Documentos necessários para viajar para a Europa

Já reuniu todos os documentos necessários para viajar para a Europa? A União Europeia exige, em geral, a apresentação de cinco documentos para todos os turistas brasileiros que desejam permanecer por até 90 dias em algum país do continente ou circular entre os países-membros do Tratado Schengen.

Composto por 26 países, o acordo internacional determina e fiscaliza a livre circulação de visitantes nos países-membros, que abrange os principais destinos turísticos da Europa.

Comece agora seu planejamento conferindo nosso checklist dos documentos necessários para entrar na Europa

Documentos necessários para entrar na Europa

Os turistas brasileiros são isentos de visto para viagens curtas de até 90 dias na Europa. Contudo, a documentação que o viajante deve apresentar tem que comprovar tanto as condições de sobrevivência em qualquer lugar do continente europeu e até quando ele pretende ficar na Europa.

Confira, agora, quais os documentos necessários para entrar na Europa, de acordo com informações atualizadas do portal do Ministério de Relações Exteriores do Brasil (MRE).

Passaporte Brasileiro Válido

Emissão de passaporte brasileiro pela Polícia Federal
Emissão de passaporte brasileiro pela Polícia Federal. Créditos: Agência Brasília / Fonte: Flickr

O primeiro dos documentos obrigatórios para viagens internacionais é o passaporte, cuja data de validade deve ser de, no mínimo, seis meses após a data da viagem. Por isso, é de extrema importância verificar a data de expiração do documento para não ter problemas com isso durante o check-in no aeroporto.

Assim, você deve renovar o documento antes da sua viagem, caso necessário. Para isso, basta acessar o site da Polícia Federal e preencher o formulário para emissão ou renovação do passaporte, que solicita dados como RG, CPF e título de eleitor – no caso de crianças, vale a certidão de nascimento.

Etapas da solicitação de passaporte

Após o preenchimento do formulário, o portal gera a Guia de Recolhimento da União (GRU), que deve ser pago, via boleto bancário, para que o processo de renovação ou emissão do passaporte continue.

O pagamento permite, então, que você faça o agendamento de local e horário para se apresentar à Polícia Federal. Isso é feito no próprio site por meio do número de protocolo da GRU paga e o tempo de espera varia conforme o volume de solicitações. Caso não tenha atendimento da Polícia Federal para esse serviço na sua cidade, escolha uma das opções que o site apresenta.

No dia do atendimento, você deve comparecer com todos os documentos exigidos em mãos, além do comprovante de pagamento da GRU. Então, caso não haja problemas com a documentação, você só precisa aguardar um tempo médio de 20 dias para retirar seu novo passaporte.

📸 Antes de continuar a leitura, que tal ver algumas fotos do Viajei Bonito no Instagram?

Passagens de Ida e Volta

Outra exigência para entrar na Europa são as passagens de ida para o país de destino e da volta para o Brasil – ou para outro local, se for o caso. Além disso, caso pretenda circular dentro do território europeu, o viajante precisa apresentar as passagens das outras rotas.

Como já foi dito, o tempo de permissão da estadia nos países europeus é de até 90 dias para turistas brasileiros. Você deve, então, comprar sua passagem de volta dentro desse período. 

No entanto, se você ainda não definiu as datas, existe a opção da compra de passagem com retorno flexível. Assim, se você precisar alterar a data de volta, pode fazê-lo de forma simples e sem grandes custos.

Nós costumamos procurar passagens através da ferramenta “quando viajar” da Viajanet, que nos mostra o mês em que as tarifas estão mais baratas, mas existem outras dezenas de ferramentas.

Comprovante de hospedagem

As autoridades europeias querem ter o controle do fluxo de entradas no país. Por isso, a comprovação de hospedagem é outro dentre os documentos necessários para viajar para a Europa.

Esse comprovante pode ser de dois tipos:

Reserva em Hotel

Aqui não há muito segredo, pois ao planejar uma viagem a hospedagem é uma das primeiras coisas que pensamos. Através do Booking, do Hostelworld e do Airbnb é possível comparar preços, ler avaliações e ainda encontrar ofertas.

Após realizada a compra, você deve guardar todos os comprovantes de hospedagem e apresentá-los, impressos, ao agente de imigração. 

Carta-Convite

A carta-convite, por sua vez, é necessária para viagens a negócios ou caso você fique hospedado em casa de familiares ou amigos. Esse documento segue um padrão estabelecido pelo Itamaraty, cujas condições são:

  • para viagens a negócios, a carta-convite deve ser assinada pela instituição que está patrocinando a viagem;
  • para hospedagem com amigos e familiares, o documento deve apresentar data, ser assinado pelo residente e escrito na língua do país de destino.
Embora não tenha um modelo para a carta-convite, ela deve apresentar algumas informações, como:
  • Declaração do anfitrião afirmando que o viajante é seu convidado;
  • Nome, números de telefone e endereço completo do residente;
  • Nome, números de telefone e endereço completo do hóspede;
  • Assinatura do anfitrião.

Seguro viagem

O Tratado de Schengen determina a obrigatoriedade de um seguro viagem de, pelo menos, 30 mil euros para o turista entrar nos países que fazem parte do acordo. Essa esse é um dos documentos necessários para viajar para a Europa porque tem como finalidade comprovar que o visitante pode pagar por eventuais gastos médicos durante a viagem – e deve cobrir, inclusive, casos de óbito.

Recomendamos que você acesse a plataforma da Seguros Promo para comparar preços e coberturas, sendo uma boa forma de encontrar o melhor seguro para você e poupar tempo.

Ainda que você vá para algum país europeu que não faz parte do acordo e que, portanto, o seguro-viagem não é obrigatório, a contratação é recomendada. Afinal, toda viagem está sujeita a alguns problemas, desde adoecimento até extravio de bagagens. Use o cupom de desconto que disponibilizamos para os leitores do Viajei Bonito.

Seguros Promo
VIAJEIBONITO5
Cupom que dá direito a 5% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

Comprovação de recursos financeiros

As autoridades querem ter certeza de que você tem os meios necessários para arcar com os custos da viagem. Para isso, eles podem exigir um comprovante de recursos financeiros. Essa comprovação financeira tem valor mínimo de, aproximadamente, 60 euros por dia. Contudo, essa é apenas uma base e, por isso, recomendamos que você leve uma comprovação em conformidade com seu padrão de viagem.

Tais comprovantes podem ser em dinheiro, cheques de viagem ou certificados bancários, como o extrato da sua conta. Agora, se você pretende utilizar um cartão de crédito internacional, é necessário solicitar ao banco a emissão de uma carta que informe o limite do cartão.

Confira, agora, o que é o ETIAS, a nova exigência para entrar no Espaço Schengen.

ETIAS: nova exigência para entrar na Europa 

Documentos necessários para viajar para a Europa
Documentos necessários para viajar para a Europa. Créditos: Sara Kurfess / Fonte: Unsplash

O European Travel Information and Authorization System (ETIAS) é um sistema eletrônico para a autorização de viagens aos países integrantes do Tratado Schengen. Essa nova exigência, que entra em vigor a partir de 2022, foi implementada para avaliar a qualificação dos viajantes e se aplica tanto para turismo quanto para viagens a negócios.

A principal finalidade dessa medida é garantir a segurança da região, evitando possíveis infrações às leis, como a imigração ilegal. A posse do ETIAS permitirá que os viajantes entrem em todos os países do Espaço Schengen. Para isso, entretanto, é importante que o turista carregue o documento sempre que estiver na região.

Pode ser que algum estado-membro do tratado solicite informações adicionais para permitir a entrada de um turista. Ele deverá, então, apresentar os documentos solicitados em até 96 horas e aguardar a resposta do país.

Como solicitar o ETIAS

O sistema ainda não está disponível, uma vez que entra em vigência somente no próximo ano. Contudo, os órgãos competentes já revelaram algumas informações sobre como será a solicitação do ETIAS.

O pedido dessa autorização de viagem será feito online em um processo simples e rápido. O visitante deverá preencher um formulário online com seus dados pessoais e detalhes sobre a viagem. Além disso, serão solicitadas algumas respostas em relação a questões de segurança. Confira as informações necessárias para solicitar o ETIAS.

O sistema, então, vai verificar as informações em diversos bancos de dados, como da Interpol, e qualificar o solicitante, autorizando ou não sua entrada no Espaço Schengen. Quando aprovado, o ETIAS tem validade de três anos consecutivos ou até a expiração do passaporte, caso ocorra antes.

Então, encontrou tudo o que precisava saber em relação aos documentos necessários para viajar para a Europa? O que mais você precisa saber sobre viagens internacionais? Deixe um comentário.

Documentos necessários para viajar para a Europa

Prepare-se para viajar

Use o cupom PAI para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo