Saímos sexta-feira, às 23h, de Belo Horizonte, em um ônibus fretado com uma turma bem animada. O objetivo dessa viagem era passar o final de semana no Pico da Bandeira, localizado na Serra do Caparaó, divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo e assistir ao nascer do sol lá de cima. Sabia que seria frio, mas nem imaginava o que era esse tal de frio que falavam!

Fui apresentado ao grupo pela minha namorada que já estava em sua terceira visita ao Parque Nacional da Serra do Caparaó. Chegamos sábado de manhã à cidade chamada Alto Caparaó, onde os ônibus ficariam estacionados até o outro dia, data do nosso retorno.

A portaria do parque fica a alguns quilômetros do local e foi necessário subirmos a estrada de Jeep Willys! (Moradores fazem esse trajeto com até 5 pessoas, cobrando 10 reais per capita).

Saltamos dos jeeps e entramos no parque pela vertente mineira, já na primeira área de camping, conhecida como Tronqueira. Nosso objetivo não era acampar ali mas no outro ponto de acampamento chamado de Terreirão, o campo-base para o ataque ao cume.

Fizemos os 3,5 km que separam a Tronqueira do Terreirão em um ritmo de subida bem agradável, ouvindo música, apreciando os belos campos, água correndo sobre as rochas e aproveitamos o visual para descansarmos e preparar um lanche.

O trajeto foi feito em 2 horas. Já no Terreirão, levantamos acampamento e começamos a preparar o almoço.

Foi uma tarde com muita neblina e o frio começou a mostrar sua cara ainda de dia. Visitamos uma cachoeira que fica próxima ao camping, subimos em um mirante para observar o pôr do sol (por que o pôr do sol também é maravilhoso!) e depois adentramos nas barracas para só sairmos na hora do jantar.

Para ler em seguida

A subida noturna ao Pico da Bandeira

Acampamento na subida ao Pico da Bandeira

Acampamento na subida ao Pico da Bandeira. Créditos: Rafael Barletta

A subida noturna começou às 2h30. Foi bom para esquentar! Só é possível enxergar onde a lanterna ilumina e a trilha é sinalizada e autoguiada. Todos do acampamento sobem praticamente nesse horário, fazendo com que a trilha se assemelhe a uma procissão.

Acampamento na subida ao Pico da Bandeira

Acampamento na subida ao Pico da Bandeira. Créditos: Rafael Barletta

Durante a subida, de aproximadamente 2h30, resolvemos parar aos pés de um afloramento rochoso, pois ainda eram 4h15 da manhã e faltavam aproximadamente 40 minutos para chegarmos ao cume. Por conta do frio lá em cima e do descampado do cume, resolvemos aguardar nesse “esconderijo” antiventania! Acho que nosso grupo foi um dos últimos a chegar ao cume.

Topo do Pico da Bandeira, com vários turistas que também subiram a trilha pela madrugada

Topo do Pico da Bandeira, com vários turistas que também subiram a trilha pela madrugada. Créditos: Rafael Barletta

Ao chegar, aguardamos mais 15 minutos para o sol nascer e mostrar toda aquela grandiosidade.

Nascer do Sol visto do alto do Pico da Bandeira

Nascer do Sol visto do alto do Pico da Bandeira. Créditos: Rafael Barletta

Todo esforço é válido. Você esquece do frio e do cansaço por alguns bons minutos ao contemplar toda aquela paisagem. Valeu a pena e faríamos tudo de novo!

Rafael Barletta e Juliana Xavier no alto do Pico da Bandeira

Rafael Barletta e Juliana Xavier no alto do Pico da Bandeira. Créditos: Rafael Barletta

Se você estiver interessado em outras informações sobre o Pico da Bandeira, deem uma lida no artigo “A subida ao Pico da Bandeira pelo Espírito Santo”, do Rotas Capixabas.

Leia mais sobre Minas Gerais

Prepare-se para sua viagem

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

Mesmo sem a obrigatoriedade de contratar um seguro viagem ao viajar pelo Brasil, é altamente recomendável para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 21/11/19 você pode usar o cupom BLACK para garantir 15% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado! Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem.

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Kayak. Aprenda a criar um alerta de passagens aéreas em promoção.

Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar.

A ClickBus é uma plataforma para compra de passagens de ônibus no Brasil indicada pela ampla quantidade de itinerários. Utilize o cupom ABUS5 para garantir 5% em sua compra.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom adrianoc135ue durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Rafael Barletta

Possui bacharel e licenciatura em Geografia. Leciona para os ensinos médio e fundamental de escolas públicas e particulares. Gasta todo seu salário no mundo duas rodas e em viagens. Não dispensa um feriado.

Ver mais artigos de Rafael Barletta

Créditos da imagem de capa: Rafael Barletta

Um comentário em “Pico da Bandeira: o que fazer em um fim de semana?”

  1. Eu subi o Pico da Bandeira no ano passado e com certeza vou voltar mais vezes. Como era junho, ainda não estava tão frio. Acho que a temperatura mínima que pegamos foi 5 graus, que com o vento parece 50 negativo. É frio, é molhado, é cansativo, mas é bonito demais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *