Quem acompanha os stories do Viajei Bonito no Instagram viu que não fui feliz ao escolher onde ficar em Alter do Chão. Deixei para fazer a reserva em cima da hora e como o período da minha viagem coincidia com o Sairé (o evento mais aguardado do ano na região), eu me dei mal. 

Depois de um voo cansativo com direito a soneca no aeroporto, fui chacoalhando no ônibus urbano que me levou de Santarém até o distrito de Alter do Chão. Tudo o que eu queria naquela hora era um banho revigorante e uma cama para repousar o corpo dolorido, mas quando cheguei ao hostel, encontrei uma casa imunda cheia de gente estranha dormindo pelos cantos. 

Meu quarto era minúsculo, cheirava a suor e era nítido que as roupas de cama não viam sabão em pó há muito tempo. Fui tomar uma ducha para relaxar e decidir com calma o que fazer, mas enquanto escovava os dentes notei que o vaso do banheiro estava entupido e transbordando. Nem um mero xixi pude fazer! Decidi guardar as minhas coisas em um lugar seguro e sair a procura de outro lugar para ficar, mas quem disse que havia locker nesse hostel?

Com fome, sede e exausta, saí a procura de pousadas em Alter do Chão que pudessem abrigar esta viajante pão-dura que quis economizar e foi parar na filial do inferno.

Para evitar problemas com a Justiça, não poderei mencionar o nome do hostel, mas posso dizer que ele não está no Booking e nem no Hostelworld. Achei esse troço no Airbnb e confiei nas cinco revisões positivas que ele recebeu, já que eram as únicas.

Pois bem, depois entrar em inúmeros estabelecimentos, encontrei vários lugares legais para se hospedar em Alter do Chão, os quais compartilho com vocês neste post. Lembrem-se de fazer a reserva com antecedência!

Para ler em seguida

Onde ficar em Alter do Chão

Um dos principais quesitos a serem observados ao escolher onde ficar em Alter do Chão é a localização. É do cais da Praça 7 de Setembro que saem as lanchas para os passeios que leva às praias e florestas, e também é aqui que se concentram os melhores restaurantes, bem como as barraquinhas que vendem artesanatos e comidas típicas.

Sendo assim, quanto mais próximo você estiver da praça principal, menos terá de caminhar. Mas andar pelo vilarejo não é cansativo, tendo em vista que as ruas são planas. 

Pousadas em Alter do Chão

Pousada Vila Alter

Vila Alter, pousada com boa estrutura e bem localizada em Alter do Chão
Vila Alter, pousada com boa estrutura e bem localizada em Alter do Chão. Créditos: Divulgação

Eu não escolhi a Pousada Vila Alter (88) como opção de lugar para me hospedar em Alter do Chão, foi o destino que escolheu por mim e ele é sábio. Depois do perrengue com o hostel, bati de pousada em pousada procurando onde ficar, até que encontrei esta. 

Fiquei encantada pelo lugar, com suas paredes em tons terrosos e muitas plantas que dão vida ao ambiente. A localização também é excelente, a poucos passos do terminal de ônibus e menos de 5 minutos da praia. Christian e Fred, os donos da pousada, me receberam de braços abertos e por lá fiquei. 

Os quartos são limpos (ufa!), com boa cama e travesseiros, além de chuveiro elétrico e ar-condicionado, item fundamental para sobreviver ao calor amazônico. 

O café da manhã também não deixa a desejar. São servidos sucos, frutas, frios, pães, bolos, tapioca e ovos mexidos. Tudo uma delícia!

Reserve agora

Pousada Sombra do Cajueiro

Pousada Sombra do Cajueiro, localizada próximo à praia em Alter do Chão
Pousada Sombra do Cajueiro, localizada próximo à praia em Alter do Chão. Créditos: Divulgação

Localizada em uma área sossegada próxima à praia, a Pousada Sombra do Cajueiro (92) mantém a atmosfera rústica típica das construções do vilarejo, mas sem abrir mão do conforto. Possui quartos equipados com cama box, ar-condicionado, frigobar, televisão de tela plana e wi-fi. 

O café da manhã é bem servido, com grande variedade de sucos, frutas, pães e bolos frescos. Hóspedes anteriores mencionaram a gentileza dos anfitriões Eduardo e Eliana, que organizam passeios pela região.

Reserve agora

Villa Arumã

Villa Arumã, opção de pousada em meio à natureza em Alter do Chão
Villa Arumã, opção de pousada em meio à natureza em Alter do Chão. Créditos: Divulgação

Se você não tiver preguiça de caminhar, a Villa Arumã (75) pode ser uma excelente opção de hospedagem em Alter do Chão. Ela fica a 1 km do centrinho, em uma área cercada por vegetação exuberante, onde podemos avistar várias espécies da fauna local, inclusive bicho-preguiça.

O espaço é lindo e rende boas fotos. Suas espreguiçadeiras são convidativas a um gostoso cochilo pós-almoço, aquele que a gente adoraria tirar no dia a dia, mas nunca sobra tempo. Os chalés são decorados com móveis de madeira e peças artesanais produzidas por comunidades vizinhas, conferindo ainda mais charme ao ambiente.

Assim como nas pousadas anteriores, o café da manhã é rico em frutas regionais, além de sucos, leite, bolos e pães. O diferencial aqui é o café da tarde, um agrado oferecido pela casa.

Reserve agora

Hostels em Alter do Chão

Don Preguiça Hostel

Don Preguiça, um excelente hostel em Alter do Chão, Pará
Don Preguiça, um excelente hostel em Alter do Chão, Pará. Créditos: Divulgação

O Don Preguiça Hostel (76) fica pertinho da praia e eu cheguei a visitá-lo enquanto procurava onde ficar em Alter do Chão. Infelizmente estava lotado, mas o ambiente me agradou.

Mesmo cheio, o lugar me pareceu organizado, com uma área de convivência grande onde havia até churrasqueira. Em meu breve contato, fui recebida por uma mulher muito simpática, o que faz toda a diferença quando se está cansado. 

Li algumas avaliações sobre o café da manhã, que é pago à parte. Pelo visto é uma refeição simples, mas com a vantagem de não ser necessário sair à procura do que comer. Outro ponto positivo são os armários individuais, algo imprescindível quando precisamos dividir espaço com pessoas desconhecidas.

Reserve agora

Hostel Tapajós

Hostel Tapajós, opção de lugar onde ficar em Alter do Chão
Hostel Tapajós, opção de lugar onde ficar em Alter do Chão. Créditos: Divulgação

Hospedagem próxima ao centro e à praia, com amplo jardim e quartos confortáveis. O que mais se pode querer de um hostel? 

O Hostel Tapajós (86) oferece opções de quartos privativos, dormitórios coletivos femininos, masculinos e mistos, além de redário, onde as pessoas estendem suas redes e dormem. Independente do tipo de hospedagem escolhido, todos são os hóspedes são contemplados com café da manhã gratuito e farto.

Reserve agora

Casas na árvore em Alter do Chão

Sonho na Amazônia

Casa na árvore em Alter do Chão, Pará
Casa na árvore em Alter do Chão, Pará. Créditos: Divulgação

Se durante a sua infância você quis muito ter uma casa na árvore mas não teve o seu desejo atendido, aqui está a chance de realizá-lo. A casa Sonho na Amazônia (74) tem três andares e está rodeada pela mata, com quartos abertos e cheios de luz natural. 

Há redes para todos os lados, mesinha baixa com almofadas e até cama flutuante, repleta de travesseiros para você se jogar. Nos quartos, as camas são protegidas por mosquiteiros para que moscas, mosquitos e outros bichos não atrapalhem o seu sono. Há também uma cozinha bem equipada para que você possa preparar as suas refeições, se assim desejar.

Reserve agora

Casa vibe no Lago Verde

Casa na árvore próxima ao Lago Verde, em Alter do Chão
Casa na árvore próxima ao Lago Verde, em Alter do Chão. Créditos: Divulgação

Não fique triste se o seu orçamento limitado não puder arcar com o valor de uma diária na casa anterior. Nesta que encontramos através do Airbnb você pode ficar em quartos coletivos para até 4 pessoas. Ela fica a 1,4 km da praça principal, mas o que é uma caminhada diante da possibilidade de dormir em uma casa na árvore no meio da floresta?

Há também quartos individuais, além da possibilidade de alugar a casa inteira para o seu grupo. Não há café da manhã, mas existe uma cozinha equipada para você preparar suas refeições ou guardar as que trouxer da rua.

Reserve agora

Seguro viagem nacional

Você está se preparando para viajar para a Amazônia e não passou pela sua cabeça fazer um seguro de viagem nacional

Ele custa apenas R$3,57 e oferece cobertura médico-hospitalar, transporte para consulta, regresso sanitário, cobertura farmacêutica para gastos com medicamentos, seguro de invalidez ou morte acidental, além de assistência na localização de bagagens e indenização de malas extraviadas. Use as instruções abaixo para fazer sua cotação.

Seguros Promo
VIAJEIBONITO5

Cupom que dá direito a 5% de desconto

Ver todos os cupons

Como utilizar este cupom

  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento
Seguros Promo
FERIAS

Cupom que dá direito a 15% de desconto

Ver todos os cupons

Cupom temporário válido entre 04/12/2019 e 19/12/2019

Os passos são os mesmos do nosso cupom

Real Seguro Viagem
PROMO10

Cupom que dá direito a 10% de desconto

Ver todos os cupons

Como utilizar este cupom

  1. Basta utilizar este link
  2. No momento da conclusão da compra, o valor do desconto será automaticamente aplicado ao total

Leia mais sobre Alter do Chão e o Pará

Prepare-se para sua viagem

Em Alter do Chão e Santarém, nossa sugestão de hospedagem é a Pousada Vila Alter (88, diárias a partir de R$129,00). Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, casas e quartos no Airbnb ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

Mesmo sem a obrigatoriedade de contratar um seguro viagem ao viajar pelo Brasil, é altamente recomendável para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 19/12/19 você pode usar o cupom FERIAS para garantir 15% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado! Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem.

Vai alugar um carro? O preço do aluguel de veículos na categoria Economico em Santarém é de aproximadamente R$110,00 por diária (confira mais preços aqui). Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

Descubra quando viajar para Santarém, ou então pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Kayak. Aprenda a criar um alerta de passagens aéreas em promoção.

Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar.

A ClickBus é uma plataforma para compra de passagens de ônibus no Brasil indicada pela ampla quantidade de itinerários. Utilize o cupom ABUS5 para garantir 5% em sua compra.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom 9udns9 durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Adicione ao Pinterest

Clique na imagem para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: Lumion Fotografia

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Ver mais artigos de Gisele Rocha

Créditos da imagem de capa: Taylor Simpson / Fonte: Unsplash. Imagem utilizada nas redes sociais: Lumion Fotografia.

8 comentários em “Onde ficar em Alter do Chão: pousadas, hostels e casas na árvore”

  1. Menina… que péssimo chegar e encontrar a hospedagem em tão más condições! Para mim é item fundamental numa viagem: a hospedagem! Às vezes economizar demais coloca a gente numa bela roubada! rsrs

    Os lugares que você indica em seguida são cheios de charme e eu adoraria ficar em qualquer um deles. A casa na árvore cercada de natureza seria um sonho! 🙂

    Que bom que você conseguiu mudar de lugar! 🙂

  2. Ah, pronto! Já fiquei com vontade de descansar alguns dias nessas pousadas que parecem o paraíso da tranquilidade! rs Deitar em uma rede e ler um livro, cochilar dps do almoço aiaiai e ficar em uma casa de árvore então? Sonho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *