Pousadas na Serra do Cipó, baratas e bem localizadas

Para se desligar o mundo e recarregar as energias, nada mais adequado que desfrutar de alguns dias de descanso em alguma das pousadas na Serra do Cipó, um paraíso ecológico na região sul da Serra do Espinhaço, destino certo para quem curte paisagens, cachoeiras e esportes ao ar livre.

A Serra do Cipó guarda sítios arqueológicos em grutas e cavernas com desenhos e pinturas rupestres que chegam a datar entre 2 e 8 mil anos. Seu relevo e tipo de solo privilegiados contribuem para a formação de de piscinas e corredeiras naturais, além de quedas d’água e lagoas no interior de belos cânions e falésias. Tudo isso faz com que o local seja muito procurado por amantes dos esportes ecológicos, já que é ideal para a prática de rafting, trilhas, trekking, tirolesa e rapel.

Continua após a publicidade

Como você pode notar, há opções de passeios para todas as idades e níveis de coragem. A Serra do Cipó é, inclusive, um excelente recanto para fugir do Carnaval em Minas Gerais.

Mas guardaremos os detalhes sobre cada ponto turístico para outro post. Este guia de hospedagem tem como objetivo ajudar você a decidir onde ficar na Serra do Cipó de acordo com o orçamento destinado à viagem, facilidades oferecidas por cada pousada, além da proximidade dos pontos de interesse.

Melhor época para ir à Serra do Cipó?

Por ter um clima sempre agradável, durante todo o ano é possível conferir não só as atrações aquáticas, como também a bela diversidade da fauna e da flora silvestre espalhados por montanhas e campos que abrigam espécies ameaçadas de extinção como a onça parda e o lobo-guará.

De qualquer maneira, a melhor época para ir à Serra do Cipó é entre maio e setembro, quando os índices de precipitação são baixos e a temperatura é mais amena. O período chuvoso vai de dezembro a março, período que deve ser evitado pelo risco de descargas elétricas e rios mais cheios.

Atenção: As vagas em pousadas na Serra do Cipó se esgotam rapidamente durante os feriados nacionais e de festivais locais. Consulte o calendário de eventos e reserve hospedagem com a devida antecedência.

Onde ficar na Serra do Cipó

Santana do Riacho é a porta de entrada para o Parque Nacional da Serra do Cipó e possui excelente infraestrutura turística. Aqui se encontram as melhores pousadas, campings, restaurantes, bares, mercados e agências de turismo.

Outra possibilidade é se hospedar no pacato distrito de Lapinha da Serra, um dos pontos mais altos, mais frios e mais agradáveis da região. A estrada que leva ao vilarejo é de terra e pode ser um desafio atravessá-la durante dias chuvosos, portanto, fique de olho na previsão do tempo.

Pousadas na Serra do Cipó

Existem pousadas na Serra do Cipó para todos os tipos de viajantes, seja para um mochileiro com orçamento apertado, ou um casal em busca de um lugar romântico, ou até mesmo uma família a procura de um espaço amplo que atenda às demandas de adultos e crianças.

Enquanto procurávamos onde ficar na Serra do Cipó, fizemos uma vasta pesquisa pelo Booking e também no Airbnb. Dentre tantas opções, as que possuem os melhores custos-benefícios são:

Pousada Lapralapa

Pousada Lapralapa, opção de hospedagem pet friendly na Serra do Cipó
Pousada Lapralapa, opção de hospedagem pet friendly na Serra do Cipó. Créditos: Divulgação

Localizada no vilarejo de Lapinha da Serra, a Pousada Lapralapa oferece vista privilegiada para as montanhas que a emolduram. É perfeita não somente para aqueles que procuram pousadas baratas na Serra do Cipó, mas também para quem faz questão de estar em meio à natureza sem interferir nela.

A construção em estilo rústico foi projetada respeitando e preservando os recursos naturais, priorizando a integração dos visitantes com a natureza de maneira agradável e segura. É um dos poucos estabelecimentos pet friendly da região, possui piscina ao ar livre, wi-fi gratuito e café da manhã reforçado com quitutes mineiros.

Reserve agora

Pousada Opicodocipo

Pousada Opicodocipo, na Lapinha da Serra, vilarejo de Santana do Riacho, Minas Gerais
Pousada Opicodocipo, na Lapinha da Serra, vilarejo de Santana do Riacho, Minas Gerais. Créditos: Divulgação

Pense em um sítio com extensa área verde, repleta de árvores ornamentais e frutíferas, como limoeiros, pés de goiaba, mexerica, jabuticaba, manga, mamão, pitanga, carambola, amora e muitas outras frutas. Se isso marcou a sua infância, você poderá relembrar o passado na Pousada Opicodocipo, construída com o cuidado de oferecer o máximo conforto aos seus hóspedes, preservando o meio ambiente e mantendo a harmonia com a arquitetura predominante no vilarejo.

Reabasteça o corpo com o café da manhã em estilo buffet com vista para o jardim, assim você estará pronto para encarar as trilhas do parque. Quando voltar, relaxe na sauna a vapor ou simplesmente repousa em uma rede de balanço. Será uma viagem inesquecível!

Reserve agora

Pousada Villa Madorna

Bangalôs da Pousada Villa Madorna, na Serra do Cipó, Minas Gerais
Bangalôs da Pousada Villa Madorna, na Serra do Cipó, Minas Gerais. Créditos: Divulgação

Situada em uma área privilegiada da Lapinha da Serra, a Pousada Villa Madorna é composta por cinco bangalôs equipados com mobílias novas, camas confortáveis, smart tv de 32 polegadas, dvd player, wi-fi. Como cortesia, a casa oferece amenities naturais produzidas na Lapinha e um relaxante escalda-pés preparado com óleos essenciais, ervas e sal grosso, ideal para se recuperar depois de um dia de caminhadas.

Reserve agora

Pousada Abrigo do Cipó

Pousada Abrigo do Cipó, uma ótima opção de hospedagem na Serra do Cipó, Minas Gerais
Pousada Abrigo do Cipó, uma ótima opção de hospedagem na Serra do Cipó, Minas Gerais. Créditos: Divulgação

Se você procura um local acolhedor e familiar, o Abrigo Cipó é o lugar certo. Com o estilo rústico e chalés individuais, para casais ou para grupos, a pousada oferece café da manhã, wi-fi e estacionamento, além de uma cozinha coletiva, onde você pode preparar suas próprias refeições e economizar. Tudo isso cercado de belas paisagens naturais.

Reserve agora

Pousada Flor de Cipó

Pousada Flor de Cipó, opção de pousada barata na Serra do Cipó
Pousada Flor de Cipó, opção de pousada barata na Serra do Cipó. Créditos: Divulgação

Se localização é seu principal fator de escolha, a Pousada Flor de Cipó é uma ótima opção de hospedagem em Santana do Riacho, pois é cercada a restaurantes, cachoeiras (inclusive, fica bem próxima à Cachoeira Véu da Noiva, uma das mais famosas do local) e tem até um ponto de ônibus bem perto, além de apresentar os melhores preços da região.

Possui espaços com churrasqueiras, jardim, piscina e cozinha compartilhada, formando um ambiente aconchegante e agradável.

Reserve agora

Pousada Adega do Cipó

Pousada Adega do Cipó, um bom lugar onde ficar na Serra do Cipó
Pousada Adega do Cipó, um bom lugar onde ficar na Serra do Cipó. Créditos: Divulgação

A 800 metros da entrada do Parque Nacional da Serra do Cipó está a Pousada Adega Cipó. A pousada conta com chalés, suítes amplas, piscina aquecida e sauna onde são aceitos apenas hóspedes não-fumantes. Outro fator interessante é que eles trabalham com produtos orgânicos, deixando a experiência da estadia ainda mais legal.

Para quem procura por circuitos de ecoturismo, o estabelecimento disponibiliza excursões em 4×4 pela região, além de rapel e rafting. Uma mão na roda para quem não tem templo de planejar os passeios.

Reserve agora

Pousada Cipó

Pousada Cipó, uma das melhores pousadas na Serra do Cipó
Pousada Cipó, uma das melhores pousadas na Serra do Cipó. Créditos: Divulgação

Se você se hospedar na Pousada Cipó vai precisar de um dia a mais no roteiro só para curtir tudo o que ela tem a oferecer. A piscina fica em um jardim com vista para as montanhas, de onde também podemos ver o céu estrelado nas noites claras.

O espaço também conta com sauna, salão de jogos com mesas de sinuca e totó, além de refeitório onde diariamente é servido um café da manhã reforçado. Indicado para quem viaja em casal ou com a família.

Reserve agora

Pousada Recanto da Serra

Pousada Recanto da Serra, opção de pousada barata na Serra do Cipó
Pousada Recanto da Serra, opção de pousada barata na Serra do Cipó. Créditos: Divulgação

Para quem procura por pousadas baratas na Serra do Cipó, a Pousada Recanto da Serra pode surpreender pelo valor da diária diante de tudo que oferece: piscina, espreguiçadeiras, sauna, salão de jogos, churrasqueira, estacionamento, recepção 24 horas, wi-fi e algumas suítes com banheiras de hidromassagem. Vai ser difícil querer colocar os pés na rua!

Reserve agora

Pousada Banana Cipó

Pousada Banana Cipó, indicada para quem procura por pousadas baratas na Serra do Cipó
Pousada Banana Cipó, indicada para quem procura por pousadas baratas na Serra do Cipó. Créditos: Divulgação

Outra excelente opção para quem busca por pousadas baratas na Serra do Cipó é a Pousada Banana Cipó, um refúgio situado a 40 metros da Cachoeira Véu da Noiva e 6 km do Parque Nacional da Serra do Cipó. Nas áreas comuns os hóspedes podem se divertir no salão de jogos, relaxar nas redes, tomar banho de piscina, ou quem, sabe passar um tempo na sauna.

Reserve agora

Pousada Grande Pedreira

Pousada Grande Pedreira, opção de hospedagem na Serra do Cipó, Minas Gerais
Pousada Grande Pedreira, opção de hospedagem na Serra do Cipó, Minas Gerais. Créditos: Divulgação

Ideal para quem busca paz e tranquilidade, a Pousada Grande Pedreira, como o próprio nome sugere, é pertinho de uma pedreira de mármore, o que garante não só uma bela vista, como também silêncio e calmaria quebrados apenas pelos sons dos pássaros. Lá você ainda encontra redes nas varandas e área de lazer com lindos jardins, bar e piscina com cascata. E o melhor, ela figura entre as pousadas baratas na Serra do Cipó!

Reserve agora

Pousadas Bangalôs Cipó

Pousadas Bangalôs Cipó, opção de onde ficar na Serra do Cipó, Minas Gerais
Pousadas Bangalôs Cipó, opção de onde ficar na Serra do Cipó, Minas Gerais. Créditos: Divulgação

Com uma proposta diferente, a Pousada Bangalôs Cipó mistura natureza, cultura e arte, por isso é possível encontrar várias peças artísticas e esculturas espalhadas pelo local. A proximidade do centro comercial e de cachoeiras faz de lá o lugar certo para quem procura tranquilidade e, ao mesmo tempo, praticidade. Além disso, a pousada oferece estacionamento, wifi e aluguel de bicicletas.

Reserve agora

Informação adicional

Você está indo para a Serra do Cipó a fim de praticar esportes de alto risco? Então não saia de casa sem o seguro viagem nacional.

Pagando menos de R$3,57 por dia você terá cobertura médica para esportes radicais, estará assegurado em casos de invalidez por acidente ou morte acidental, além de receber suporte financeiro para questões de menor gravidade, como extravio e danos à bagagem.

Leia mais sobre Minas Gerais

Passagens aéreas para Belo Horizonte

Pousadas na Serra do Cipó, baratas e bem localizadas

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom CRIANCA para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo