Cidades para visitar durante a Copa do Mundo na Rússia

A Rússia é logo ali! Entre os dias 14 de junho e 15 de julho de 2018, o maior país do mundo irá receber, pela primeira vez, a Copa do Mundo de Futebol. Também é a primeira vez que um país do leste europeu recebe o Mundial. Todas as 11 cidades-sedes estão localizadas na porção europeia da Rússia, muito para evitar deslocamentos longos e cansativos. Se você estiver por lá para torcer pelo Hexa da Seleção Brasileira, preparamos uma lista do que cada cidade tem a oferecer.

A propósito, escrevemos também um artigo que fala sobre o seguro viagem para quem está de malas prontas para a Copa do Mundo na Rússia! Vale a pena dar uma conferida.

Para ler em seguida

Seguro viagem para a Copa do Mundo de 2018

Descubra quanto custa viajar para Moscou e São Petersburgo

1 Moscou

Catedral de São Basílio, em Moscou, Rússia

Catedral de São Basílio, em Moscou, Rússia. Créditos: BRJ INC. / Fonte: Flickr

Capital da Rússia, Moscou é a maior cidade do país e está localizada às margens do rio Moscova. A cidade irá sediar a final da Copa de 2018 no Estádio Luzhnki, com capacidade para 78 mil (SIM!) espectadores. A Otkrytie Arena, para 46 mil pessoas, também sediará jogos. Apesar de não ser o mais tradicional destino europeu, Moscou é uma capital vibrante, com uma história rica e muito movimentada.

Entre os vários destinos, destaca-se o Kremlin de Moscou, fortificação do século XVI, sede do governo russo. O Kremlin ocupa uma área 275 mil metros quadrados e possui 20 torres. Em seu interior estão vários palácios e igrejas como o Grande Palácio do Kremlin, Palácio do Arsenal do Kremlin, Campanário de Ivan III da Rússia e a Praça das Catedrais, com a Catedral da Anunciação, a Catedral do Arcanjo São Miguel e a Catedral da Dormição. Ali perto está a Praça Vermelha, famosa pelos desfiles militares durante o regime soviético. Na praça está um dos grandes símbolos da Rússia, a Catedral de São Basílio. Construída no século XVI, a catedral ortodoxa foi erguida durante o reinado do czar Ivan, o Terrível em comemoração à conquista da cidade de Cazã. A construção impressiona por sua grandiosidade e cores fortes.

Moscou possui vários parques urbanos, entre eles o Jardim de Alexandre, um dos primeiros de Moscou. O jardim data do século XIX e foi construído por ordens do czar Alexandre I da Rússia. Em Moscou fica uma das maiores, melhores e prestigiadas academias de ballet do mundo: o Bolshoi. A companhia é sediada no Teatro Bolshoi, construído no século XIX e é até hoje um dos destinos mais procurados da capital russa por sua arquitetura e seus espetáculos.

Onde se hospedar em Moscou

O Godzillas Hostel conta com recepção 24 horas, wi-fi gratuito, banheiros limpos, quartos novos e confortáveis, além de estar a poucos passos da estação de metrô e da animada Rua Tverskaya. Temos também um guia completo sobre onde ficar em Moscou! Vale a pena a leitura!

2 São Petersburgo

Palácio de Inverno, em São Petersburgo, Rússia

Palácio de Inverno, em São Petersburgo, Rússia. Créditos: abare13 / Fonte: Flickr

São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia e centro cultural do país. Já atendeu pelos nomes de Petrogrado e Leningrado e é uma das mais belas cidades da Europa. Foi fundada pelo czar Pedro, o Grande em 1703 e durante alguns séculos foi a capital do Império Russo. Em 1918, pós-Revolução Russa, a administração do país passou para Moscou.

O centro histórico da cidade é Patrimônio da Mundial pela UNESCO. Fazendo jus ao apelido de centro cultural russo, em São Petersburgo está um dos maiores museus de arte do mundo, o Hermitage. Em sua coleção estão itens de várias épocas da história russa, europeia, asiática e africada. Composto por dez prédio, está no conjunto arquitetônico do Hermitage o Palácio de Inverno, residência oficial dos czares até o fim da monarquia russa. No grande complexo ainda há um teatro e uma academia de dança. A Fortaleza de São Pedro e São Paulo é tida como a edificação que deu origem a São Petersburgo. Ao longo dos anos, foi o local de sepultamento de vários czares. A maior igreja da cidade é a Catedral de Santo Isaac, erguida no século XIX. A construção neoclássica e com toques bizantinos, é ricamente decorada, sendo seu domo banhado a ouro puro.

Durante a Copa do Mundo, o Estádio Krestovsky receberá jogos com capacidade para 69 mil torcedores. Estivemos em São Petersburgo, visitamos o Museu da Vodka e fizemos um tour pelas magníficas estações de metrô da cidade, passeio gratuito que você não pode perder.

Onde se hospedar em São Petersburgo

Nossa sugestão é o Homely Apartments on Gromovoy, que está muito bem localizado, perto do metrô e dos principais pontos turísticos, além de oferecer camas confortáveis, wi-fi gratuito em todos os cômodos e cozinha equipada para uso comum dos hóspedes.

Confira também nosso guia completo de hotéis e albergues em São Petersburgo.

3 Ecaterimburgo

Igreja do Sangue em Honra de Todos os Santos Resplandecente na Terra Russa, em Ecaterimburgo, na Rússia

Igreja do Sangue em Honra de Todos os santos Resplandecente na Terra Russa, em Ecaterimburgo, na Rússia. Créditos: Gigi Cappello / Fonte: Flickr

Situada entre a Europa e a Ásia, Ecaterimburgo é a quarta maior cidade da Rússia. Localizada a 1.667 km ao leste da capital Moscou, Ecaterimburgo receberá os jogos da Copa de 2018 no Estádio Central, com capacidade para 44 mil pessoas. Para os turistas, a cidade oferece muitas opções de passeios, principalmente intelectuais, com muitos teatros, bibliotecas e museus.

Falando em história, fica em Ecaterimburgo a Igreja do Sangue em Honra de Todos os Santos Resplandecente na Terra Russa, construída no lugar da Casa Ipatiev, local em que foi assassinada a família real russa, os Romanov, durante a Revolução Bolchevique em 1918. O templo foi erguido em homenagem a canonização dos Romanov. A cidade também é onde Boris Yeltzin começou sua caminhada política até torna-se o primeiro presidente da Rússia pós União Soviética. Há na cidade um monumento em homenagem ao ex-presidente.

O Vysotsky Business Center é o prédio mais alto da Rússia fora de Moscou e do alto de seus 188 metros de altura é possível ter uma vista de panorâmica da cidade. Dê preferência para os dias de sol e em dias frios vá agasalhado, lá do alto venta muito. Para quem busca um lugar tranquilo no meio da correria de viagem, o lago próximo ao rio Iset, no coração de Ecaterimburgo é o local ideal. Ao redor há áreas verdes, igrejas, prédios antigos e modernos, museus e galerias. É ainda possível avistar pelas ruas das cidades várias estátuas de bronze, inclusive do cantor Michael Jackson.

Onde se hospedar em Ecaterimburgo

O Hotel Olymp possui instalações confortáveis e limpas, além de quartos equipados com TV de tela plana, abajours e escrivaninhas. Fácil acesso através do transporte público.

4 Cazã

Mesquita Kul Sharif, cartão postal de Cazã, na Rússia

Mesquita Kul Sharif, cartão postal de Cazã, na Rússia. Créditos: Mikhail Koninin / Fonte: Flickr

Cazã é a capital da República do Tartaristão, uma das 85 subdivisões da Federação Russa. Após o fim da União Soviética, o Tartaristão vivenciou vários movimentos separatistas e é, hoje, um importante polo da cultura tártara. Às margens do rio Volga, Cazã possui uma bela arquitetura, várias igrejas, templos e mesquitas. Mas o destaque em Cazã é o Complexo Arquitetônico e Histórico do Kremlin de Kazan. Construído durante o reinado de Ivan, o Terrível, no século XVI, o Kremlin de Kazan foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Ainda dentro do Kremlin, está a Mesquita Kul Sharif, a maior da Rússia e uma incrível e bela construção. No interior da mesquita há um museu que conta a história do Islã com manuscritos e peças de roupas. Mesmo estando disponível na entrada da mesquita, é sempre bom lembrar que as mulheres precisam cobrir os cabelos com panos ou véus.

O Palácio da Agricultura, sede do Ministério da Agricultura do Tartaristão, é uma atração imperdível, com sua bela e imponente arquitetura. Na área central de Cazã fica a rua Bauman, um calçadão com muitos restaurantes, lojas e várias outras atrações. A cidade receberá os jogos da Copa de 2018 na Karan Arena, um estádio com capacidade para 45 mil pessoas.

Onde se hospedar em Cazã

O Crystal Hotel está situado bem no centro da cidade, a apenas 2 minutos a pé da Estação de Trem de Cazã, 20 minutos de expresso até o aeroporto e 5 minutos de caminhada até a praia. É o melhor custo-benefício da cidade e por isso as vagas tendem a se esgotar rápido.

5 Kaliningrado

Vila De Pescadores em Kaliningrado, na Rússia

Vila De Pescadores em Kaliningrado, na Rússia. Créditos: Alex F / Fonte: Flickr

Banhada pelo mar báltico, Kaliningrado foi fundada no século XIII por cavaleiros teutônicos, passando a fazer parte da Polônia entre os séculos XV e XVII, capital da Prússia e parte do Império Alemão no século XIX. Por fim, a cidade e a província de mesmo nome foram anexadas a União Soviética no final da Segunda Guerra Mundial. Só pela confusão histórica já dá vontade de conhecer Kaliningrado!

Seu filho mais famoso é o filósofo Immanuel Kant e sua sepultura está em uma das grandes atrações da cidade, a Catedral de Kaliningrado. A construção data do século XIV e durante a Segundo Guerra sofreu um bombardeio, danificando sua estrutura. A catedral continua sem reconstrução, mas guarda muito do que era na época que Kaliningrado ainda atendia por Königsberg. O templo, em estilo gótico, possui duas capelas, um ortodoxa e outra luterana. O Estádio de Kaliningrado, com capacidade para 45 mil pessoas, receberá os jogos do Mundial.

Onde se hospedar em Kaliningrado

Com instalações modernas, quartos amplos e confortáveis, banheiros impecáveis e cozinha compartilhada, o KD Hostel apresenta excelente custo-benefício é o espaço mais concorrido da cidade. Por isso, faça a sua reserva com antecedência.

Siga nossa página no Facebook

6 Níjni Novgorod

Níjni Novgorod, uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2018 na Rússia

Níjni Novgorod, uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2018 na Rússia. Créditos: Aleksandr Zykov / Fonte: Flickr

Casa do Estádio de Níjni Novgorod, com capacidade para 44 mil pessoas, a cidade homônima está às margens dos rios Volga e Oka. Um dos lugares mais impressionantes de Ninji Novgorod é o Kremlin. Construído no século XV após a conquista de Ninji Novgorod por Ivan, o Grande, há no local uma coleção de armas e veículos militares. No terreno do Kremlin há algumas igrejas, como a Catedral de Santa Sofia e a Igreja de Santo André. Em seus terrenos também é possível visitar o Millenium of Russia, um monumento, construído em 1859, comemorando os mil anos da chegada do conquistador Rurik a Novgorod, precursor da monarquia russa. Ainda no Kremlin encontra-se a escadaria Chkalov, local perfeito para fotos, principalmente do rio Volga. Saindo desse circuito, está a rua Bolshaia Pokrovskaia com muitos cafés, restaurantes, lojas e arquitetura típica da Rússia. Passeio perfeito para dias mais calmos (que serão raros em se tratando de Copa do Mundo).

Onde se hospedar em Níjni Novgorod

As instalações do Berry-Hostel são novíssimas, com camas largas, travesseiros macios e cobertas quentinhas. Na cozinha, café e chá gratuitos, cortesia preparada pelos funcionários, que são muito solícitos. O Kremlin está a 400 metros e as demais atrações podem ser alcançadas através do transporte público.

7 Rostov do Don

Catedral ortodoxa e o Campanário em Rostov do Don, na Rússia

Catedral ortodoxa e o Campanário em Rostov do Don, na Rússia. Créditos: AAresTT / Fonte: Shutterstock

Ao sul da Rússia e às margens do rio Don, está Rostov do Don. A cidade irá receber os jogos da Copa do Mundo na Arena Rostov, com capacidade para 43 mil torcedores. Rostov possui temperaturas amenas no inverno em comparação ao resto do país e verões quentes, então prepara-se para sentir calor durante o Mundial. A rua Pushkin é perfeita para quem busca passeios tranquilos ao ar livre. Arborizado e com várias esculturas e monumentos, ficam na rua Pushkin a Biblioteca Pública e o Museu Memorial Sabina Spielrein, pioneira da psicanálise.

Nas passagens subterrâneas da rua Bolshaya Sadovaya há vários painéis de azulejo que são verdadeiras obras de arte. Imperdível! O H2O Aquapark é um moderno parque aquático que pode ser visitado em todas as épocas do ano. Tem piscinas aquecidas, não aquecidas, com ondas, saunas, spas, enfim, atração para crianças e adultos. O Parque Gorkovo é um destino agradável tanto no verão quanto no inverno. Dentro de área verde há passeios a cavalo, muitas árvores e uma bela vista de Rostov do Don. Do lado fora há restaurantes e bares, excelentes para terminar a visita.

Onde se hospedar em Rostov do Don

Nabokov Loft-Hotel é o favorito dos viajantes em Restov do Don e não é à toa. Isso porque ele tem estrutura de hotel de luxo com preço de hostel, acessível através transporte público e perto de vários pontos turísticos. Você pode escolher entre os quartos compartilhados ou privativos, todos bem organizados, com móveis novos e roupa de cama limpa. Há uma cozinha compartilhada caso prefira cozinhar suas próprias refeições.

8 Samara

Samara, cidade que será palco para os jogos da Copa do Mundo de 2018, na Rússia

Samara, cidade que será palco para os jogos da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Créditos: Aleksandr Zykov / Fonte: Flickr

Fundada no século XVI, Samara é outra cidade banhada pelo rio Volga e está a 1.046 km da capital Moscou. A cidade tem uma econômica ativa, principalmente por ser sede de várias companhias petrolíferas. Durante o verão, Samara oferece boas e movimentadas praias fluviais. Ainda na orla do Volga há alamedas, parques e boulevard. Ficar por ali até o pôr-do-sol é imperdível. As águas do Volga também oferecem passeios pelo rio em charmosas embarcações.

A Praça Kubychev, a maior da Europa, ocupa quatro quarteirões e já foi palco de paradas militares, inclusive durante a Segunda Guerra Mundial. Nela está o Teatro Ópera e Ballet de Samara. Não é o Bolshoi, mas é ballet russo, então já vale o espetáculo! Além disso, a construção é linda, tanto por fora quanto por dentro.

Mas a principal atração de Samara é o Bunker de Stalin. Mesmo nunca tendo sido usado pelo antigo líder da União Soviética, o bunker, localizado a 36 metros de profundidade, é hoje um museu, uma lembrança de como eram organizados os esconderijos subterrâneos durante a Segunda Guerra. Samara receberá os jogos da Copa do Mundo na Cosmos Arena, estádio com capacidade de 44 mil pessoas.

Onde se hospedar em Samara

O Hotel Countries oferece aos hóspedes camas confortáveis e macias, chuveiros com jatos fortes e água quente, além de atendimento 24 horas e café da manhã gratuito. Tudo isso com preços acessíveis em uma área privilegiada na cidade de Samara.

9 Saransk

A imponente Catedral de Saransk, cidade que sediará jogos da Copa do Mundo na Rússia

A imponente Catedral de Saransk, cidade que sediará jogos da Copa do Mundo na Rússia. Créditos: Dmitry Erokhin / Fonte: Shutterstock

Capital da República da Mordóvia, Saransk está a 630 km a leste de Moscou. De vários pontos da cidade é possível avistar a Catedral do Santo e Justo Guerreiro Fyodor Ushakov, a maior igreja ortodoxa da cidade. Apesar de nova, inaugurada em 2006, a catedral é imponente e chama atenção por sua bela arquitetura e sua cúpula bizantina.

Na avenida Kommunisticheskaya está o Museu de Belas Artes da República da Mordóvia, cheio de esculturas, pinturas e ilustrações, além de coleções da arte russa dos séculos XVIII e XIX. O Museu de Cultura Popular da Mordóvia, uma ramificação do Museu de Belas Artes, tem um rico acervo de objetos, roupas típicas, ferramentas, utensílios, esculturas, livros e fotografias. Dentro do prédio também se encontram quartos temáticos que ajudam a contar a história da República da Mordóvia.

O parque Alexander Pushkin é uma das melhores áreas abertas de Saransk, sendo muito usado para cerimônias de colação de grau. São cerca de 40 hectares de muito verde, parques infantis e lugares para eventos. Na Copa do Mundo, a Arena Mordóvia irá receber os jogos. O estádio tem capacidade para 45 mil animados torcedores.

Onde se hospedar em Saransk

Localizado no coração da cidade, o Saransk Hotel é uma opção de hospedagem para quem procura conforto e preço baixo. Todos os cômodos foram reformados recentemente, os banheiros são limpos e os quartos bem arejados.

10 Sochi

Terminal marítimo de Sochi, Krai de Krasnodar, Rússia

Terminal marítimo de Sochi, Krai de Krasnodar, Rússia. Créditos: Alexxx Malev / Fonte: Flickr

Sede das Olímpiadas de Inverno de 2014, Sochi é conhecida por ser uma cidade resort, destino dos russos principalmente no verão. É uma das cidades de clima mais amenos de toda Rússia, raramente apresentando temperaturas negativas. Localizada no extremo sul do país, próxima ao Mar Negro, Sochi, “a riviera russa”, possui diversas atrações.

Para quem gosta de esquiar e outros esportes de neve, é necessário sair um pouco de Sochi e ir até duas cidadezinhas da região, nas montanhas do Cáucaso, Krasnaya Polyana e Rosa Khutor. As duas localidades foram revitalizadas para receberam várias modalidades dos Jogos de Inverno e possuem teleféricos e estações de esqui. Voltando a Sochi, uma das atrações mais agradáveis é o Jardim Botânico Dendrarium. Com uma vasta coleção de espécies de árvores, o local é muito frequentado para caminhadas, passeios e pic-nics familiares. O mais famoso parque de Sochi é o Park Riviera. Fundado em 1898, o parque tem restaurantes, bares, centros esportivos e de lazer, e o Teatro Verde, ponto de shows e festivais, principalmente no verão.

No Museu Histórico de Sochi é possível conhecer a história da cidade, achados arqueológicos, entre outros. São mais de 150 mil itens expostos. Escolhida como cidade de veraneio por Stalin, Sochi transformou a antiga casa em museu. Na Casa de Verão de Stalin há vários objetos pessoais do ex-líder da União Soviética e esculturas em cera. Sochi também possui um vasto conjunto arquitetônico, heranças do regime comunista. Durante o verão, as praias são o destino mais procurado na cidade. Apesar das águas frias, os russos lotam suas areias escuras. Construído para as Olimpíadas de Inverno, o Estádio Olímpico de Fisht receberá a Copa do Mundo e tem capacidade para 47 mil torcedores.

Onde se hospedar em Sochi

O Hostel Cheshire Cat está localizado a poucos passos da praia, em uma área bem abastecida pelos transporte público, com bancos, mercados e restaurantes nas redondezas. A cozinha compartilhada é bem equipada, assim como o banheiro, que além de chuveiros quentes, possui secador de cabelo e máquina de lavar roupas.

11 Volgogrado (Stalingrado)

Parque Mamaev Kurgan, em Volgogrado, Rússia

Parque Mamaev Kurgan, em Volgogrado, Rússia. Créditos: Rob / Fonte: Flickr

Conhecida até 1961 como Stalingrado, Volgogrado está localizada a 964 km de Moscou. A cidade receberá os jogos da Copa do Mundo de 2018 na Arena Volgogrado, com capacidade para 45 mil espectadores.

Palco da Batalha de Stalingrado, a mais sangrenta da história, durante a Segunda Guerra Mundial, muito de Volgogrado é sobre o histórico combate que durou seis meses. É o caso do parque Mamaev Kurgan. No monte Mamaev encontram-se vários monumentos e esculturas que contam a história da batalha de Stalingrado, uma referência aos heróis russos. No parque também está a Chama Eterna, uma homenagem aos soldados mortos na batalha. São 7.200 nomes escritos e reverenciados pelo povo russo. A troca de guarda é imperdível.

Ali perto, próximo ao rio Volga, está o Museu Panorâmico da Batalha de Stalingrado, composto por um acervo de tanques, uniformes, medalhas, artefatos de guerra, fotos, pinturas e documentos oficiais. Fugindo um pouco da guerra, há o canal Volga-Don que liga os rios de mesmo nome. São 101 km de extensão e de lá dá para avistar várias atrações de Volgogrado, como a maior estátua de Lenin do mundo.

Onde se hospedar em Volgogrado

Situado a apenas 3,6 km da Arena Volgograd, o Hostel Proletkult conta com quartos amplos, com camas equipadas com cortinas que dão mais privacidade aos hóspedes. A estação de trem está a 5 minutos do estabelecimento, o que lhe permite economizar uma corrida de taxi.

É fanático por futebol? Então conheça mais 16 estádios espetaculares ao redor do mundo em um post completíssimo do Fui ser Viajante.

Prepare-se para sua viagem

Em Moscou, nossa sugestão de hospedagem é o Aquamarine Hotel. Já em São Petersburgo, recomendamos o Homely Apartments on Gromovoy. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostel World.

Vai alugar um carro? Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

Já pensou em aprender a falar russo? Recomendamos os cursos da Udemy que cobrem alfabeto, fonética, pronúncia e possuem até mesmo aulas direcionadas ao russo para turismo!

Viajar pela Europa de trem é uma experiência que serve bem a qualquer tipo de viajante, é fácil e em muitos casos mais barato até mesmo que os voos low cost. Você pode pesquisar preços para uma infinidade de destinos na GoEuro.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Leia também o que escrevemos sobre seguro viagem para a Copa do Mundo de 2018. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Em Moscou, o almoço simples sai por volta de R$32,96, já o fast-food sairá por mais ou menos R$16,48. Considerando o cappuccino, podemos dizer que o cafezinho da tarde custa R$9,12. Em restaurantes, a garrafa d'água de 330ml custa R$1,95, o refrigerante - considerando também o de 330ml - custa R$2,75 e o pint de cerveja R$5,49.

Descubra quanto custa viajar para Moscou e São Petersburgo.

Do Brasil, o voo mais barato para Moscou sai de São Paulo no dia 19/11/17 com volta em 24/11/17 e custa R$3.321,45 (ver as datas). Confira todas as opções de voo para Moscou.

Com base em cotações atualizadas do Yahoo Finance a cada duas horas, a proporção entre o Rublo russo e o Real é de 1 RUB para 0,0555 BRL. Utilizando o voucher VIAJEIBONITO você garante em sua primeira compra 10% de desconto no spread da BeeCâmbio e 25% de desconto no spread da Remessa Online, além de garantir as melhores taxas para câmbio de moeda.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando! Créditos da imagem de capa: BRJ INC. / Fonte: Flickr
  • Ana Carolina Busiquia

    A Rússia é tão linda! Fico babando nas fotos (literalmente) com vontade de morder essas construções lindas kkkk
    Quanto ao estádio.. Caramba! Cabe gente pra dedéu hein?
    Amei a matéria! A parte das localidades para se hospedar ficou super show! Adoro me localizar antes de chegar no destino! Parabéns!

  • Michela Borges Nunes

    Uau, que post ótimo! Muito completo, com dicas maravilhosas. Olha, parabéns! Não estou com viagem marcada para a Rússia, mas deu até vontade.

  • Aninha Lima

    Já tenho dicas Incríveis e um post completo para ler e reler… Agora só me falta o dinheiro rsll

  • Oscar | MauOscar Blog Viagem

    Acredito que a Rússia deve ser um país interessantíssimo de visitar. Porém tenho que admitir que é um destino com baixíssima prioridade na minha lista por uma série de motivos que vão desde os direitos humanos, LGBT, anexação do Crimeia e por ai vai. Coisas que nem vale a pena mencionar nesse comentário. Quem sabe com a copa do mundo mude um pouco da minha percepção sobre o país.. As dicas estão ótimas. O post teria ficado ainda mais completo se vocês tivesse usado fotos próprias para ilustrar o conteúdo.

  • Tha Moura

    Ola, adorei seu post. Super completo. Conheço Moscou e St. peterburgo mas fiquei com vontade de conhecer os outros lugares.
    Obrigada por compartilhar.
    bjos
    Thais

  • Gisele Rocha

    Quando eu era criança, pensava que essas catedrais eram feitas de doces. Heheheh
    Hoje acho que se parecem castelos da Disney. São lindas mesmo!
    Obrigada pelo comentário.

  • Gisele Rocha

    Fico feliz que tenha despertado essa vontade de conhecer. Beijo pra vc!

  • Gisele Rocha

    Mas viajar pra Rússia é bem barato, Aninha! As passagens são caras, mas sempre rola uma promoção. A gente tem alguns posts com cálculos de gastos em Moscou e São Petersburgo, depois vc dá uma sacada pra ver que não é tão caro quanto aparenta.

    https://viajeibonito.com.br/quanto-custa-viajar-para/?query=Moscou/147/BRL

  • Gisele Rocha

    Tínhamos esse mesmo receio antes de visitar a Rússia, Oscar. E nossas impressões não foram desfeitas durante a viagem, infelizmente. Mas acho que durante a Copa a alegria reinará, como aconteceu aqui no Brasil.
    Você pode ver as nossas fotos no Instagram ou em outros posts que já escrevemos, como o guia pelo metrô de São Petersburgo (https://goo.gl/J8ej8E), o Museu da Vodka (https://goo.gl/zmIOLw) e Mochilão pela Europa com até 5 mil reais (https://goo.gl/F0CppD). Outros ainda estão por vir. 🙂

  • Gisele Rocha

    Às vezes dá vontade de voltar a alguns países que conhecemos, mas é tanto mundo para conhecer. Como faz?

  • Salvo nos favoritos aqui porque vai ser lido e relido (e relido) antes do embarque do Projeto BraChi na Russia 2018! =D

  • KEUL FORTES

    Que post! Incrível gente.. Esses lugares realmente são lindos! Fiquei com vontade de conhecer. Parabéns pelo post! Salvei nos favoritos e compartilhei. 😉

  • Gê Azevedo

    Gente, já é ano que vem!!! Só lugar maravilhoso!

  • Diego Cabraitz Arena

    Ótimas dicas!! Lugares lindos!
    Quem sabe ano que vem eu não consiga visitar alguns deles ! hahah
    Obrigado por compartilhar!

  • Gisele Rocha

    Passa voando!!

  • Marcela Falco Domingos

    A vontade de vistar a Rússia já era grande, agora ficou ainda maior hahah
    Quem sabe não dou um pulinho no outro lado do mundo?? 🙂

  • washington luiz

    Pretendo viajar para a copa do mundo na Russia e depois dessa reportagem fiquei encantado. Pretendo ficar em hóstel por ser mais baratos e agoro estou interessado em encontrar uma companhia para ir comigo.

  • Gisele Rocha

    Washington, lembre-se de reservar as hospedagens com muita antecedência, pois alguns hostels já estão com datas esgotadas. Não estaremos na Rússia durante a Copa, mas acompanharemos tudo pela televisão pela internet. Que seja uma festa linda!
    Sobre companhia, tente nos grupos de viajantes no Facebook. Certamente você encontrará muita gente. Abraços!

  • Gisele Rocha

    Por que não, né? Ainda mais durante a Copa, com gente do mundo inteiro, muita festa e muita alegria!

  • Fabiano Silverio

    Estou com passagem comprada pra lá para final de Maio de 2018, eu, minha esposa e minha filha de 3 anos. Sou aficcionado pela história da Segunda Guerra e por isto já estava em meu roteiro São Petesburgo e Volgogrado, agora por conta do post terei que ir até Kaliningrado também. Abraços, belo trabalho o de vocês.