Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

Pacotes para o Peru: como escolher os roteiros?

O Peru é um destino que encanta viajantes do mundo inteiro, e não é por acaso. Seu legado cultural, que remonta aos tempos do Império Inca, combina com paisagens deslumbrantes que vão desde os Andes até a vasta Amazônia.

As ruínas históricas de Machu Picchu e Cusco, as coloridas tradições locais, a gastronomia única e a riqueza natural tornam o Peru um lugar imperdível para quem busca aventura, cultura e história.

Entretanto, escolher um pacote de viagem para o Peru exige mais do que uma simples decisão sobre preços e datas.

É fundamental planejar a viagem de forma consciente para aproveitar ao máximo tudo o que o país tem a oferecer. Afinal, ninguém quer voltar para casa com a sensação de que deixou algo para trás ou que escolheu um roteiro por impulso, sem saber exatamente o que estava incluído.

Se você estiver com pressa e quiser logo conhecer os pacotes para o Peru oferecidos pela nossa parceira Peru Grand Travel, pode fazê-lo. Mas lhe convido a continuar a leitura exatamente para saber o que é relevante para planejar a sua viagem.

Viaje para o Peru e conheça a rica cultura local
Viaje para o Peru e conheça a rica cultura local. Créditos: Persnickety Prints / Fonte: Unsplash

Ao escolher pacotes de viagem para o Peru, é importante considerar alguns fatores para garantir que sua experiência seja incrível e atenda às suas expectativas. Aqui estão os pontos essenciais a serem levados em conta:

1. Duração da viagem

Este é o ponto de partida. Não adianta querer atravessar o país de Norte a Sul em poucos dias sem considerar o tempo necessário para deslocamentos, descanso e aclimatação, principalmente nas regiões de maior altitude.

2. Objetivos da viagem e pessoas envolvidas

Está planejando um mochilão, uma viagem romântica ou uma aventura em família?

Se estiver viajando com outras pessoas, é importante garantir que os interesses de todos estejam alinhados. Certifique-se de que todos concordam com as atrações e atividades que estarão no roteiro.

3. Interesses pessoais

Você gosta de fazer trilhas e dormir em acampamentos ou prefere o conforto do transporte porta a porta e de uma cama de hotel? Prefere praias ou montanhas? Tem interesse por museus? Gosta de experimentar a gastronomia local ou tem restrições?

Identificar seus interesses ajudará a escolher um pacote que se encaixe nas suas expectativas.

4. Adaptação ao roteiro

Você é do tipo que gosta de planejar cada detalhe da viagem ou prefere ser guiado por um roteiro mais estruturado?

Ao optar por um pacote, é importante entender que o itinerário é preestabelecido, sem possibilidade de grandes alterações ou cancelamentos. Por isso, leia atentamente a descrição no site da agência para garantir que a programação corresponde ao que você sonhou. Ou escolha uma agência que ofereça flexibilidade para que você crie o seu próprio roteiro.

5. Orçamento

Qual é o valor disponível para a sua viagem? Lembre-se de reservar entre 20% e 25% do orçamento para imprevistos. Além disso, considere os custos extras, como seguro viagem, passagens aéreas, refeições e bebidas não inclusas no pacote, gorjetas e compras de souvenirs.

Quais são as cidades mais turísticas do Peru?

Já publicamos aqui no Viajei Bonito um guia com 15 cidades para conhecer no Peru, entre destinos turísticos e tesouros escondidos.

Mas falando dos destinos que mais atraem visitantes, podemos citar: Lima, Cusco, Machu Picchu, Huaraz, Paracas, Puno e Arequipa. Peru Grand Travel oferece pacotes de viagens por esses e outros lugares, podendo inclusive começar em uma cidade e terminar em outra, o que otimiza tempo.

A seguir, vamos mostrar alguns roteiros para você planejar a sua viagem ao Peru.

⚠️ ATENÇÃO!

Antes de começar o ritmo intenso de passeios, lembre-se que boa parte dos destinos turísticos peruanos está a mais de 2.500 acima do nível do mar e que por isso é necessário passar pelo processo de aclimatação, ou seja, esperar que o seu corpo se adapte às novas condições, aumentando a produção de hemoglobina e glóbulos vermelhos para melhorar o transporte de oxigênio.

Se você pular essa etapa, poderá ser acometido pelo mal de altitude, chamado localmente de soroche. Os sintomas englobam dor de cabeça, fadiga e enjoo, mas podem evoluir para quadros mais sérios, como AVC, infarto e edema cerebral.

Espere ao menos 72 horas para o corpo se adaptar antes de fazer trilhas e visitar montanhas. E, claro, tenha sempre a proteção de um seguro viagem!

O que está incluso nos pacotes para o Peru?

Não há regras fixas sobre o que deve ser incluído nos pacotes oferecidos pelas agências, por isso, é importante ter cuidado ao escolher.

A Peru Grand Travel, por exemplo, oferece guias especializados, acomodações em hotéis confortáveis com café da manhã (nos passeios que incluem pernoite), transporte terrestre e ingressos para as atrações.

Lembre-se de sempre ler atentamente a descrição de cada pacote para entender exatamente o que está incluso e se preparar para eventuais custos adicionais, como refeições, por exemplo.

Pacotes de viagem para Machu Picchu

Existe uma ampla variedade de pacotes para Machu Picchu, e justamente por isso vale a pena entender as opções antes de escolher o seu.

As pessoas criam uma enorme expectativa em torno da Cidade Perdida dos Incas, e com razão! Estar ali é realmente emocionante, mas há muitas coisas fascinantes nos arredores para serem exploradas.

Se estiver com pouco tempo, é possível fazer um bate e volta para Machu Picchu, desde que uma agência cuide de toda a logística para você. Caso contrário, pode acabar gastando horas tentando entender as baldeações, o boleto turístico e outros detalhes que podem fazer você perder parte do precioso tempo que seria dedicado ao passeio.

Mas, se puder, recomendo optar por um roteiro de 4 ou 5 dias. Esse tempo é ideal para passear por Cusco, explorar Machu Picchu, conhecer um pouco do Vale Sagrado e ainda ter um tempinho para fazer compras e interagir mais com os moradores locais, o que enriquece o nosso repertório cultural.

Agora, se você, assim como eu, gosta mesmo de explorar os lugares por onde passa, faça logo o Desafio Extremo Machu Picchu. É um roteiro de 8 dias que leva você aos lugares mais emblemáticos e instagramáveis da região de Cusco. Eu recomendo, porém, chegar dois ou três dias antes para se aclimatar à altitude e evitar o mal-estar que pode atrapalhar sua aventura.

Encontre pacotes de viagem para Machu Picchu
Encontre pacotes de viagem para Machu Picchu. Créditos: Tom Cleary / Fonte: Unsplash

Pacote de 7 dias no Peru

Pacotes de 7 dias são excelentes para aproveitar feriados prolongados somados a alguns dias de folga. Pode, inclusive, incluir viagens para Machu Picchu.

No pacote Lima Colonial e Terra Sagrada dos Incas, por exemplo, você terá a chance de conhecer o melhor de Lima, Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu.

Para os aventureiros com disposição, a minha sugestão é a Trilha Inca Clássica, passando por lugares extraordinários como Patallacta, Runkuracay, Phuyupamarca, Wiñay Wayna, Intipunku e, enfim, Machu Picchu.

Pacote de 10 dias no Peru

Um roteiro de 10 dias no Peru permite ampliar a área que será visitada, incluindo destinos que vão além das redondezas de Cusco e Machu Picchu,

Um bom exemplo disso é o pacote Peru Espetacular, que engloba city tour em Lima, outro em Cusco, passeio pelo Vale Sagrado, Machu Picchu, Puno, além das Ilhas Flutuantes de Uros e Taquile. É um dos meus favoritos!

Outra possibilidade é o pacote Peru Histórico e Gastronômico, que também é muito procurado pelos viajantes, uma vez que a cozinha peruana é internacionalmente premiada. Ele inclui os mesmos destinos do roteiro anterior, porém com um viés mais voltado à gastronomia.

Já o pacote Origens dos Incas inclui outros destinos e atividades fascinantes, como o sobrevoo para ver as enigmáticas Linhas de Nazca.

Pacote de 15 dias no Peru

15 dias é uma excelente duração para uma viagem ao Peru! Esse tempo permite explorar o país de forma mais completa, sem precisar correr tanto entre os destinos.

No pacote Desafio dos Incas, você poderá passar por lugares mais desafiadores, que exigem preparo físico, como a famosa Montanha Colorida e a magnífica Laguna Humantay. O roteiro engloba ainda a Trilha Inca Huchuy Qosqo, Waqrapukara e o sítio arqueológico Wacrapukara. Por fim, passa também por Cusco, Machu Picchu, Puno e Lima. É bem completo!

Estes foram apenas alguns roteiros oferecidos pela Peru Grand Travel. Vale a pena conhecer todos os pacotes e roteiros para o Peru!

A Peru Grand Travel é confiável?

A Peru Grand Travel é uma agência de viagens consolidada no Peru, reconhecida pela excelência na criação de roteiros, oferecendo pacotes completos para Huaraz, Lima, Paracas, Huacachina, Nazca, Arequipa, Puno, Cusco e Machu Picchu, com toda a estrutura de deslocamento terrestre e acomodação inclusa.

A confirmação de que ela é uma agência confiável vem de pessoas que já participaram dos tours e deixaram suas avaliações no Trustindex. Das 600 avaliações, 91% são 5 estrelas e 3,83% 4 estrelas, destacando a boa organização, conforto dos traslados e bagagem de conhecimento dos guias.

E então, quais desses roteiros você vai fazer na sua próxima viagem ao Peru? Tem alguma dúvida ou precisa de mais alguma dica? Escreva pra gente na caixa de comentários!

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom CONSUMIDOR20 para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel
Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.
Garanta internet em mais de 200 países utilizando o chip da America Chip, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas.
Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.
Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo