É difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar sobre São Thomé das Letras, ou simplesmente São Thomé, para os mais chegados. A cidadezinha se localiza no sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira e ainda preserva suas características interioranas. São pouco mais de 6 mil habitantes, pessoas hospitaleiras que adoram uma prosa, principalmente para contar as inúmeras lendas que envolvem a cidade. São de deixar os cabelos em pé.

A começar pela história da própria cidade. Contam que um escravo conseguiu escapar da fazenda do Barão de Alfenas e se escondeu na gruta. Lá ele teria encontrado um misterioso homem, que lhe entregou uma carta com escrita impecável, impossível de ter sido escrita pelo fugitivo, já que ele era analfabeto. O papel deveria ser entregue ao seu senhorio, que lhe daria a liberdade tão sonhada.

O Barão leu a carta e ficou incrédulo, então saiu em busca do misterioso senhor, mas só encontrou a imagem do apóstolo São Tomé. Ele recolheu a pequena estátua e levou para a fazenda, mas esta sumia e reaparecia constantemente. Foi assim que ele mandou construir a Igreja Matriz, para deixar a imagem do santo, que virou padroeiro e deu nome à cidade.

As lendas e crenças não param por aqui.

Para ler em seguida

Onde ficar em São Thomé das Letras

Quando fomos, alugamos uma casa que nos atendeu muito bem. Tínhamos total liberdade, privacidade e cozinhávamos nossa própria comida. No entanto, há também alguns campings e várias pousadas. Algumas com a fachada colorida, com ilustrações de duendes e ETs, bem no clima da cidade.

A pousada Mirante das Pedras (81), com uma excelente localização, oferece café da manhã gratuito, salão de jogos e quartos amplos, extremamente confortáveis e limpos.

O Viajei Bonito tem também um artigo completo com pousadas baratas em São Thomé das Letras.

Só para loucos, caretas não

O misticismo é forte na cidade. Talvez seja o fator que mais atraia visitantes a São Thomé, que é sede de grupos esotéricos e ufológicos, sem contar a comunidade que acolhe a doutrina do Santo Daime, onde o consumo do chá alucinógeno de ayahuasca leva a experiências inimagináveis. Esta fica na cidade vizinha de Aiuruoca e só pode ser frequentada a convite de algum participante.

Bem antes do ET de Varginha surgir na mídia, São Tomé das Letras já era popular entre estudiosos e curiosos como a cidade dos óvnis e ser um ser ponto para contato com seres intra e extraterrestres.

Dizem que muito do poder energético de São Thomé emana dos minerais, já que a cidade foi construída em cima de blocos de quartzito. E por falar nele, a mineração é a atividade mais importante para a economia do município e de longe é possível ver as modificações que ela causou na paisagem local.

No caminho para a cidade já era possível ver de longe as montanhas com o topo manchado de branco. Parecia neve, mas era só o resultado da extração de pedras São Thomé.

A extração de quartzito, ou "pedras São Thomé" mudaram completamente o cenário da cidade
A extração de quartzito, ou “pedras São Thomé” mudaram completamente o cenário da cidade. Créditos: Gisele Rocha

Pedindo carona, violão nas costas, eu fui pra São Thomé

Chegar à São Thomé das Letras é bem tranquilo, existem diversas possibilidades. A primeira é indo de ônibus até Três Corações e de lá pegar um ônibus até o destino final. Há ônibus saindo em vários horários e o bilhete pode ser comprado na hora.

Se optar por viajar de carro, como nós fizemos, é possível calcular a rota no Google Maps ou usar o aplicativo Waze, que além de mostrar o caminho, avisa sobre pedágios e radares de velocidade.

Mas atenção! Evite a estrada de terra que passa por Cruzília, pois apesar de o caminho ser mais curto, as condições não são favoráveis à passagem de carro e os 40km parecem virar 100km. Siga pela estrada asfaltada que é o melhor que você faz!

Agora que já conhecemos um pouco sobre as lendas e as formas de chegar à cidade, vamos aos pontos turísticos. Não falta o que fazer em São Thomé das Letras.

1 Gruta São Thomé

Esta é a gruta que serviu de abrigo para o escravo que escapou de seu senhorio, onde foi encontrada a imagem de São Thomé, como já contamos no começo do post.

Dizem que durante a edificação da matriz foram encontrados diversos desenhos na entrada da gruta, o que muitos acreditavam ser uma prova de que o santo aparecera por lá. Tempos depois, com as pesquisas feitas por historiadores, cogitou-se a possibilidade de serem pinturas feitas pelos índios Cataguases, povo que habitou aquele território há anos e anos. Há quem acredite ainda que são símbolos deixados por seres extraterrenos. Independente de sua origem, foram essas letras que originaram a segunda parte do nome da cidade.

Ela está bem no centro da cidade e você nem vai precisar procurar para encontrá-la. Apesar da importância histórica do lugar, alguns usam o espaço para aliviar-se das necessidades fisiológicas e o cheiro de xixi arde nas narinas. Infelizmente, quando eu fui, não era raro achar lixo pelo chão. Uma pena que nem todos tenham a decência de recolher o próprio lixo e respeitar a cidade.

2 Igreja Matriz

São Thomé das Letras começou a ser povoada a partir do final do século XVIII, quando teve início a construção da capela que levava o nome da cidade e hoje é a matriz. Fica bem ao lado da gruta.

O templo foi erguido em 1785 para guardar a estátua de São Tomé que havia sido encontrada na gruta. Ela ainda guarda muitas de suas características originais, de estilo barroco e altares em estilo rococó, onde estão várias imagens de madeiras, também do século XVII. O forro da nave principal guarda uma pintura de Joaquim José da Natividade, discípulo de Aleijadinho, na qual ilustra Jesus Cristo com seus apóstolos e São Tomé aos seus pés.

Sobre a imagem, foi roubada em 1991 e nunca mais se teve notícias dela. Ou será que desapareceu por algum motivo que a razão humana não pode explicar?

3 Pirâmide no Parque Municipal Antônio Rosa

Mais uma coisa incrível para fazer em São Thomé das Letras! O Parque Municipal Antônio Rosa está a cerca de 500 metros da Igreja Matriz e para chegar até ele é só subir a rua que fica entre a igreja e a gruta. Impossível ficar perdido. É lá que fica o ponto mais conhecido da cidade.

Mais que um cartão postal, a Pirâmide é o símbolo de São Thomé das Letras. Ali várias pessoas se reúnem ao final de cada tarde para ver a noite chegar. De cima é possível ver a cidade em 360 graus e assistir a um pôr do sol inesquecível. Se você tiver sorte, vai ouvir o som que rola lá de vez em quando. Pode ser reggae, blues ou até um rock do bom.

Só não se esqueça de levar agasalho, pois lá em cima venta e faz uma friaca de doer.

4 Pedra da Bruxa

Também se encontra dentro do Parque e é outro lugar para observar as montanhas do entorno enquanto se pensa em nada. O acesso não é tão simples, então não indico ir com crianças.

5 Cruzeiro

É o melhor lugar para ver o nascer do sol, pois é o ponto mais alto da cidade. Dá para ver o entardecer também e de quebra aproveitar um dos bares que ficam ali pertinho, onde rola música de qualidade.

O Cruzeiro é o ponto mais alto da cidade de São Thomé das Letras, excelente para ver um fascinante nascer do sol
O Cruzeiro é o ponto mais alto da cidade de São Thomé das Letras, excelente para ver um fascinante nascer do sol. Créditos: Gisele Rocha

6 Igreja Nossa Senhora do Rosário

Começou a ser construída por escravos ainda no século XVII, mas ficou durante muitos anos inacabada, tendo sido aberta ao público em 1995. Apesar de não abrigar nenhuma obra de arte em seu interior, ela é de grande beleza e tem a cara de São Thomé das Letras, pois sua fachada é toda feita por quartzito sobrepostos.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída no século XVIII e sua fachada é toda feita em quartzito
A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída no século XVIII e sua fachada é toda feita em quartzito. Créditos: Gisele Rocha

7 Ladeira do Amendoim

Para mim este é o lugar mais doido da cidade, sem sombra de dúvidas. Lá, se você deixar o carro em ponto morto, ele sobe ao invés de descer, como aconteceria normalmente. O carro é puxado para cima e isso é incontestável. Não dá para acreditar! Fica no Caminho para a Gruta do Carimbado.

Continua após a publicidade

8 Gruta do Carimbado

A lenda mais conhecida sobre a cidade envolve este lugar. Alguns acreditam que esta gruta serve de travessia até Machu Picchu, a Cidade Sagrada dos Incas, que fica no Peru, a mais de 3 mil quilômetros de distância.

Várias expedições foram feitas a fim de tentar descobrir até onde iria a gruta, entretanto, por conta do ar rarefeito, das altas temperaturas e de outros obstáculos, foi impossível continuar.

Reza a lenda que um curandeiro chamado Chico Taquara apareceu em São Thomé de uma hora para a outra e por lá ficou. Dizem que ele falava com os animais e curava os enfermos rezando em uma língua que o povo desconhecia. Dizem que ele até podia prever o futuro, mas que sua missão era ensinar coisas boas. Por volta de 1916, no entanto, ele desapareceu sem deixar rastros.

Alguns afirmavam que sua última aparição havia sido na Gruta do Carimbado e havia quem dizia que ele foi visto em Machu Picchu. Em uma época em que não existia internet, era difícil localizar uma pessoa, ainda mais assim, tão longe. A outra explicação é que ele tenha voltado ao centro da Terra, de onde teria vindo.

Em fevereiro de 2012 a Gruta do Carimbado estava interditada por causa do risco de desmoronamento
Em fevereiro de 2012 a Gruta do Carimbado estava interditada por causa do risco de desmoronamento. Créditos: Gisele Rocha

9 Cachoeiras

Nem só de lendas e pedras vive São Thomé das Letras, a Mãe Natureza caprichou na cidade. Além dos mirantes com vistas estupendas, nas proximidades existem várias cachoeiras, onde se pode tomar banhos refrescantes nos dias de calor ou tirar lindas fotos nos dias mais frios. Vale mais a pena se você estiver de carro pois, apesar de não ser tão longe da cidade, ir caminhando acaba sendo bem demorado.

Só se chega às cachoeiras por meio de estradas de terra, então esteja atento nos períodos de chuva, pois o acesso fica mais difícil.

10 As ruas de São Thomé das Letras

Parece brincadeira listar as ruas da cidade como atrativos turísticos, mas em São Thomé é assim. As construções feitas em pedra dão um ar rústico à cidade, enquanto as casinhas coloridas dão charme e vida ao local. Em várias delas é possível observar lindos desenhos. Aliás, estes abaixo estão na casa onde o Ventaria já morou. E por falar nele, vez ou outra é possível encontrá-lo pelas ruas, quando ele não está fazendo shows.

Na estrada que passa por fora da cidade é possível ter uma bela vista dos mares de morro. Ficar ali sentado na mureta de pedra mentalizando coisas boas purifica a alma e você volta em paz para a casa. Apesar de alguns carros passarem de vez em quando, não é um lugar onde as pessoas costumam parar e, por isso, é mais fácil se desligar.

São muitas as lojas de artesanato e lembrancinhas. Se você comprar alguma peça, além de levar uma lembrança de qualidade, estará ajudando os artesãos, que vivem desse ofício. Lá você consegue achar toucas de lã, chapéus, agasalhos, anéis, colares, camisetas pintadas à mão e até panelas feitas de pedra sabão. É certo que alguma coisa vai lhe agradar.

Aproveitou bastante o passeio? Tá com fome e quer descansar?

Onde comer

Em São Thomé é fácil de achar restaurantes que servem fartos e deliciosos pratos de comida mineira. E fica ainda melhor quando você descobre que o precinho é bem camarada.

Há vários bares que servem petiscos e porções, que você pode saborear enquanto toma uma cerveja ou esquenta a garganta com uma dose de pinga.

No mais, se preferir cozinhar em casa, é possível comprar qualquer coisa nos mercados locais, ou até mesmo trazer consigo para não gastar tempo fazendo compras enquanto há tanta coisa para ver na cidade.

Quando ir a São Thomé das Letras

Sempre! São Thomé das Letras fica linda no frio, quando as montanhas ficam cobertas por cerração e as temperaturas despencam. Aí é a hora de tomar uma cachacinha e experimentar caldos deliciosos nos bares da cidade.

Só que tem gente que não curte frio, então o melhor é ir no verão, para aproveitar as cachoeiras. Fique de olho na previsão do tempo ou entre em contato com o lugar onde você se hospedará para saber como está o tempo, pois no verão as chances de chuva são maiores.

Quanto tempo ficar em São Thomé das Letras

Tudo vai depender do seu ritmo de viagem. Você é do tipo que só quer tirar fotos e partir para o próximo destino ou gosta mesmo é de interagir com outros turistas e moradores locais. Se o quiser ir lá só para ver a Pirâmide, a Matriz e mais uma ou outra coisa na cidade, um fim de semana é ok.

Agora, se você quer conhecer todas essas atrações que citei acima e ainda passar um dia tranquilo nas cachoeiras, sugiro que o passeio dure entre 4 e 5 dias. Quanto mais você ficar, menos vai querer ir embora.

E você, já foi a São Thomé das Letras? Presenciou algum acontecimento fora do normal? Conte para nós aqui nos comentários.

Leia mais sobre Minas Gerais

Prepare-se para sua viagem

Em São Thomé das Letras, nossa sugestão de hospedagem é o Mirante das Pedras (81, diárias a partir de R$120,00). Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, casas e quartos no Airbnb ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

Mesmo sem a obrigatoriedade de contratar um seguro viagem ao viajar pelo Brasil, é altamente recomendável para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 17/10/19 você pode usar o cupom KIDS para garantir 15% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado! Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem.

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Kayak. Aprenda a criar um alerta de passagens aéreas em promoção.

Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar.

A ClickBus é uma plataforma para compra de passagens de ônibus no Brasil indicada pela ampla quantidade de itinerários. Utilize o cupom ABUS5 para garantir 5% em sua compra.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom 9udns9 durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Ver mais artigos de Gisele Rocha

Créditos da imagem de capa: Gisele Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *