Quem gosta de viajar não precisa de muita desculpa para colocar o pé na estrada. Mas o Dia dos Namorados, embora seja uma data comercial, acaba tendo um apelo especial e sendo mais um bom motivo para arrumar as malas e partir para uma cidade acolhedora ao lado da sua metade da laranja. Independente do gosto pessoal do casal, o que vale mesmo é curtir o passeio a dois como se não houvesse amanhã. Em Minas Gerais, o que não faltam são destinos considerados românticos, seja pelo clima pacato da cidade ou pela gama de pousadinhas aconchegantes. A gente te mostra alguns e já dá a real: mostre logo este post para o seu love, ou até mesmo para aquele crush, que ainda dá tempo!

1 Conceição do Ibitipoca

Ibitipoca é um destino muito procurado pelos amantes da natureza. Fica em Minas Gerais
Ibitipoca é um destino muito procurado pelos amantes da natureza. Fica em Minas Gerais. Créditos: Gisele Rocha

Muita gente acha que Ibitipoca é um destino voltado apenas para casais aventureiros. Afinal, é lá que está o Parque Estadual do Ibitipoca e seus muitos hectares de vegetação nativa. Mesmo quem não curte longas caminhadas, tem acesso fácil a belos mirantes e a cursos d’água próprios para nado. Passeio ideal para fazer a dois e descansar. Mas o vilarejo também tem mais a oferecer para quem não está interessado apenas no combo picos e cachoeiras. Localizada a 330 km de Belo Horizonte, o clima hospitaleiro das ruelas de pedra e o universo aconchegante dos restaurantes a meia luz e das pousadas e seus chalés formam o ambiente perfeito para quem quer aproveitar dias de muito grude com o parceiro.

Um lugar romântico para se hospedar em Ibitipoca

Ibitipoca é um dos destinos mais requisitados pelos amantes de ecoturismo no Brasil. O passeio ganha um toque mais romântico se o casal se hospedar em um chalé com vista para a natureza, como os da Pousada Meu Recanto (91), que são equipados com banheira, lareira, camas espaçosas e macias, além de piscina na área externa. O café da manhã é excepcional, com diversos tipos de frutas, bolos, pães e sucos. Sem dúvidas essa é uma boa pedida de lugar para passar o Dia dos Namorados.

Outra alternativa é se hospedar nos Chalés Belo Vale (63), situado a apenas 3km do Parque Estadual do Ibitipoca. A hospedagem possui decoração rústica, é bem completa e conta com uma cozinha compacta equipada. Dispõe de uma sala de estar com TV e banheiro privativo com chuveiro.

Aproveite para ler nosso mini guia de pousadas em Ibitipoca e ter acesso a outras opções de hospedagem por lá.

2 Lavras Novas

Lavras Novas é distrito de Ouro Preto, um dos destinos mais românticos de Minas Gerais
Lavras Novas é distrito de Ouro Preto, um dos destinos mais românticos de Minas Gerais. Créditos: Gisele Rocha

O que dizer dessa cidadezinha, na verdade um distrito de Ouro Preto, que tem menos de mil moradores e parou no tempo? Impossível não curtir toda a atmosfera pacata e a beleza cênica de Lavras Novas, rodeada de montanhas. A dois, então, o lugar se torna ainda melhor. De dia, nada melhor que caminhar pelas ruas de pedra, sentar em um dos bares do distrito e ver a vida passar devagar.

Quem gosta de trilhas e cachoeiras, tem opções a perder de vista, como a gente já contou aqui. À noite, o clima sempre esfria, sendo ideal para degustar um bom vinho e abusar da culinária local – para todos os gostos e bolsos. Os estabelecimentos investem em atrações musicais e a própria comunidade se organiza, em muitas ocasiões, em eventos festivos e tradicionais. Tudo isso a apenas 120 km de Belo Horizonte.

Um lugar romântico para se hospedar em Lavras Novas

A gente entende que nem só de cachoeira e fim de tarde nas montanhas se faz o Dia dos Namorados. Um lugarzinho aconchegante para passar a noite é essencial e para manter o clima romântico, nós recomendamos a pousada Biz & Biu Pousada (93), com chalés de varandas privativas que proporcionam uma vista panorâmica para as montanhas. O espaço conta ainda com louge e piscina, além de café da manhã reforçado, servido diretamente nos chalés, com grande variedade de frutas, pães bolos e tudo mais que o casal precisa para recuperar as energias.

A apenas 900m do centro da cidade, você também pode se hospedar na Pousada Bemquerer (85). Situada em meio à natureza, dispõe de TV em todas as unidades, além de wi-fi gratuito.

3 Milho Verde

A singela capela Nossa Senhora do Rosário é cartão postal de Milho Verde, em Minas Gerais
A singela capela Nossa Senhora do Rosário é cartão postal de Milho Verde, em Minas Gerais. Créditos: Circuito Fora do Eixo / Fonte: Flickr

Tranquilidade e contato com a natureza resumem Milho Verde, distrito que fica entre o Serro e Diamantina. Ocupada por muitos hippies na década de 80, por conta do sossego, a vila preserva as ruas terra e as construções singelas como suas maiores riquezas. Portanto, não espere muito conforto, mas esteja preparado para uma hospitalidade diferenciada, muita paz e uma culinária de lamber os beiços. Milho Verde é mais um destino para quem busca tranquilidade ou o contato direto com a natureza, por conta dos inúmeros riachos e do aspecto bucólico da região. As muitas igrejinhas e cachoeiras, como a Carijó e Moinhos, valem o passeio – mesmo que as vezes falte sinal de celular. Mas se é para curtir o Dia dos Namorados, isso é o que menos importa.

Um lugar romântico para se hospedar em Milho Verde

Móveis rústicos, comida mineira e quartos confortáveis é o que o casal pode esperar da Pousada Luar do Rosário (92). Não há luxo ou sofisticação, mas quem precisa disso quando se está bem-acompanhado? O jardim rende belas fotos, assim como a varanda, que tem vista para a capela Nossa Senhora do Rosário, o cartão postal de Milho Verde. Acordem a tempo do café da manhã continental e ficarão abastecidos pelo resto do dia.

Uma outra alternativa para se hospedar em Milho Verde é na Pousada Sempre Viva (88). Localizada a apenas 650m do centro, a hospedagem é muito elogiada por casais que vão visitar a cidade. Também oferece café da manhã continental, além de wi-fi gratuito.

4 Andrelândia

A pousada dos Querubins, em Andrelândia, é o destino perfeito para casais apaixonados
A pousada dos Querubins, em Andrelândia, é o destino perfeito para casais apaixonados. Créditos: Gisele Rocha

Andrelândia é, da lista, o lugar mais propício para quem simplesmente não quer fazer nada! Une em um só lugar as maravilhas do campo e da cidade e oferece ao casal viajante a hospitalidade típica de um município interiorano: tranquilidade, comida boa, natureza e um artesanato de primeira. Antigos casarões formam o centrinho histórico e quiser explorar o entorno, ainda encontra cachoeiras, grutas e pedreiras.

Um lugar romântico para se hospedar em Andrelândia

Se você leu o nosso review sobre a Pousada dos Querubins (88) em Andrelândia, deve ter percebido que esse é um dos destinos românticos mais bonitos que já visitamos. Todos os chalés possuem lareira e são muito bem decorados, criando uma atmosfera aconchegante que promete um final de semana inesquecível a dois. Se isso não for suficiente, reserve um dos chalés com hidromassagem.

Na área externa, os hóspedes podem usufruir das piscinas, sauna, salão de jogos e espreguiçadeiras. As refeições já estão incluídas no valor da diária e o cardápio privilegia a culinária mineira, com ingredientes orgânicos cultivados na horta da própria pousada. Veja as fotos aqui.

5 Araxá

Grande Hotel de Araxá, um dos cartões postais da cidade que fica no Triângulo Mineiro
Grande Hotel de Araxá, um dos cartões postais da cidade que fica no Triângulo Mineiro. Créditos: Conrado / Wikimedia Commons

O representante do Triângulo Mineiro não fica devendo para nenhuma cidade mineira no quesito romantismo. Um casal que escolhe o destino encontra na região estâncias hidrominerais, com serviços e tratamentos relaxantes, e um complexo histórico que conta toda a história da famosa Dona Beja. Os mais animados ainda podem subir a escadaria do cristo e passar horas se curtindo e vislumbrando a vista panorâmica. Araxá conserva ares de cidade pequena, mas tem o status de cidade grande, o que contribui na hora de encontrar um bom restaurante ou opções de passeios noturnos. Para adoçar a vida, já no clima meloso da data, abuse da grande produção de doces caseiros da região e feche o Dia dos Namorados com chave de ouro.

Um lugar romântico para se hospedar em Araxá

Em Araxá é possível encontrar lindas pousadas com diárias que cabem em todos os bolsos, a exemplo do Hotel Pousada Dona Beja, que oferece aos hóspedes quartos comuns ou chalés, amplos e limpos. Independente da opção escolhidas, todos podem usufruir das piscinas e do spa. Tanto o café da manhã quanto o almoço tem com cardápios diversificados, que atendem aos clientes mais exigentes.

Para quem procura uma hospedagem mais luxuosa e urbana, o Fênix Hotel Araxá (80) cumpre os requisitos. O hotel oferece quartos com decoração contemporânea, internet, TV de tela plana e frigobar. O buffet de café da manhã inclui uma variedade de frutas da estação, pães e frios, assim como uma seleção de bebidas quentes e frias.

Continua após a publicidade

6 Gonçalves

Entre os destinos românticos em Minas Gerais, Gonçalves é ainda pouco conhecido
Entre os destinos românticos em Minas Gerais, Gonçalves é ainda pouco conhecido. Créditos: Divulgação Pousada Colina das Andorinhas

Pequeno em tamanho, mas grandioso em charme, o município de Gonçalves tem apenas 4 mil habitantes, sendo que 3 mil vivem na zona rural. Só por esses dados, já dá para imaginar o que encontrar na cidade, que fica a 460 quilômetros de BH. Dá para curtir a dois o friozinho do início de inverno e a energia que vem da Serra da Mantiqueira. O ecoturismo é a principal atração, mas quem não curte muito pode passear pela região que, dizem, chega a ser mais atraente e aconchegante que Campos do Jordão. Quer mais atrativos? São muitas as lojinhas de queijo da roça, cachaça, doces caseiros, quitutes mineiros e alimentos orgânicos, uma das principais vocações locais. Não tem como resistir.

Um lugar romântico para se hospedar em Gonçalves

Tem algo mais romântico que contar estrelas? Na Pousada Colina das Andorinhas (98) é possível fazer isso na varanda privativa dos chalés. Se o frio apertar, use as cobertas quentinhas fornecidas pela casa. Alguns quartos possuem lareira e hidromassagem, deixando o ambiente ainda mais envolvente.

Durante o dia é possível entrar em contato direto com a natureza fazendo a trilha de 200 metros. No caminho existe lurgarzinho para descansar e até uma grande pedra servindo de mirante. Na volta, a dica é pegar uma sauna e depois relaxar no espaço zen, com redes e espreguiçadeiras que proporcionam uma vista panorâmica das montanhas. Ótimo passeio para curtir a dois.

7 Caxambu e São Lorenço

O Parque das Águas, em Caxambu, é um lindo cenário para fotos de casais. A cidade fica no sul de Minas Gerais
O Parque das Águas, em Caxambu, é um lindo cenário para fotos de casais. A cidade fica no sul de Minas Gerais. Créditos: Mariana Jardim / Fonte: Flickr

A dobradinha do sul de Minas, distantes apenas 20km uma da outra, deixa qualquer casal encantando. É aquele típico passeio tradicional, mas que vale muito a pena fazer. A região é do Circuito das Águas e em ambas as cidades você encontra casas e spas especializados em banhos terapêuticos e massagens, parques rústicos e a tradicional comidinha mineira. Quem tem a vibe romanticona na veia ainda tem um monte de passeios para colocar no roteiro: atravessar o parque das águas de teleférico, namorar nos mirantes ou dar uma volta de maria fumaça. Certamente será um dia dos namorados para ficar para a história, tranquilo e sem grandes agitações.

Um lugar romântico para se hospedar em Caxambu

Em Caxambu, o Palace Hotel de Caxambu oferece muitas atividades. Está localizado no centro da cidade e está a poucos minutos a pé do Parque das Águas. Dispõe de fliperamas, bilhar e pingue-pongue. É um hotel histórico, fundado em 1892, e oferece 2 piscinas, loja de souvenirs e um spa com sauna e massagens. Os quartos apresentam decoração neoclássica, frigobar, TV e banheiro privativo.

Um lugar romântico para se hospedar em São Lorenço

Para continuar no clima romântico, reserve um dos quartos do Hotel Fazenda Vista Alegre (85). A hospedagem oferece inúmeros atrativos, como piscina com tobogã e cascata, sauna, salão de jogos, quadra de tênis, jardim e churrasqueira. Essa também é uma boa opção para quem viaja com os filhos, tendo em vista que o parquinho tem acesso livre para crianças de todas as idades.

8 São Thomé das Letras

São Thomé das Letras é a cidade do misticismo, da paz e do amor. Não perca o amanhecer e o pôr do sol na Pirâmide
São Thomé das Letras é a cidade do misticismo, da paz e do amor. Não perca o amanhecer e o pôr do sol na Pirâmide. Créditos: Gisele Rocha

O dia dos namorados excêntrico, mas nem por isso menos romântico, fica a cargo de São Thomé. A famosa cidade de pedra do sul de Minas, distante 350 quilômetros de Belo Horizonte, tem um clima diferente de tudo o que você já viu. Todo o universo e turismo local são construídos em torno de figuras místicas e ufológicas. Cristais, gnomos e fadas estão por toda parte, o que contribui para um passeio com uma energia incrível. O que não faltam são passeios, seja em meio a natureza, como as cachoeiras, ou ligados à cultura local, como as grutas e cavernas. Nós já postamos um roteiro para São Thomé das Letras aqui.

Um lugar romântico para se hospedar em São Thomé das Letras

A vibe paz e amor de São Thomé se estende às pousadas da cidade. A nossa sugestão para quem pretende passar o Dia dos Namorados em grande estilo é a Pousada e Spa Bosque dos Beija-Flores (84), uma propriedade cercada por natureza virgem. Os alimentos servidos aos hóspedes são cultivados ali mesmo e preparados no fogão à lenha, conferindo um sabor especial. Prepare um banho em uma das banheiras em estilo japonês para criar um clima ainda mais romântico. Serviços de massagem e sauna também estão disponíveis. Aproveitem para fazer os passeios exclusivos da pousada, como observação de pássaros e trilhas a pé guiadas. Será uma viagem inesquecível!

Uma alternativa para se hospedar, no centro da cidade, é a Pousada Vale do Sol (94). É uma acomodação muito elogiada por casais que visitam São Thomé das Letras. Todos os quartos estão equipados com banheiro privativo, enquanto alguns quartos também dispõem de terraço e outros também oferecem vista para a montanha.

9 Santana dos Montes

Hospedar-se em um dos casarões coloniais de Santana dos Montes em meio à natureza é uma excelente alternativa para uma viagem romântica em Minas Gerais
Hospedar-se em um dos casarões coloniais de Santana dos Montes em meio à natureza é uma excelente alternativa para uma viagem romântica em Minas Gerais. Créditos: Divulgação Solar dos Montes

Se o seu intuito é descansar, Santana dos Montes é uma excelente opção. A cidade de apenas 4 mil habitantes é muito famosa pelos inúmeros casarões históricos, pelas fazendas tombadas e pelos hotéis-fazenda, que fazem a gente não querer voltar para casa. Localizado a 130 quilômetros de Belo Horizonte, o município faz parte do circuito Estrada Real, mas é pouco explorado e tem potencial. Cercado pela Serra do Espinhaço, caminhadas e cavalgadas são uma das opções de passeio a dois, mas há ainda fábricas de cerveja, cachaça e vinho artesanais, museus e um centrinho simpático e interiorano, para turista nenhum botar defeito.

Um lugar romântico para se hospedar em Santana dos Montes

Seguindo o padrão arquitetônico da cidade, o Solar dos Montes oferece quartos em estilo colonial com varanda, decorados com peças regionais e vista para o jardim. Na área externa os pombinhos podem desfrutar de piscina, sauna, bar, restaurante, sala de cinema e de jogos. Todas as refeições estão embutidas no valor da diária e em se tratando de Minas Gerais, prepare-se para comer bem.

Uma alternativa muito interessante é se hospedar no Hotel Fazenda Santa Marina. Cercada por uma natureza preservada, a hospedagem oferece uma experiência completa: lago e cascata dentro da propriedade e atividades de bem-estar tais como massagens, sauna, terapias holísticas e yoga. Você também pode aproveitar as várias opções de lazer disponíveis, como canoagem, ciclismo e passeios a cavalo. O café da manhã apresenta especialidades regionais. Você também está convidado a visitar o pomar, brincar com os animais da fazenda e tomar sol na piscina.

10 Moeda

Serra da Moeda, em Minas Gerais
Serra da Moeda, em Minas Gerais. Créditos: Nêssa Florêncio / Fonte: Flickr

Outro destino romântico em Minas Gerais está a 63 quilômetros da capital e é ideal para aqueles casais que curtem passeios culturais. Moeda tem um grande acervo histórico a céu aberto, datado do século 18. Impossível não se surpreender com o calçadão de pedra tricentenário que liga a cidade a outros municípios, como Ouro Preto, e a Fazenda Martins, tombada pelo IEPHA. Tudo isso abraçado pela imponente Serra da Moeda. E se tem cadeia de montanhas, tem também esportes de aventura e cachoeiras. Ou seja, destino quase unânime, com atrações para agradar a gregos e troianos.

Um lugar romântico para se hospedar em Moeda

Depois de tantos passeios incríveis, você e seu amor merecem uma noite à altura. No Hotel Serra da Moeda (86) o casal pode desfrutar de conforto e comodidade em meio à natureza. Todas as refeições já estão incluídas no valor da diária e o cardápio é de dar água na boca. Se o dia estiver ensolarado, aproveite para tomar um banho de piscina e se divertir no salão de jogos.

Você também pode gostar da Pousada Maravilhas da Serra (60). A pousada é muito charmosa e está cercada pela natureza. Dispõe de wi-fi gratuito, restaurante e piscina ao ar livre. A hospedagem conta com um lounge compartilhado e aceita animais de estimação. À noite, os hóspedes podem jantar ao ar livre, com um clima bem romântico. Oferece piscina, área de lazer e café da manhã.

Agora que você conhece 10 destinos românticos para passar o Dia dos Namorados em Minas Gerais, não tem desculpa para ficar em casa e ir àquela mesma pizzaria de sempre. Sem contar que uma viagem a dois é a melhor maneira de saber se o relacionamento vai durar. Boa sorte!

Prepare-se para sua viagem

Em São Thomé das Letras, nossa sugestão de hospedagem é o Mirante das Pedras (81, diárias a partir de R$120,00). Já em Ibitipoca, recomendamos a Pousada Janela do Ceu (80, diárias a partir de R$270,00). Em Andrelândia, nossa recomendação é a Pousada dos Querubins (88, diárias a partir de R$360,00). Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Vai alugar um carro? Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

Receba um desconto de R$10 em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom adrianoc135ue durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

testamos o chip internacional da Easysim4u e aprovamos tanto o serviço quanto a qualidade da internet no exterior. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom VIAJEIBONITO10 para garantir 10% de desconto em seu pedido! Tem promoção rolando! Até o dia 27/05/2019 você garante 30% de desconto ao utilizar o cupom HONOR. O Viajei Bonito indica também como alternativa o chip da Yes Brasil.

Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar.

Mesmo sem a obrigatoriedade de contratar um seguro viagem ao viajar pelo Brasil, é altamente recomendável para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 26/05/19 você pode usar o cupom PROMO para garantir 10% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado!

Descubra quanto custam os voos para Araxá, ou então pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Passagens Promo.

Adicione ao Pinterest

Clique na imagem ao lado para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: Conrado / Wikimedia Commons

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

Ver mais artigos de Viajei Bonito

Créditos da imagem de capa: Gisele Rocha. Imagem utilizada nas redes sociais: Circuito Fora do Eixo / Fonte: Flickr.

8 comentários em “10 destinos românticos em Minas Gerais”

  1. oi pessoal que post maravilhoso, completíssimo e cheio de novidades – vários lugares que eu nem poderia imaginar como destino romântico. Só faltou a indicação da hospedagem em Moeda, deem uma olhadinha para corrigir 😉
    Parabéns.

  2. Já il algumas vezes no Brasil, mas cada vez percebo que há mesmo muita coisa super interessante para conhecer. MInas Gerais deve ser bem giro. E a comida também deve ser fantástica!

  3. Minas é um paraíso em gastronomia, cultura, arte e romantismo, né? Eu adoro, sempre que posso procuro conhecer uma cidade nova, mas são tantas que nem conheço a metade rsrs.
    Da lista só conheço São Lourenço, por ora, mas já quero reunir Gonçalves e Monte Verde em um roteiro.
    Adorei a lista toda, quero ter a oportunidade de conhecer a maioria, pelo menos, Araxá, inclusive, li que tem um spa maravilhoso né?
    Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *