13 sinais de que sua viagem está fadada ao fracasso

Toda vez que organizamos uma viagem a passeio, criamos a expectativa de que ela será perfeita. Na maior parte dos casos, isso só depende de nós mesmos.

Porém, mesmo tomando todos os cuidados e fazendo um planejamento minucioso, não há garantias de que a viagem sairá da forma como esperamos, mas é fácil encontrar indícios de que a coisa vai desandar. Fique de olhos nestes 13 sinais de que a sua viagem está fadada ao fracasso e tente reverter a situação antes que seja tarde demais!

1 Não pesquisa as condições climáticas

Monções asiáticas e desastres naturais podem atrapalhar os seus planos de viagem
Monções asiáticas e desastres naturais podem atrapalhar os seus planos de viagem. Créditos: Henry Martindale / Fonte: Unsplash

Apareceu uma excelente promoção de passagens, você se deixou levar pela empolgação e acabou comprando os bilhetes sem pesquisar como estará o clima na época da sua viagem.

O primeiro passo para ter férias bem sucedida é buscar informações sobre os períodos de chuvas, monções (no caso do sudeste asiático) e temporada de furacões (no caso do Caribe). É comum que as passagens aéreas fiquem mais baratas durante esses períodos, mas vai por mim, não vale a pena. Falo por experiência (ou seria inexperiência?) própria!

2 Viaja com a mala pesada demais

Além do desconforto, carregar bagagem pesada aumenta consideravelmente os custos da viagem. Se for de avião, você precisará pagar para despachá-la e ainda corre o risco de ter que arcar com os custos do peso excedente. E o pior: ela pode ser extraviada ou danificada pela companhia aérea. Isso sem contar os gastos que você terá com táxi e Uber por não conseguir usar o transporte público.

Uma dica para que a mala não fique pesada é, como no primeiro tópico, conferir o clima do local e, assim, acertar sobre o tipo de roupa que vai levar, escolhendo peças que combinem entre si e possam ser usadas muitas vezes durante a viagem.

3 Sua companhia não tem nada a ver com você

Você quer sossego e a pessoa quer balada. Você gosta de ir cedo para a praia e ela só acorda depois de meio-dia. Você viaja com o orçamento contado e a pessoa prefere restaurantes caros, e por aí vai…

Tudo bem não querer ir sozinho(a), mas levar alguém que não tenha nada a ver com você vai fazer essa viagem se tornar inesquecível. No pior sentido da palavra!

4 Não confere os documentos necessários

Cada país tem seus pré-requisitos para receber os turistas e, antes de viajar, você deve pesquisar e se enquadrar em cada uma delas. Portanto, confira a necessidade de vacinas, vistos, qual é o tempo de permanência máximo, o que é necessário levar na sua pasta de documentos e se o seguro viagem é obrigatório

Por exemplo, para viajar pela América do Sul é necessário apenas ter a sua carteira de identidade em mãos, mas, para isso, este documento deve ter, no máximo, 10 anos desde a sua emissão. Ou seja, é simples, mas também tem uma particularidade que deve ser verificada com atenção!

5 Não não sabe nada sobre o lugar

É ótimo deixar espaço para que o destino nos surpreenda, mas não saia de casa sem fazer uma pesquisa, ainda que superficial, sobre as atrações da cidade.

Consulte o calendário de eventos, busque pontos turísticos, conheça os pratos típicos e a cultura local, assim você diminui as chances de cometer alguma gafe e também evita a tristeza perceber que deixou de visitar algum lugar bacana quando já estiver de volta pra casa. Programando a viagem com antecedência você encontra hospedagens mais baratas e passagens com desconto. Só vantagens!

6 Você fica preso ao roteiro

O outro extremo também é perigoso. Ter um roteiro é necessário, mas segui-lo milimetricamente, sem espaço para imprevistos e improvisos, fará com que você perca oportunidades únicas que o local visitado poderia te proporcionar.

Uma festa que surgiu, um ponto turístico fora da rota e uma conversa prolongada com um morador local são exemplos atividades ótimas que vão agregar valor à sua viagem não devem ser desperdiçadas! Esteja flexível ou sua viagem, que deveria ser relaxante, pode se tornar estressante.

7 Não faz planejamento de gastos

Qual é a melhor forma de enviar e receber dinheiro no exterior
Qual é a melhor forma de enviar e receber dinheiro no exterior. Créditos: Burst / Fonte: Pexels

A não ser que você tenha muito dinheiro para torrar, fazer uma relação de custos e estabelecer um teto de gastos para a sua viagem é imprescindível. 

Coloque na ponta do lápis o custo com hotel, alimentação, passeios, combustível ou passagens e, com o valor total estimado, acrescente de 15 a 20% para imprevistos. Para facilitar a sua vida temos a seção “Quanto Custa“, sempre atualizada, através da qual você pode fazer um planejamento financeiro bem assertivo.

8 Escolhe hospedagem pelo preço

Antes de embarcar, pesquise sobre bairros tranquilos e bem localizados para não acabar caindo em ciladas, ficando em bairros afastados e perigosos. Um erro fatal é deixar para conseguir hospedagem quando chegar ao destino. Muitas vezes você acaba pagando mais caro por um lugar que não vale o que custa.

Plataformas como Booking, Hostelworld e Airbnb oferecem descontos para reservas antecipadas. Com seu roteiro em mãos, você ainda consegue uma hospedagem perto dos pontos que deseja visitar e evita gastos com transporte.

9 Assiste a tudo pela tela do celular

Você sonhou tanto com essa viagem, então viva o momento! Registre o que for importante, mas tenha em mente que se fosse para ver tudo pela tela, nem precisaria sair de casa.

Aproveitando este tópico, aqui vai um recado importante: sua vida vale mais que uma selfie! Não se arrisque em prol da foto perfeita!

10 Tenta visitar tudo em tempo recorde

Fico um tanto chateada quando algum cliente me pede para montar um roteiro de 15 dias passando por 7 países. Não tem condições! Viajar é muito mais que tirar fotos nos principais pontos turísticos.

Vá com calma, férias são feitas para relaxar, não para entrar em correria. Tire tempo para fazer tudo o que foi sugerido no item 5. Viagens lentas são mais prazerosas, mais enriquecedoras e mais econômicas também.

11 Não se abre para a cultura local

Adriano negociando o preço de uma corrida de Tuk Tuk na Khao San Road, em Bangokok
Adriano negociando o preço de uma corrida de Tuk Tuk na Khao San Road, em Bangokok. Créditos: Gisele Rocha

Existem pessoas que viajam, mas não se desprendem da sua realidade cotidiana. Reclamam da comida, dos hábitos dos moradores locais, questionam seus costumes, fazem piada da forma como se vestem e têm medo de se relacionar com gente desconhecida porque estão sempre esperando que o pior aconteça. Não seja assim!

Aproveite a sua viagem para ampliar os seus horizontes, enriquecer culturalmente, experimentar novos sabores, aprender coisas novas, romper preconceitos e acumular histórias. Valorize o trabalho dos artesãos, dos guias turísticos, daquela família que batalha para manter sua pousadinha ou seu restaurante em funcionamento. Aproveite a liberdade de estar em um lugar onde ninguém te conhece e não espera nada de você!

12 Não se alimenta bem

Você pode economizar com muitas coisas, inclusive nas refeições, mas descuidar da sua saúde devido a isso já é demais.

Tem gente que passa a viagem inteira à base de macarrão instantâneo, fast food e álcool. Não há organismo que aguente! Outro erro comum é não conferir se o ambiente está adequado às normas sanitárias, o que além de comprometer a sua viagem, pode gerar problemas graves de saúde. Escolha com sabedoria o que e onde irá comer, geralmente não faltam boas opções com preços acessíveis, basta procurar. 

13 Não contrata seguro viagem 

Ninguém espera levar um tombo e quebrar algum osso, ou sofrer uma intoxicação alimentar, ser atropelado ou até mesmo ter um mal súbito durante uma viagem. Não que esses problemas serão evitados com a contratação de um plano de seguro viagem, mas ao menos você não precisará se preocupar com despesas médicas ou, no pior dos casos, sua família não precisará arcar com os custos da repatriação do corpo.

Outros custos que o seguro cobre são com danos e extravio de bagagem, fisioterapia, tratamento odontológico e assistência jurídica, tanto em viagens internacionais quanto nacionais. Use os nossos cupons de desconto e pague menos.

Seguros Promo
VIAJEIBONITO5
Cupom que dá direito a 5% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.
Real Seguro Viagem
PROMO10
Cupom que dá direito a 10% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Basta utilizar este link
  2. No momento da conclusão da compra, o valor do desconto será automaticamente aplicado ao total

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

Leia outras dicas para viajar melhor

13 sinais de que sua viagem está fadada ao fracasso

Prepare-se para viajar

Use o cupom SEGURANCA para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo