O que fazer em Cabo Frio com chuva
Você se planejou para curtir a praia, mas o mau tempo parece ter arruinado tudo e agora você está procurando o que fazer em Cabo Frio com chuva.
Se lhe serve de consolo, eu também passei por isso e a boa notícia é que na Região dos Lagos o tempo muda de uma hora para a outra, então mais cedo ou mais tarde o sol há de aparecer.
Enquanto isso não acontece, fique com as nossas sugestões de lugares para visitar em Cabo Frio em dias frios, tristes e chuvosos.
Navegue pelo post
Quando ir a Cabo Frio
Ao contrário do que muitos pensam, viajar no verão nem sempre é a melhor escolha. Além dos preços inflacionados devido à grande procura por hospedagens e passeios, é justamente na alta temporada, durante os meses de novembro a janeiro, que as chances de encontrar Cabo Frio com chuva são maiores.
Sendo assim, a melhor época para ir a Cabo Frio é entre junho e agosto, quando as temperaturas são mais amenas e tende a chover menos, assim você pode aproveitar melhor as praias paradisíacas da cidade. As águas do mar, no entanto, estarão sempre geladas.
O que fazer em Cabo Frio com chuva
Monotonia não é uma palavra que combina com férias. Os dias chuvosos em Cabo Frio podem ser preenchido com visitas a lugares históricos, galerias de arte, museus, compras em feirinhas, curtição em festivais ou simplesmente desfrutando da pousada que você escolheu. Vamos às opções!
1. Charitas - Casa de Cultura José de Dome
A Casa Charitas (pronuncia-se “Cáritas“) já funcionou como um centro de caridade que atendia crianças em situação de vulnerabilidade, muitas delas órfãs ou abandonadas por suas famílias. A partir de 1942, com o encerramento das atividades, o edifício recebeu novas funções, abrigando a Biblioteca Municipal e posteriormente a sede da Secretaria Municipal de Cultura.
Atualmente, o edifício funciona como Casa de Cultura que homenageia o artista plástico José de Dome, com exposição permanente de algumas de suas obras. Há também uma sala para exposições temporárias. Além das galerias, a instituição promove oficinas de arte, recitais de poesia e apresentações de música, dança e teatro.
O edifício ainda guarda suas características originais, com grandes salada e uma área externa agradável, que convida ao descanso e pode ser um cenário para lindas fotos. Vale a pena visitar!
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h; sábado, das 13h às 18h. Fechado aos domingos.
Preço: entrada gratuita.
2. Casa Ateliê Carlos Scliar
Sentada às margens do Canal de Itajuru vemos a escultura que eterniza Carlos Scliar, um gaúcho nascido em Santa Maria que consagrou-se nas artes plásticas como desenhista, pintor, cenógrafo e designer.
Rodou o mundo com sua arte, mas foi por Cabo Frio que ele se encantou. Parte de suas obras está exposta no sobrado onde viveu, na Rua Marechal Floriano, 253, bem atrás da estátua que o homenageia.
Além dos quadros de Scliar, o acervo também conta com trabalhos de Guignard, Di Cavalcanti, Cildo Meirelles, Bonadei, Anna Letycia, Pancetti e Glauco Rodrigues. Também há cartas trocadas com Vinicius de Moraes, Jorge Amado, Clarice Lispector, Oscar Niemeyer, entre outras personalidades.
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 15h às 19h.
Preço: entrada gratuita com visita guiada.
3. Museu de Arte Religiosa e Tradicional
O antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos, que ficou abandonado durante décadas, foi tombado como patrimônio nacional em 1982 e em seguida tornou-se lar do Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART).
Engana-se quem pensa que o acervo é composto apenas por imagens sacras, vestes e bíblias. Exposições temporárias também ocupam algumas salas e há eventos constantes. Quando eu estive lá, em agosto de 2019, aconteceu um festival de cerveja artesanal nas dependências do MART.
Há também ensaios de dança, coral e feiras diversas, além de eventos voltados para o público infantil e para a melhor idade. Consulte a agenda na página do Museu de Arte Religiosa e Tradicional no Facebook ou o perfil @museu.mart no Instagram.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 17h; sábados e feriados, das 10h às 14h.
Preço: entrada gratuita com contribuição voluntária.
4. Morro da Guia
O Morro da Guia proporciona uma das vistas mais bonitas do pôr do sol em Cabo Frio, mas também vale a pena visitá-lo em dias nublados ou de chuvas fracas.
A Capela de Nossa Senhora da Guia, que dá nome ao local, foi erguida em 1740 e é cercada por lendas. Uma delas é a da “Santa Fujona”, segundo a qual uma imagem do convento aparecia todas as manhãs no altar da capelinha. Outros acreditavam que há um túnel cheio de ouro que liga o convento ao morro, mas que ele é mantido em segredo.
Crendices à parte, este lugar também foi sagrado para os indígenas e nas pedras ao lado da capela é possível ver onde eles afiavam suas lanças.
Quem me contou tudo isso foi um historiador chamado Pablo Magaton, que trabalha no local às quintas, sextas e sábados, das 14h às 17h, dando informações e esclarecendo dúvidas dos visitantes.
Horário de funcionamento: 24 horas por dia, mas os seguranças estão no local apenas das 14h às 17h.
5. Rua dos Biquínis
Ao sair do Morro da Guia, cruze a Ponte Feliciano Sodré e em poucos minutos você chegará à famosa Rua dos Biquínis, o maior polo de moda praia da América do Sul! São centenas de marcas que vendem maiôs, biquínis, saídas de praia, cangas e bolsas. Homens também podem ir às compras, pois há oferta de sungas e bermudas.
Vasculhando bem as bancas no interior das lojas, encontrei peças em perfeito estado custando entre R$ 15 e R$ 20. Como a rua é coberta, passear por aqui é um ótimo programa para quem encontra Cabo Frio com chuva.
Ao menos você estará preparado para estrear as roupas novas quando o sol aparecer.
6. Bairro da Passagem
O bairro mais charmoso e fotogênico de Cabo Frio proporciona agradáveis passeios em dias de chuva ou de sol. Guardadas as devidas proporções, lembra um pouco a cidade de Paraty.
Não há muitos pontos turísticos no Bairro da Passagem e essa é a graça do local. Entre os lugares mais fotografados estão o Hotel Solar do Arco, a Capela de São Benedito e a pracinha com a estátua que homenageia os capoeiristas que jogavam neste espaço. Em dias de sol, vale a pena fazer a travessia até a Ilha do Japonês.
No fim de tarde, bares e restaurantes recebem turistas com boa comida, bebida gelada e, às vezes, música ao vivo.
7. Forte de São Mateus
Visitar o Forte de São Mateus sob chuva torrencial é impraticável, mas se o dia estiver apenas nublado ou com chuviscos, é perfeitamente possível e até recomendável, já que ele fica mais vazio que nos dias de sol.
O Forte é o cartão postal de Cabo Frio, foi construído no século 17 com mão de obra indígena a mando das autoridades coloniais diante das constantes tentativas de invasão por parte de tropas francesas. Atualmente o espaço abriga um museu que reconta a história da construção através de fotos, miniaturas e banners explicativos.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h30 às 17h.
Preço: entrada gratuita.
8. Espaço Cultural do Surfe
Você sabia que o maior museu dedicado ao surfe da América Latina fica em Cabo Frio? Mais precisamente na Praça da Cidadania, na Praia do Forte.
Foi oficialmente inaugurado em 2016, mas o acervo foi colecionado ao longo de décadas por Telmo Moraes, um surfista apaixonado pelo esporte que faleceu em 2018 deixando um rico legado composto por cerca de 2 mil itens, entre eles pranchas históricas, longboards, skates, carrinhos, parafinas, roupas, troféus e medalhas, fotografias, pôsteres, entre tantos outros objetos ligados ao surfe e ao lifestyle praiano.
Em cada prancha há um papelzinho que reconta sua história e o que faz dela um objeto único e especial. Mesmo eu que não sou ligada ao esporte, achei o acervo fascinante!
Horário de funcionamento: segunda, terça e quarta, das 9h às 17h; quinta e sexta, das 9h às 20h; sábado e domingo, das 17 às 20h.
Preço: entrada gratuita.
9. Feira da Praça da Cidadania
Quando anoitece, os turistas saem das praias e se concentram aqui, na Feira da Cidadania, próximo à Praça das Águas e bem em frente ao Museu do Surfe. É um bom lugar para comer sem gastar muito, mas deve-se ficar atento às condições de higiene do box escolhido, uma vez que a vigilância sanitária já precisou autuar alguns deles.
Além da grande variedade gastronômica, na feirinha de Cabo Frio é possível encontrar roupas, acessórios, artesanatos, lembrancinhas e joias de prata a preços justos. Em datas especiais, o espaço sedia apresentações artísticas, shows e atividades voltadas para o público infantil.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 19h à meia-noite.
Shopping Park Lagos
Ir ao shopping center não é um programa que eu priorizaria em uma cidade cheia de atrativos como Cabo Frio. Mas se nenhum dos lugar que citamos aqui fez os seus olhos brilharem, pode ser que Shopping Park Lagos tenha o que você procura.
O centro comercial conta com cerca de 150 lojas que vão desde vestuário até artigos eletrônicos, passando também por calçados, brinquedos, artigos para viagem, joalherias e artigos para o lar.
Ainda no shopping você encontra seis salas de cinema e praça de alimentação com 700 lugares.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 22h.
Onde ficar em Cabo Frio
Na hora de escolher onde ficar em Cabo Frio você deve levar em consideração o tipo de ambiente que lhe agrada mais, se são os mais badalados ou os mais calmos. No nosso guia de hospedagem nós selecionamos cinco dos melhores bairros da cidade, elencando as singularidades de cada um deles.
Entre os hotéis e pousadas, os nossos favoritos são:
Antes de continuar a leitura, que tal ver as nossas fotos no Instagram?
Solar do Arco
Este hotel é um ícone do Bairro da Passagem, sendo cenário para muitas fotos nas redes sociais. A entrada só é permitida para hóspedes, mantendo a segurança e privacidade dos mesmos. Tem piscina, sauna e sala de massagem. Bar e restaurante funcionando diariamente nas dependências do hotel.
Nova Onda Hotel
Localizado a uma curta caminhada da Praia do Forte, mas suficientemente distante para não ouvir a barulheira da orla. Fica em um edifício moderno, com elevador, estacionamento, piscina, hidromassagem e sauna. Quartos amplos, com acessibilidade. Café da manhã incluso e restaurante no local.
Sun Victory
Pousada com excelente estrutura a poucos passos da Praia do Peró, opção ideal para quem deseja explorar Cabo Frio além da Praia do Forte. Tem uma área de lazer completa para crianças e adultos, com piscinas, brinquedoteca, salão de jogos e bar local. É pet friendly e tem estacionamento gratuito.
Leia mais sobre Cabo Frio
Prepare-se para viajar
Use o cupom FERIAS31 para adquirir o seguro viagem com até 31% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.
Gisele Rocha
Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.
Foi muito bom ler isso, pois aquela região sempre chove e dá ultima vez, perdi um tempinho no hotel sem fazer nada.
Sempre chove, exatamente! E em se tratando de viagem, não dá pra perder tempo no quarto dormindo, né? Temos que aproveitar do jeito que der.