15 praias em Pernambuco para relaxar e curtir

As praias em Pernambuco são espetaculares. Ao todo, são 187 quilômetros de litoral com enseadas paradisíacas, mar azul turquesa, rica vida marinha e areias tão brancas quanto farinha. Os cenários são variados, algumas praias são emolduradas por falésias, enquanto outras têm coqueiros enfileirados a perder de vista. O que todas têm em comum é a capacidade de nos deixar deslumbrados. 

Não importa se você gosta de praias urbanas, se prefere badalação ou se procura um lugar para se isolar. No litoral pernambucano é possível encontrar o destino perfeito para cada perfil. E é a isso que este artigo se propõe: mostrar a você as particularidades das praias mais bonitas de Pernambuco, assim como os tipos de passeios que você pode fazer em cada uma e as melhores pousadas para relaxar ao longo da costa.

Passagens baratas para Pernambuco

Antes de se jogar nas praias de Pernambuco, é possível que você queira encontrar passagens aéreas com o melhor custo-benefício. O buscador Passagens Promo encontra tarifas até 35% mais baratas que nos sites das próprias companhias aéreas. Pesquise e monitore os preços.

1. Praia do Gravatá – São José da Coroa Grande

A Praia do Gravatá é uma das melhores praias em Pernambuco para quem deseja conhecer lugares além dos clássicos
A Praia do Gravatá é uma das melhores praias em Pernambuco para quem deseja conhecer lugares além dos clássicos. Créditos: Prefeitura Municipal de São José da Coroa Grande

Feche os olhos e imagine-se em uma praia praticamente deserta, cercada por coqueiros e com o mar cristalino, quase sem ondas. Sem saber, você acabou de visualizar como seria um dia na Praia do Gravatá, no litoral sul de Pernambuco.

A vibe de isolamento é interrompida aos finais de semanas e feriados, quando excursões chegam de cidades vizinhas e o Pé na Areia Beach Club recebe um número considerável de visitantes. Ainda assim, se você se afastar, vai conseguir se manter longe da massa. Por outro lado, o fato de que ali existe um restaurante com boa infraestrutura vai deixá-lo mais aliviado por saber que se a fome bater ou se der vontade de tomar uma água de coco, um suco ou um drink, não precisará de esforço para encontrá-lo. Além de tudo, o lugar conta com parquinho para as crianças, banheiros e wi-fi.

É isolado? Sim, durante a semana, mas tem tudo o que você precisa para curtir o dia sem perrengues. Não vai ter Chuck Noland aqui.

Onde se hospedar em São José da Coroa Grande

Existem excelentes pousadas em São José da Coroa Grande, mas a localização da Pousada Vivenda Oriente é imbatível, fica de frente para o mar, com os pés na areia. A estrutura também é excepcional, tem piscina, espreguiçadeiras, redes de descanso, bar e restaurante.

2. Praia dos Carneiros – Tamandaré

A Praia de Carneiros é uma das praias mais bonitas de Pernambuco e faz sucesso nas redes sociais
A Praia de Carneiros é uma das praias mais bonitas de Pernambuco e faz sucesso nas redes sociais. Créditos: Fernando Andres / Fonte: Shutterstock

Entre todas as praias em Pernambuco, Carneiros foi a que caiu nas graças dos influenciadores digitais e passou a ser uma imagem recorrente nos feeds do Instagram. Pudera, ela é mesmo apaixonante! Mas mesmo com todo o sucesso, ela continua sendo uma das praias semidesertas do Nordeste.

O cenário é digno de filme, tem o mar calmo com tons vibrantes de azul esverdeado, um longo corredor de coqueiros e a singela Capela de São Benedito, que dá o charme final. Suas piscinas naturais, formadas por bancos de rochas, são seguras para crianças pequenas e perfeitas para adultos que só querem relaxar, sem gastar energia.

Nos arredores pode-se encontrar um bom número de pousadas, hospedagens, bares e restaurantes e para quem procura realizar alguma atividade turística, tem passeios de lancha, de catamarã, roteiros pelo mangue, snorkeling e visitar as piscinas naturais quando a maré está alta.

3. Praias das Campas – Tamandaré

As praias de Pernambuco tem águas mansas, mornas e cristalinas
As praias de Pernambuco tem águas mansas, mornas e cristalinas. Créditos: Pollyana Ventura / Fonte: iStock

Sendo uma continuação de Carneiros, a Praia das Campas conserva as características mencionadas anteriormente. No entanto, esta se localiza numa área mais urbanizada e com melhor acesso a serviços essenciais. Tem melhor infraestrutura, consequentemente, fica mais cheia.

Entre os atrativos turísticos desta praia está a Igreja de São Pedro, que fica à beira-mar. Se estiver disposto a caminhar, ande no sentido sul e você chegará ao Forte de São Inácio. Nos arredores existem alguns mirantes, de onde você pode contemplar essa obra-prima da natureza, uma das praias mais bonitas de Pernambuco.

Onde se hospedar em Tamandaré

Em Tamandaré não existe nenhuma pousada que se compare à Carneiros Paradiso em estrutura e beleza. Os bangalôs feitos de bambu e palhinha combinam com a atmosfera de praia semideserta, o enxoval branco deixam os quartos com a sensação de frescos e limpos. Para completar, o café da manhã é servido separadamente, você pode comer no conforto do quarto ou admirando a vista da varanda. É o lugar perfeito para casais em lua de mel.

4. Ilha de Santo Aleixo – Sirinhaém 

A Ilha de Santo Aleixo fica no litoral sul de Pernambuco
A Ilha de Santo Aleixo fica no litoral sul de Pernambuco. Créditos: Pollyana Ventura / Fonte: iStock

A Ilha de Santo Aleixo é o refúgio tropical dos sonhos no litoral sul de Pernambuco, com vegetação intocada, areia branca e mar azul-turquesa. A única forma de chegar lá atualmente é atravessando de barco desde a Barra de Sirinhaém. Por ser uma área de preservação ambiental particular, as visitações são limitadas e a infraestrutura turística é reduzida a só algumas barracas e um restaurante.

Na ilha você pode encontrar a Praia dos Pernambucanos que é a mais visitada e a Praia da Holanda que para chegar precisa fazer uma trilha curta. Suas águas mansas são um convite para a prática de stand up paddle e snorkeling, uma forma deliciosa de avistar peixes coloridos e invertebrados marinhos.

5. Porto de Galinhas – Ipojuca 

Porto de Galinhas é uma das melhores praias em Pernambuco, mas tende a ficar lotada no verão
Porto de Galinhas é uma das melhores praias em Pernambuco, mas tende a ficar lotada no verão. Créditos: Pollyana Ventura / Fonte: iStock

De vila de pescadores isolada a enseada mundialmente desejada, Porto de Galinhas recebe turistas de diferentes cantos do mundo, tem ótima infraestrutura e mesmo assim continua acessível para todos os bolsos.

Se destaca entre as praias de Pernambuco por ter algumas das maiores piscinas naturais do Brasil, sendo o lugar perfeito para relaxar e ver peixes de todas as cores. As jangadas que vão até as piscinas estão estacionadas na praia principal e não precisa se preocupar com horários, já que elas saem constantemente. No entanto, você aproveitará mais se a maré estiver baixa.

Outras atividades interessantes são os passeios de buggy, tours pelo mangue ou visitar a feira de artesanato. Por fim, não faltarão opções para uma noite animada, seja forró, shows ao vivo ou luaus. Basta se inteirar sobre a programação na sua pousada ou com algum morador local.

Onde se hospedar em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas conta com diversos resorts all inclusive e pousadas de alto padrão. Descrevê-los renderia um post à parte, por isso preferimos que você veja com os seus próprios olhos e escolha aquele que lhe encher os olhos. Nossos favoritos são: Porto de Galinhas Resort & Spa, Summerville Beach Resort, Enotel Porto de Galinhas e Serrambi Resort.

6. Praia de Calhetas – Cabo de Santo Agostinho

A pequena Calhetas é sem dúvidas uma das praias mais bonitas de Pernambuco
A pequena Calhetas é sem dúvidas uma das praias mais bonitas de Pernambuco. Créditos: Cacio Murilo / Fonte: Shutterstock

A pequena Calhetas é sem dúvidas uma das praias mais bonitas de Pernambuco e também uma das mais interessantes. A enseada é protegida por um penhasco e tirando proveito disso, foi construída uma tirolesa que dá acesso ao mar. A geografia local também favoreceu a criação de mirantes, de onde se pode ter uma vista magnífica para o mar de cores intensas.

Se descer de tirolesa estiver fora de cogitação, você pode seguir por uma breve trilha, que exigirá um pouco dos seus joelhos. Lá embaixo, a jacuzzi natural te espera para um banho relaxante de água salgada. Aproveite a limpidez da água e a grande diversidade marinha para fazer um mergulho com agências especializadas.

Onde se hospedar em Cabo de Santo Agostinho

O Vila Galé Eco Resort do Cabo faz parte de uma tradicional rede all inclusive nacionalmente conhecida pela boa estrutura, o atendimento primoroso e as variadas opções de lazer. Neste, por exemplo, os hóspedes podem usufruir de duas piscinas, sauna, hidromassagem e rede de balanço. Também é possível fazer passeios em meio à natureza, como caminhadas ecológica ou passeios de catamarã pelo rio Massangana.

Antes de continuar a leitura, que tal ver as nossas fotos no Instagram?

7. Ilha do Amor – Jabotão dos Guarapes

Ilha do Amor, uma das melhores praias de Pernambuco
Ilha do Amor, uma das melhores praias de Pernambuco. Créditos: Plantapus / Fonte: Shutterstock

Limpa, tranquila e bem preservada, a Ilha do Amor (que na verdade é uma península) só pode ser acessada por barco desde Barra de Jangada. A vegetação faz que seja difícil chegar nela doutra forma. As praias em Pernambuco nem sempre são de fácil acesso mas isso pode ser considerado uma vantagem já que nestes lugares abunda a paz e tranquilidade como acontece na Ilha do amor.

É importante lembrar que é preciso levar sua comida e bebida já que não conta com infraestrutura turística alguma. E claro, recolher o lixo antes de ir embora.

8. Praia de Boa Viagem – Recife 

A Praia da Boa viagem é um dos cartões postais de Recife, Pernambuco
A Praia da Boa viagem é um dos cartões postais de Recife, Pernambuco. Créditos: Marcos Mello / Fonte: Shutterstock

Lembrada pela música de Alceu Valença, Boa Viagem é a principal praia urbana de Recife e tem aproximadamente  9 km de extensão. É possível percorrer toda a orla de bicicleta, seguindo a ciclovia. Ao longo dela você vai encontrar quiosques, barracas, academia ao ar livre e quadras de vôlei. De fato, esse cenário tão bonito é um grande estímulo para se movimentar e cuidar da saúde. 

O que faz dela uma das melhores praias de Pernambuco é o fato de estar em uma área urbana, cercada de facilidades, e ainda assim se manter bonita e própria para banho. Mas com ressalvas, pois algumas áreas são marcadas pela presença de tubarões. Quando a maré está baixa, a barreira de corais protege os banhistas, minimizando os riscos.

Onde ficar em Recife

De frente para o mar da Praia de Boa Viagem, o Hotel Atlante Plaza oferece conforto e sofisticação para os viajantes mais exigentes. Sua estrutura conta com piscina, academia, jacuzzi e terraço com vista panorâmica. A recepção funciona 24 horas por dia e o acesso pode ser feito por elevador, o que é um importante diferencial para quem viaja com idosos, crianças e PcD.

9. Praia do Farol – Olinda 

A Praia do Farol, em Olinda, está entre as praias mais bonitas de Pernambuco
A Praia do Farol, em Olinda, está entre as praias mais bonitas de Pernambuco. Créditos: Diego Grandi / Fonte: iStock

A Praia do Farol encanta pelo conjunto da obra. Coqueiros e plantas tropicais cobrem a beira-mar, enquanto as construções históricas evidenciam a importância daquele lugar. Antes de se render às águas deliciosamente mornas, visite a Igreja do Carmo e o Fortim de São Francisco, dois pontos turísticos interessantes.

A praia em si é pouco concorrida, o que a deixa ainda mais charmosa. É um ótimo lugar para ficar em paz e se desligar do mundo, se refrescando no mar brando, quase sem ondas Não há salva-vidas por aqui, então seja bastante cauteloso.

Onde ficar em Olinda

Localizada em um casarão colonial no Centro Histórico, a Pousada dos Quatro Cantos consegue manter o equilíbrio perfeito entre a preservação do espaço com mobílias e decoração com o conforto que os tempos modernos proporcionam. Os quartos são amplos e ventilados, alguns com vista para o pátio ajardinado. Também tem piscina e um café da manhã reforçado.

10. Praia de Maria Farinha – Paulista 

Praia de Maria Farinha é uma boa opção para fugir das multidões em Recife
Praia de Maria Farinha é uma boa opção para fugir das multidões em Recife. Créditos: tchau da milonga / Fonte: Flickr

Já a Praia de Maria Farinha é uma ótima opção para quem busca águas claras e mornas sem ir muito longe de Recife ou Olinda e sem gastar muito, já que ônibus urbanos levam até lá. Está entre as melhores praias em Pernambuco e também entre as mais preservadas, com vegetação rasteira, coqueiros enfileirados e águas claras que se misturam com as do Rio Timbó.

Para quem curte uma cerveja na praia, existem bares e várias barracas na faixa de ateia, onde o turista podem degustar os saborosos pratos típicos da região. Outra opção por perto é visitar o Veneza Water Park – que é o maior parque aquático de Pernambuco – ou atravessar o rio de balsa e ir até as praias de Igarassu.

Onde ficar em Paulista

Não é muito fácil encontrar boas pousadas em Paulista, por isso muitos preferem fazer bate e volta para Recife ou Olinda. No entanto, a Casamar Pousada cumpre bem o seu papel de lugar para descansar após um dia intenso de passeios. Veja bem, não há luxo, mas as camas são muito confortáveis e o espaço é limpo.

11. Praia de Mangue Seco – Igarassu

Mangue Seco é uma das praias de Pernambuco indicadas para quem deseja se isolar
Mangue Seco é uma das praias de Pernambuco indicadas para quem deseja se isolar. Créditos: Helissa Grundemann / Fonte: Shutterstock

E por falar em Igarassu, Mangue Seco não poderia ficar de fora da lista de melhores praias em Pernambuco por motivos óbvios: beleza cênica, isolamento e preços acessíveis. Esta praia paradisíaca tem acesso por balsa desde Maria Farinha ou seguindo a rodovia PE-014, caso você esteja de carro.

Areia branca, águas cristalinas e tranquilidade fazem dela uma das praias mais bonitas de Pernambuco. Uma das vantagens desta praia é que há barracas e alguns bares por perto onde é possível comer e beber sem gastar muito dinheiro, os preços são bem acessíveis.

Onde ficar em Igarassu

Acredite, o único problema de se hospedar na Pousada Luar é que você precisará ter muita força de vontade para sair daqui para visitar os pontos turísticos de Igarassu. Não é porque o local está afastado, pelo contrário, a localização é fantástica, mas a pousada é tão gostosa que fica difícil querer ir a outro lugar. Os chalés são incríveis, tem chuveiros descobertos para você admirar o céu enquanto se banha, além de camas deliciosas com cheirinho bom. A vista do pôr do sol é única!

12. Praia do Forte Orange – Ilha de Itamaracá

A Praia de Forte Orange fica no litoral norte de Pernambuco e pode ser visitada em qualquer época do ano
A Praia de Forte Orange fica no litoral norte de Pernambuco e pode ser visitada em qualquer época do ano. Créditos: Alfredo J G A Borba / Fonte: Getty Images

Esta praia de areias fofas e águas esverdeadas está localizada bem no pontal da Ilha de Itamaracá, no litoral norte de Pernambuco. Talvez não seja a praia mais bonita da ilha, mas merece um lugar nesta lista por todos os atrativos e atividades em torno dela, em destaque a fortaleza que lhe dá nome.

Percorra os 2,5 quilômetros da Trilha dos Holandeses e conheça a Vila Velha, um antigo vilarejo com muito charme. As igrejinhas de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Conceição também merecem uma visita. São passeios pretensiosos, mas que serão lembrados para sempre.

Onde ficar em Itamaracá

Nenhuma pousada dos arredores tem a mesma vista privilegiada que o Manga Verde Beach Residence. O apartamento está disponível para curtas e longas temporadas e está munido de tudo que você precisa para ter uma permanência confortável. A cozinha, inclusive, é muito bem equipada e você pode utilizá-la para preparar algumas refeições se quiser economizar.

13. Barra de Catuama – Goiana

Barra de Catuama é uma das praias de Pernambuco recomendadas para quem deseja escapar das multidões
Barra de Catuama é uma das praias de Pernambuco recomendadas para quem deseja escapar das multidões. Créditos: Karine Nascimento / Fonte: Flickr

Barra de Catuama é sem dúvidas uma das praias mais bonitas de Pernambuco, é um pedaço de paraíso no litoral norte, quase na divisa com o estado da Paraíba. A paisagem é marcada pelos manguezais e piscinas naturais de águas translúcidas, que fazem a alegria de crianças e adultos. 

O mar praticamente sem ondas é propício à prática de esportes náuticos. Você pode levar o seu snorkel ou alugar lanchas e caiaques para se divertir, só não deixe de saborear os frutos do mar fresquinhos que são servidos nos restaurantes locais. 

Para completar, ela fica ainda mais espetacular durante o pôr do sol. Não vá embora antes de presenciar esse fenômeno!

Onde ficar em Goiana

Por se tratar de um lugar quase deserto, de fato há poucas opções de hospedagens. Pousadas, nem de longe! Mas há casas bem equipadas, como a Casa de Praia - Barra de Catuama, que tem vista para o mar.

14. Praia do Sancho – Fernando de Noronha

A praia do Sancho, em Fernando de Noronha, foi eleita cinco vezes a praia mais bonita do mundo
A praia do Sancho, em Fernando de Noronha, foi eleita cinco vezes a praia mais bonita do mundo. Créditos: Zé Paulo Gasparotto / Fonte: Unsplash

É unânime a opinião de que as praias mais bonitas de Perbambuco estão localizadas em Fernando de Norornha, a 350 km da costa. A Praia do Sancho, particularmente, já conquistou cinco vezes o prêmio Traveler’s Choice de praia mais bonita do mundo. 

Sua beleza restará sempre intocada porque desde 1988 a Praia do Sancho – assim como todo o arquipélago – tornou-se uma área de proteção, atualmente administrada e controlada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Onde se hospedar em Fernando de Noronha

Já publicamos um guia de hospedagem em Noronha com as melhores localizações e pousadas para se hospedar no arquipélago. Entretanto, a Pousada Zé Maria e a Pousada Filó são as nossas principais recomendações.

15. Baía dos Porcos – Fernando de Noronha

O Morro Dois Irmãos é o cartão-postal de Fernando de Noronha
O Morro Dois Irmãos é o cartão-postal de Fernando de Noronha. Créditos: NiarKrad / Fonte: Shutterstock

Finalizamos a lista de praias em Pernambuco com mais uma do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Com apenas 100 metros de extensão, a Baía dos Porcos é puro deslumbre! Mas para chegar lá é preciso estar disposto a percorrer uma trilha entre as rochas. Não chega a ser perigosa, mas exige cuidado para evitar escorregões.

O esforço é recompensado pela paisagem que se revela, o mar de cores intensas e a vista do Morro Dois Irmãos, o cartão-postal de Noronha. O melhor momento para visitar é quando a maré está baixa, possibilitando a prática de snorkeling e o avistamento de peixes coloridos, estrelas-do-mar e ouriços. Sem dúvidas, será um passeio inesquecível!

Para finalizar, sugerimos que você alugue um carro para ter liberdade para traças o próprio roteiro e conhecer as praias de Pernambuco o transporte urbano não abrange. Se você quiser mais dicas e informações de lugares para visitar no Nordeste, entre em contato através da caixa de comentários. É sempre um prazer ajudar!

Leia mais sobre Pernambuco

15 praias em Pernambuco para relaxar e curtir

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom VOUDEPROMO para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom VIAJEIBONITO10 e garanta 10% de desconto.

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo