Onde ficar em Cabo Frio: pousadas e hostels nos melhores bairros

Descubra onde ficar em Cabo Frio, cidade localizada a pouco mais de 150 km da capital fluminense e um dos destinos mais procurados no estado do Rio de Janeiro. Ela faz parte da popular Região dos Lagos, disputando a atenção dos turistas com Arraial do Cabo ao sul e Armação dos Búzios ao norte. Por sua localização privilegiada e também por ser a maior entre as três, é praticamente ela quem distribui os viajantes para essas cidades, especialmente os que chegam de ônibus.

Mas tratar Cabo Frio apenas como uma “cidade-base” seria um erro enorme, tendo em vista que ela foi fundada há mais de 400 anos é rica em história, atrações turísticas urbanas e, claro, praias idílicas. Por ser muito frequentada por turistas do estado vizinho (o nosso), ouso, inclusive, considerá-la litoral mineiro!

O guia abaixo é uma compilação das melhores pousadas, hostels e hotéis nos bairros mais indicados para se hospedar em Cabo Frio, seja para curtir as praias da cidade, seja para ter um lugar para dormir e explorar tudo que a Região dos Lagos tem a oferecer.

Onde ficar em Cabo Frio

Este guia de hospedagem em Cabo Frio está estruturado em três bairros e nas principais praias da cidade. Depois de algumas visitas, observamos que esses são os pontos onde vale a pena considerar por diversas razões que serão resumidas de forma a facilitar sua escolha.

Bairro da Passagem

Onde ficar em Cabo Frio: pousadas e bairros
Onde ficar em Cabo Frio: pousadas e bairros. Créditos: Gisele Rocha

A Passagem é o bairro mais antigo de Cabo Frio e guarda muito da história da cidade com construções coloniais bem preservadas e uma atmosfera bucólica a poucos metros do ponto mais popular da cidade: a Praia do Forte. Sua localização é privilegiada na região central e é bem servido de hotéis e hostels.

No Bairro da Passagem se encontra o pequeno porto de onde saem os barcos que em poucos minutos levam à Ilha do Japonês, um recanto de águas rasas e mornas, seguro para as crianças e perfeito para a prática de stand up paddle, canoagem e outros esportes aquáticos. Com galhos retorcidos na areia, o lugar tem um quê de paraíso perdido, que é quebrado aos fins de semana e feriados, quando cada metro quadrado passa a ser disputadíssimo.

A vida noturna é um dos pontos fortes dessa região, mas isso não impede que os hóspedes tenham noites confortáveis de sono. Vale a pena considerar a Passagem em sua busca por onde ficar em Cabo Frio, especialmente se você curte ficar até tarde na rua aproveitando o máximo que a cidade pode oferecer durante o dia e à noite.

Há também opções válidas na beira da Lagoa de Araruama, pertinho da Ilha do Japonês:

  • Hotel Solar do Arco: o casarão que abriga o hotel é o cartão-postal do Bairro da Passagem, é ele que ilustra este guia e serve de cenário para tantas fotos de casamento. Essa é a opção de hospedagem perfeita para uma viagem de lua de mel, pois alia o charme da construção histórica com o conforto e a sofisticação que a modernidade pode nos proporcionar. A propriedade conta com jardim, piscina e spa, além de alguns quartos com banheira.
  • Hotel Boutique Recanto da Passagem: se você procura um lugar com boa estrutura e localização privilegiada, essa é uma ótima opção. A decoração é delicada, com suítes decoradas em cores claras, transmitindo charme e frescor. Os hóspedes podem desfrutar de piscina ao ar livre, espreguiçadeira e sauna, além de café da manhã reforçado.
  • Bravo Pousada Design: com um projeto de design muito bem pensado, o espaço valoriza a natureza exuberante do entorno utilizando materiais rústicos na construção, como tijolos de barro, madeira bruta e palha. O lounge oferece vista para o mar e uma piscina deliciosa, já os quartos são grandes e bem decorados em uma paleta de tons terrosos que traz aconchego sem perder a sensação. Também merece destaque a amabilidade dos funcionários.
  • Pousada Cantinho de Minas: apresenta ótimos preços em comparação a outras opções do bairro. Possui boa localização, quartos amplos para até seis pessoas e café da manhã muito bem avaliado (pelo nome já dava até para imaginar, não é verdade?).
Reserve hospedagem no Bairro da Passagem

Praia do Forte

Forte de São Mateus, cartão postal de Cabo Frio
Forte de São Mateus, cartão postal de Cabo Frio. Créditos: Gisele Rocha

A Praia do Forte é considerada a melhor opção de onde ficar em Cabo Frio por muitos motivos. Para começar, é um dos pontos mais movimentados da cidade e por essa razão conta com uma variedade de restaurantes, hotéis, bancos, mercados e, principalmente, é muito bem abastecida de transporte público.

Vale a pena destacar também que você estará de frente para um dos cartões postais de Cabo Frio e que tem muita representação na história da cidade. Haverá muito o que fazer, comer e visitar por ali, como o Forte de São Mateus do Cabo Frio. Só de orla são 7,5 km, perfeito se você é do tipo de pessoa que curte uma caminhada matinal na areia.

E quando o assunto é segurança, a recomendação que dou aqui é a de escolher uma hospedagem que seja o mais próximo possível da praia. Assim, você garante estar na parte mais movimentada e isso reduz as chances de qualquer aborrecimento que possa acontecer nas áreas mais remotas do Centro de Cabo Frio.

  • Pousada Mar de Cabo Frio: essa é, sem dúvidas, uma das melhores pousadas em Cabo Frio. Sua área externa está cercada por coqueiros, oferece piscina, bar, salão de jogos, redes de descanso e quartos espaçosos. É uma boa opção para quem quer se hospedar na Praia do Forte, mas em uma área mais tranquila. 
  • Village du Soleil: essa pousada é um encanto, decorada com uma mistura de estilo minimalista e praiano. Os quartos dispõem de mesa de trabalho, guarda-roupas, televisão e ar condicionado. Os hóspedes também podem relaxar na piscina, sauna ou na sala de TV com home theater nos dias chuvosos. 
  • Hotel Marlen: o hotel está localizado em uma área privilegiada, a poucos passos da Praia do Forte e a 300 metros dos bares animados do Boulevard Canal. Possui recepção 24 horas, estacionamento gratuito e elevadores que facilitam o deslocamento de hóspedes cadeirantes. Além disso, o estabelecimento conta ainda com espaço kids e terraço com mesas ao ar livre, convidativos para uma bebida gelada nas noites de verão.
  • Pousada Aguas do Forte: trata-se de uma pousada simples, mas muito bem cuidada, com café da manhã bem servido e quartos impecáveis. Fica a uma curta distância da Praça da Cidadania, onde funciona o Museu do Surf e também onde acontece a feirinha noturna, um bom lugar para comprar artesanatos e comer sem gastar muito. Hospedando-se aqui é possível ir a pé para a Praia do Forte e para a Praia das Dunas.
Reserve hospedagem na Praia do Forte

Praia das Dunas

Praia das Dunas, uma extensão da famosa Praia do Forte, em Cabo Frio
Praia das Dunas, uma extensão da famosa Praia do Forte, em Cabo Frio. Créditos: Gisele Rocha

Seguindo pela orla da Praia do Forte você chegará à Praia das Dunas. Por ali não há tantas opções quanto no centro, mas o ponto positivo disso é o fato de ser uma região um pouco menos movimentada, especialmente na alta temporada. Mesmo assim, possui oferta satisfatória de restaurantes e mercados.

  • Hotel Winn Mandai: a localização não poderia ser melhor, em plena Avenida Litorânea, com pés na areia. Alguns quartos possuem vista para o mar, enquanto outros estão voltados para o jardim, onde estão duas piscinas. Piscina, sauna a vapor, jacuzzi e academia são outros benefícios que fazem deste um dos melhores lugares para se hospedar em Cabo Frio.
  • Pé N'Areia: essa é uma pousada simples e ao contrário do que o nome sugere, ela não é assim tão perto da praia, a caminhada dura cerca de 20 minutos. Seu ponto forte é a área externa, que possui piscina, churrasqueira e mesa de sinuca. Os quartos possuem aparelhos novos de televisão, frigobar e ar condicionado.
Reserve hospedagem na Praia das Dunas

Praia do Foguete

A Praia do Foguete é perfeita para quem busca onde ficar em Cabo Frio longe da muvuca
A Praia do Foguete é perfeita para quem busca onde ficar em Cabo Frio longe da muvuca. Créditos: Gisele Rocha

Supondo que você queira um lugar mais tranquilo, seguindo a faixa de areia Praia das Dunas no sentido de Arraial do Cabo, encontra-se a Praia do Foguete. Essa, por sua vez, conta com ondas mais fortes e por isso é frequentada por praticantes de kite e windsurf. Por não ser tão popular para banho, suas areias estão quase sempre vazias e o comércio não é tão abundante por lá como é no Centro da cidade.

A Praia do Foguete é um ótimo meio-termo entre Cabo Frio e Arraial do Cabo e se você estiver com veículo próprio, recomendo considerar uma das pousadas charmosas que ficam à beira-mar em meio às casas de veraneio que fazem da orla um lugar muito agradável.

  • Pousada Jatai: a pousada é bastante conhecida na região e é perfeita para quem busca onde ficar em Cabo Frio de frente para o mar, com os pés na areia, mas longe da aglomeração da Praia do Forte. Os quartos são bonitos, com camas confortáveis e enxoval branco impecável. O café da manhã é reforçado, com muitas opções de pães, frutas, frios e sucos. 
  • Pousada Casa do Telhado Verde: esse é outro estabelecimento que fica próximo ao mar e é altamente recomendável para quem viaja em casal e em família, já que se encontra em uma área longe do burburinho. Também possui piscina, churrasqueira, salão de jogos e bar. Outro ponto positivo é que animais de estimação são aceitos, desde que fiquem aos seus cuidados.
  • Pousada do Albatroz: com vista para o mar, churrasqueira, piscina para adultos e crianças, hidromassagem, sauna, salão de jogos e parquinhos, essa pode ser uma ótima escolha para quem procura onde ficar em Cabo Frio com filhos pequenos. Um restaurante serve refeições à la carte, o que significa que você não precisará sair em busca de onde comer quando a fome bater.
  • Pousada Estelar: acolhimento e tranquilidade são as palavras de ordem do estabelecimento. As instalações são modestas, mas extremamente confortáveis e limpas. As suítes são equipadas com cama box, televisão, ventilador, ar condicionado e mesinha funcional. O café da manhã merece elogio, com produtos fresquinhos e diversificados.
Reserve hospedagem na Praia do Foguete

Bairro do Peró

Casa que serviu de cenário para novelas da Rede Globo na Praia do Peró, em Cabo Frio
Casa que serviu de cenário para novelas da Rede Globo na Praia do Peró, em Cabo Frio. Créditos: Gisele Rocha
  • Pousada SUN Victory: acredite se quiser, mas uma das melhores pousadas de Cabo Frio fica no Peró! A Sun Victory tem instalações modernas, com elevadores que proporcionam acessibilidade para cadeirantes e demais hóspedes com dificuldades motoras. A localização é imbatível, a poucos passos da Praia do Peró, das Conchas e a uma curta distância da Ilha do Japonês. Se você estiver sem carro e quiser conhecer os arredores, pode pegar emprestada alguma das bicicletas que o estabelecimento disponibiliza.
  • Pousada Encantos do Peró: a pousada faz jus ao nome que tem, ela é realmente encantadora. As suítes são cuidadas com muito capricho, com roupas de cama macias e cheirosas, além de amenidades de banho como cortesia para os hóspedes. O café da manhã é diversificado, com frutas, pães e bolos fresquinhos.
  • Paradiso Peró Praia Hotel: com estrutura de primeira linha, hospedar-se aqui é uma ótima escolha para quem não abre mão de academia de ginástica, piscina e sauna. Os quartos são equipados com aparelhos última geração, móveis novos e chuveiros potentes. Tem espaço kids, salão de jogos e deck com vista para o mar.
Reserve hospedagem na Praia do Peró

Outras opções de hospedagem em Cabo Frio

Caso você queira escolher outras opções de onde ficar em Cabo Frio, sugiro a plataforma do Booking e do Airbnb. Nelas você pode filtrar as sugestões a partir dos critérios que considera mais relevantes para sua viagem e também visualizar os resultados em um mapa, o que ajuda bastante na decisão. Use o nosso cupom de desconto válidos na sua primeira reserva.

Airbnb
giseler55
Cupom que dá direito a até R$200 para sua primeira viagem Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse o convite clicando aqui
  2. Cadastre-se na plataforma a partir do link
  3. Siga as instruções e restrições do convite presentes na página do Airbnb

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

Atrações em Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo

Não é ousadia dizer que algumas das praias de Cabo Frio e de suas cidades próximas são paradisíacas como as do Caribe. Você pode optar usufruir da região por conta própria e curtir um dia comum de sol na areia ou então se aventurar nos passeios de barco, excursões terrestres e mergulhos.

Como sugestão para contratação desses tours, nós indicamos a GetYourGuide. E isso vale ainda mais quando sua viagem estiver marcada para a alta temporada, quando a cidade está completamente ocupada por turistas. Ter o seu voucher em mãos e a garantia do passeio são muito importantes para evitar quaisquer tipos de surpresas desagradáveis.

💡 Alugar um carro é uma excelente opção!
A melhor forma de explorar a região de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios é alugando um carro. Você terá liberdade de horários e poderá conhecer lugares aonde o transporte urbano não chega. Nós usamos e recomendamos a Rentcars, que compara os preços entre as maiores locadoras do país e ainda divide o valor do aluguel em até 12 vezes! Reserve grátis agora

Espero que as dicas sobre onde ficar em Cabo Frio ajudem no planejamento da sua viagem. A cidade e seus entornos merecem ao menos uma semana de roteiro e por se tratarem de passeios na natureza com muito sol, a noite precisa ser muito bem aproveitada e revigorante. Por isso, escolha o hotel, hostel ou pousada que faça você sentir-se em casa!

Leia mais sobre Cabo Frio

Onde ficar em Cabo Frio: pousadas e hostels nos melhores bairros

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom CRIANCA para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Adriano Castro

Formado em Ciência da Computação pela UFJF, trabalhou durante 10 anos como analista de sistemas até chutar o balde e tocar a vida como freelancer, carregando seus projetos para onde quer que vá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo