Neste guia sobre onde se hospedar em Cusco, no Peru, você verá quais regiões e bairros são os mais indicados de acordo com o que cada um oferece. Dessa forma, você poderá planejar melhor sua estadia.

Ponto de apoio para quem vai conhecer Machu Picchu, Cusco é uma das cidades mais visitadas no Peru. Embora haja muito o que ver em seus arredores, é imprescindível reservar ao menos três dias para conhecer seus principais pontos turísticos, que recontam histórias fascinantes dos Incas até a invasão dos europeus que colonizaram o nosso continente.

Antes de começarmos este guia, que tal conhecer um pouquinho mais sobre Cusco e o Peru? Conheça todas as formas de chegar a Machu Picchu, qual a melhor época para visitá-lo e o que levar na mochila.

Sumário

Onde ficar em Cusco

Voltar para o sumário

Nos próximos tópicos você terá em mãos as regiões e os melhores hotéis em Cusco. Cada uma delas acompanha sugestões de hospedagem e links para que você mesmo possa realizar sua busca.

Em nossa seleção, escolhemos o Centro Histórico, a Plaza de Armas, o San Blas e o Distrito de Wánchaq (que é uma boa opção de hospedagem próxima do aeroporto).

💡 Se liga!

Para facilitar o passeio, é importante escolher com cuidado onde ficar em Cusco.

Evite hotéis em ladeiras muito íngremes (como a Cuesta del Almirante) e dê preferência a locais que não exijam longas caminhadas até as atrações de seu roteiro. Lembre-se de que o corpo precisará de um tempo para se adaptar à altitude, especialmente nos primeiros dias, e que evitando grandes esforços físicos você ajuda a prevenir o soroche, enfermidade que pode atrapalhar a sua viagem.

Centro Histórico

Voltar para o sumário
Plaza da Armas e a Catedral de Cusco em destaque
O Centro Histórico é a nossa sugestão de onde ficar em Cusco. Créditos: jerzykwpodrozy / Fonte: Pixabay

Podemos dizer que a região central de Cusco é a melhor para se hospedar na cidade. É ali que estão concentrados os principais pontos turísticos, acessíveis por meio de curtas caminhadas. Além disso, a região central possui todos os recursos de apoio como: bares, restaurantes, lojas, casas de câmbios, redes de fast food, etc.

Turistas que visitam Cusco e chegam pelo aeroporto, estão a poucos quilômetros do Centro Histórico. Isso faz com que o custo do traslado seja muito acessível, como você pode ver aqui.

Traslados e tours em Cusco

O que fazer no Centro Histórico de Cusco: Visitar a Catedral de Cusco e suas igrejas em estilo colonial além de estar em contato com os traços remanescentes da cultura Inca e que ainda estão presentes em algumas de suas construções.

Onde ficar no Centro Histórico de Cusco: Nossa sugestão de hostel na cidade é pelo Pariwana Hostel Cusco (92), que fica no Centro Histórico e conta com recepção 24 horas, cozinha compartilhada, sala com TV para os hóspedes, lavanderia, depósito de bagagens, lockers, bar, Wi-Fi gratuita e serviço de transfer (mediante taxa). Além de ser bem localizado, o custo benefício é ótimo para Cusco.

Além disso, você pode ver abaixo outras opções de onde se hospedar em Cusco caso também esteja considerando o Centro Histórico como o lugar ideal para suas noites na cidade.

  • Loki Cusco (80): Hostel que conta com três varandas térreas e um jardim com redes. Fica a menos de 1 km das Ruínas de Sacsayhuamán, da Estação de Trem San Pedro e também do Mercado Central.
  • Belmond Palacio Nazarenas (99): O hotel é muito conhecido por ocupar um palácio renovado com paredes de pedras incas e conta ainda com um spa e centro de bem-estar.
  • JW Marriott El Convento Cusco (95): Hotel ideal para os interessados no turismo religioso, visto que ele está localizado a poucos quarteirões do Convento de Santa Catalina, do Museu de Arte Religiosa e da Igreja da Sagrada Família.
  • El Retablo: Hotel com recepção 24 horas, serviço de quarto e Wi-Fi, cujo sinal foi muito bem avaliado pelos hóspedes na plataforma do Booking.
  • Sonesta Hotel Cusco: O café da manhã é muito elogiado pelos hóspedes e o hotel fica a 1 km da Estação de Metrô de Cusco.
  • El Mercado (95): Hotel muito bem localizado a 500 metros da Praça Central de Cusco, da Igreja La Companhia de Jesus, do Mercado Central e também da Catedral de Cusco.

Plaza de Armas

Voltar para o sumário
Telhados na Plaza de Armas em Cusco, Peru
Telhados na Plaza de Armas em Cusco, Peru. Créditos: Xavi Llunell / Fonte: Flickr

Se falamos que o Centro Histórico de Cusco é a melhor opção de onde se hospedar em Cusco, você ir um pouco além e optar por hotéis perto da Plaza de Armas.

Localizada no coração do centro de Cusco, a Plaza de Armas é repleta de igrejas, bares e restaurantes de grande destaque e ruínas incas. Além de uma atmosfera única e que sugere apenas tranquilidade, as opções para quem busca uma vida noturna ativa em Cusco são muitas.

Onde se hospedar na Plaza de Armas

  • Tierra Viva Cusco Plaza: Hotel localizado a um quarteirão da praça e muito bem avaliado pelos hóspedes, com destaque para seu pátio central em estilo colonial.
  • Hotel Plaza de Armas Cusco: Nesse hotel você estará hospedado de frente para a Plaza de Armas, o que faz de sua localização a melhor possível. De acordo com o Booking, o check in pode ser feito a partir das 11 horas da manhã, perfeito para quem chega à Cusco na hora do almoço e pode assim desfrutar dos restaurantes da praça após deixar as coisas no quarto.
  • Hostal El Peregrino: Mais uma opção muito próxima à Plaza de Armas e que se destaca pelo ótimo atendimento dos funcionários, muito elogiado pelos hóspedes na plataforma do Booking.

❤️ Lembre-se do seguro viagem!

O seguro viagem não é obrigatório nos países da América do Sul, porém ele é muito indicado por várias razões. Viaje para Cusco com mais tranquilidade sem pagar muito por isso, uma vez que as diárias na Seguros Promo custam a partir de R$9,73.

Contrate agora um seguro viagem para Cusco

San Blas

Voltar para o sumário
San Blas, Cusco, Peru
San Blas, Cusco, Peru. Créditos: Ursula Paulina Uriarte Espejo / Fonte: Wikimedia Commons (CC-BY-SA 4.0)

San Blas também faz parte do Centro Histórico e fica a, aproximadamente, 600 metros da Plaza de Armas (considerando sua distância para a Plazoleta de San Blas). Este se trata de um bairro mais residencial de casas coloniais e ruas de paralelepípedos.

Vale destacar que este bairro fica em um parte da cidade mais elevada, isto é, você poderá precisar subir um morrinho ou outro para se deslocar, mas nada que se faça um martírio.

O que fazer em San Blas: Visitar o famoso Museu da Coca (Coca Museum), a própria Praça de San Blas, o Templo de San Blas e também suas populares lojas de artesanato.

Onde ficar em San Blas

  • Inkaterra La Casona Relais & Chateaux (98): Mansão colonial histórica de acomodações luxuosas e a pouco mais de 100 metros das principais atrações turísticas do bairro.
  • Belmond Hotel Monasterio (97): Antigo mosteiro datado de 1592 com paredes em arte sacra. O interessante nesse hotel é a possibilidade de reservar acomodações enriquecidas com oxigênio! Fica a 100 metros da Igreja da Sagrada Família e do Museu Inca.
  • Illa Hotel: Possui terraço ao ar livre, perfeito para relaxar entre os passeios por Cusco, recepção 24 horas e lanchonete nas dependências do hotel.
  • Hotel Rumi Punku: Hotel com acomodações em estilo rural e decoração tradicional, além de café da manhã, que até o momento de redação deste artigo, já está incluído na diária.

Distrito de Wánchaq

Voltar para o sumário

O Distrito de Wánchaq é um bairro residencial e que circunda o Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete. Hospedar-se por lá é indicado, principalmente para quem está com um carro alugado ou para quem deseja não gastar muito tempo entre os traslados do aeroporto.

Caso você tenha um carro alugado, estará fora do tumulto do Centro Histórico e, com isso, será mais fácil deixar a cidade para visitar os pontos turísticos dos arredores de Cusco. Ao mesmo tempo, poderá visitar o centro utilizando outros meios de transporte.

Isto, é, mesmo estando afastado do Centro Histórico, o Distrito de Wánchaq é uma boa opção onde se hospedar em Cusco.

🚗 Alugue um carro em Cusco

Apesar do Centro Histórico de Cusco condensar a grande maioria dos pontos turísticos importantes da cidade, estar com um carro alugado lhe permitirá conhecer muito do que a região inteira tem a oferecer.

Alugue um carro em Cusco

O que fazer no Distrito de Wánchaq: Visitar o Mercado Wanchaq, a Capela do Senhor de Wimpillay e o Templo de San Sebastián.

Onde ficar no Distrito de Wánchaq

  • Qosqo Kusi Wasi: É uma boa opção de hospedagem próxima ao Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete (400 metros).
  • Comodo y Seguro Homestay: Hospedagem domiciliar e que oferece acomodações com lounge compartilhado e Wi-Fi gratuito.
  • Delvalle Home Habitaciones Privadas: Outra hospedagem do tipo domiciliar recomendada, também, por sua proximidade com o Terminal Rodoviário Central (1 km).

Já sabe onde se hospedar em Cusco?

Voltar para o sumário

Agora que você já sabe onde se hospedar em Cusco, conte para nós o que você achou desse guia de hospedagem. Já se hospedou em algum deles? Acha que outro bairro deveria ter entrado na lista? E o mais importante: esse guia atendeu às suas expectativas?

Queremos saber a sua opinião para melhorarmos cada vez mais as nossas postagens e informações.

Até o próximo!

Prepare-se para sua viagem

Voltar para o sumário

Em Cusco, nossa sugestão de hospedagem é o Pariwana Hostel Cusco (92, diárias a partir de R$47,00). Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, casas e quartos no Airbnb ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

Veja o motivo pelo qual recomendamos o seguro viagem para quem viaja pela América do Sul. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 19/12/19 você pode usar o cupom FERIAS para garantir 15% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado! Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem.

Vai alugar um carro? O preço do aluguel de veículos na categoria Intermediario em Cusco é de aproximadamente R$160,00 por diária (confira mais preços aqui). Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

testamos o chip internacional da Easysim4u e aprovamos tanto o serviço quanto a qualidade da internet no exterior. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom VIAJEIBONITO10 para garantir 10% de desconto em seu pedido! Recomendamos que você dê uma olhada no plano Dados Mundi que sai a partir de R$217,61. O Viajei Bonito indica também como alternativa o chip da Yes Brasil.

A GetYourGuide oferece passeios, tours, visitas a atrações turísticas e guias para vários destinos no mundo! Descubra o que ela tem a oferecer para Cusco. Você pode conferir também o nosso passo-a-passo sobre como reservar tours e guias pela internet.

Descubra quando viajar para Cusco, ou então pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Kayak. Aprenda a criar um alerta de passagens aéreas em promoção.

Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar.

TransferWise é o serviço de transferência de moedas para dentro e para fora do Brasil que utilizamos sempre que precisamos efetuar ou receber pagamentos internacionais. De todos no mercado, ele é o que garante até o momento a taxa de câmbio mais próxima da conversão atual.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom adrianoc135ue durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Em Cusco, o almoço simples sai por volta de R$7,77, já o fast-food sairá por mais ou menos R$20,33. Considerando o cappuccino, podemos dizer que o cafezinho da tarde custa R$9,17. Em restaurantes, a garrafa d'água de 330ml custa R$1,64, o refrigerante - considerando também o de 330ml - custa R$2,69 e o pint de cerveja R$9,57. Descubra quanto custa viajar para Cusco.

Adicione ao Pinterest

Clique na imagem para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: Brendan van Son / Fonte: Shutterstock

Adriano Castro

Formado em Ciência da Computação pela UFJF, trabalhou durante 10 anos como analista de sistemas até chutar o balde e tocar a vida como freelancer, carregando seus projetos para onde quer que vá.

Ver mais artigos de Adriano Castro

Créditos da imagem de capa: Sergio TB / Fonte: Shutterstock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *