Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

Feiras de rua que você precisa visitar em Buenos Aires

Buenos Aires é uma cidade que oferece a seus moradores e visitantes várias atividades gratuitas e ao ar livre. O que não falta na capital da Argentina são parques e em muitos desses espaços verdes acontecem feiras de artesanato, moda, artes plástica, shows folclóricos e muita gastronomia local. Esses bazares também ocupam várias ruas da capital, movimentando os finais de semana da cidade. Listamos algumas dessas feiras que você deveria conhecer ao visitar Buenos Aires.

[su_dropcap]1[/su_dropcap] Feira de San Telmo

Feira de San Telmo, em Buenos Aires, Argentina
Feira de San Telmo, em Buenos Aires, Argentina. Créditos: Cássia Mota

A mais famosa de Buenos Aires, a feira de San Telmo oferece aos visitantes antiguidades, pinturas, souvenirs, roupas, porcelanas e artesanatos em geral. Justamente por ser a mais badalada, os preços também são mais altos. No local também acontecem shows e manifestações culturais. No site oficial da Feira de San Telmo é possível conhecer detalhes históricos, curiosidades e agenda de eventos, além de fotos e uma lista completa de tudo o que se encontra por lá.

Onde acontece: localizada no bairro de San Telmo, oficialmente a feira acontece na rua Defensa, mas ela se estende pela praça Dorrego e pela rua Humberto I.

Como chegar: Se você já está no bairro de San Telmo, basta usar a Plaza de Mayo como referência. A partir dela são 10 quarteirões em linha reta pela rua Defensa até chegar ao bazar e se jogar nas comprinhas. Algumas linhas de ônibus também levam à feira, como 22, 24, 28A, 28B, 29, 54, 61, 62, 74, 93, 126, 130, 143, 152 e 159.

Dias e horários: todos os domingos, das 10h às 17h.

[su_dropcap]2[/su_dropcap] Feira de Mataderos

Feira de Mataderos, uma das mais conhecidas em Buenos Aires, Argentina
Feira de Mataderos, uma das mais conhecidas em Buenos Aires, Argentina. Créditos: Open Minder / Fonte: Flickr

Criada em 1986, a feira de Mataderos preserva a cultura gaúcha, sendo um espaço de artesanatos e tradições populares argentinas. Lá é possível encontrar artesãos, comida típicas, couro, mate, bijuterias, além de música folclórica, shows, corridas e domas de cavalo. O gaúcho brasileiro sente-se em casa nesse espaço do bairro de Mataderos. São mais de 700 barrancas e bancas de produtos diversificados.

Onde acontece: a feira está localizada nas avenidas Lisandro de La Torre e De los Corrales.

Como chegar: o bairro de Mataderos está localizado a cerca de 40 minutos do Centro de Buenos Aires e as linhas de ônibus 36, 55, 92, 63, 80, 92, 97, 103, 117, 126, 141, 155, 180 e 185 deixam o turista na feira.

Dias e horários: todos os domingos, das 11h às 20h. No verão acontece nas noites de sábado, a partir das 18h.

[su_dropcap]3[/su_dropcap] Feira do Caminito

Obras de artistas locais à venda na Feira do Caminito, em Buenos Aires, Argentina
Obras de artistas locais à venda na Feira do Caminito, em Buenos Aires, Argentina. Créditos: fabian.kron / Fonte: Flickr

Conhecida como “Feira de Artistas Plásticos do Caminito”, o bazar reúne artistas contemporâneos que expõem e vendem suas obras, a maioria inspiradas no colorido do Caminito, o lugar mais conhecido do bairro de La Boca. No local também há uma feirinha de artesanato que apresenta aos turistas peças feitas de couro, madeiras, metais, cerâmicas, etc.

Onde acontece: o Caminito fica no famoso bairro de La Boca.

Como chegar: é só pegar uma das linhas de ônibus que passam pelo bairro: 29, 33, 64, 53, 152.

Dias e horários: todos os dias. No inverno a feira acontece das 11h às 18h e no verão, das 11h às 20h.

[su_dropcap]4[/su_dropcap] Feira de Artesanatos da Plaza Francia

Feira hippie na Plaza Francia, em Buenos Aires, Argentina
Feira hippie na Plaza Francia, em Buenos Aires, Argentina. Créditos: Slaff / Fonte: Flickr

Também conhecida como Feira da Recoleta, o bazar começou na década de 1970 com um grupo de hippies que resolveu vender sua arte na praça Francia. Desde então, a feira cresceu e hoje reúne mais de 100 artesões. No local é possível encontrar peças produzidas em couro, cerâmica, madeira, pinturas e uma variedade de arte plásticas.

Onde acontece: nas avenidas Pueyrredon e Del Libertador, no bairro da Recoleta. Para quem está nas imediações, a feira acontece em frente ao Cemitério da Recoleta.

Como chegar: pode-se chegar à feira pelas linhas de ônibus 17, 61, 62, 67, 92, 93, 10, 37, 38, 41, 59, 60, 95, 101, 102, 108, 118, 124, 130. A pé, tomando a praça San Martín e rua Florida como ponto de partida, são 10 blocos pela avenida Del Libertador.

Dias e horários: todos os finais de semana e feriados, das 11h às 20h.

[su_dropcap]5[/su_dropcap] Feira da Praça Serrano e Feira de Artesanato Palermo Viejo

Pessoas conversando na Feira de Artesanato Palermo Viejo, em Buenos Aires, Argentina
Pessoas conversando na Feira de Artesanato Palermo Viejo, em Buenos Aires, Argentina. Créditos: Estrella Herrera / Fonte: Flickr

Localizadas no pedaço conhecido como Palermo Soho, a feira da Praça Serrano é parada obrigatória para quem gosta de moda. Os fashionistas de plantão podem encontrar por lá desde barraquinhas até boutiques vendendo peças diferentes, exclusivas e super estilosas, a maioria produzidas por designers locais. Localizada na Praça Serrano, coração do bairro de Palermo, é também possível encontrar na feira artesanatos. Ali pertinho, na praça Armênia, acontece a Feira de Artesanato Palermo Viejo, oferecendo aos turistas e visitantes artesanato em geral. No entorno da praça há vários bares e restaurantes, ótimos para aproveitar o fim de tarde.

Onde acontece: a Praça Serrano está no cruzamento das ruas Jorge Luis Borges e Honduras; já a praça Armênia está na rua de mesmo nome.

Como chegar: as linhas de ônibus 34, 39, 55, 57, 140, 142, 151, 166, 168 levam às feiras, assim como a linha D do Metrô, basta desembarcar na estação Plaza Italia e caminhar 8 quadras.

Dias e horários: sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h.

[su_dropcap]6[/su_dropcap] Feira do Parque Centenário

Feira do Parque Centenário em Buenos Aires, Argentina
Feira do Parque Centenário em Buenos Aires, Argentina. Créditos: Lorena Betta / Fonte: Flickr

No bazar realizado dentro do Parque Centenário é possível comprar livros, revistas e discos usados. Com paciência e bons olhos dá para garimpar coisas bacanas por preços mais bacanas ainda. Além disso, a praça em si é uma atração imperdível: por ali está o Museu Argentino de Ciências Naturais, o anfiteatro ao ar livre, Eva Perón, e ainda rolam várias atividades e shows pelo local.

Onde acontece: o Parque Centenário está no bairro de Caballito. Para chegar rapidamente à feira, basta entrar pela portaria localizada na rua Leopoldo Marechal.

Como chegar: a melhor opção é pegar a linha B do metrô e desembarcar na estação Angel Gallardo.

Dias e horários: todos os dias, das 10h às 22h.

[su_dropcap]7[/su_dropcap] Feira do Parque Rivadavia

Feira do Parque Rivadavia, especializada em livros, selos, moedas, cartões telefônicos e postais antigos. Buenos Airtes, Argentina
Feira do Parque Rivadavia, especializada em livros, selos, moedas, cartões telefônicos e postais antigos. Buenos Airtes, Argentina. Créditos: Beatrice Murch / Fonte: Flickr

No Parque Rivadavia acontece a Feria del Ombú, dedicada a compra e venda de selos, moedas, cartões telefônicos e postais antigos. Também há uma feira de livros usados ao lado do parque, na rua, uma das mais famosas da capital argentina, atraindo todo o tipo de visitando ao local.

Onde acontece: o parque Rivadavia está na localizado na rua de mesmo nome, no bairro de Cabalitto.

Como chegar: a melhor opção é pegar a linha B do Metrô e desembarcar na estação Angel Gallardo.

Dias e horários: todos os domingos, das 09h30 às 14h30.

[su_dropcap]8[/su_dropcap] Feira da Praça General Manuel Belgrano

É na praça que leva o nome do criador da bandeira da Argentina que se encontra mais uma das várias feiras de artesanatos de Buenos Aires. O diferencial desta feira está nas obras expostas. Em sua maioria são de jovens artistas dedicados às artes plásticas.

Onde acontece: a praça General Manuel Belgrado está entre as ruas Vuelta de Obligado e Juramento, no bairro de Belgrano.

Como chegar: a melhor opção é a linha D do metrô, desembarcando na estação Juramento.

Dias e horários: sábados, domingos e feriados.

[su_dropcap]9[/su_dropcap] Feira no Parque Lezama

Feira do Parque Lezama, em Buenos Aires, Argentina
Feira do Parque Lezama, em Buenos Aires, Argentina. Créditos: Juan Ezequiel de los Santos / Fonte: Flickr

No bairro de San Telmo há ainda uma pequena feira na Avenida Martin Garcia, nas imediações do parque Lezama. Lá é possível encontrar verduras e legumes frescos, produtos naturais, comidas de rua, e também roupas e artesanatos.

Onde acontece: no Parque Lezama, que fica na Avenida Martin Garcia, em San Telmo.

Como chegar: as linhas de ônibus 4, 9, 22, 24, 28, 29, 33, 46, 53, 64, 65, 93, 129, 130, 143, 152 e 168 passam pelo local.

Dias e horários: aos finais de semana.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo