A cada dia que passa, mais brasileiros estão conseguindo realizar os seus sonhos de viajar. Hoje está mais acessível conseguir viajar tanto dentro do Brasil como fora dele. Isso se dá, principalmente, pelas novas soluções do mundo moderno e pelos diversos avanços tecnológicos. Mas mesmo sendo mais barato ir viajar, ainda há vários gastos que devem ser levados em conta, entre eles: transporte, hospedagem, alimentação, passeios e compras. E há também gastos que não são tão claros, como a taxa de turismo, por exemplo. Mesmo com mais turistas no mundo, poucos sabem o que é a taxa de turismo.

O que é taxa de turismo?

A taxa de turismo é um valor cobrado de acordo com a prefeitura de cada cidade, sendo variável. Em alguns casos ela já está incluída nas taxas de hospedagem quando se fecha um hotel, mas em outros casos ela é paga ou na chegada, ou na saída do hotel. O hotel sempre vai deixar claro o valor dessa taxa, sinalizando-a na fatura.

Essa taxa foi criada para garantir a preservação do meio ambiente e da estrutura da cidade e tem um valor diário. Cada cidade decide então qual o valor a ser cobrado e isso pode levar em contas vários fatores, tais como: quais são os patrimônios culturais daquele cidade, qual é a sua relevância dentro do mundo moderno e também qual é a quantidade de turistas que visitam o local anualmente.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que esta taxa de turismo não é um imposto, sendo totalmente destinada para continuar a promover o turismo na cidade de forma a atrair cada vez mais novos turistas e também para deixar a cidade em ordem para recebê-los bem. Geralmente há uma comissão de turismo da cidade que se responsabiliza por ela de forma a garantir que todo o dinheiro arrecadado seja aplicado para trazer benefícios para a cidade.

Quais cidades têm a taxa de turismo?

Várias cidades do Brasil e do mundo têm taxa de turismo, já que esta taxa é uma convenção dentro da indústria de turismo. Para saber se há taxa de turismo na cidade que se vá visitar é preciso acessar o site oficial da cidade e entrar no departamento de turismo. É possível também verificar junto com o hotel com o qual se vá hospedar.

Esta é uma taxa muito comum nas cidades europeias, sendo que os principais países europeus a cobram. Entre eles destacam-se: França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha e Grécia. Já a Dinamarca e o Reino Unido ainda não adotam a taxa de turismo, mas isso é uma escolha de cada prefeitura das cidades desses países, podendo haver alterações a qualquer momento. Por isso, antes de decidir visitar um local é importante pesquisar sobre esta taxa.

Todo turista deve pagar a taxa de turismo?

É recomendável sempre pagar a taxa de turismo, mas se o turista não quiser pagar, ela não é obrigatória, mas isso pode variar de cidade para cidade. Pagar esta taxa é uma forma de demonstrar respeito e consideração pela cidade que se vai viajar, de forma a contribuir para que ela continue a receber novos turistas e seja preservada.

Ou seja, se você está planejando uma viagem em breve, é importante verificar todos os custos de forma a garantir que o orçamento seja cumprido e a viagem saia como se espera. Leve em conta agora a taxa de turismo nos seus custos de viagem. Se informe e evite futuras dores de cabeça com taxas que não saiba que existia.

Boa viagem!

Prepare-se para sua viagem

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

É altamente recomendável contratar um seguro viagem para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 21/10/19 você pode usar o cupom SEGURA para garantir 10% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado! Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem.

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Kayak. Aprenda a criar um alerta de passagens aéreas em promoção.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom adrianoc135ue durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

Ver mais artigos de Viajei Bonito

Créditos da imagem de capa: Gisele Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *