Onde comprar charutos legítimos em Cuba?

Os charutos cubanos são mundialmente conhecidos pela alta qualidade e ganhou apreciadores com paladares exigentes, entre eles Churchill, Freud, Che Guevara e Fidel Castro, só parou de fumar em 1985 por recomendações médicas. Contam também que na véspera de assinar o embargo contra Cuba, John F. Kannedy pediu a seu assessor que encomendasse mil charutos Petit Upmaans, sua marca favorita. Arnold Schwarzenegger, Maradona, Oscar Niemeyer e até Galvão Bueno também são fãs dos puros.

Mesmo quem não é fumante acaba tendo a curiosidade de conhecer o processo de fabricação e acaba comprando alguns exemplares para presentear pessoas queridas. Tanta procura acaba abrindo caminho para o mercado clandestino, que a cada dia aprimora mais e mais as técnicas para copiar embalagens, mas continua oferecendo charutos de péssima qualidade.

Descubra neste artigo onde comprar charutos legítimos em Cuba, saiba quais são as melhores marcas, quanto custam e como identificar produtos falsos.

Cuidado com charutos falsificados em Cuba

Cuidado com charutos falsificados em Cuba. Créditos: Joris V / Fonte: Unsplash

Cuidado com golpes e charutos falsos

Citei aqui no Viajei Bonito os golpes mais comuns em Cuba e certamente a venda de charutos falsificados ocupa o topo da lista. Cambistas tentam vender charutos avulsos ou caixas fechadas para estrangeiros, alegando que são trabalhadores de fábricas (ou parentes deles) e que ganham uma cota de habanos legítimos, porém não são fumantes e preferem vender os produtos.

Tem também a história do festival do charuto, que comentei nesse mesmo artigo dos golpes e também uma lengalenga sobre cooperativa, muito bem descrita no site Viaje na Viagem. Todas as conversas são muito bem articuladas para que você não suspeite dos golpes, mas no fim das contas os charutos são FALSIFICADOS.

Resumindo: se quer comprar charutos verdadeiros, vá a uma Casa del Habano, que são lojas estatais. Mencionarei algumas mais adiante.

Como identificar um autêntico charuto cubano

Pois bem, você já sabe que não é recomendável comprar charutos avulsos de cambistas, nem caixas fechadas que sejam vendidas foras das fábricas, lojas estatais e hotéis. Mas como identificar um autêntico charuto cubano e saber que você não está sendo enganado?

Todas as caixas de charutos originais são lacradas com um selo de garantia na cor verde com fundo branco. De um lado está o código de barras e do outro uma tira holográfica com texto de dois tons em 2D e 3D. A etiqueta é picotada e qualquer tentativa de removê-la irá danificá-la.

Embaixo da caixa você verá uma marcação escrito “Habanos s.a” e “Hecho en Cuba” acompanhados de um carimbo (geralmente azul) com um código e data de fabricação. Dentro da caixa todas as anilhas (os “rótulos”) devem estar alinhadas e todos os charutos devem ter a mesma cor.

E por que não comprar cigarros falsificados?

Aí você me pergunta: “Se eu nem sou tão fanático por charutos e só quero alguns para experimentar e levar de lembrança, por que devo investir em um legítimo?

Fumar faz mal à saúde, vamos começar por aí. Mas se for fazê-lo, que seja com produtos de qualidade, com matéria-prima selecionada, sabor agradável e rigorosamente inspecionado pelo controle de qualidade.

Em Cuba boa parte dos charutos falsificados são feitos com sobras das fábricas, eles literalmente usam o que foi varrido do chão. Isso inclui além do tabaco, mistura com folhas de bananeira, poeira, cabelos, insetos, pelos e fezes de roedores, entre outras coisas nojentas. Quando inalados, os compostos encontrados têm o potencial de levar a infecções pulmonares, como pneumonia e bronquite. E isso é só o começo.

Onde comprar charutos legítimos em Cuba?

Você só tem a garantia de charutos autênticos comprando em estabelecimentos conhecidos como La Casa del Habano (LCDH), que funcionam como uma rede de lojas credenciadas pelo governo. São lojas de fábricas, hotéis ou alguns espaços comerciais. Nem sempre esse é o nome que você vai encontrar na fachada, por isso cito aqui todos os estabelecimentos oficiais existentes durante a nossa viagem, que aconteceu em maio de 2018.

Havana:

  • Club Habana
  • Hostal Conde de Villanueva
  • Hotel Habana Libre
  • Hotel Nacional
  • Hotel Meliá Cohiba
  • Hotel Meliá Habana
  • Hotel Palco
  • Palacio de Artesanias
  • Fabrica Partagás

Varadero:

  • Hotel Los Delfines
  • La Casa del Habano
  • Centro de Convenciones (Galeria Comercial las Américas)

Santa Clara:

  • Fabrica Partagás

Guardalavaca:

  • Hotel Villa Turey

Cayo Coco:

  • Hotel Blau Colonial

Cayo Guillermo:

  • Hotel Meliá Cayo Guillermo

Cayo Santa María:

  • Casa del Habano Plaza La Estrella

Neste link você encontra todas as franquias de La Casa del Habano espalhadas pelo mundo.

Quanto custam os charutos originais em Cuba?

Os preços são tabelados pelo governo de acordo com cada marca e tipo de charuto, contudo, você vai perceber valores diferentes em cada loja, pois infelizmente é comum que os atendentes tirem um “extra” para melhorar suas condições de vida.

Na internet não encontrei nenhuma lista oficial de La Cada del Habano (LCDH), mas a tabela de preços postada no YUL Cigars é bastante acurada.

Quais são as melhores marcas de charutos cubanos?

Cohiba é a marca mais famosa e também a mais cara. Dizem que era a favorita de Fidel. Montecristo, Partagás, Bolívar e Romeu & Julieta também são apreciadas pelos amantes de charuto do mundo inteiro.

Eu não entendo nada sobre o assunto, então se você quiser saber mais sobre bitolas, sabores e aromas, entre no Puro Charuto para ler as avaliações de quem já degustou todas essas marcas e tem bastante conhecimento de causa.

Quantos charutos posso trazer de Cuba?

Agora que você já sabe onde comprar charutos legítimos em Cuba, como identificá-los e quais são as melhores marcas, deve estar se perguntando se há alguma restrição ou limite de unidades para trazer na mala sem pagar taxas.

Assim como acontece com produtos eletrônicos, bebidas alcoólicas, roupas e itens de beleza, há uma cota pré-estabelecida para isenção de taxas em produtos de tabacaria, que é de 25 unidades no total, segundo o site da Receita Federal. Acima dessa quantidade o viajante estará sujeito a pagamentos de tributos.

Partagás, uma das marcas de charutos mais prestigiadas em Cuba

Partagás, uma das marcas de charutos mais prestigiadas em Cuba. Créditos: durdaneta / Fonte: Flickr

Leia mais sobre Cuba

Cuba

Havana

Cienfuegos

Santa Clara

Cidade do Panamá

Vídeos

Onde comprar charutos legítimos em Cuba?

Prepare-se para viajar

Use o cupom SAUDE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom MULHER50 e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo