Onde ficar em Curitiba: melhores bairros para se hospedar

Onde ficar em Curitiba? A capital paranaense oferece muito conforto, facilidades e mobilidade para seus turistas. Devido às influências dos imigrantes europeus – principalmente os italianos, poloneses e ucranianos – a cidade ainda mantém características multiculturais. 

A cidade é dividida em 75 bairros, por isso, para conseguir aproveitar ao máximo das atrações turísticas, o primeiro passo é escolher bem onde se hospedar. Neste artigo listaremos os bairros mais seguros de Curitiba, assim como as melhores opções de hotéis e albergues em cada um deles.

Onde ficar em Curitiba

Curitiba possui um sistema de transporte público moderno e eficiente. Sendo assim, se você ficar perto do Centro, não vai precisar de se preocupar com as locomoções. É possível transitar pela cidade de ônibus ou Uber tranquilamente. 

Sabendo disso, o ideal é que você fique em um bairro próximo a alguns pontos turísticos, mas que também ofereça um bom custo-benefício na hospedagem e opções de lazer. A nossa missão aqui é justamente essa, ajudá-lo a escolher onde se hospedar em Curitiba. Selecionamos quatro bairros seguros e bem localizados.

Centro Cívico

Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico de Curitiba, Paraná
Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico de Curitiba, Paraná. Créditos: Gisele Rocha

O Centro Cívico, como o próprio nome sugere, é um bairro na área central de Curitiba e é considerado um bairro onde se resolvem as pendências relacionadas ao cidadão. Possui um visual moderno e é onde se concentram os principais prédios governamentais. Foi inaugurado em 1953 e seu projeto arquitetônico atraiu (e ainda atrai) muitas visitas. É um bairro de fácil acesso tanto para quem está de carro, como para quem prefere o transporte público.

É uma boa opção para quem quer conhecer diversos pontos turísticos da cidade, o que faz dele um dos melhores bairros para se hospedar em Curitiba

Pontos turísticos no Centro Cívico: Museus Oscar Niemeyer (também conhecido como Museu do Olho), Bosque do Papa, Palácio do Iguaçu (e a Praça Nossa Senhora da Salete), Praça 19 de Dezembro e Museu do Holocausto. Tudo isso pode ser visitado a pé, caso você esteja hospedado no bairro. À noite, você poderá experimentar a culinária mexicana na região ou visitar algum dos diversos pubs que o bairro oferece.

Hotéis:

Albergues:

Alto da Glória

Palacete dos Leões, no Alto da Glória, Curitiba, Paraná, Brasil
Palacete dos Leões, no Alto da Glória, Curitiba, Paraná, Brasil. Créditos: Henrique Chappuis Ramos / Fonte: Wikimedia Commons

Outro bairro ótimo onde ficar em Curitiba é o Alto da Glória. Ele fica bem perto do Centro Cívico, bem pertinho. Assim, todos os pontos turísticos que você pode aproveitar estando no Centro Cívico, também poderá aproveitar ao se hospedar no Alto da Glória. 

Além disso, o Alto da Glória é muito tranquilo, por ser majoritariamente residencial. No entanto, há também opções de comércio, lazer e saídas noturnas. Alimentado por linhas convencionais e expresso de ônibus, o bairro é bem conectado e de fácil acesso.

Pontos turísticos no Alto da Glória: Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Estádio Couto Pereira (do Coritiba). Outros pontos conhecidos no bairro são o Palacete dos Leões, Cemitério Evangélico Luterano, Praça Goethe e Praça Portugal.

Hotel:

💡 Alerta de passagens promocionais!

Para encontrar promoções de passagens aéreas para Curitiba e ficar por dentro da época mais barata para viajar, recomendamos que você crie um alerta no site Kayak ou verifique o calendário da seção Quando Viajar da Viajanet.

Criar alerta

Batel

Castelo do Batel, em Curitiba, Paraná
Castelo do Batel, em Curitiba, Paraná. Créditos: Gisele Rocha

O Batel é um dos bairros mais charmosos da capital paranaense. Considerado residencial e de alto padrão, ele é muito bem localizado. Sua proximidade do centro é responsável por atrair muitos turistas e faz dele um dos melhores bairros onde se hospedar em Curitiba. 

Oferece bastante lazer e entretenimento através de seus três shoppings: Pátio Batel, Novo Batel e Crystal. A vida noturna por lá é bem agitada, uma vez que na própria Avenida Batel há uma concentração de bares. O mesmo acontece em termos de gastronomia, com muita oferta de lanchonetes, bistrôs e restaurantes mais refinados. É um ótimo lugar para ficar em Curitiba se você procura o que fazer além dos pontos turísticos, ou se prefere ficar em uma área nobre. 

Pontos turísticos no Batel: Praça da Espanha, que inclusive oferece uma feira de antiguidades aos sábados. A Praça do Japão também está por perto e suas construções remetem à arquitetura japonesa, rodeada dos clássicos jardins orientais. Para quem gosta de arte, a SIM Galeria promove sempre exposições de artistas nacionais e internacionais. Para curtir a noite, o Hard Rock Cafe é uma boa ideia.

Hotéis:

Hostel:

Mercês

Torre Panorâmica de Curitiba, Paraná
Torre Panorâmica de Curitiba, Paraná. Créditos: Gisele Rocha

Se você ainda não decidiu onde se hospedar em Curitiba, há também o bairro Mercês. É de fácil acesso e atendido por diversas linhas de ônibus. É um bairro residencial procurado por pessoas que buscam qualidade de vida, uma vez que a região é abundante em áreas verdes e programações culturais.

Para a vida noturna, você também estará bem servido, uma vez que o bairro possui uma grande variedade de baladas e barzinhos. 

Pontos turísticos no bairro Mercês: Torre Panorâmica, uma atração imperdível que permite ao turista ter uma vista de 360º da capital, do alto de seus quase 110 metros. Há também a Paróquia Nossa Senhora das Mercês, datada de 1929. A Praça 29 de Março é sempre frequentada por quem gosta de esportes, assim como o Parque Birigui. Tem também o Museu do Automóvel, o Museu da Vida, o Canal da Música e o Portal Santa Felicidade.

Hotel:

Albergues:

Centro Histórico

Onde ficar em Curitiba. Guia de hotéis e bairros
Onde ficar em Curitiba. Guia de hotéis e bairros. Créditos: Gisele Rocha

O último bairro da nossa lista de onde ficar em Curitiba merece ressalvas. O Centro Histórico pode ser um lugar privilegiado por englobar boa parte dos pontos turísticos mais visitados da capital paranaense, também oferece a vantagem de se conectar com outros bairros através das linhas de transporte urbano, mas merece atenção durante a noite.

Circular nessa área fora do horário comercial não é seguro, então, se você for do tipo baladeiro, é melhor circular de Uber ou simplesmente escolher outro bairro para se hospedar em Curitiba. Mas se o seu intuito for apenas fazer roteiros diurnos, ficar no Centro Histórico é uma excelente opção.

Pontos turísticos no Centro Histórico: Largo da Ordem, Praça Tiradentes, Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Sesc Paço da Liberdade, Museu Paranaense, Rua, 24 horas, Biblioteca Pública do Paraná, Gibiteca, Museu da Imagem e do Som e Museu do Expedicionário.

Hotéis:

Albergue:

Seguro viagem nacional

Ao viajar pelo Brasil, não conte com a sorte! Esteja protegido de qualquer eventualidade contratando um plano de seguro viagem nacional. Ele custa a partir de R$3,57 por dia e oferece assistência médico-odontológica, cobertura farmacêutica, além outros benefícios que nenhum plano de saúde apresenta, como orientação em caso de perda de documentos e cartão de crédito, localização de bagagem extraviada e assistência jurídica por acidente de trânsito.

Use os nossos cupons e pague menos!

Seguros Promo
VIAJEIBONITO5
Cupom que dá direito a 5% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.
Real Seguro Viagem
PROMO10
Cupom que dá direito a 10% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Basta utilizar este link
  2. No momento da conclusão da compra, o valor do desconto será automaticamente aplicado ao total

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

Leia mais sobre Curitiba

Esses foram os melhores bairros para se hospedar em Curitiba, visando tanto o custo-benefício quanto a proximidade com pontos turísticos interessantes.

Agora que você já sabe onde ficar em Curitiba, é hora de montar o seu roteiro. Veja dicas de passeios e pontos turísticos nos nossos posts sobre a cidade.

Passagens baratas para Curitiba

Onde ficar em Curitiba: melhores bairros para se hospedar

Prepare-se para viajar

Use o cupom CLIENTE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Osmar Sexto

Formado em Ciência da Computação, ex-analista de sistemas e jogador profissional de poker desde 2013, vai levando a vida rodeado por músicas, esportes, jogos, séries e viagens.

Um pensamento em “Onde ficar em Curitiba: melhores bairros para se hospedar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo