Decidir onde ficar em São Petersburgo é uma tarefa muito difícil por dois motivos: a cidade possui um bairro mais atrativo do que o outro e você vai precisar escolher o hotel ou albergue que permita aproveitar ao máximo o que ela tem a oferecer.

São Petersburgo, ou Saint Petersburg como é mundialmente conhecida, é considerada o centro cultural da Rússia. A segunda maior cidade do país já atendeu pelo nome de Petrogrado e Leningrado. É um dos locais mais bonitos da Europa e seu centro histórico é Patrimônio Mundial pela UNESCO.

A cidade foi fundada no século XVI pelo czar Pedro, o Grande e foi capital da Rússia até 1918. Depois da Revolução Russa, a administração do país foi transferida para a Moscou. Não é à toa que São Petersburgo tem um centro histórico e cultural enorme e fascinante. Passear pelas ruas, igrejas e museus da cidade é conhecer profundamente a história da Rússia, dos seus czares e de seu povo.

Mas antes, conheça um pouquinho mais de São Petersburgo. A gente contou aqui sobre os significados ocultos do metrô da cidade, além de uma resenha bem bacana sobre o que esperar do Museu da Vodka. Para completar o passeio, também temos uma lista do que ver e fazer na Rússia durante a Copa de 2018.

🚗 Alugue um veículo em São Petersburgo

Caso você tenha a intenção de alugar um carro para ser locomover pela segunda maior cidade russa ou para cidades próximas, recomendamos que você veja este nosso tutorial passo-a-passo de como alugar um carro pela internet.

Fazer uma cotação

Sumário

Onde ficar em São Petersburgo

Voltar para o sumário

Para esse guia selecionamos quatro distritos de São Petersburgo: Admiralteyskiy, Nevskiy, Petrogradsky, Ilha de Vasilievsky e Tsentralny. Todos esses locais estão centro histórico de cidade ou em suas imediações. O deslocamento pode ser feito basicamente a pé ou, se for o caso, de metrô.

Esses distritos também oferecem passeios de barco pelo rio Neva com uma vista incrível de São Petersburgo. Nesses locais estão alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o Hermitage, a Fortaleza de São Pedro e São Paulo e a Catedral de Nossa Senhora de Kazan.

Admiralteyskiy

Voltar para o sumário
Gisele no Hermitage
Gisele no Hermitage, em São Petersburgo, Rússia. Créditos: Adriano Castro

Banhado pelos rios Neva e Yekateringofka, é no distrito de Admiralteysky que está um dos maiores museus de arte do mundo, o Hermitage. Dentro dele estão itens de várias épocas da Rússia, da Europa, Ásia e África. O conjunto arquitetônico do Hermitage é composto por dez prédios, entre eles o Palácio de Inverno, residência oficial dos czares até o final da monarquia russa, em 1917.

Em Admiralteysky também está a Catedral de Santo Isaac, a maior de São Petersburgo. Erguida no século XIX, a construção neoclássica e com toques bizantinos, é ricamente decorada, sendo seu domo banhado a ouro puro.

Outro ponto importante do distrito é a Praça do Palácio. O local foi palco de vários eventos históricos, entre eles a Revolução de Outubro de 1917. Ali na praça estão também o Palácio do Estado Maior, a Coluna de Alexandre e o Quartel do Corpo de Guardas.

Onde ficar em Admiralteyskiy

  • Alexander House (96): Hotel muito aconchegante e bem localizado, próximo ao Teatro Mariinsky e das Catedrais de São Nicolau e Santo Isaac. É, sem dúvida, uma excelente opção de onde se hospedar em São Petersburgo;
  • Hostel Novaya Gollandiya (96): Albergue localizado a 2 km da Avenida Nevsky Prospekt e do Museu Hermitage;
  • Soul Kitchen: Um outro albergue muito bem cuidado e que se encontra a, aproximadamente, 400m da estação de metrô Admiralteyskaya e a pouco mais de 1km da Catedral do Sangue Derramado.

Nevskiy

Voltar para o sumário
Igreja do Salvador do Sangue Derramado, em São Petersburgo, Rússia
Igreja do Salvador do Sangue Derramado, em São Petersburgo, Rússia. Créditos: Viajei Bonito

O distrito de Nevskiy está ao lado de Admiralteysky. Dá para ir andando a partir do Hermitage. Por ali está a Igreja do Salvador do Sangue Derramado, construída no local onde o Czar Alexandre III foi assassinado, em 1881. Durante a II Guerra Mundial, o templo foi atingido por uma bomba que não explodiu.

Ainda no distrito de Nevskiy está a Catedral de Nossa Senhora de Kazan. Após as Guerras Napoleônicas, a igreja se tornou um memorial de comemoração da vitória russa. A catedral foi construída no início do século XIX e possui 136 colunas e 79 metros de altura.

A Avenida Nevsky é a principal de São Petersburgo e o melhor lugar para comprar lembrancinhas, aproveitar os bares e restaurantes e apreciar cada pedacinho da arquitetura da cidade. Vale a pena considerá-la em sua busca por onde ficar em São Petersburgo.

Hotéis e albergues em Nevskiy

  • Hotel Corona: Muito bem pontuado nos quesitos “comodidades” e “conforto” no Booking;
  • Hotel Elle (87): Localizado a 15 minutos a pé da estação de metrô Prospekt Bolshevikov, é uma ótima opção em Nevskiy;
  • Usadba na Elizarova

Continua após a publicidade

Petrogradsky

Voltar para o sumário
Petrogradsky
Petrogradsky, São Petersburgo, Rússia. Créditos: Andris Malygin / Fonte: Wikimedia Commons

O distrito de Petrogradsky é um dos mais antigos de São Petersburgo. O czar Pedro, o Grande, transformou o local no centro comercial e administrativo da cidade. O distrito está localizado em uma ilha, entre os rios Bolshaya Nevka, Neva e Malaya Neva.

A principal atração do distrito, sem dúvida alguma, é a Fortaleza e Igreja de São Pedro e São Paulo. Construída na fundação da cidade, a fortificação visava proteger a entrada de São Petersburgo. Durante a União Soviética, o local foi usado como prisão. Além disso, na fortaleza estão sepultados boa parte dos czares russos e seus familiares.

Apesar de ser uma ilha, acessar o distrito de Petrogradsky é bem fácil, já que há pontes e todo o passeio pode ser feito a pé ou mesmo de metrô. Na ilha também está o Museu Histórico e Militar de Artilharia. No museu estão expostos tanques de guerra, veículos militares, jipes e uma sala dedica Mikhail Kalashnikov, inventor da AK-47. Completam o distrito belos parques, monumentos e a casa do Czar Pedro I.

Onde ficar hospedado em Petrogradsky

  • 338 Hostel (92): Está localizado a 550m da Estação de Metrô Gorkovskay. Apesar da Rússia ser um país muito frio durante grande parte do ano, alguns quartos do albergue incluem ar-condicionado para os dias mais quentes;
  • Artefact (96): Seu forte está na singularidade da decoração de cada quarto;
  • Hermes Park Hotel (93): Muito bem localizado, o hotel oferece café da manhã continental, além de restaurante e um bar aconchegante;
  • Sovremennik (95)
  • Kvartira N 4 by Ginza Project (96)

Ilha de Vasilievsky

Voltar para o sumário
Blagoveshchensky Bridge em São Petersburgo, Rússia
Blagoveshchensky Bridge em São Petersburgo, Rússia. Créditos: hausratte / Fonte: Flickr

A Ilha de Vasilievsky faz parte do centro histórico de São Petersburgo e é ligado ao continente por pontes, entre elas as mais famosas da cidade: a Ponte do Palácio e a Ponte Blagoveshchensky. Além de fazer o passeio até a ilha a pé, é também possível acessar o local por metrô.

Entre tantas atrações, o distrito é a casa do Museu Erarta e Galerias de Arte Contemporânea, local destinado a artistas russos. A Capela de Santa Xênia de São Petersburgo é um local de peregrinação e muito cultuada e reverenciada pelos cristãos ortodoxos. Porém, o local mais impressionante da Ilha de Vasilievsky é o memorial, cuja travessia pode ser feita a pé a partir do Hermitage. De lá, é possível ver boa parte da cidade, inclusive a Fortaleza de São Pedro e São Paulo.

É aquele lugar especial para fotografar por todos os ângulos. Completam o distrito muitos teatros, museus e igrejas. Não é à toa que a ilha é um local perfeito quanto o assunto é onde ficar em São Petersburgo.

Onde ficar hospedado na Ilha de Vasilievsky

  • Ostrovok Rooms (93): Possui uma ótima nota de localização no Booking, além de ter a Wi-Fi elogiada constantemente por quem já se hospedou por lá;
  • Nashotel (90): Hotel com decoração temática inspirada em jardins de cores alegres e florais;
  • Sakvoyazh Hotel: O hotel aceita pets, possui recepção 24 horas e fica próximo de vários locais de interesse, entre eles catedrais, estações de metrô e museus;
  • Solo Sokos Hotel Vasilievsky (88): Destaque para a individualidade na decoração de cada quarto, o que pode ser observado em outros hotéis em São Petersburgo;
  • Tuchkov Hotel (96): O Hotel fica a 3 minutos a pé da estação de metrô Sportivnaya e apenas a 6,3 km da Estação de Trem Moskovsky, além de disponibilizar transfers do Aeroporto de Pulkovo (custo adicional).

Tsentralny

Voltar para o sumário
A Vosstaniya Square é um dos principais locais de interesse da região central, que conta com ótimas opções sobre onde ficar em São Petersburgo
A Vosstaniya Square é um dos principais locais de interesse da região central, que conta com ótimas opções sobre onde ficar em São Petersburgo. Créditos: Alex ‘Florstein’ Fedorov / Fonte: Wikipedia, CC-BY-SA 4.0

Tsentralny é um bairro da região central de São Petersburgo. É um dos distritos mais ricos em história, tanto nas ruas quanto em suas construções. Sua vida noturna é muito conhecida e diversa, sendo o lugar ideal caso você queira ficar localizado no centro.

É imprescindível dizer, também, que Tsentralny é uma das (senão a melhor) áreas mais bem servidas de transporte público. Assim como acontece em várias cidades do Brasil e do mundo, boa localização pode resultar em um custo de vida mais alto e, por essa e outras razões, os preços de hospedagem observados em Tsentralny, podem estar ligeiramente maiores que nos demais bairros.

Dentre suas atrações turísticas, podem ser citados: o Museu Memorial Literário F. M. Dostoyevsky, o Monastério e a ponte Alexandre Nevsky.

Onde ficar em Tsentralny

Mais opções de hotéis em São Petersburgo

Voltar para o sumário

Aqui no Viajei Bonito, nós indicamos o Booking como a melhor plataforma para consulta de preços e também para fazer suas reservas em todos os cantos do mundo. Clique aqui para conferir outras opções de hotéis em São Petersburgo.

Já sabe agora onde se hospedar em São Petersburgo?

Voltar para o sumário

Espero que esse guia sobre onde ficar em São Petersburgo tenha sido útil no planejamento de sua viagem. Como leitura complementar, sugiro que você dê uma lida no artigo do Vida Cigana, que apresenta 17 atrações imperdíveis na cidade.

Vale lembrar que ao viajar pela Europa, você precisará de um seguro viagem. E para ajudar no orçamento de sua viagem, o Viajei Bonito oferece cupons de desconto.

Seguros Promo
VIAJEIBONITO5

Cupom que dá direito a 5% de desconto

Ver todos os cupons

Como utilizar este cupom

  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento
Seguros Promo
SEGURA

Cupom que dá direito a 15% de desconto

Ver todos os cupons

Cupom temporário válido entre 18/10/2019 e 24/10/2019

Os passos são os mesmos do nosso cupom

Real Seguro Viagem
PROMO10

Cupom que dá direito a 10% de desconto

Ver todos os cupons

Como utilizar este cupom

  1. Basta utilizar este link
  2. No momento da conclusão da compra, o valor do desconto será automaticamente aplicado ao total

Um grande abraço e até o próximo artigo!

Prepare-se para sua viagem

Voltar para o sumário

Em São Petersburgo, nossa sugestão de hospedagem é o Homely Apartments on Gromovoy (82, diárias a partir de R$196,00). Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, casas e quartos no Airbnb ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Leia também o que escrevemos sobre seguro viagem para a Europa. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 24/10/19 você pode usar o cupom SEGURA para garantir 15% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado! Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem.

Viajar pela Europa de trem é uma experiência que serve bem a qualquer tipo de viajante, é fácil e em muitos casos mais barato até mesmo que os voos low cost. Você pode pesquisar preços para uma infinidade de destinos na Omio. Aprenda aqui a comprar passagens de trem na Europa pela internet.

Vai alugar um carro? O preço do aluguel de veículos na categoria Economico em São Petersburgo é de aproximadamente R$175,00 por diária (confira mais preços aqui). Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Tem cupom de desconto rolando! Até o dia 31/10/2019 você garante 6% de desconto ao utilizar o cupom OUTUBRO6OFF (confira as condições aqui). Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

testamos o chip internacional da Easysim4u e aprovamos tanto o serviço quanto a qualidade da internet no exterior. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom VIAJEIBONITO10 para garantir 10% de desconto em seu pedido! Recomendamos que você dê uma olhada no plano Dados Mundi que sai a partir de R$212,14. O Viajei Bonito indica também como alternativa o chip da Yes Brasil.

A GetYourGuide oferece passeios, tours, visitas a atrações turísticas e guias para vários destinos no mundo! Descubra o que ela tem a oferecer para São Petersburgo. Você pode conferir também o nosso passo-a-passo sobre como reservar tours e guias pela internet.

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Kayak. Aprenda a criar um alerta de passagens aéreas em promoção.

Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom adrianoc135ue durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Em São Petersburgo, o almoço simples sai por volta de R$30,99, já o fast-food sairá por mais ou menos R$18,60. Considerando o cappuccino, podemos dizer que o cafezinho da tarde custa R$8,23. Em restaurantes, a garrafa d'água de 330ml custa R$2,16, o refrigerante - considerando também o de 330ml - custa R$3,16 e o pint de cerveja R$9,30. Descubra quanto custa viajar para São Petersburgo.

Adicione ao Pinterest

Clique na imagem para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: Yulia_B / Fonte: Shutterstock

Iracema Martins

Jornalista por formação e vocação, adora viajar e adora mais ainda viajar pelas páginas dos livros. Ama museus e se pudesse vivia dentro de um.

Ver mais artigos de Iracema Martins

Créditos da imagem de capa: Gisele Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *