Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

7 destinos para curtir o inverno no Brasil

Adeus, verão. Olá, outono-inverno. Com a chegada da época mais fria do ano (ou menos quente, dependendo da região do país) começa a procura por destinos que permitam experimentar sensações térmicas mais baixas. Aquela ideia de que não dá para aproveitar o inverno no Brasil já caiu em desuso. Ninguém precisa mais viajar pro exterior para sentir frio. Nem mesmo para ver neve.

Neste post reunimos sete destinos para curtir o inverno no Brasil. Você escolhe qual se encaixa mais no seu perfil. A grande maioria é em região serrana, pois estamos falando de Brasil, né? Frio no nível no mar é mais difícil, mas também existe.

Pega o cachecol e a touca e já prepara um chocolate quente enquanto lê o post. Vem com a gente!

[vb_toc]

[su_dropcap]1[/su_dropcap] Penedo

Penedo, Rio de Janeiro. Um dos melhores destinos para curtir o inverno no Brasil
Penedo, Rio de Janeiro. Um dos melhores destinos para curtir o inverno no Brasil. Créditos: Sergio Ziliotti / Fonte: Flickr

Começamos com a única colônia finlandesa do Brasil. O bairro do município de Itatiaia, sul do Rio de Janeiro, ainda conta com 166 finlandeses e seus descendentes. A cidade é bem famosa pelos seus chocolates finos e turismo ecológico. Olha, se o pessoal da Finlândia queria encontrar um lugar que os fizesse lembrar de casa, acho que encontraram. Quando o assunto é “fazer frio”, Penedo se destaca. Leia o roteiro para um fim de semana em Penedo.

Onde se hospedar em Penedo

A [bookinglink id=”1745647″] fica a 200 metros da Pequena Finlândia, tem vista para as montanhas e piscina (que você não vai ter coragem de entrar durante os dias frios de inverno). O café da manhã também é muito bom!

[su_dropcap]2[/su_dropcap] Gramado e Canela

Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, a Catedral de Canela
Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, a Catedral de Canela. Créditos: Gisele Rocha

A dupla gaúcha é uma das queridinhas brasileiras quando o assunto é destino de inverno. Certamente você conhece alguém que foi para lá e voltou apaixonada pelas cidades. Tudo lá gira em torno do turismo e é até difícil destacar algum programa, mas já que estamos falando em passar frio, nossa dica é o Mundo Gelado, em Canela. É nada mais, nada menos que uma caverna de gelo com temperatura de -10°C O ANO INTEIRO!

O Beneth do Tire a Bunda do Sofá! tem um artigo bem legal sobre essas duas cidades! Confira aqui.

Onde se hospedar em Gramado

Existem em Gramado vários hotéis com uma pegada europeia, a exemplo do [bookinglink id=”308545″ text=”Hotel Sky”], do [bookinglink id=”1531817″ text=”Hotel Laghetto”] e do [bookinglink id=”242243″ text=”Hotel Alpestre”], mas se você procura um lugar mais despojado, recomendamos o [bookinglink id=”443348″ text=”Gramado Hostel”], um hostel aconchegante, limpo e com funcionários muito simpáticos.

[su_dropcap]3[/su_dropcap] Bom Jardim da Serra

Serra do Rio do Rastro, o lugar mais frio do Brasil fica em Santa Catarina
Serra do Rio do Rastro, o lugar mais frio do Brasil fica em Santa Catarina. Créditos: Gisele Rocha

Sabe aquelas imagens de neve no Brasil que você vê todo ano no jornal? Geralmente são na Serra Catarinense. Você já deve ter ouvido falar (ou pelo menos visto fotos) da Serra do Rio do Rastro, uma estrada alucinante com 284 curvas descendo uma serra homônima no Sul de Santa Catarina. Pois é em Bom Jardim da Serra que está localizado o mirante de um dos cartões postais mais famosos da Serra Catarinense. A cidade tem pouco mais de 4 mil habitantes e é próxima de outros destinos conhecidos da região, como São Joaquim, Lages e Urubici, nossa próxima dica.

Onde se hospedar em Bom Jardim da Serra

Você pode usar [link tag=”criciuma”]Criciúma[/link] como base para um bate e volta ou pode ficar hospedado no [bookinglink id=”2037147″ text=”Hotel Fazenda Terra do Gelo”] caso queira pernoitar na cidade.

[su_dropcap]4[/su_dropcap] Urubici

Neve em Urubici, Santa Catarina, Brasil
Neve em Urubici, Santa Catarina, Brasil. Créditos: Yes Brasil / Fonte: Getty Images

Urubici é um destino certeiro e um dos mais conhecidos da região, nós até já relatamos uma viagem de um fim de semana para lá aqui no blog (vale a leitura). Um dos cartões postais mais famosos da cidade é o Morro da Igreja, um dos dez mais altos do estado de Santa Catarina com 1.822 metros de altitude. A vista para o Cânion e a Pedra Furada é de tirar o fôlego! Não dava para deixar de fora da lista de destinos para curtir o inverno no Brasil.

Onde se hospedar em Urubici

No centro da cidade há um hostel muito bom. Você não provavelmente não conseguirá gravar e nem pronunciar o nome dele, então anote: [bookinglink id=”1123991″ text=”Hostel Armazém do Heyokah”].

[su_dropcap]5[/su_dropcap] Campos do Jordão

Entrada de Campos do Jordão
Entrada de Campos do Jordão. Créditos: Shinagawa / Fonte: Flickr

Imagina uma cidade em região serrana localizada a 1.628m de altitude e que se enquadra a qualquer tipo de turista. Pois Campos do Jordão é querida por quem gosta de ecoturismo, esportes radicais, museus de artes ou mesmo por quem só quer relaxar. E já que assunto aqui é frio, os meses mais quentes são janeiro, fevereiro e março, quando as temperaturas mais altas chegam a 23°C. Leia o post sobre Campos do Jordão, a Suíça brasileira.

Onde se hospedar em Campos do Jordão

O que combina com frio? Lareira! Na [bookinglink id=”358657″ text=”Pousada Alpenhaus”] tem!

[su_dropcap]6[/su_dropcap] Petrópolis

Petrópolis, a Cidade Imperial do Rio de Janeiro
Petrópolis, a Cidade Imperial do Rio de Janeiro. Créditos: Gisele Rocha

A Cidade Imperial fica na região serrana do estado do Rio de Janeiro a cerca de duas horas de carro da capital Fluminense. Pra vocês terem noção do frio, a Família Imperial Brasileira construiu lá seu palácio – hoje Museu Imperial de Petrópolis – para fugir um pouco do calor da capital da Corte e relembrar do clima europeu.

Independente da época do ano, é bem possível que você verá Petrópolis com neblina ou chuva, os 838 metros de altitude ajudam a explicar. Ah, e os passeios turísticos são muitos. Além do Museu Imperial, também tem um Museu de Cera, o Palácio Quitandinha, Casa de Santos Dumont…

Onde se hospedar em Petrópolis

O [bookinglink id=”2179805″ text=”Um Hostel”] é a melhor opção para quem quer se hospedar perto dos principais pontos turísticos de Petrópolis sem gastar muito. Ele tem cara de hotel sofisticado, mas os valores das diárias cabem em qualquer bolso. Pelo quarto compartilhado você paga R$49 e pelo privativo, a partir de R$119 (preços de março de 2018).

[su_dropcap]7[/su_dropcap] Teresópolis

Teresópolis e seu principal cartão postal, a Serra dos Órgãos
Teresópolis e seu principal cartão postal, a Serra dos Órgãos. Créditos: Gisele Rocha

Mais uma cidade da região serrana do Rio de Janeiro, está a apenas 61 km de Petrópolis e a 96 km da capital. A cidade é famosa por ser a casa da Seleção Brasileira, é lá que está a Granja Comary, centro de treinamento da CBF. Mas o cartão postal mesmo é o Dedo de Deus: um pico com 1.692m de altitude que lembra muito um dedo indicador apontando para o céu.

Com inúmeras pousadas aconchegantes, a cidade é rota certa para turistas que buscam o friozinho da serra. Vale destacar os passeios pela Serra dos Órgãos.

Onde se hospedar em Teresópolis

Gisele e Adriano recomendam o Chalé Lua. Se você estiver procurando uma opção mais econômica, o [bookinglink id=”1641539″ text=”Aventureiro Pousada”] pode ser o seu lugar em Teresópolis.

E aí? Conhece alguma dessas cidades ou tem outras dicas de destinos para curtir o inverno no Brasil? Comente.

Guylherme Morais

Formado em Comunicação Social, amante do futebol e do esporte da bola laranja, viajar é literalmente a sua vida. Em 25 anos morou em seis cidades diferentes e não sabe se um dia vai simplesmente ficar em uma pra sempre.

Um pensamento em “7 destinos para curtir o inverno no Brasil

  1. Não é por nada, não, mas vc é carioca?
    Acho que deixou de fora um monte de cidades do sul do Brasil, onde realmente tem inverno.
    Na lista entraram apenas Canela e Gramado. Ficou devendo muito aí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo