Onde se hospedar em Cusco, no Peru

Uma das cidades mais visitadas no Peru Peru e ponto de apoio para quem vai conhecer Machu Picchu, Cusco está no Vale Sagrado dos Incas. Situada a 3.400 metros acima do nível do mar, a cidade é um desafio para quem visita o Peru e nunca foi exposto a grande altitudes. O pulmão vai sofrer, mas nada que uns dias de adaptação ao ar rarefeito e alguns chás não resolvam. Durante o Império Inca, Cusco foi um importante centro cultural e econômico e a capital do reino. No século XVI, durante a conquista espanhola, a maioria dos edifícios Incas foi destruída. Em 1950, um terremoto destruiu uma construção de padres dominicanos e mostrou que a edificação havia sido erguida em cima do Templo do Sol Inca, que sobreviveu ao abalo sísmico. Aliás, esse templo inca sobreviveu não só a esse terremoto, mas aos anteriores que, por acaso, também destruíram a construção dominicana. Cusco é, desde 1983, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. O artigo escrito pelo Volto Logo descreve muito bem os motivos!

Para esse guia, selecionamos a região do Centro Histórico de Cusco como a melhor para se hospedar. A maioria das atrações turísticas estão por ali e tudo pode ser feito a pé. Além disso, a região central da cidade possui todos os recursos de apoio turístico como bares, restaurantes, lojas, casas de câmbios, redes de fast food, etc. Além disso, no Centro Histórico é onde estão os principais hotéis e hostels da cidade, com opções para todos os bolsos e gostos.

Antes de começarmos esse guia que tal conhecer um pouquinho mais sobre Cusco e o Peru? Aqui no Viajei Bonito você encontra uma série de artigos sobre o país andino, como onde comer sem gastar muito em Cusco e qual é a melhor época para ir ao Peru. Se você vai parar na cidade para visitar Machu Picchu, temos várias dicas sobre a cidade sagrada Inca, entre elas como chegar a Machu Picchu gastando apenas 1 dólar, todas as formas de chegar a Machu Picchu, os segredos de Machu Picchu e o que levar na mochila para Machu Picchu. Não se esqueça também de ler sobre o porquê de contratar um seguro viagem para viajar pela América do Sul. Apesar de não ser obrigatório, ele é essencial para a sua segurança. No artigo você vai descobrir o porquê e de quebra ainda vai ganhar muitas dicas sobre como fazer a sua apólice e escolher o melhor plano para a sua viagem.

Vamos começar então com a nossa recomendação em Cusco.

Tierra Viva Cusco Plaza

Este luxuoso hotel está a 1 quarteirão da pitoresca praça central de Cusco e a 2 quarteirões da histórica catedral da cidade. Apresenta acomodações elegantes com acesso Wi-Fi gratuito. (Booking.com)

A partir das revisões no Booking, a localização do hotel é ótima. Quem já ficou por lá avaliou como excelente a limpeza. Os serviços prestados e as comodidades foram extremamente bem classificados, chamando atenção também pelo conforto. Os funcionários são extremamente solícitos e profissionais. Podemos dizer que o custo benefício é ótimo.

O hotel conta com recepção 24 horas, aquecimento, lavanderia e depósito de bagagens.

Com relação à localização, o hotel fica a menos de 1 km da Praça Centrald e Cusco, da Museu Inca, da Catedral de Cusco, da Igreja da Sagrada Família, da Igreja La Companhia de Jesus, da Igreja La Merced, da Museu de Arte Religiosa, da Convento de Santa Catalina, da Rua Hatun Rumiyoc e da Igreja de San Blas.

 

Consultar disponibilidade e fazer sua reserva pelo Booking → Tierra Viva Cusco Plaza

Para ler em seguida

Preciso de seguro viagem para a América do Sul?

Descubra quanto custa viajar para Cusco

Onde estão os hotéis e albergues deste guia?

Preparados? Vamos então desvendar a região Central de Cusco, a melhor para se hospedar na cidade.

Centro Histórico de Cusco

Alguns motivos fazem do Centro Histórico de Cusco o melhor lugar para se hospedar na cidade: bares, restaurantes, casas de câmbio e, o principal, o incrível complexo arquitetônico. A Plaza das Armas é o local onde se concentram as construções mais impactantes de Cusco. A praça é também um local de muita história. Por ali são realizadas festividades da cultural Inca, procissões em datas católicas, apresentações de danças e músicas típicas e uma feira na época do Natal. Além disso, foi na Plaza das Armas que José Gabriel Condorcanqui Noguera, o Túpac Amaru II, foi assassinado em 1781. Túpac Amaru II foi um líder indígena e lutou contra a dominação espanhola nos Andes.

Siga nossa página no Facebook

Na Plaza das Armas está a Catedral Basílica da Virgem de Assunção, ou Catedral de Cusco. A edificação foi a primeira a ser construída na América do Sul, ainda nos séculos XVI e XVII e é uma das maiores na América Latina. Ao lado dos templos do Triunfo e da Sagrada Família, forma o Conjunto da Catedral, ocupando uma área de 3.956 m². A Catedral foi erguida com pedras e blocos de granito vermelho e é uma mistura dos estilos renascentista, barroco, gótico tardio e plateresco. Ainda na Plaza das Armas, está o Templo da La Compañía de Jesus, construído em cima de edifícios Incas. A igreja é um exemplo da arquitetura barroca andina e foi erguida ainda no século XVI. No século seguinte foi destruída em um terremoto, sendo reerguida décadas depois.

Plaza da Armas e a Catedral de Cusco em destaque

Plaza da Armas e a Catedral de Cusco em destaque. Créditos: jerzykwpodrozy / Fonte: Pixabay

Perto da Plaza da Armas, na Calle Mantas, está a Igreja e Convento de La Merced. Construída no século XVI, pertence a Ordem dos Mercedários. O templo foi declarado Patrimônio Cultural da Nação e de Monumento Artístico pelo Instituto Nacional de Cultura de Cusco. Com razão. O seu interior é composto pelos estilos neoclássico e barraco e há imagens de Nossa Senhora da Misericórdia e do Senho Huanca, santo que nasceu da mistura entre as crenças católicas e incas. Dentro da igreja ainda há muitas pinturas e um museu, onde ficam expostos quadros, joias e a obra Custodia de La Merced, que mede 1,2 de altura, pesa 22 kg e foi feita em ouro e pedras preciosas, como diamante, ametista, esmeraldas e rubis.

No Centro Histórico de Cusco ainda estão outras atrações importantes e imperdíveis como a Calle Hatun Rumiyuq, onde ficava o palácio do Império Inca. A rua liga a Plaza das Armas até o bairro de San Blas e caminhar por ela é observar todas as características e misturas entre a Cusco inca e espanhola. O Convento de Santo Domingo foi construído em cima do Coricancha, um templo inca dedicado ao deus Sol. Parte da estrutura desse templo serviu de base para o convento. Em seu interior há uma coleção muito importante de pinturas locais e é possível avistar as belas paredes incas. Na Plaza Las Nazareñas está o Museu de Arte Pré-colombiana. Em seu acervo estão peças que conta mais de 3 mil anos de história do Peru e de suas civilizações.

Vista parcial de Cusco.

Vista parcial de Cusco. Créditos: ygrr / Fonte: Pixabay

Na Calle Cuesta Del Almirante está o Museo Inca. O acervo é composto por cerâmicas, vasos cerimoniais, roupas e múmias incas. Em Cusco também é possível encontrar um museu dedicado a Machu Picchu. Localizado na Calle Santa Catalina Ancha, o Museo Machu Picchu está dentro da Casa Concha e seu acervo consiste em peças do sítio arqueológico pela equipe que descobriu a cidade sagrada no início do século XX. Depois de passar anos nos EUA, essas peças começaram a retornar ao Peru em 2011. Entre maquete e tour virtual, o Museo de Machu Picchu é um relato da riqueza histórica encontrada durante as escavações da cidade.

O bairro de San Blas, parte do Centro Histórico, é o local perfeito para comprar artesanato, pinturas e outros objetos artisticos. No bairro também está localizada a Igreja de San Blas. Pequena e modesta, o templo é Patrimônio Cultural da Nação e Monumento Histórico Artístico. O que chama a atenção nessa igreja é o El Púlpito, o altar, talhado em cedro e com detalhes sacros folheados a ouro. E, como toda igreja de Cusco, não faltam pinturas pela Igreja de San Blas.

Belmond Palacio Nazarenas

Este hotel consiste num palácio remodelado, com paredes construídas com pedras inca e exibe uma piscina exterior, um spa, bem como um bar e um restaurante. Dispõe de acesso Wi-Fi gratuito e de um buffet de pequeno-almoço. (Booking.com)

Analisando as revisões dos usuários do Booking, a localização do hotel é excelente. Os serviços prestados e as comodidades beiram a excelênia, chamando atenção também pelo conforto. Os funcionários são extremamente solícitos e profissionais. Pode-se dizer que o custo benefício é excelente.

O hotel possui recepção 24 horas, ar-condicionado, aquecimento, lavanderia, depósito de bagagens, restaurante, bar, Wi-Fi gratuita e serviço de transfer (mediante taxa).

Com relação à localização, o hotel fica a menos de 1 km da Praça Centrald e Cusco, do Museu Inca, da Catedral de Cusco, da Igreja da Sagrada Família, da Igreja La Companhia de Jesus, da Igreja La Merced, do Museu de Arte Religiosa, do Convento de Santa Catalina, do Rua Hatun Rumiyoc e da Igreja de San Blas.

 

Consultar disponibilidade e fazer sua reserva pelo Booking → Belmond Palacio Nazarenas

Inkaterra La Casona

Situado numa exclusiva mansão histórica colonial, o Inkaterra disponibiliza luxuosas acomodações com lareiras de mármore, uma galeria espanhola decorada com pedra e um pátio central. As sessões de massagem podem ser reservadas. (Booking.com)

De acordo com revisões retiradas do Booking, a localização do hotel é excelente. Pode-se dizer que o custo benefício é excelente.

O hotel conta com recepção 24 horas, aquecimento, lavanderia, depósito de bagagens, restaurante e Wi-Fi gratuita.

Com relação à localização, o hotel fica a menos de 1 km da Praça Centrald e Cusco, do Museu Inca, da Catedral de Cusco, da Igreja da Sagrada Família, da Igreja La Companhia de Jesus, da Igreja La Merced, do Museu de Arte Religiosa, do Convento de Santa Catalina, do Rua Hatun Rumiyoc e da Igreja de San Blas.

 

Consultar disponibilidade e fazer sua reserva pelo Booking → Inkaterra La Casona

Belmond Hotel Monasterio

A partir de revisões observadas no Booking, a localização do hotel é excelente. Quem já se hospedou por lá avaliou como excelente a limpeza. Os serviços prestados e as comodidades beiram a excelênia, chamando atenção também pelo conforto. Os funcionários são extremamente solícitos e profissionais. Pode-se dizer que o custo benefício é ótimo.

O hotel conta com recepção 24 horas, ar-condicionado, aquecimento, lavanderia, depósito de bagagens, bar, Wi-Fi gratuita e serviço de transfer (mediante taxa).

Com relação à localização, o hotel fica a menos de 1 km da Praça Centrald e Cusco, do Museu Inca, da Catedral de Cusco, da Igreja da Sagrada Família, da Igreja La Companhia de Jesus, da Igreja La Merced, do Museu de Arte Religiosa, do Convento de Santa Catalina, do Rua Hatun Rumiyoc e da Igreja de San Blas.

 

Consultar disponibilidade e fazer sua reserva pelo Booking → Belmond Hotel Monasterio

JW Marriott El Convento Cusco

Este hotel apresenta interiores impressionantes, com tijolos antigos expostos, tectos abobadados e mobiliário de design elegante. A Catedral de Cusco e a praça central estão localizadas apenas a 3 quarteirões. (Booking.com)

Analisando as revisões no Booking, a localização do resort é excelente. Quem já se hospedou por lá avaliou como excelente a limpeza. Os serviços prestados e as comodidades beiram a excelênia, chamando atenção também pelo conforto. Os funcionários são extremamente solícitos e profissionais. Pode-se dizer que o custo benefício é ótimo.

O resort possui recepção 24 horas, ar-condicionado, quartos com isolamento acústico, aquecimento, lavanderia, restaurante, bar, Wi-Fi gratuita e serviço de transfer (mediante taxa).

Com relação à localização, o resort fica a menos de 1 km da Praça Centrald e Cusco, do Museu Inca, da Catedral de Cusco, da Igreja da Sagrada Família, da Igreja La Companhia de Jesus, do Museu de Arte Religiosa, do Convento de Santa Catalina, do Rua Hatun Rumiyoc, da Igreja de San Blas e da Igreja de Santo Domingo.

 

Consultar disponibilidade e fazer sua reserva pelo Booking → JW Marriott El Convento Cusco

El Retablo

Analisando as revisões no Booking, a localização do hotel é muito bem avaliada. Quem já esteve por lá avaliou como excelente a limpeza. Os serviços prestados e as comodidades beiram a excelênia, chamando atenção também pelo conforto. Os funcionários são extremamente solícitos e profissionais. Pode-se dizer que o custo benefício é ótimo.

O hotel conta com recepção 24 horas, aquecimento, lavanderia e Wi-Fi gratuita.

Com relação à localização, o hotel fica a menos de 1 km da Praça Centrald e Cusco, do Museu Inca, da Catedral de Cusco, da Igreja da Sagrada Família, da Igreja La Companhia de Jesus, do Museu de Arte Religiosa, do Convento de Santa Catalina, do Rua Hatun Rumiyoc, da Igreja de San Blas e da Fortaleza de Sacsaihuaman.

 

Consultar disponibilidade e fazer sua reserva pelo Booking → El Retablo

Sonesta Hotel Cusco

Situado apenas a 8 minutos de carro do Aeroporto Velasco Astete, o Sonesta Hotel Cusco encontra-se a menos de 1 km do centro da cidade. Todos os quartos dispõem de vista para a montanha ou para a cidade. (Booking.com)

A partir das revisões no Booking, a localização do hotel é muito bem avaliada. Quem já se hospedou por lá avaliou como excelente a limpeza. Os serviços prestados e as comodidades beiram a excelênia, chamando atenção também pelo conforto. Os funcionários são extremamente solícitos e profissionais. Podemos dizer que o custo benefício é excelente.

O hotel conta com recepção 24 horas, aquecimento, lavanderia, depósito de bagagens, restaurante, bar e Wi-Fi gratuita.

Com relação à localização, o hotel fica a menos de 1 km da Igreja La Companhia de Jesus, do Convento de Santa Catalina, da Igreja de Santo Domingo, do Templo do Sol e da Wanchaq Train station. Outros pontos turísticos próximos: Catedral de Cusco, Igreja da Sagrada Família, Igreja La Merced, Museu de Arte Religiosa e Rua Hatun Rumiyoc.

 

Consultar disponibilidade e fazer sua reserva pelo Booking → Sonesta Hotel Cusco

Illa Hotel

Com acesso Wi-Fi gratuito, um terraço e um terraço para banhos de sol, o Illa Hotel apresenta alojamento em Cusco. Diariamente é servido um pequeno-almoço gratuito. (Booking.com)

A partir de revisões observadas no Booking, a localização do hotel é ótima. Quem já esteve por lá avaliou como excelente a limpeza. Os serviços prestados e as comodidades beiram a excelênia, chamando atenção também pelo conforto. Os funcionários são extremamente solícitos e profissionais. Podemos dizer que o custo benefício é ótimo.

O hotel possui recepção 24 horas, aquecimento, lavanderia, depósito de bagagens, bar, Wi-Fi gratuita e serviço de transfer (mediante taxa).

Com relação à localização, o hotel fica a menos de 1 km da Praça Centrald e Cusco, do Museu Inca, da Catedral de Cusco, da Igreja da Sagrada Família, da Igreja La Companhia de Jesus, do Museu de Arte Religiosa, do Convento de Santa Catalina, do Rua Hatun Rumiyoc, da Igreja de San Blas e do Templo de Qenko.

 

Consultar disponibilidade e fazer sua reserva pelo Booking → Illa Hotel

El Mercado

O El Mercado Hotel está localizado em Cusco, a 5 minutos a pé da praça principal e da catedral. Existe acesso Wi-Fi gratuito. Os quartos disponibilizam uma casa de banho privativa com um chuveiro e uma televisão por cabo. (Booking.com)

Analisando as revisões no Booking, a localização do hotel é ótima. Quem já se hospedou por lá avaliou como excelente a limpeza. Os serviços prestados e as comodidades beiram a excelênia, chamando atenção também pelo conforto. Os funcionários são extremamente solícitos e profissionais. Podemos dizer que o custo benefício é excelente.

O hotel conta com recepção 24 horas, aquecimento, lavanderia, depósito de bagagens, restaurante, bar e Wi-Fi gratuita.

Com relação à localização, o hotel fica a menos de 1 km da Praça Centrald e Cusco, do Museu Inca, da Catedral de Cusco, da Igreja da Sagrada Família, da Igreja La Companhia de Jesus, da Igreja La Merced, do Convento de Santa Catalina, da Fortaleza de Sacsaihuaman, do Mercado Central e da Estação de Trem San Pedro.

 

Consultar disponibilidade e fazer sua reserva pelo Booking → El Mercado

Hotel Rumi Punku

Este hotel de 3 estrelas dispõe de acomodações com um estilo rural e de acesso Wi-Fi gratuito, numa rua sem saída em Cusco, apenas a 300 metros da Plaza de Armas (praça). (Booking.com)

A partir de revisões observadas no Booking, a localização do hotel é ótima. Quem já esteve por lá avaliou como excelente a limpeza. Os serviços prestados e as comodidades beiram a excelênia, chamando atenção também pelo conforto. Os funcionários são extremamente solícitos e profissionais. Pode-se dizer que o custo benefício é ótimo.

O hotel conta com recepção 24 horas, academia, aquecimento, lavanderia, depósito de bagagens e Wi-Fi gratuita.

Com relação à localização, o hotel fica a menos de 1 km da Praça Centrald e Cusco, do Museu Inca, da Catedral de Cusco, da Igreja da Sagrada Família, da Igreja La Companhia de Jesus, do Museu de Arte Religiosa, do Convento de Santa Catalina, do Rua Hatun Rumiyoc, da Igreja de San Blas e da Fortaleza de Sacsaihuaman.

 

Consultar disponibilidade e fazer sua reserva pelo Booking → Hotel Rumi Punku

O que você achou desse guia?

Conte para a gente o que você achou desse guia de hospedagem sobre a região Central de Cusco. Gostou? Concorda? Tem alguma sugestão? Já ficou em um deles? Acha que outro bairro deveria ter entrado na lista? E o mais importante: esse guia atendeu às suas expectativas? Queremos saber a sua opinião para melhorarmos cada vez mais as nossas postagens e informações.

Até o próximo!

Prepare-se para sua viagem

Tierra Viva Cusco Plaza

Suecia N° 345

Descrição obtida de Booking

Este luxuoso hotel está a 1 quarteirão da pitoresca praça central de Cusco e a 2 quarteirões da histórica catedral da cidade. Apresenta acomodações elegantes com acesso Wi-Fi gratuito.

Quando você utiliza o botão abaixo para procurar sua hospedagem, o Viajei Bonito ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de ajudar nosso blog a continuar vivo, trazendo informações valiosas para sua viagem.

Verificar disponibilidade

Em Cusco, nossa sugestão de hospedagem é o Tierra Viva Cusco Plaza. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostel World.

Vai alugar um carro? O preço do aluguel de veículos na categoria Compacto em Cusco é de aproximadamente R$260,00 por diária pela Europcar (confira mais preços aqui). Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

Veja o motivo pelo qual recomendamos o seguro viagem para quem viaja pela América do Sul. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Em Cusco, o almoço simples sai por volta de R$7,24, já o fast-food sairá por mais ou menos R$15,36. Considerando o cappuccino, podemos dizer que o cafezinho da tarde custa R$4,83. Em restaurantes, a garrafa d'água de 330ml custa R$1,06, o refrigerante - considerando também o de 330ml - custa R$3,70 e o pint de cerveja R$7,73.

Descubra quanto custa viajar para Cusco.

Do Brasil, o voo mais barato para Cusco sai de Rio de Janeiro no dia 18/03/18 com volta em 28/03/18 e custa R$1.046,56 (ver as datas). Confira todas as opções de voo para Cusco.

Com base em cotações atualizadas do Yahoo Finance a cada duas horas, a proporção entre o Novo sol peruano e o Real é de 1 PEN para 0,9804 BRL. Utilizando o voucher VIAJEIBONITO você garante em sua primeira compra 10% de desconto no spread da BeeCâmbio e 25% de desconto no spread da Remessa Online, além de garantir as melhores taxas para câmbio de moeda.

Iracema Martins

Jornalista por formação e vocação, adora viajar e adora mais ainda viajar pelas páginas dos livros. Ama museus e se pudesse vivia dentro de um. Créditos da imagem de capa: jerzykwpodrozy / Fonte: Pixabay