Onde ficar em Madri: os melhores bairros, hotéis e albergues
Está com a viagem marcada e ainda não sabe onde ficar em Madri? Este guia de hospedagem veio para ajudá-lo! Nele apresentamos as melhores localizações da cidade, bem como opções de hospedagens para todos os orçamentos, gostos e necessidades.
Madri é a capital da Espanha e também a maior cidade do país. Seu território está dividido em 21 distritos e 128 bairros, o que torna a decisão sobre onde se hospedar um pouco mais complexa.
Cada bairro possui suas características próprias: alguns são turísticos e movimentados, enquanto outros são predominantemente residenciais, há bairros com atmosfera jovem e boêmia, enquanto outros são mais românticos e familiares. Como você pode perceber, a escolha de onde se hospedar em Madri irá influenciar diretamente na impressão que você terá sobre a cidade.
Sem mais delongas, vamos ao que viemos! Eis o nosso guia com os melhores bairros para se hospedar em Madri.
Navegue pelo post
Onde ficar em Madri: os melhores bairros e regiões
Madri é uma das cidades mais charmosas da Europa, com edifícios elegantes, parques arborizados, museus e galerias de arte acessíveis, atividades ao ar livre e vida noturna agitada. Felizmente, o transporte urbano é eficaz e pode levá-lo de um lugar para outro em poucos minutos. Mesmo assim, é importante conhecer as características de cada bairro para saber qual deles tem mais a ver com você e com o tipo de viagem que você está fazendo.
Sol-Gran Vía
Se essa for a sua primeira vez em Madri e a sua estada na cidade for curta, hospedar-se nas imediações da Puerta del Sol pode ser uma ótima opção. Digo “pode ser” porque essa é uma área central bastante movimentada, o que a leva ser um pouco barulhenta também. Se você tiver o sono leve, isso pode ser um problema dependendo da localização do hostel/hostel e da acústica do seu quarto.
De qualquer maneira, hospedando-se aqui você ficará a uma curta distância das principais atrações turísticas de Madri, além de estar bem abastecido de comércio, serviço e transporte urbano. Ideal para quem busca comodidade!
Pontos turísticos no Centro: Puerta del Sol, Plaza Mayor, Real Academia de Belas-Artes de São Fernando e Convento de Las Descalzas Reales.
Onde se hospedar em Madri na região de Puerta del Sol
La Latina
La Latina é um bairro na parte sudoeste do Centro de Madri, também muito conveniente para quem deseja estar na região turística da cidade. Suas ruas são embelezadas por construções centenárias, igrejas monumentais e pracinhas arborizadas, mas o que atrai turistas e moradores locais são os famosos bares de tapas da Calle Cava Baja.
A região é perfeita para viajantes descontraídos, que gostam de combinar passeios durante o dia com diversão noturna. Outro ponto positivo de La Latina é que os preços são mais acessíveis, tanto para hospedagens quanto para alimentação. Não vá embora sem experimentar algumas iguarias no Mercado de La Cebada!
Principais pontos turísticos em La Latina: Mercado de La Cebada, Mercado de pulgas El Rastro, Plaza de la Cebada, Plaza de los Carros, Plaza de la Paja, Jardín de Las Vistillas, Teatro La Latina, Museu de San Isidro, Igreja de San Andrés, Igreja de San Pedro el Real e Puerta de Toledo.
Onde se hospedar em Madri no bairro La Latina
Antes de continuar a leitura, que tal ver as nossas fotos no Instagram?
Lavapiés
Ao lado de La Latina, ainda na região central, encontra-se Lavapiés, lar de comunidades de imigrantes que fazem deste o bairro mais rico em termos culturais. Estima-se que mais de 100 grupos étnicos vivam aqui atualmente! A pluralidade é notável principalmente nos restaurantes, com culinária típica de diversos países. Aqui você também encontrará museus, galerias de arte, teatros, espaços culturais, além de muitos bares legais.
Lavapiés tem uma atmosfera jovem e é uma boa pedida para quem procura onde ficar em Madri gastando pouco. E se você conseguir desembolar no espanhol, poderá se informar sobre eventos gratuitos que possam estar acontecendo durante a sua permanência na capital.
Principais pontos turísticos em Lavapiés: Plaza Lavapiés, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, La Casa Encendida, La Tabacalera e Mercado de San Fernando.
Leia sobre como aproveitar os museus de graça em Madri.
Onde se hospedar em Madri no bairro Lavapiés
Barrio de Las Letras / Huertas
O pequeno Barrio de Las Letras, também conhecido como Huertas, é o antigo bairro literário da cidade, onde viveram escritores renomados como Miguel de Cervantes, Lope de Vega, Quevedo e Ernest Hemingway. A tradição literária se manifesta nas numerosas livrarias, teatros e museus, mas também no calçamento da principal rua do bairro, a Calle de las Huertas, onde foram gravadas citações de autores proeminentes de toda a Espanha.
Ponto de encontro de artistas e estudantes, Las Letras é um ótimo lugar para visitar à noite, já que não faltam restaurantes e bares ao ar livre, perfeitos para as noites quentes de verão. É a localização ideal se você procura onde se hospedar em Madri próximo aos pontos turísticos, mas com uma pegada mais alternativa e preços baixos.
Principais pontos turísticos em Huertas: Casa Museo Lope de Vega, Casa Cervantes, Casa de Francisco Quevedo, Imprenta del Quijote, Convento de las Trinitarias Descalzas, Iglesia de San Sebastián, Real Academia de la Historia, Teatro Reina Victoria, Plaza de Santa Ana e Plaza de Jacinto Benavente.
Onde se hospedar em Madri no Barrio de las Letras
🗺️ Passeios em Madri
Não falta o que fazer em Madri! E se você procura algo além dos passeios autoguiados, não deixe de conhecer as experiências que a Civitatis oferece na cidade. São mais de 100 opções de passeios, incluindo tours guiados, passeios de segway, visitas a estádios de futebol, bar crawl, bate e volta para cidades vizinhas, entre outros!
Chueca
Autêntico, jovem e cheio de vida, Chueca é o lugar para se hospedar em Madrid para uma experiência totalmente local, mas nada convencional. Esse é o bairro favorito da comunidade LGBTQIA+, com bares animados, clubes incríveis e lojas frequentadas por pessoas muito estilosas. É aqui que acontecem todos os anos no mês de junho a Madrid Pride, a festa do Orgulho Gay, uma celebração linda marcada por diversas atividades, de corrida de salto a festa com DJs internacionais.
Para além da badalação, a localização também é ótima, bem ao norte da Gran Via, permitindo que você chegue a vários pontos turísticos a pé ou usando o transporte público. Há opções de hospedagem para todos os gostos!
Principais pontos turísticos em Chueca: Plaza de Chueca, Mercado de San Antón, Casa das Sete Chaminés, Palácio de Longoria, Museu do Romantismo, Museu de História de Madri.
Onde se hospedar em Madri no bairro Chueca
Malasaña
A oeste de Chueca encontra-se Malasaña, bairro que foi o epicentro do movimento contracultural em Madri entre as décadas de 70 e 80 e que até hoje é muito popular entre jovens hipsters e alternativos. Há quem compare Malasaña ao Brooklyn de Nova York e à Camden Town de Londres devido às lojas de roupas vintage, restaurantes cheios de estilo, bares bacanas e também por terem sido áreas marginalizadas com alto índice de violência que se reinventar com o passar dos anos.
Essa é uma região diversificada e também muito bem localizada, além de ser bem abastecida pelo metrô. É o melhor bairro para quem gosta de explorar lugares pouco convencionais durante o dia e curtir um show de rock à noite!
Principais pontos turísticos em Malasaña: Plaza del Dos de Mayo, Iglesia de San Antonio de los Alemanes, Mercado de San Ildefonso, Museu de Desenho e Ilustração do ABC, Museu de Arte Contemporânea Conde Duque e Palácio de Liria.
Onde se hospedar em Madri no bairro Malasaña
Retiro
O bairro Retiro é o “pulmão de Madri”, uma vez que abriga um parque com área verde de 118 hectares, onde os madrilenhos gostam de se exercitar e relaxar.
Além do parque, o Retiro também engloba parte do “Triângulo Dourado das Artes”, formado pelo Museu do Prado, Reina Sofia e Thyssen Bornemisza. Hospede-se aqui se você prioriza programas culturais e se estiver buscando uma área residencial tranquila, sem grandes agitos noturnos e não se importa de pagar mais caro por isso.
Principais pontos turísticos no Retiro: Parque del Retiro, Estanque Grande del Retiro, Palácio de Cristal, Fonte do Anjo Caído, Museu do Prado, Museu Nacional de Artes Decorativas e Museu Nacional de Antropologia.
Onde se hospedar em Madri no bairro Retiro
Outras opções de hospedagem em Madri
Nosso guia de hospedagem contemplou os melhores hotéis e albergues nos principais bairros de Madri para quem viaja a turismo. Se você estiver apenas de passagem e precisa se hospedar próximo ao aeroporto ou se estiver de mudança para a cidade, vale a pena conferir quartos, apartamentos e casas de temporada tanto no Booking quanto no Hostelworld.
Onde NÃO se hospedar em Madri
Segundo o portal de notícias ABC Madrid, os bairros da capital que mais sofrem com a criminalidade são: Alto de San Isidro, Valdemingómez, San Fermín, San Cristóbal de los Ángeles e Colonia de los Olivos. Eles não fazem parte na área turística, então as chances de você ir a esses lugares são remotas, a não ser que você encontre hospedagem muito barata e acabe sendo atraído por isso. Portanto, fique atento!
No Centro os casos de assalto a mão armada são raros, mas a presença de batedores de carteiras é constante e eu mesma quase fui vítima de duas bandidas, conforme relatei no post sobre ciladas na Europa. Fora isso, evite andar à noite por ruas escuras e parques desertos.
No mais, aproveite a viagem. Madri é uma cidade fascinante!
Seguro viagem obrigatório
Agora que você já sabe onde ficar em Madri, temos outro assunto a tratar!
Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório em todos os países do Espaço Schengen, entre eles a Espanha. Além da cobertura médico-hospitalar e odontológica, o seguro garante pagamentos de multas decorrentes do cancelamento ou interrupção da viagem, orientação em caso de perda de documentos e cartão de crédito, indenização por danos à mala, atraso ou extravio de bagagem, entre outros tantos benefícios que você pode conferir na sua apólice.
Use os nossos cupons de descontos para economizar!
- Acesse a página da Seguros Promo
- Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
- Selecione a apólice
- Utilize o cupom na etapa de pagamento
Cupom temporário válido até 30/11/2024
- Acesse a página da [vb_product_link code=”REAL”]
- Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
- Selecione a apólice
- Utilize o cupom na etapa de pagamento
Cupom permanente
Viajei Bonito
Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!