Fazer um seguro viagem antes de arrumar a mochila e se aventurar pelo mundo é um item básico da lista de qualquer viajante. Além de ser fundamental para garantir qualquer tipo de atendimento médico no destino, o seguro protege o usuário de vários outros problemas. Para entrar em alguns países, como Estados Unidos e Inglaterra, o seguro viagem é, inclusive, obrigatório. Fazer uma apólice é fácil e nós já ensinamos o passo a passo aqui. Difícil é, muitas vezes, entender com clareza o que cada uma delas oferece e qual a real importância de cada cláusula.

Muita gente tem a bagagem extraviada, por exemplo, e acaba não acionando o seguro pensando que ele cobre apenas questões de saúde. São tantas possibilidades contratadas que a gente decidiu explicar tudo tim tim por tim tim e lhe ensinar como analisar uma apólice de seguro viagem. Assim você viaja tranquilo sabendo direitinho quais são seus direitos e como o seguro pode lhe ajudar durante a sua trip.

Para acompanhar o artigo, usamos os termos obtidos em cotações no site da Seguros Promo, que é parceira do Viajei Bonito. Você pode fazer sua cotação aqui enquanto descobre o que significa cada item de sua apólice. Ao entender melhor sua apólice, você também passa a ter noção suficiente para comparar apólices e descobrir quais são as que mais se ajustam ao tipo de sua viagem!

Coberturas médicas

Como entender o seguro viagem

Como entender o seguro viagem. Créditos: Viajei Bonito / Fonte: Seguros Promo

É a categoria mais importante da apólice, pois nela estarão descritos os direitos do usuário em caso de acidentes ou doenças e, principalmente, os valores que o segurado dispõe.

Franquia de DMH – é o valor que a seguradora cobra por Despesas Médicas Hospitalares (DMH). Para cada chamado realizado, a franquia é cobrada. Se não houver despesas médicas hospitalares, a franquia não é cobrada.

Despesa médica hospitalar total – permite o atendimento nos hospitais credenciados no destino escolhido no caso de acidentes ou enfermidade súbita. Inclui também os episódios de crise causados por doença crônica ou preexistente. De acordo com a necessidade, também são liberados exames especiais e até mesmo intervenções cirúrgicas. É preciso ficar atento a este item, pois alguns países exigem um valor mínimo de cobertura.

Despesa médica hospitalar – permite o atendimento nos hospitais credenciados no destino escolhido no caso de acidentes ou enfermidade súbita. De acordo com a necessidade, também são liberados exames especiais e até mesmo intervenções cirúrgicas. É preciso ficar atento a este item, pois alguns países exigem um valor mínimo de cobertura.

Cobertura médica por enfermidade e/ou preexistente – garante o atendimento em casos de urgência ligados a doenças preexistentes que se manifestam durante a viagem, mesmo você sabendo ou não da existência delas. O atendimento visa a estabilizar o paciente para que possa seguir viagem ou voltar para se tratar em casa.

Cobertura médica para a prática de esportes – Cobre todos os tipos de assistência médica, hospitalar e até mesmo odontológica em caso de acidentes ou problemas de saúde causado durante a prática de esporte amador na viagem. É uma possibilidade à parte e as condições gerais variam de acordo com o tipo de esporte.

Cobertura médica para gestante – Permite às mulheres grávidas se precaverem com relação às emergências médicas ligadas à gestação e até mesmo à necessidade de realizar um parto de urgência.

Cobertura odontológica – Abrange todos os atendimentos dentários que envolvam dor, desde procedimentos típicos odontológicos a acidentes que comprometam a arcada dentária.

Cobertura farmacêutica – é um complemento à assistência de despesas médicas, já que garante o reembolso dos valores gastos com a compra de medicamentos indicados em receita médica ou odontológica, até o limite contratado na apólice.

Fisioterapia – Garante o pagamento das despesas com fisioterapia, até o limite contratado, ligadas a tratamentos indicados pelos médicos durante atendimento a acidentes ou doenças súbitas ocorridas durante a viagem.

Repatriações

Como entender o seguro viagem

Como entender o seguro viagem. Créditos: Viajei Bonito / Fonte: Seguros Promo

É a categoria que permite o regresso do viajante ao seu país de origem em casos específicos, conforme cláusulas abaixo.

Regresso sanitário – Permite ao viajante voltar a seu país de origem ou de domicílio, sem custos extras, no caso de doenças ou acidentes que, mesmo após alta médica, não permitam o segurado seguir com a viagem ou regressar como passageiro regular.

Traslado de corpo – em caso de falecimento durante a viagem, por acidente ou doença, garante as despesas com liberação e transporte do corpo do segurado até o local do sepultamento, de acordo com o limite do capital segurado.

Continua após a publicidade

Traslado médico – Garante a realização de todas as medidas necessárias para remoção ou transferência do usuário até local preparado para atender as urgências médicas em caso de acidente ou doença durante a viagem.

Regresso de menor desacompanhado – Ideal para menores de 14 anos que viajam desacompanhados, esse item cobre os gastos com passagem aérea ida e volta de um adulto em caso de hospitalização ou falecimento do segurado.

Auxílios e Serviços

Como entender o seguro viagem

Como entender o seguro viagem. Créditos: Viajei Bonito / Fonte: Seguros Promo

Abrange alguns serviços auxiliares, que garantem mais conforto ao segurado em caso de acidente ou doença durante a viagem.

Hospedagem de acompanhante ou familiar  – Consiste no reembolso de despesas de hospedagem e alimentação para um acompanhante ou familiar, limitada ao máximo de 10 diárias em hotel do mesmo tipo em que o segurado estiver hospedado. É necessário que a necessidade de acompanhante ou familiar seja por determinação médica, decorrente de alguma enfermidade súbita e aguda ou acidente pessoal.

Convalescença em hotel – Em caso de processo gradual de recuperação, a apólice garante as diárias do hotel para o segurado e acompanhante até o valor contratado e de acordo com a real necessidade.

Retorno de acompanhante – garante o retorno do acompanhante do viajante caso o segurado, por motivo de acidente ou doença, precise voltar para casa antes da data oficial de retorno. O seguro garante o reembolso dos valores oriundos da remarcação de passagem.

Passagem aérea ida e volta para um familiar – Em caso de necessidade de permanência em hospital por mais de 48h, o segurado acidentado ou doente que viaja sozinho tem o direito a uma passagem de ida e volta, em classe econômica, para receber um acompanhante. É obrigatório que a origem do voo seja o Brasil.

Despesas extraordinárias por permanência forçada – Em caso de condições adversas que impeçam o retorno para casa, como perda/roubo de passaporte, garante reembolso de despesas inesperadas até o valor do capital segurado no contrato.

Assistência na localização de bagagem – Em caso de extravio, a seguradora ficará responsável pelos contatos com a companhia aérea, fazendo a interface com o cliente segurado. Fica a cargo da seguradora, também, a entrega da bagagem ao cliente.

Orientação em caso de perda de documentos e cartão de crédito – Permite que o usuário receba orientações em caso de perda ou roubo de documentos fundamentais para continuidade da viagem.

Transmissão de mensagem urgente – Garante o envio de mensagens a parentes do segurado em casos extremos, como terremotos ou atentados.

Organização de traslado para consulta – Em caso de problemas legais por prisão ou detenção indevida, a cobertura garante o pagamento das despesas referentes ao processo.

Assistência emergencial via aplicativo – Usa da tecnologia dos apps para garantir um contato mais rápido e efetivo com a seguradora.

Orientação para transferência de pagamento de fiança judicial – Em casos adversos para o segurado, em que seja necessário pagamento de fiança, o seguro garante a orientação financeira necessária para realização da transferência aos órgãos competentes.

Orientação e direcionamento à rede de atendimento médico – Garante ao segurado todas as orientações necessárias em caso de acidentes ou doenças súbitas para correto direcionamento à rede credenciada.

Garantia de viagem de regresso – Dá ao segurado a possibilidade de retornar para casa em casos emergenciais, como incêndio ou roubo na residência ou doença, acidente ou falecimento de acompanhante de viagem.

Assistência jurídica

Como entender o seguro viagem

Como entender o seguro viagem. Créditos: Viajei Bonito / Fonte: Seguros Promo

Cobre despesas ligadas às necessidades jurídicas emergenciais que surjam durante a viagem segurada.

Assistência jurídica por acidente de trânsito – Cobre os gastos jurídicos em caso de acidentes ocorridos durante os deslocamentos da viagem, até o limite contratado.

Remessa para fiança judicial para acidentes de trânsito – É a possibilidade de fazer um empréstimo imediato junto à seguradora em caso de necessidade de pagamento de fiança ligada a acidentes de trânsito, desde que lícitos.

Seguros

Como entender o seguro viagem

Como entender o seguro viagem. Créditos: Viajei Bonito / Fonte: Seguros Promo

Abrange os seguros complementares necessários para garantir ao usuário uma viagem tranquila e sem contratempos.

Cancelamento de viagem – Garante o valor da cobertura adquirida para o ressarcimento de multas relacionadas ao cancelamento da viagem por motivos agudos, como internação do próprio asseguro com 48h antes do voo ou morte de parente de primeiro grau.

Cancelamento de viagem total ou Plus Reason – Além dos reembolsos citados acima, também cobre despesas com aquisição de serviços, como hospedagem e transporte. Cobre também gastos com pacotes turísticos. Vale a pena consultar as condições gerais da seguradora contratada para confirmar tudo o que é assegurado.

Interrupção de viagem – Quando ocorrer a interrupção da viagem por motivos listados nas condições gerais da seguradora escolhida, haverá indenização através do reembolso das perdas irrecuperáveis com depósitos ou gastos antecipados para a viagem. Internação do segurado, roubo em sua residência ou morte de parente de primeiro grau são motivos para a interrupção.

Danos à mala – permite o reembolso, do valor segurado, em caso de avarias na mala do segurado durante o transporte aéreo.

Seguro de bagagem extraviada – garante ao segurado o pagamento de indenização contratada em caso de extravio ou sumiço das malas durante transporte aéreo.

Atraso de bagagem – Permite, até o valor segurado, que o usuário reembolse gastos com vestuário, itens de higiene pessoal e demais necessidades imediatas em caso de demora na entrega da mala extraviada. É necessário apresentar o relatório comprobatório de dano para que o atraso da mala seja comprovado.

Seguro invalidez permanente por acidente – Paga ao segurado o valor de indenização descrito em contrato em caso de acidente durante a viagem que cause perdas funcionais, seja total ou parcial, de membros ou órgãos definidos na apólice.

Seguro por morte acidental – Em caso de morte por acidente durante a viagem, a cobertura garante o pagamento de indenização à família ou pessoa indicada na apólice, no valor contratado.

A página do Seguros Promo utilizada no exemplo é parceira do Viajei Bonito e nós ganhamos uma comissão sempre que você contrata um plano por nossa indicação. O melhor de tudo é que você não paga nada a mais por isso, recebe um desconto ao utilizar nosso cupom e ainda ajuda nosso blog a continuar trabalhando em prol de sua viagem. Ao usar o cupom de desconto abaixo você economiza no valor total de sua apólice.

VIAJEIBONITO5

Se liga que tá rolando promoção!

Nosso cupom dá 5% de desconto, mas até o dia 28/02/19 você pode usar o cupom PROTETORSOLAR para garantir 10% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado!

Leia tudo que já escrevemos sobre seguro viagem

Assista ao vídeo

Fica aqui mais uma dica: se você pensa em viajar nos próximos meses para dois ou mais destinos em qualquer parte do mundo, conheça aqui o seguro viagem que cobre mais de uma viagem por ano em uma única apólice!

Um grande abraço e até a próxima!

Prepare-se para sua viagem

É altamente recomendável contratar um seguro viagem para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 28/02/19 você pode usar o cupom PROTETORSOLAR para garantir 10% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado!

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Passagens Promo.

Adicione ao Pinterest

Clique na imagem ao lado para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: Viajei Bonito (adaptação de William Iven) / Fonte: Pixabay

Osmar Sexto

Formado em Ciência da Computação, ex-analista de sistemas e jogador profissional de poker desde 2013, vai levando a vida rodeado por músicas, esportes, jogos, séries e viagens.

Ver mais artigos de Osmar Sexto

Créditos da imagem de capa: Viajei Bonito (adaptação de William Iven) / Fonte: Pixabay