5 lugares para você conhecer no Brasil antes que fiquem famosos

Quando esta lista de lugares para conhecer no Brasil antes que fiquem famosos foi escrita, em 2015, destinos como Jalapão e Chapada dos Guimarães ainda não tinham despontado no turismo nacional.

Passados seis anos, é hora de reescrevê-la apresentando outros lugares pouco conhecidos no Brasil para quem deseja usufruir das belezas naturais e do patrimônio histórico nacional sem ter que disputar espaço com um mar de gente.

Tem cidade histórica com ruínas, destino com incontáveis cachoeiras, vilarejo nordestino cenário de novela, refúgio na Floresta Amazônica e muito mais.

Escolha o destino que desperte a sua vontade de viajar e comece a planejar a sua viagem criando alerta de passagens promocionais, reservando hospedagem, alugando um carro para trazer mais liberdade ao seu roteiro, e o mais importante, contratando um plano de seguro viagem nacional.

Casarão do Matutu, Aiuruoca
Casarão do Matutu, Aiuruoca. Créditos: Gisele Rocha

A pequena cidade mineira de pouco mais de 6 mil habitantes é conhecida como “A Cidade das Cachoeiras”, são mais de 85 ao todo, contando com espaços abertos à visitação e propriedades privadas com acesso restrito.

Localizada na Serra da Mantiqueira, já dá pra imaginar que o ponto forte por lá é o ecoturismo e opções não faltam: trilhas, travessias e passeios de 4×4. E se você quer algo mais radical também pode fazer rapel, escalada e tirolesa.

Aiuruoca é também uma um lugar místico. Segundo a Eubiose, Aiuruoca é uma das 7 cidades sagradas, que propicia a prática da meditação para quem busca elevar o nível de consciência e atingir a cura espiritual. Segundo os moradores locais, as montanhas que cercam a cidade são mágicas e formam um portal de entrada para um universo paralelo. Se você também acredita, procure a Sociedade Brasileira de Eubiose, que fica na Rua 15 de novembro. Eles poderão orientá-lo sobre retiros espirituais, cursos e convenções.

Onde se hospedar em Aiuruoca

Mesmo sendo um lugar pouco conhecido no Brasil, Aiuruoca conta com pousadas fantásticas. Uma delas é a Recanto das Estrelas, com chalés de alto padrão que oferecem uma vista sem igual para as montanhas. Animais de estimação também são bem-vindos.

São Miguel das Missões, um dos lugares pouco conhecidos no Brasil
São Miguel das Missões, um dos lugares pouco conhecidos no Brasil. Créditos: Thiago Santos / Fonte: Alamy

A cidade gaúcha faz fronteira com a Argentina e foi um dos lugares onde os Jesuítas se instalaram para catequizar os índios no século XVII. Só teve o azar de estar bem num campo de batalha territorial entre Portugal e Espanha. A igreja começou a ser construída em 1687 e, entre 1735 e 1750, começaram as disputas.

Chegou a ser incendiada, despovoada, repovoada e saqueada, até que seus últimos habitantes a abandonaram no início do século XIX. Daquele tempo restaram apenas as ruínas que toda noite recebe o belíssimo festival Som e Luz.

Uma viagem para voltar no tempo e conhecer a história.

Onde se hospedar em São Miguel das Missões

A Pousada das Missões é muito aconchegante e possui piscina, churrasqueira e quartos para grupos ou famílias, todos com wi-fi gratuito. Para quem procura um hotel, o Tenondé Park Hotel possui excelente custo-benefício. Está a 650m do centro, dispõe de piscina ao ar livre, restaurante e wi-fi gratuito. Além disso, há uma série de atividades que pode ser desfrutada no local ou nas imediações, incluindo um salão de jogos com dardos e uma quadra de tênis.

3. Mangue Seco - BA

Igreja Bom Jesus dos Navegantes, Mangue Seco, Bahia
Igreja Bom Jesus dos Navegantes, Mangue Seco, Bahia. Créditos: Luiz Abreu / Fonte: Getty Images

No litoral norte da Bahia, bem na divisa com o estado de Sergipe, encontra-se a encantadora vila de pescadores onde foi filmada a novela Tieta, inspirada no romance de Jorge Amado.

O clima é de tranquilidade absoluta e o vento se encarrega de levar embora todo o estresse e negatividade. Dunas, coqueiros e manguezais reforçam a impressão de estarmos em um paraíso inexplorado, embora não o seja. Para conhecer paisagens além das que os olhos alcançam, faça um passeio de barco passando pelas ilhas, que são praticamente desertas.

Não vá embora sem se lambuzar com as deliciosas lambretas e aratus, duas iguarias muito apreciadas por essas bandas.

Onde se hospedar em Mangue Seco

A Pousada O Forte é a nossa sugestão de hospedagem em Mangue Seco, já que ela fica às margens do Rio Real, em um cenário digno de novela. São 12 quartos equipados com ar-condicionado, frigobar, TV com canais via satélite. Na área externa, a piscina e as espreguiçadeiras são um convite ao relaxamento.

4. Chapada das Mesas - MA

Chapada das Mesas, um dos lugares para conhecer no Brasil antes que fiquem famosos
Chapada das Mesas, um dos lugares para conhecer no Brasil antes que fiquem famosos. Créditos: Adriano Castro

Muitos viajantes passam por Novo Airão em um bate e volta saindo de Manaus para fazer o passeio de nado com os botos, mas a maioria deles nem sabe de fato onde estão e não fazem a mínima ideia de tudo que poderiam viver, aprender e sentir se resolvessem conhecer a fundo esse lugar isolado no Brasil.

São tantos cenários cinematográficos que fica até difícil entender por que a Chapada das Mesas ainda é um destino pouco conhecido no Brasil. O nome é uma referência aos imensos platôs de arenito que se destacam no horizonte, nos arredores da rodovia Transamazônica.

O Parque Nacional da Chapada das Mesas está localizado a 850 km da capital São Luís, bem no sul do Maranhão, e seu território de 160 mil hectares se divide entre três municípios: Riachão, Estreito, Imperatriz e Carolina, sendo este último o que tem a melhor estrutura para receber viajantes.

Aqui você poderá observar três biomas: Cerrado, Caatinga e Amazônia, com grande variedade de rios, cachoeiras, nascentes e poços de águas cristalinas. Os paredões rochosos atraem os mais corajosos que se aventuram na prática de esportes radicais. Para se ter ideia, é aqui que fica a segunda tirolesa mais alta do Brasil, com 430 metros de altura, perdendo apenas para a de Lavras Novas, em Minas Gerais, que tem 20 metros a mais. Para os mais tranquilos, há trilhas e caminhadas de baixo nível de dificuldade. A mais conhecida leva à Pedra Furada, um dos principais pontos turísticos da Chapada das Mesas.

Onde se hospedar na Chapada das Mesas

Carolina é a cidade-base para acessar os atrativos da Chapada das Mesas e se você estiver viajando sem carro, é recomendável se hospedar no Centro. A Pousada Maktub é a melhor que você vai encontrar por ali, pois a construção é nova, as instalações são ótimas, os quartos são muito bem decorados e o café da manhã não deixa a desejar. Mas se você estiver de carro, pode se dar ao luxo de se hospedar próximo à natureza. Nesse caso, o Rancho das Estrelas é uma ótima escolha.

5. Novo Airão - AM

Arquipélago de Anavilhanas, Amazônia
Arquipélago de Anavilhanas, Amazônia. Créditos: Caio Pederneiras / Fonte: Shutterstock

Muitos viajantes passam por Novo Airão em um bate e volta saindo de Manaus para fazer o passeio de nado com os botos, mas a maioria deles nem sabe de fato onde estão e não fazem a mínima ideia de tudo que poderiam viver, aprender e sentir se resolvessem conhecer a fundo esse lugar isolado no Brasil.

Para viver a experiência amazônica genuinamente é preciso passar alguns dias em Novo Airão e fazer percorrer de barco o Parque Nacional de Anavilhanas, que é o maior arquipélago de águas doces do planeta Terra, com cerca de 400 ilhas na bacia do Rio Negro. Durante essa jornada você passará por canais, lagos e igarapés margeados por vegetação intocada.

Aproveitando que você já está aqui, conheça também o Parque Nacional do Jaú, um dos ecossistemas mais ricos e preservados do planeta, com uma área de 2.272.000 hectares. Além da natureza exuberante, aqui também se encontram diversas inscrições em pedras feitas por povos antigos que habitaram a Amazônia.

Embora os passeios estejam disponíveis o ano todo, a melhor época para visitar essa região é entre agosto e dezembro, quando o nível das águas está mais baixo. Nesse período fica mais fácil avistar animais exóticos e plantas raras. Na época da cheia não é possível tomar banho de cachoeiras, nem relaxar nas praias de água doce e fica inviável ir até os petróglifos. Pense nisso quando estiver programando a sua viagem.

Onde ficar em Novo Airão

Para repousar o corpo e continuar em contato direto com a natureza, o Amazônia ParkSuítes é a melhor opção. O atendimento cordial é elogiado pelos hóspedes, que também exaltam os cuidados com a limpeza e a higiene do estabelecimento. Mesmo estando em uma área remota do Brasil, a pousada oferece TV a cabo, ar-condicionado e internet.

E aí? Gostou das nossas dicas? Conhece mais algum lugar que ainda não é famoso?

Conta para a gente!

5 lugares para você conhecer no Brasil antes que fiquem famosos

Prepare-se para viajar

Use o cupom CLIENTE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

9 pensou em “5 lugares para você conhecer no Brasil antes que fiquem famosos

  1. Adorei as dicas dos lugares pra conhecer antes de ficarem famosos, realmente o turismo em massa acaba desestruturando ou estruturando demais os lugares e eles acabam perdendo sua identidade aos poucos. Abraços, adorei as dicas!

  2. Nossa, que demais!

    Finalmente uma lista que, de fato, surpreendeu com destinos pouco conhecidos no Brasil e que realmente devemos conhecer antes de ficarem famosos. Estes lugares vão perder parte do encanto caso se tornem muito badalados, né?!

    Só esperando a pandemia passar para voltar a viajar pelo Brasil!

    Obrigado pelas dicas!

  3. Acredito que Mangue Seco e Chapada das Mesas já estão bem famosinhos agora. Fui há muito tempo atrás em Mangue Seco e recomendo! Um espetáculo!
    Adoraria conhecer Novo Airão!

  4. Dessa lista, só conheço Mangue Seco! Chapada das Mesas está na lista há um tempo… E amei saber sobre Airuoca – nunca tinha ouvido falar! Ótimas sugestões e já coloquei todas na lista de lugares para conhecer no Brasil assim que viajar for permitido de novo! <3

  5. Nossa que demais este post! Amei as dicas de lugares para visitar antes que fiquem famosos! Eu sou do sul e conheço as Missões, um lugar incrível, cheio de história e cenários lindos! Vale a pena. Agora tenho que conhecer os outros 4. Obrigada pelas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo