de trem com cenário futurista.
Se quiser saber informações mais sobre questões burocráticas de documentos e tarifas obrigatórias para intercambistas é só conferir aqui no Viajei Bonito. Nosso blog também tem diversas postagens sobre o país. Quer fazer um intercâmbio na [link tag=”alemanha”]Alemanha[/link]? Deixe sua pergunta nos comentários e também visite o site da DAAD que oferece várias oportunidades para estrangeiros.