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Como analisar e entender sua apólice de seguro viagem

Entender a apólice de seguro viagem pode parecer complicado, especialmente quando nos deparamos com inúmeros termos e cláusulas difíceis de interpretar.

É por isso que muita gente deixa de aproveitar todas as coberturas e benefícios que o seguro viagem oferece, simplesmente por não saber que eles existem.

Um exemplo comum é o extravio de bagagem, onde muitas pessoas deixam de acionar o seguro, presumindo que ele se limita apenas a questões de saúde.

Diante dessa complexidade, decidimos “traduzir” o documento para uma linguagem mais clara. Nosso objetivo é capacitar você a analisar e compreender integralmente sua apólice de seguro viagem, para que possa viajar com tranquilidade, ciente de seus direitos e de como o seguro pode ser um aliado valioso durante a sua jornada.

Vamos lá!

Como emitir apólice de seguro viagem
Como emitir apólice de seguro viagem. Créditos: rawpixel / Fonte: Freepik

Uma apólice é um contrato formal entre o segurado e a seguradora. Em outras palavras, ela é o documento que comprova que você contratou um plano de seguro viagem.

Além disso, a apólice funciona como guia para os segurados, especificando os benefícios, limites e procedimentos a serem seguidos em caso de imprevistos durante a viagem.

Ela inclui informações detalhadas sobre assistência médica, despesas hospitalares, repatriação, cancelamento de viagem, extravio de bagagem, assessoria jurídica, entre outros aspectos.

Para que serve a apólice de seguro?

A apólice serve como documento que atesta a contratação do seguro viagem. Nela estão todas as informações cruciais sobre o plano, incluindo valores de coberturas médicas, indenizações e riscos excluídos.

Além disso, na apólice de seguro viagem, encontram-se todos os meios de contato com a seguradora, ressaltando a importância de ter esse documento sempre à mão.

Recomenda-se, também, enviá-lo para uma pessoa de confiança que esteja no Brasil para assegurar um respaldo adicional em caso de emergência, garantindo que alguém de confiança possa acessar as informações necessárias e agir conforme as orientações do seguro, proporcionando tranquilidade tanto para o viajante quanto para pessoas próximas.

Como entender a apólice de seguro viagem

Chegou a hora de analisar e entender a apólice de seguro viagem. Aqui vamos explicar os termos mais comuns para que você conheça a fundo os direitos e benefícios desse serviço.

Para isso, usamos os termos obtidos em cotações no site da Seguros Promo que é parceira do Viajei Bonito e líder no mercado de seguros de viagem no Brasil.

Coberturas médicas

É a categoria mais importante da apólice, pois nela estarão descritos os direitos do usuário em caso de acidentes ou doenças e, principalmente, os valores que o segurado dispõe.

Analisando coberturas médicas do seguro viagem
Analisando coberturas médicas do seguro viagem. Créditos: Viajei Bonito / Fonte: Seguros Promo

Franquia de DMH: é o valor que a seguradora cobra por Despesas Médicas Hospitalares (DMH). Para cada chamado realizado, a franquia é cobrada. Se não houver despesas médicas hospitalares, a franquia não é cobrada.

Despesa médica hospitalar total: permite o atendimento nos hospitais credenciados no destino escolhido no caso de acidentes ou enfermidade súbita. Inclui também os episódios de crise causados por doença crônica ou preexistente. De acordo com a necessidade, também são liberados exames especiais e até mesmo intervenções cirúrgicas. É preciso ficar atento a este item, pois alguns países exigem um valor mínimo de cobertura.

Despesa médica hospitalar: permite o atendimento nos hospitais credenciados no destino escolhido no caso de acidentes ou enfermidade súbita. De acordo com a necessidade, também são liberados exames especiais e até mesmo intervenções cirúrgicas. É preciso ficar atento a este item, pois alguns países exigem um valor mínimo de cobertura.

Despesa médica hospitalar complementar: é um valor adicional ao total das despesas médicas hospitalares cobertas pelo plano de seguro viagem e quando disponível, pode ser utilizado para quitar alguma despesa que não tenha sido coberta previamente por falta de saldo.

Cobertura médica por enfermidade e/ou preexistente: garante o atendimento em casos de urgência ligados a doenças preexistentes que se manifestam durante a viagem, mesmo você sabendo ou não da existência delas. O atendimento visa a estabilizar o paciente para que possa seguir viagem ou voltar para se tratar em casa.

Cobertura médica para a prática de esportes: Cobre todos os tipos de assistência médica, hospitalar e até mesmo odontológica em caso de acidentes ou problemas de saúde causado durante a prática de esporte amador na viagem. É uma possibilidade à parte e as condições gerais variam de acordo com o tipo de esporte.

Cobertura médica para gestante: Permite às mulheres grávidas se precaverem com relação às emergências médicas ligadas à gestação e até mesmo à necessidade de realizar um parto de urgência.

Cobertura odontológica: abrange todos os atendimentos dentários que envolvam dor, desde procedimentos típicos odontológicos a acidentes que comprometam a arcada dentária.

Cobertura farmacêutica: é um complemento à assistência de despesas médicas, já que garante o reembolso dos valores gastos com a compra de medicamentos indicados em receita médica ou odontológica, até o limite contratado na apólice.

Fisioterapia: Garante o pagamento das despesas com fisioterapia, até o limite contratado, ligadas a tratamentos indicados pelos médicos durante atendimento a acidentes ou doenças súbitas ocorridas durante a viagem.

Repatriações

É a categoria que permite o regresso do viajante ao seu país de origem em casos específicos, conforme cláusulas abaixo.

Tipos de repatriações oferecidas pelo seguro viagem
Tipos de repatriações oferecidas pelo seguro viagem. Créditos: Viajei Bonito / Fonte: Seguros Promo

Regresso sanitário: permite ao viajante voltar a seu país de origem ou de domicílio, sem custos extras, no caso de doenças ou acidentes que, mesmo após alta médica, não permitam o segurado seguir com a viagem ou regressar como passageiro regular.

Traslado de corpo: em caso de falecimento durante a viagem, por acidente ou doença, garante as despesas com liberação e transporte do corpo do segurado até o local do sepultamento, de acordo com o limite do capital segurado.

Traslado médico: Garante a realização de todas as medidas necessárias para remoção ou transferência do usuário até local preparado para atender as urgências médicas em caso de acidente ou doença durante a viagem.

Regresso de menor desacompanhado: ideal para menores de 14 anos que viajam desacompanhados, esse item cobre os gastos com passagem aérea ida e volta de um adulto em caso de hospitalização ou falecimento do segurado.

Auxílios e Serviços

Abrange alguns serviços auxiliares, que garantem mais conforto ao segurado em caso de acidente ou doença durante a viagem.

Auxílios e serviços do seguro viagem
Auxílios e serviços do seguro viagem. Créditos: Viajei Bonito / Fonte: Seguros Promo

Gastos por atraso de voo: permite que o usuário reembolse gastos com hospedagem, traslado, alimentação e comunicação causados por atraso de voo superior a seis, oito ou doze horas de voo, conforme indicado por cada seguradora.

Hospedagem de acompanhante ou familiar: consiste no reembolso de despesas de hospedagem e alimentação para um acompanhante ou familiar, limitada ao máximo de 10 diárias em hotel do mesmo tipo em que o segurado estiver hospedado. É necessário que a necessidade de acompanhante ou familiar seja por determinação médica, decorrente de alguma enfermidade súbita e aguda ou acidente pessoal.

Convalescença em hotel: em caso de processo gradual de recuperação, a apólice garante as diárias do hotel para o segurado e acompanhante até o valor contratado e de acordo com a real necessidade.

Retorno de acompanhante: garante o retorno do acompanhante do viajante caso o segurado, por motivo de acidente ou doença, precise voltar para casa antes da data oficial de retorno. O seguro garante o reembolso dos valores oriundos da remarcação de passagem.

Passagem aérea ida e volta para um familiar: em caso de necessidade de permanência em hospital por mais de 48h, o segurado acidentado ou doente que viaja sozinho tem o direito a uma passagem de ida e volta, em classe econômica, para receber um acompanhante. É obrigatório que a origem do voo seja o Brasil.

Despesas extraordinárias por permanência forçada: em caso de condições adversas que impeçam o retorno para casa, como perda/roubo de passaporte, garante reembolso de despesas inesperadas até o valor do capital segurado no contrato.

Assistência na localização de bagagem: em caso de extravio, a seguradora ficará responsável pelos contatos com a companhia aérea, fazendo a interface com o cliente segurado. Fica a cargo da seguradora, também, a entrega da bagagem ao cliente.

Orientação em caso de perda de documentos e cartão de crédito: permite que o usuário receba orientações em caso de perda ou roubo de documentos fundamentais para continuidade da viagem.

Transmissão de mensagem urgente: garante o envio de mensagens a parentes do segurado em casos extremos, como terremotos ou atentados.

Organização de traslado para consulta: em caso de problemas legais por prisão ou detenção indevida, a cobertura garante o pagamento das despesas referentes ao processo.

Assistência emergencial via aplicativo: usa da tecnologia dos apps para garantir um contato mais rápido e efetivo com a seguradora.

Orientação para transferência de pagamento de fiança judicial: em casos adversos para o segurado, em que seja necessário pagamento de fiança, o seguro garante a orientação financeira necessária para realização da transferência aos órgãos competentes.

Orientação e direcionamento à rede de atendimento médico: garante ao segurado todas as orientações necessárias em caso de acidentes ou doenças súbitas para correto direcionamento à rede credenciada.

Garantia de viagem de regresso: dá ao segurado a possibilidade de retornar para casa em casos emergenciais, como incêndio ou roubo na residência ou doença, acidente ou falecimento de acompanhante de viagem.

Assistência jurídica

Cobre despesas ligadas às necessidades jurídicas emergenciais que surjam durante a viagem segurada.

Como funciona assistência jurídica do seguro viagem
Como funciona assistência jurídica do seguro viagem. Créditos: Viajei Bonito / Fonte: Seguros Promo

Assistência jurídica por acidente de trânsito: cobre os gastos jurídicos em caso de acidentes ocorridos durante os deslocamentos da viagem, até o limite contratado.

Remessa para fiança judicial para acidentes de trânsito: é a possibilidade de fazer um empréstimo imediato junto à seguradora em caso de necessidade de pagamento de fiança ligada a acidentes de trânsito, desde que lícitos.

Seguros

Abrange os seguros complementares necessários para garantir ao usuário uma viagem tranquila e sem contratempos.

Análise de apólice seguro viagem
Análise de apólice seguro viagem. Créditos: Viajei Bonito / Fonte: Seguros Promo

Cancelamento de viagem: garante o valor da cobertura adquirida para o ressarcimento de multas relacionadas ao cancelamento da viagem por motivos agudos, como internação do próprio asseguro com 48h antes do voo ou morte de parente de primeiro grau.

Cancelamento de viagem total ou Plus Reason: além dos reembolsos citados acima, também cobre despesas com aquisição de serviços, como hospedagem e transporte. Cobre também gastos com pacotes turísticos. Vale a pena consultar as condições gerais da seguradora contratada para confirmar tudo o que é assegurado.

Interrupção de viagem: quando ocorrer a interrupção da viagem por motivos listados nas condições gerais da seguradora escolhida, haverá indenização através do reembolso das perdas irrecuperáveis com depósitos ou gastos antecipados para a viagem. Internação do segurado, roubo em sua residência ou morte de parente de primeiro grau são motivos para a interrupção.

Danos à mala: permite o reembolso, do valor segurado, em caso de avarias na mala do segurado durante o transporte aéreo.

Seguro de bagagem extraviada: garante ao segurado o pagamento de indenização contratada em caso de extravio ou sumiço das malas durante transporte aéreo.

Atraso de bagagem: permite, até o valor segurado, que o usuário reembolse gastos com vestuário, itens de higiene pessoal e demais necessidades imediatas em caso de demora na entrega da mala extraviada. É necessário apresentar o relatório comprobatório de dano para que o atraso da mala seja comprovado.

Seguro invalidez permanente por acidente: paga ao segurado o valor de indenização descrito em contrato em caso de acidente durante a viagem que cause perdas funcionais, seja total ou parcial, de membros ou órgãos definidos na apólice.

Seguro por morte acidental: em caso de morte por acidente durante a viagem, a cobertura garante o pagamento de indenização à família ou pessoa indicada na apólice, no valor contratado.

Como comparar duas ou mais apólices?

Você pode comparar duas ou mais apólices de seguro utilizando comparadores de viagens, como a Seguros Promo e a Real Seguro Viagem. Dessa forma, escolher o plano que se adequa às suas necessidades fica muito mais prático e rápido.

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Perguntas frequentes sobre apólice de seguro viagem

Nesta seção nós responderemos às dúvidas mais comuns sobre a apólice de seguro viagem. Se ainda assim você tiver alguma pergunta, escreva na caixa de comentários. Será um prazer ajudá-lo.

Quanto tempo demora para fazer uma apólice de seguro viagem?

Utilizando um comparador de seguro viagem, é possível analisar as coberturas de diferentes planos de forma simultânea, agilizando assim a escolha e a aquisição do plano desejado.

Tão logo o pagamento seja identificado pela seguradora, a apólice será prontamente enviada por e-mail. Dessa maneira, optar por métodos de pagamento como cartão de crédito e PIX viabiliza a disponibilização da apólice em poucos minutos.

A apólice de seguro viagem contém informações detalhadas sobre as coberturas oferecidas durante a viagem, incluindo assistência médica, despesas hospitalares, repatriação, cancelamento de viagem, bagagem, entre outros. Ela especifica as condições, limites e exclusões, fornecendo um guia para os segurados sobre os benefícios e os procedimentos em caso de necessidade durante a viagem.

A seguradora enviará a apólice para o seu e-mail após a constatação do pagamento. Mantenha a sua caixa de entrada organizada e, caso não receba o documento, verifique a caixa de spam. Se ainda assim não conseguir localizar o arquivo, entre em contato com a equipe de atendimento ou com a sua seguradora.

Se sua viagem for prorrogada e você precisar acrescentar dias à apólice, é recomendável fazê-lo antes da data final do seu contrato. Assim você evita ficar desassistido durante o período de carência. Veja o passo a passo para estender o seguro viagem.

Embora não seja obrigatório, é altamente recomendável imprimir a apólice de seguro, mesmo que você tenha a versão eletrônica. Compreendemos que nem sempre haverá disponibilidade de internet e, por vezes, a bateria do celular pode se esgotar quando mais precisamos dela.

Em países onde o seguro viagem é obrigatório, é possível que você seja solicitado a apresentar a apólice. Nesse contexto, ter uma cópia impressa em mãos agiliza significativamente o processo.

Não é obrigatório traduzir a apólice, porém algumas seguradoras enviam duas versões do documento, uma em português e outra em inglês.

Essa prática pode simplificar a comunicação, tanto ao lidar com os agentes de imigração, caso solicitem informações sobre as coberturas, quanto ao utilizar os serviços hospitalares, se necessário.

A página da Seguros Promo utilizada no exemplo é parceira do Viajei Bonito e nós ganhamos uma comissão sempre que você contrata um plano por nossa indicação. O melhor de tudo é que você não paga nada a mais por isso, recebe um desconto ao utilizar nosso cupom e ainda ajuda nosso blog a continuar trabalhando em prol de sua viagem.

Osmar Sexto

Formado em Ciência da Computação, ex-analista de sistemas e jogador profissional de poker desde 2013, vai levando a vida rodeado por músicas, esportes, jogos, séries e viagens.

2 pensou em “Como analisar e entender sua apólice de seguro viagem

  1. Eu não estou entendendo o que é essa franquia DMH. Vamos dizer que eu comi algo e passei mal. Acionei o seguro para poder ter atendimento lá. O atendimento já está dentro do que eu paguei no seguro, certo? O que eu vou ter que pagar, então? Que franquia é essa? Pq eu só vejo isso nos segurospromo?

    1. Olá, Marya. Até onde entendo, geralmente quando se aciona o seguro viagem, em alguns casos você precisa pagar a consulta e solicitar um reembolso posteriormente. Mas, olha, isso varia muito de seguradora para seguradora e a melhor forma de você ter uma resposta mais clara, objetiva e que lhe garanta segurança, é entrando em contato diretamente com a Seguros Promo. Eles têm um chat no canto da página e atendem muito rapidamente. Com certeza vão saber lhe responder da melhor forma, tudo be,? =) Obrigado pelo comentário.

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