Roteiro de 5 dias em Morro de São Paulo

Coisa para fazer é o que não falta na ilha mais badalada da Bahia. Mas montar um roteiro de cinco dias por Morro de São Paulo não é tão difícil assim, pois as atrações estão muito próximas umas das outras e é possível conhecer mais de uma praia em um só dia. Então, se você não tem muitos dias para curtir uma trip, isso não é motivo para cortar o destino da sua lista de opções. Arrume as malas e bora para o paraíso! As dicas estão todas logo abaixo!

Dia 1 – As praias badaladas

Você acabou de chegar, então explore bastante a primeira e a segunda praia. Ambas são pequenas e estão lado a lado. Quase não é possível perceber que são faixas de areia diferentes, exceto pela leve formação rochosa que está na divisa entre as duas. Curta o sol, se ambiente com o mar quentinho e, quando cansar, vá passear pelo calçadão. É na região dessas duas praias que estão os restaurantes, lanchonetes, lojinhas e todo o agito da ilha.

A primeira praia está protegida pela encosta do morro, por isso é mais tranquila e frequentada, em sua maioria, por famílias e locais. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais entre as rochas, ideais para um mergulho. É nela também que os corajosos que encaram a famosa tirolesa de Morro de São Paulo literalmente “despencam”. Já na segunda praia, jovens, gringos, mesas e guarda-sóis tomam conta da areia. Há muitos surfistas na água e pode ser que se depare com uma guerra musical, já que muitos frequentadores levam seu próprio som. É mesmo a praia mais badalada da vila e a mais bem servida de quiosques. Vale a pena conhecer, mas se seu objetivo é o descanso, opte por passar o dia na primeira praia.

Dia 2 – Sossego e água fresca

Comece o dia bem cedo caminhando até a quarta praia. É durante o início da manhã (ou no fim de tarde) que a maré baixa permite o mergulho nas muitas piscinas naturais de água cristalina e grande diversidade de espécies. A praia é a maior da ilha e também a mais vazia. Existe apenas um restaurante no início da faixa de areia. O restante é de natureza encantadora e pouco explorada.

Depois que a maré subir, volte para a terceira praia e aproveite a sombra das árvores para descansar, ler um livro e aproveitar a “melhor praia de Morro de São Paulo”, na nossa humilde opinião.

Dia 3 – O outro lado da ilha

Nem todo mundo sabe, mas na outra face da ilha existe uma praia que vale muito a visita, a Gamboa. A forma mais econômica de chegar até lá nós explicamos aqui. Mas independente da maneira, vá. A praia fica em um vilarejo e é bem servida de quiosques (fora de temporada há menos opções). Com longa extensão de areia branca e águas calmas, ainda tem um diferencial: um paredão de argila terapêutica e esfoliante, que deixa a pele macia. Basta espalhar no corpo todo, esperar secar e tirar na água. Quem opta por ir até a Gamboa caminhando durante a maré baixa ainda passa pelas pequeninas praias do Porto de Cima e da Ponta da Pedra.

Dia 4 – Volta à Ilha

É passeio turistão, dura o dia inteiro e custa, em média, R$ 75. Mas a Volta à Ilha é a maneira mais rápida e prática de conhecer outros pontos incríveis da ilha de Tinharé, como Boipeba, as piscinas naturais de Garapuá, o criatório natural de ostras de Canavieiras e a cidade histórica de Cairu, a segunda mais antiga do Brasil. Nesta última, é possível conhecer igrejas seculares e o Covento de Santo Antônio Casamenteiro. Esqueça apenas os guias que estarão no píer cobrando uma nota para lhe levar até esses pontos. O caminho é simples, rápido e fácil. O passeio total intercala trechos em alto mar e até no Rio do Inferno, onde é possível mergulhar. Logo, é um passeio bastante diversificado e não enjoa.

Ilha de Tinharé, acessível através de barco a partir do Morro de São Paulo, Bahia, Brasil. Créditos: Nicolas Vollmer / Fonte: Flickr

Dia 5 – Passeio histórico

Curta sua praia predileta pela manhã e ocupe a parte da tarde com uma rota histórica. Em Morro de São Paulo você vai encontrar uma parte importante da história do Brasil, contada por monumentos do século 17 que estão espalhados pela ilha. A Fortaleza de Tapirandu, ou o que restou dela, e o Pórtico do cais foram construídos para proteger as terras das invasões holandesas. São pontos importantes de Morro de São Paulo, ainda, a Fonte Grande, que abastecia o distrito na época, o Farol do Morro, que orientava os navegantes, e o Casarão – hoje pousada e restaurante, mas que serviu de refúgio para o imperador Dom Pedro II. Sem esquecer da Igreja Nossa Senhora da Luz, datada de 1620.

O que fazer à noite em Morro de São Paulo

Uma boa atração noturna, mas que só atende aos viajantes que estiverem na ilha numa quarta-feira, é conhecer o teatro Morro de São Paulo – estrutura a céu aberto. Mas prepare o físico, pois são 200 degraus e mais uma boa caminhada até lá. As apresentações artísticas acontecem sempre a partir das 21h. Outra opção noturna, além dos restaurantes, é passear pela feirinha de artesanato que acontece todos os dias na vila.

Em qualquer momento da sua viagem, um bom passeio de fim de tarde é alugar um caiaque e ir até a Ilha de Caitá. Com apenas 15 minutos de remadas, você terá acesso a belas piscinas naturais em alto mar. A cor da água é de impressionar e sempre há um instrutor no local para cuidar dos caiaques e passar informações úteis.

Já esteve por lá e conhece algo mais para acrescentarmos nesse roteiro de 5 dias por Morro de São Paulo? Conta pra gente!

Roteiro de 5 dias em Morro de São Paulo

Prepare-se para viajar

Use o cupom SAUDE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom MULHER50 e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Juliana Xavier

Formada em Comunicação Social, após 10 anos empreendendo seus conhecimentos em grandes empresas, decidiu que era hora de empreender em si mesma e ser livre para criar o que quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo