A melhor época para ir a São Thomé das Letras

Saiba qual é a melhor época para ir a São Thomé das Letras, uma das cidades místicas de Minas Gerais, que atrai visitantes intrigados com todas as suas belezas naturais e sobrenaturais. Reza a lenda que a cidade, repleta de cachoeiras, trilhas, grutas e mirantes com paisagens encantadoras, também guarda segredos de criaturas místicas e extraterrestres, trazendo um charme a mais para esta cidadezinha maravilhosa. 

Por ser um local de altitude elevada (1.227 metros acima do nível do mar), boa parte da região pode ser observada como se estivesse em um mirante. E ainda dá pra subir mais: a cidade conta com diversos pontos para a observação da natureza e do pôr do sol incrível. Além das quedas d’água e natureza sempre presente, a cidade é conhecida pela suposta aparição de ovnis e seres especiais, como duendes e gnomos. 

A melhor localização para se hospedar em São Thomé das Letras é o centrinho da vila, onde você terá acesso fácil a lojas de artesanatos, restaurantes, agências de passeios, além de ficar próximo de alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Consulte a nossa lista de pousadas baratas em São Thomé das Letras.

Quando ir a São Thomé das Letras?

Para escolher quando ir a São Thomé das Letras é interessante que você avalie os prós e os contras de cada estação do ano. É sobre isso que vamos tratar neste artigo.

Outono 

Nesta época do ano as temperaturas tendem a ser mais amenas e as chuvas acontecem mais no início da estação. Ao final, o tempo fica mais firme e permite que o turismo ao ar livre seja feito com maior tranquilidade. Ou seja: o mês de março, geralmente o mais chuvoso da estação, não é tão convidativo quanto de abril até junho, nos quais as temperaturas passeiam entre 14 °C e 17 °C, com índice pluviométrico com média entre 70mm (abril) e 24mm (junho). É válido ressaltar que, devido as intensas chuvas do verão, as cachoeiras estão mais cheias e convidativas nessa época. Mas, devido à chuva que passou, procure saber como está a estrada que vai para a cidade antes de viajar. 

Inverno 

Nos meses de inverno só os mais corajosos entram nas cachoeiras da cidade, afinal, as temperaturas nessa época do ano são as mais baixas, estando por volta dos 14°C . Mas, também entre os meses de junho a setembro é que as chuvas são menos registradas (julho, por exemplo, regista uma média de apenas 16mm de chuva), isso faz com que o céu fique mais limpo e que o pôr do sol seja ainda mais estonteante visto da Pirâmide. Então, se seu estilo é friozinho e natureza, essa é a melhor época para ir a São Thomé das Letras (e ainda vai sair com as melhores fotos).

Primavera 

Assim como no outono, a primavera apresenta temperaturas agradáveis, entre 17 °C e 19°C, sendo uma das épocas que São Thomé mais recebe visitantes. Com pouca chuva nos primeiros meses, ao final, se aproximando do verão, o índice pluviométrico tende a aumentar:ele sai da média de 68mm de chuva emsetembro para 315mm em dezembro, o mês em que a cidade apresenta mais chuvas.

Verão

Devido ao grande volume de chuvas, essa não é considerada a melhor época do ano para ir a São Thomé das Letras. Com o índice pluviométrico variando entre 195mm de chuva (março) e 315mm (dezembro), a possibilidade de trombas d’água nas cachoeiras e de deslizamento de terras, que prejudicam as estradas que ligam as demais cidades ao local, são muito grandes. Embora as temperaturas sejam mais altas, por volta dos 20°C , passeios ao ar livre, que são o ponto alto da cidade, não são tão possíveis no verão. 

Quando ir a São Thomé das Letras
Quando ir a São Thomé das Letras? Créditos: Pedro Vilela / Fonte: Getty Images

Qual é a melhor época para viajar para São Thomé das Letras?

Com base na nossa própria experiência, a melhor época para ir a São Thomé das Letras é entre os meses de abril e setembro, sendo que o outono – entre abril e junho – é quando as cachoeiras estão mais cheias devido às chuvas dos meses anteriores.

Evite feriados e meses de férias, a cidade é pequena e fica superlotada. O charme do local é o misticismo e não dá para contemplar as belezas naturais quando o lugar está uma bagunça, não é verdade? Dê preferência para os dias de semana ou épocas de menor circulação de pessoas.

Seguro viagem nacional

Quando planejamos uma viagem, principalmente para destinos próximos da nossa casa, não pensamos que incidentes podem acontecer. Aqui no Viajei Bonito nós sempre frisamos a importância de se contratar um plano de seguro viagem nacional porque é um serviço muito barato (menos de R$ 5 por dia) que traz tranquilidade.

São Thomé das Letras é uma cidade fantástica, mas com estrutura de saúde precária, tanto que se manteve fechada por mais se seis meses durante a pandemia. Trilhas e banhos de cachoeiras são atividades prazerosas, mas infelizmente acidentes podem acontecer, então é melhor estar preparado. O seguro garante acesso aos melhores hospitais, arca com todas as despesas e garante uma viagem tranquila. Faça uma cotação!

MAE

Esse cupom dá direito a 15% de desconto.

  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Cupom temporário válido até 13/05/2021

A melhor época para ir a São Thomé das Letras

Prepare-se para viajar

Use o cupom MAE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo