Procurando pousadas em Ibitipoca? Você está no lugar certo! Mas antes de listar as hospedagens mais encantadoras do vilarejo, que tal aprender um pouco sobre ele?

Conceição do Ibitipoca é um distrito de Lima Duarte, na Zona da Mata de Minas Gerais. Seu nome em tupi significa “serra que estala” — ibiti (serra) e poca (estala) — e é justamente a serra, ou o Parque Estadual do Ibitipoca que ela abriga, que atrai turistas do Brasil inteiro.

Conhecido pelas belezas naturais, a reserva conta com inúmeras cachoeiras, lagos, grutas e cavernas. Para facilitar a vida dos aventureiros, foram criadas três rotas com distintos pontos de interesse: o Circuito das Águas, Pico do Peão e Janela do Céu, que é o cartão postal do parque. Mas isso é assunto para outros posts.

Vamos ao que interessa? Conheça as melhores pousadas em Ibitipoca e tudo que elas têm a oferecer.

Pousadas em Ibitipoca que são puro charme!

1 Chalés Belo Vale

Os Chalés Belo Vale (47) foram feitos para você se sentir em casa. A combinação de tijolos de barro com acabamentos em madeira trazem aquela sensação de aconchego que a gente tanto procura, principalmente nos dias frios.

Cada casinha é equipada com cama de casal, chuveiro potente, cozinha americana com utensílios, forno, fogão e frigobar. Há quartos para famílias e grupos de amigos também!

Mesmo com a possibilidade de preparar as suas próprias refeições, você não precisará se preocupar com o café da manhã, que já está incluso no valor da diária. A mesa é farta, com pães, bolos, queijos, sucos, leite e café. Tudo fresquinho!

Créditos das imagens: Divulgação Chalés Belo Vale

2 Chalés Vale do Sol

Imagine acordar com vista para as montanhas de Minas, ouvindo o cantar dos pássaros e sentindo o cheirinho da terra molhada pelo orvalho. Isso é possível nos Chalés Vale do Sol (79), a 3,5 quilômetros do Parque Estadual do Ibitipoca.

O lugar tem tudo para você se sentir como se estivesse passando alguns dias na casa de amigos: ambiente acolhedor, funcionários simpáticos, quartos impecáveis com camas macias, amenidades para banhos de cortesia, lareira, rede na varanda e piscina no jardim. Há chales para grupos e famílias. E quando falo família, incluo também seus animais de estimação, que são bem-vindos nesse estabelecimento.

Créditos das imagens: Divulgação Chalés Vale do Sol

3 Chalés Villa Nova

Ainda no clima campestre, não poderíamos deixar de citar o Chalés Villa Nova* na nossa lista de pousadas em Ibitipoca. As casinhas são rústicas, equipadas com lareira, água quentinha no chuveiro e camas que de tão confortáveis, parecem abraçar a gente.

O café da manhã é rico, com quitutes típicos da culinária mineira, como o indispensável pão de queijo. Fica afastada do vilarejo, o que pode ser um ponto positivo para quem viaja de automóvel (você pode alugar um carro com desconto aqui) e procura um lugar tranquilo para se desligar do mundo. Seu animalzinho de estimação é bem-vindo neste estabelecimento!

* Em 17 de dezembro de 2019, identificamos que o Chalés Villa Nova não estava mais disponível para reservas no Booking e por isso seu link foi removido.

Créditos das imagens: Divulgação Chalés Villa Nova

4 Pousada Meu Recanto

Cercada por área verde e piscina ao ar livre, a Pousada Meu Recanto (75) foi uma das primeiras hospedagens construídas no vilarejo e está localizada a poucos minutos a pé do centrinho, próximo a restaurantes, bares, padaria e lojas de artesanatos.

Os chalés em estilo suíço e suítes de adobe têm varanda e são equipados com lareira, camas aconchegantes, móveis rústicos e, em alguns casos, banheira de hidromassagem.

Não posso deixar de comentar sobre o café da manhã, um dos mais ricos entre todas as pousadas em Ibitipoca: tem pão de queijo, bolos caseiros, queijo minas, café coado no bule, além do pão de canela, um quitute tradicional da cidade que você não pode deixar de provar. E quem vai ao parque ainda ganha uma bolsinha com sanduíche, frutas e suco para matar a fome durante as trilhas.

Ainda não acabou! Na área externa tem piscina, sauna, churrasqueira e redário, pra te proporcionar a vida que você pediu a Deus!

Créditos das imagens: Divulgação Pousada Meu Recanto

5 Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer

Este é para quem não abre mão de luxo e sofisticação. Situado em um terreno de 14 hectares rodeado pela natureza, o Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer (65) carrega uma atmosfera campesina alinhada ao que há de mais moderno em hotelaria. Fica a apenas 2 km do Parque Estadual do Ibitipoca.

Por fora os chalés de tijolinhos parecem casa de boneca, por dentro mostram que foram feitos para gente grande: têm TV com tela plana, frigobar, aquecimento nas torneiras, churrasqueira, chaleira e cafeteira. Algumas suítes também possuem cama king size e banheira de hidromassagem.

O café da manhã é em estilo buffet com opções variadas. Na área externa o hóspede pode se esbaldar com piscina sala de jogos, atividades ao ar livre e quadras esportivas.

Créditos das imagens: Divulgação Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer

Outras pousadas em Ibitipoca

Não encontrou nesta lista um lugar que seja a sua cara? Conheça outras opções de pousadas em Ibitipoca.

Leia mais sobre Ibitipoca

Gisele Rocha
Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo. Ver mais artigos de Gisele Rocha Créditos da imagem de capa: Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer
3 comentários em “5 pousadas em Ibitipoca que valem a viagem”
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *