O que é taxa de turismo?

A cada dia que passa, mais brasileiros estão conseguindo realizar os seus sonhos de viajar. Hoje está mais acessível conseguir viajar tanto dentro do Brasil como fora dele. Isso se dá, principalmente, pelas novas soluções do mundo moderno e pelos diversos avanços tecnológicos. Mas mesmo sendo mais barato ir viajar, ainda há vários gastos que devem ser levados em conta, entre eles: transporte, hospedagem, alimentação, passeios e compras. E há também gastos que não são tão claros, como a taxa de turismo, por exemplo. Mesmo com mais turistas no mundo, poucos sabem o que é a taxa de turismo.

O que é taxa de turismo?

A taxa de turismo é um valor cobrado de acordo com a prefeitura de cada cidade, sendo variável. Em alguns casos ela já está incluída nas taxas de hospedagem quando se fecha um hotel, mas em outros casos ela é paga ou na chegada, ou na saída do hotel. O hotel sempre vai deixar claro o valor dessa taxa, sinalizando-a na fatura.

Essa taxa foi criada para garantir a preservação do meio ambiente e da estrutura da cidade e tem um valor diário. Cada cidade decide então qual o valor a ser cobrado e isso pode levar em contas vários fatores, tais como: quais são os patrimônios culturais daquele cidade, qual é a sua relevância dentro do mundo moderno e também qual é a quantidade de turistas que visitam o local anualmente.

Vale ressaltar que esta taxa de turismo não é um imposto, sendo totalmente destinada para continuar a promover o turismo na cidade de forma a atrair cada vez mais novos turistas e também para deixar a cidade em ordem para recebê-los bem. Geralmente há uma comissão de turismo da cidade que se responsabiliza por ela de forma a garantir que todo o dinheiro arrecadado seja aplicado para trazer benefícios para a cidade.

Quais cidades têm a taxa de turismo?

Várias cidades do Brasil e do mundo têm taxa de turismo, já que esta taxa é uma convenção dentro da indústria de turismo. Para saber se há taxa de turismo na cidade que se vá visitar é preciso acessar o site oficial da cidade e entrar no departamento de turismo. É possível também verificar junto com o hotel com o qual se vá hospedar.

Esta é uma taxa muito comum nas cidades europeias, sendo que os principais países europeus a cobram. Entre eles destacam-se: França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha e Grécia. Já a Dinamarca e o Reino Unido ainda não adotam a taxa de turismo, mas isso é uma escolha de cada prefeitura das cidades desses países, podendo haver alterações a qualquer momento. Por isso, antes de decidir visitar um local é importante pesquisar sobre esta taxa.

Todo turista deve pagar a taxa de turismo?

É recomendável sempre pagar a taxa de turismo, mas se o turista não quiser pagar, ela não é obrigatória, mas isso pode variar de cidade para cidade. Pagar esta taxa é uma forma de demonstrar respeito e consideração pela cidade que se vai viajar, de forma a contribuir para que ela continue a receber novos turistas e seja preservada.

Ou seja, se você está planejando uma viagem em breve, é importante verificar todos os custos de forma a garantir que o orçamento seja cumprido e a viagem saia como se espera. Leve em conta agora a taxa de turismo nos seus custos de viagem. Se informe e evite futuras dores de cabeça com taxas que não saiba que existia.

Boa viagem!

O que é taxa de turismo?

Prepare-se para viajar

Use o cupom CLIENTE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo