Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

O que fazer em Santana do Deserto, Minas Gerais

O que não falta em Minas Gerais são municípios. São 853 cidades, em sua maioria pequenas e que guardam as características e tradições que fazem de [link tag=”minas-gerais”]Minas Gerais[/link] um estado acolhedor e aconchegante. A região da Zona da Mata mineira, próxima ao estado do [link tag=”rio-de-janeiro”]Rio de Janeiro[/link], guarda pequenas joias, cidadezinhas com belas igrejas, cachoeiras e fazendas, da época que os senhores do café faziam a economia da região girar. Um desses lugares é Santana do Deserto.

Criada em 4 de junho de 1858, Santana do Deserto fazia parte das terras de Cândido Ferreira da Fonseca, nome responsável também pela construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Santana do Deserto. A cidade fez parte de Juiz de Fora e de Matias Barbosa, sendo emancipada em 1953. Localizada a 47 km de [link tag=”juiz-de-fora”]Juiz de Fora[/link] , Santana do Deserto está na divisa com estado do Rio de Janeiro, separada de Levy Gasparian pelo rio Paraibuna e a 28 km de Três Rios, municípios do Vale do Paraíba fluminense.

A primeira vista, pode parecer só mais uma pequena cidade mineira, mas Santana do Deserto guarda fazendas centenárias, estações ferroviárias do século XIX, belezas naturais, arquitetura neoclássica, ótimos lugares para turismo de aventura, ar puro e um povo hospitaleiro e acolhedor que, rapidamente, vai te convidar para tomar uma cerveja gelada enquanto observa a vida passar!

Mas antes, que tal viajar um pouco por Minas Gerais? Veja com os seus próprios olhos que não falta o que fazer em Santana do Deserto.

Estações ferroviárias

Além de guardar a tranquilidade das pequenas cidades mineiras, Santana do Deserto também tem a primeira estação ferroviária do estado. A Estação de Serraria, hoje desativada, foi inaugurada em 1874. Apesar de abandonada, ainda é possível parar e olhar todos os detalhes da estação. A construção é bonita e é impossível não prestar atenção. O município ainda tem outras estações: Santana do Deserto, na área urbana, e Silveira Lobo, transformadas em residências; Sossego, hoje posto de saúde da Prefeitura; e Ericeira, no distrito de mesmo nome. Quando este artigo foi escrito, em setembro de 2017, a estação de Ericeira estava em reforma para abrigar uma pousada.

Arquitetura

Como toda cidade mineira que se preze, a praça de Santana do Deserto é o local de encontros e de realização de eventos. Mas é também a praça casa de algumas preciosidades da cidade. Estão ali, na Praça Mauro Roquete Pinto, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Santana do Deserto, o Paço Municipal e o prédio dos Correios.

[vb_gallery ids=”12749,12750″]

A igreja, erguida no século XIX em homenagem a Sant’Ana, tem estilo neoclássico e é pequena. Aconchegante, guarda em seu interior detalhes da época de sua construção e a devoção de toda a cidade. Todo mês de julho, a paróquia comemora o dia de Sant’Ana com uma grande festa.

Já o Paço Municipal data de 1850 e abrigou a Casa do Conselho Distrital e também foi residência de Cândido Ferreira Fonseca, aquele que doou as terras para a construção da Matriz. Hoje o local abriga a prefeitura de Santana do Deserto. O casarão onde funciona os Correios é outra boa surpresa. Seguindo o estilo da igreja, ele completa o conjunto arquitetônico que enche de charme o centro da cidade.

Casa dos Correios em Santana do Deserto, Minas Gerais, Brasil
Casa dos Correios em Santana do Deserto, Minas Gerais, Brasil. Créditos: Iracema Martins

Fazendas centenárias

Com menos de 4 mil habitantes, Santana do Deserto tem a maior concentração de criadores de gado Brahma da região e ainda guarda lembranças de quando o café era o principal produto da cidade. Uma delas é a Fazenda Santa Sophia. Construída em meados do século XIX, a fazenda é bem conservada e ainda preserva os engenhos de café e cana, a serraria, os terreiros de secar café, a enfermaria dos escravos e parte da senzala. No interior da sede está um grande acervo familiar, como mobiliários, pianos, telas a óleo e biblioteca.

A Santa Sophia serviu de cenário para a gravação do filme “Memórias Póstumas de Brás Cuba”, adaptação para o cinema do livro de Machado de Assis. A Fazenda Santa Clara, no distrito de Sossego, também foi uma grande produtora de café e durante muitos anos foi a hospedagem do escritor Pedro Nava. É a única fazenda da região sudeste em estilo neoclássico francês. Todas as outras são de estilo português. Hoje em dia a Santa Clara é um centro de criação de cavalos manga-larga machador.

A Fazenda da Gruta possui em seus terrenos uma reserva ambiental e também, claro, uma gruta. Dentro da fazenda há um grande Jequitibá Rosa, com aproximadamente 800 anos. Por ali também há cachoeiras, deixando o contato com a natureza ainda mais gostoso.

Esportes de aventura

Na estrada que liga Santana do Deserto ao município de Comendador Levy Gasparian está a Pedra do Macuco. Perfeita para escaladas e trilhas, o topo da pedra guarda uma vista bonita para o vale em que estão as duas cidades. Os arredores da pedra também são perfeitos para a prática de moutain bike já que é formado por subidas e trilhas em meio à mata.

Cachoeira da Saudade, em Santana do Deserto, Minas Gerais
Cachoeira da Saudade, em Santana do Deserto, Minas Gerais. Créditos: Iracema Martins

Pousadas em Santana do Deserto

Não há registros de pousadas em Santana do Deserto no [vb_product_link code=”BOOKING”], tampouco no [vb_product_link code=”HOSTEL_WORLD”], mas existe uma charmosa fazenda em Matias Barbosa que fica apenas 15 km da cidade. Procure pela Fazenda do Vale* e usufrua do melhor que a natureza pode oferecer.

* Em 3 de dezembro de 2019, identificamos que a Fazenda do Vale não estava mais aceitando reservas pelo Booking.

Como chegar a Santana do Deserto

De carro: saindo de Juiz de Fora basta seguir pela BR-040, sentido Rio de Janeiro, até o retorno no km 820. Após o retornar, pegar a AMG-3070. São cerca de 10 km até Santana do Deserto. Em menos de 50 minutos você conclui a viagem.

De ônibus: a viação Sertaneja é a responsável pelo trecho e possui apenas dois horários, às 16h30 saído de Juiz de Fora e às 5h45 saindo de Santana do Deserto. A passagem custa R$33 e, por passar por cidades do entorno, a viagem é mais longa, cerca de 2h.

Outra opção é pegar o ônibus da viação Progresso para Três Rios, desembarcar em Levy Gasparian e lá esperar pelo ônibus da viação Sertaneja que faz a linha Três Rios x Santana do Deserto e Petrópolis x Mar de Espanha. As informações de horários e tarifas estão no site da empresa. Já a passagem Juiz de Fora x Três Rios custa cerca de R$20.

Viram que não falta o que fazer em Santana do Deserto? Conhece a cidade e acha que faltou algum lugar? Ama os pequenos lugares de Minas Gerais? Conta para gente nos comentários!

Até o próximo artigo!

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

11 pensou em “O que fazer em Santana do Deserto, Minas Gerais

  1. Adorei a reportagem sobre Santana do Deserto, MG. Gostaria de saber mais sobre a Fazenda onde foi construída a estação de ERICEIRA e a Fazenda do Pantano, onde tem uma igrejinha abandonadat,
    At.

    1. Olá! Sou natural de Santana do Deserto e lá tem uma pousada sim, chamada Pousada dos Pássaros. Tem página no facebook. A pousada fic na rua bem atras da igreja. No facebook também tem a página Santana do Deserto com varias informações.
      Uma sugestão: o carnaval de lá é ótimo! Carnaval de rua, shows na praça para vc curtir com a família. Excelente lara crianças.
      Espero ter ajudado!

  2. Gostaria de saber se para fazer trilha para a Pedra do Macuco precisa de autorização, se é propriedade particular ou qualquer outra exigência.
    Obrigado.

  3. Boa tarde. Através do Instagram, fiquei sabendo de um local em Santana do Deserto – MG, denominado ” Reserva 4_portinho”. Tenho muito interesse de manter contato com esse local, em função da criação de uma raça de cães denominada Cão D’Água Português. Por favor, alguém tem um telefone, e-mail, etc de contato deles? Tenho tentado diálogo através do Instagram e não consigo. Grato!

  4. Oi… Estou de passagem de Juiz para o RIo. Mudei o trajeto por sua publicação. Vou passar por Santana do Deserto, mas gostaria de saber se a fazenda Santa Clara tem visitação e como agendar? Obrigado Marcílio.

    1. Oi, Marcílio! Fico muito feliz que tenha gostado do guia sobre Santana do Deserto.
      Procurei a informação sobre a Fazenda Santa Clara, mas não achei nada disponível. Recomendo então que você ligue para a Prefeitura, o telefone de lá é (32) 3275-1052.

      Abraços!

      1. Obrigado! fiquei na duvida pois no google maps tem duas fazendas sta Clara e as duas com a mesma foto! rsrsrsr vou ligar para prefeitura, obrigado mais uma vez. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo