(Atualizado em 16/10/2020) A pandemia de Covid-19 impactou diretamente no setor de turismo, visto que para tentar conter o avanço do vírus fronteiras foram fechadas, períodos de quarentena foram impostos e os principais pontos turísticos do mundo tiveram acesso proibido. Após meses de restrições, alguns países começam a flexibilizar suas medidas de segurança e voltam a receber turistas estrangeiros.

No entanto, diante da possibilidade de contrair a doença e precisar de atendimento médico, temos a consciência de que, mais do que nunca, precisamos de seguro viagem. Mas será que os planos de seguro viagem cobrem infecção por coronavírus? A resposta vai te surpreender!

Sumário

Devo cancelar minha viagem por causa do coronavírus?

Voltar para o sumário

Fronteiras abrem e fecham de acordo com o aumento e a diminuição do número de infectados em casa país. O clima é de incerteza e é preciso estar preparado para ter uma viagem cancelada às vésperas do embarque ou para arcar com as despesas de uma permanência forçada no destino escolhido.

Além de recomendar que a população entrasse em auto-isolamento e mantivesse um certo nível de distanciamento social, muitas cidades fecharam museus, igrejas e outros pontos turísticos. Shows, festas, apresentações artísticas, cultos, seminários e quaisquer eventos que possam reunir multidões foram temporariamente suspensos. Você estaria disposto a viajar para ficar restrito ao espaço do hotel?

Outras questões que devem ser levadas em conta:

  • O país que você vai visitar está colocando turistas entrangeiros em quarentena? Vale a pena passar tanto tempo em um espaço limitado antes de conhecer os pontos de interesse?
  • Os lugares que você quer visitar estão abertos ao público?
  • Caso você contraia o vírus, você se sentirá seguro sendo hospitalizado no país onde estará?
  • Se os voos forem cancelados, você terá recursos financeiros para custear uma estadia prolongada?

⚠️ No final deste guia você encontra uma lista de links de fontes oficiais para se manter atualizado quanto a situação do coronavírus no Brasil e no resto do mundo.

E se a viagem for em território nacional?

Voltar para o sumário

Aproximadamente 5 milhões de pessoas já foram contaminadas pela covid-19 no Brasil e esse número tende a aumentar, uma vez que a população ainda não possui resposta imune específica para o vírus.

Apesar do recente processo de flexibilização, as autoridades pedem para que a população mantenha o distanciamento social e as demais medidas profiláticas para que o vírus não se espaçhe. Aulas, congressos e festivais foram cancelados para evitar aglomerações que favoreçam a transmissão do novo coronavírus.

Recentemente o Ministério da Saúde determinou o cancelamento de cruzeiros turísticos no país por tempo indeterminado, por se tratarem de ambientes fechados que transportam muitos passageiros juntos por períodos relativamente longos, o que pode colocar a vida de pessoas em risco, sobretudo idosos e portadores de doenças crônicas.

Quanto à decisão de cancelar ou não uma viagem nacional, cabe a você ler diariamente as notícias do local de destino para se informar quanto às medidas restritivas, abertura e lotação dos pontos turísticos, índice de contaminação por coronavírus e percentual de ocupação de leitos hospitalares.

Recomendamos fortemente que você compre passagens aéreas dentro de tarifas que possibilitem remarcação ou de datas. O mesmo vale para hospedagem, escolha aquelas que possibilitem remarcação ou cancelamento gratuito.

Seguro viagem cobre casos de coronavírus
Seguro viagem cobre casos de coronavírus? Créditos: william87 / Fonte: Adobe Stock

Afinal, seguro viagem cobre coronavírus?

Voltar para o sumário

Neste momento de vulnerabilidade e incertezas, o mínimo que podemos fazer para proteger a nossa própria saúde enquanto estamos fora é contratar o serviço de seguro viagem que cubra despesas associadas ao coronavírus. Mas afinal de contas, existe cobertura para pandemias e epidemias?

Para sanar essa dúvida, entramos em contato com a planos de seguro viagem, empresa do grupo Belvitur que atua há mais de 50 anos no setor de viagens e trabalha diretamente com seguradoras de renome mundial, como Assist Card, Travel Ace, GTA, Affinity, Intermac, entre outras.

A resposta que obtivemos é que, de maneira geral, pandemias e epidemias constam como riscos excluídos nas apólices de seguro viagem. O que quer dizer que tão logo o surto seja reconhecido como uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde, as seguradoras estão isentas de cobrir despesas médicas e não têm a obrigação de ressarcir quaisquer outros gastos que possam surgir em decorrência desse acontecimento.

Dentro desse padrão, o seguro viagem cobre consultas médicas e atendimentos emergenciais até o diagnóstico da doença, mas não cobre o tratamento, que fica a cargo das autoridades locais e é custeado pelo paciente.

Naturalmente, as seguradoras precisaram se adaptar às atuais necessidades do mercado e ampliar os seus serviços, criando planos de seguro viagem que cubram despesas relacionadas ao coronavírus. Para facilitar a compreensão, falaremos separadamente sobre cada delas.

Quais empresas de seguro viagem cobrem covid-19?

Voltar para o sumário

Entre as seguradoras que atuam no mercado brasileiro, quatro delas oferecem assistência para casos de coronavírus em diferentes níveis:

Assist Card

Voltar para o sumário

A Assist Card foi a primeira a dar um parecer favorável a respeito da cobertura de seguro viagem para covid-19. Em um comunicado, a empresa reafirmou seu compromisso de prestar assistência para casos confirmados de coronavírus, cobrindo todas as despesas referentes ao tratamentro dentro do limite máximo da cobertura contratada, que varia de US$ 35.000 a US$ 250.000.

A companhia também aumentou a abrangência do serviço de telemedicina, possibilitando que o atendimento primário seja feito por vídeoconferência, em português e sem custos adicionais. Dessa forma o paciente não precisa se dirigir ao hospital, o que reduz as chances de contato com o vírus e evita a sobrecarga do sistema de saúde local. O Telemed oferece funciona 24 horas por dia e pode ser feito durante viagens nacionais ou a partir de qualquer lugar do mundo.

Conheça os planos de seguro viagem da Assist Card

Travel Ace

Voltar para o sumário

A Travel Ace dispõe da melhor cobertura de seguro viagem para covid-19, oferecendo serviços que nenhuma outra seguradora oferece até o momento, que são: “translado de corpo devido a morte por COVID-19” e “indenização por hospitalização por diagnóstico de COVID-19”. Esta última diz respeito a uma indenização ao segurado caso ele fique mais de 48h internado em decorrência do coronavírus. Procure pelos planos TA Value COVID-19 (exceto EUA) + Telemedicina e TA Value COVID-19 – USA + Telemedicina.

Conheça os planos de seguro viagem da Travel Ace

Intermac

Voltar para o sumário

A companhia brasileira Intermac lançou dois planos de seguro viagem com cobertura para coronavírus: Intermac EURO 40 (Exceto EUA) COVID-19 e o Intermac 60 Prata COVID-19. Além das coberturas básicas como: atendimento hospitalar e odontológico, transmissão de mensagem urgente e indenicação por extravio e danos às bagagens, as novas coberturas garantem pagamento de despesas médicas em consequência do coronavírus, cobertura para gestantes até 28 semanas, traslado médico e regresso sanitário, além de garantia de viagem de regresso.

Conheça os planos de seguro viagem da Intermac

GTA

Voltar para o sumário

Desde o início de outubro a Global Travel Assistance (GTA) passou a contar com dois planos de seguro viagem com cobertura para covid-19: GTA 42 STUDENT EURO ASSIST COVID-19 e GTA 75 EUROMAX COVID-19.

Note que o primeiro é direcionado para viagens com objetivo acadêmico e a condição de estudante precisa ser comprovada ao acionar o seguro. Ambos os planos garantem indenização de USD 150 por hospitalização decorrente do diagnóstico de COVID-19, desde que a internação dure mais que 48 horas.

Conheça os planos de seguro viagem da GTA

Affinity

Voltar para o sumário

Até o presente momento, a seguradora garante assistência para diagnóstico e tratamento de seus clientes, honrando com a cobertura de despesas médicas dentro do limite firmado na apólice. Vale ressaltar, no entanto, que as demais coberturas (como cancelamento e interrupção de viagem, regresso sanitário e traslado de corpo) perdem a validade.

Recentemente a Affinity anunciou que lançará em outubro uma cobertura exclusiva de seguro viagem para covid-19, a primeira a ser regulamentada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Assim como proposto pela GTA, os planos serão complementares às apólices que já existem e deverão ser contratados à parte. Serão três faixas de cobertura:

  • A mais simples, cobrindo somente as despesas médico-hospitalares, como consultas e exames.
  • A intermediária, que garantirá também 15 dias de internação hospitalar.
  • A completa, incluindo todos os itens acima acrescidos do translado de corpo em caso de morte pelo novo coronavírus.

(Atualizaremos este artigo quando o novo plano for oficialmente lançado e a empresa esclarecer detalhadamente de que forma seu seguro viagem cobre coronavírus).

Conheça os planos de seguro viagem da Affinity

Quais são os benefícios do seguro viagem?

Voltar para o sumário

Diante das restrições, você deve estar se perguntando se ainda vale a pena contratar seguro viagem. 

A resposta continua sendo “SIM”, uma vez que contaminação por coronavírus não é nem de longe o único problema ao qual você estará sujeito durante uma viagem.

Conheça alguns benefícios que tornam o seguro indispensável na resolução de problemas que podem ocorrer antes, durante e depois da viagem.

Cancelamento de viagem

Voltar para o sumário

Diante de eventos de alta gravidade que impeçam o segurado de viajar, é garantido a ele o reembolso de taxas referentes a serviços turísticos contratados após a aquisição do seguro viagem.

Cada empresa tem sua política de cancelamento, que normalmente englobam imprevistos como:

  • Falecimento por acidente grave ou doença aguda de familiares próximos como pais, filhos, enteados, cônjuges ou companheiros, irmãos, sogros, genros e noras, avós e netos.
  • Atendimento emergencial por parto ou aborto de seguradas ou cônjuges de segurados.
  • Desastres naturais que ocorram dentro da cidade natal do segurado ou cidade de destino que impeça o segurado de fazer a viagem. 
  • Perda de documentos dentro dos 15 dias que antecedem a viagem.
  • Prejuízos graves na residência ou local de trabalho do segurado.
  • Cancelamento de férias, perda de emprego, mudança de trabalho ou nomeação para cargo concursado.

É de suma importância que você leia atentamente a apólice de seguro para conhecer a cobertura e os riscos excluídos, nos quais geralmente epidemias e pandemias de enquadram. 

Sendo assim, se o único motivo para o cancelamento da viagem for o surto de coronavírus, as apólices não garantem nenhum tipo de reembolso. Apesar disso, algumas redes hoteleiras e companhias aéreas estão oferecendo cancelamento gratuito ou alteração nas reservas. Informe-se diretamente com as respectivas empresas.

💡 IMPORTANTE SABER!

É fundamental que você contrate o seguro viagem assim que as passagens forem compradas. Dessa forma estará protegido contra qualquer eventualidade que aconteça mesmo antes do embarque.

Atendimento médico

Voltar para o sumário

Se você ficar doente, sofrer um mal súbito ou um acidente de qualquer nível de gravidade, o seguro viagem garantirá atendimento gratuito nos melhores hospitais de onde você estiver, cobrindo consultas, exames e internação, além de fornecer traslado até o local de atendimento e em alguns casos assistência farmacêutica e fisioterapia.

Como já foi mencionado, por se tratar de uma epidemia, o coronavírus se encontra na lista de “riscos excluídos”, o que significa que tratamentos decorrentes da contaminação pelo vírus não estão incluídos. 

Gastos por atraso de voo, extravio de malas e danos à bagagem

Voltar para o sumário

Voos internacionais passam por escalas e conexões, que estão suscetíveis a atrasos. O seguro viagem oferece reembolso de despesas com refeições, hospedagem e traslados que não tenham sido custeados pela empresa aérea dentro de um limite pré-estabelecido em contrato.

O mesmo vale para malas que forem extraviadas ou danificadas. O seguro oferece uma ajuda de custos para cobrir despesas emergenciais até que o problema seja solucionado.

Coronavírus é uma doença contagiosa cujos sintomas são parecidos com o da gripe
Coronavírus é uma doença contagiosa cujos sintomas são parecidos com o da gripe. Créditos: DimaBerlin / Fonte: Adobe Stock

Qual é o melhor seguro viagem internacional atualmente?

Voltar para o sumário

Em se tratando de seguro viagem com cobertura para coronavírus, a Travel Ace é a seguradora que oferece os melhores planos atualmente.

Usamos a plataforma da Seguros Promo para comparar os planos oferecidos pela empresa e concluímos que o TA VALUE COVID-19 + TELEMEDICINA é aquele que oferece a cobertura mais completa pelo melhor custo-benefício. Veja o que ele oferece:

  • Despesa médica hospitalar até USD 80.000
  • Despesas médica e hospitalares por COVID-19 até USD 30.000
  • Cobertura médica para grávidas até a 28ª semana de gestação
  • Cobertura médica para esportes radicais
  • Cobertura odontológica de USD 300
  • Cobertura farmacêutica de USD 2.000
  • Regresso sanitário até USD 50.000
  • Traslado de corpo e traslado médico
  • Translado de corpo devido a morte por COVID-19 USD 30.000
  • Seguro por morte acidental no valor de USD 60.000
  • Assistência na localização de bagagem extraviada e seguro de USD 2.000
  • Orientação em caso de perda de documento e cartão de crédito
  • Assistência jurídica e transferência de pagamento de fiança
  • Garantia de regresso em caso de incêndio ou roubo na residência do segurado, ou de enfermidade de caráter súbito do próprio segurado, de seu companheiro de viagem ou de familiares de 1º grau
  • Atendimento telefônico em português 24 horas por dia, 7 dias por semana 
Fazer cotação

Dúvidas sobre seguro viagem

Voltar para o sumário

Aqui no Viajei Bonito você encontra tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem, começando por dicas para comparar planos de diferentes seguradoras, além de um passo a passo para contratar o melhor serviço e informações sobre como analisar e entender a sua apólice.

Ainda tem alguma dúvida? Então entre em contato a Seguros Promo, que tem as respostas para todas as perguntas relacionadas ao tema.

Está procurando um cupom de desconto? Use os nossos!

Seguros Promo
HALLOWEEN
Cupom que dá direito a 15% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Cupom temporário válido entre 16/10/2020 e 31/10/2020
  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.
Real Seguro Viagem
PROMO10
Cupom que dá direito a 10% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Basta utilizar este link
  2. No momento da conclusão da compra, o valor do desconto será automaticamente aplicado ao total

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

Atualizações sobre o coronavírus

Voltar para o sumário

Para manter a população informada sobre coronavírus, o Ministério da Saúde criou o aplicativo Coronavírus-SUS, que já se encontra disponível para dispositivos Android e iOS. Outras fontes confiáveis para consulta são:

Prepare-se para sua viagem Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito. Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Leia também o que escrevemos sobre seguro viagem para a Europa. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 31/10/20 você pode usar o cupom HALLOWEEN para garantir 15% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado! Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem. Viajar pela Europa de trem é uma experiência que serve bem a qualquer tipo de viajante, é fácil e em muitos casos mais barato até mesmo que os voos low cost. Você pode pesquisar preços para uma infinidade de destinos na Omio. Aprenda aqui a comprar passagens de trem na Europa pela internet.testamos o chip internacional da Easysim4u e aprovamos tanto o serviço quanto a qualidade da internet no exterior. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom VIAJEIBONITO10 para garantir 10% de desconto em seu pedido! Recomendamos que você dê uma olhada no plano Dados Mundi que sai a partir de R$374,48. O Viajei Bonito indica também como alternativa o chip da America Chip. Clique aqui para ler nosso tutorial sobre como comprar um chip internacional pela internet. Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais nas plataformas da Kayak e da Skyscanner. Aprenda a criar um alerta de passagens aéreas em promoção. Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar. TransferWise é o serviço de transferência de moedas para dentro e para fora do Brasil que utilizamos sempre que precisamos efetuar ou receber pagamentos internacionais. De todos no mercado, ele é o que garante até o momento a taxa de câmbio mais próxima da conversão atual. Já para compra de moeda em espécie e cartões pré-pagos em dólar e euro, nós indicamos a Confidence Câmbio. Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom 9udns9 durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Adicione ao Pinterest

Clique na imagem para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: H Shaw / Fonte: Unsplash

Gisele Rocha
Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo. Ver mais artigos de Gisele Rocha Créditos da imagem de capa: Jo Panuwat D / Fonte: Adobe Stock
2 comentários em “Seguro viagem cobre coronavírus (Covid-19)?”
  1. Prezada Gisele,
    Agradeço pela sinceridade em seu relato. Estava prestes a adquirir o seguro viagem para uma viagem em família Europa e em nenhum outro site fica explícito que apenas uma empresa presta auxílio para casos de COVID-19.
    Quero parabenizá-la pelo seu trabalho.

    Sds.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *