Acampamento: escolha do lugar, equipamentos e dicas práticas

Se você busca isolamento da cidade agitada, um local em meio à natureza, o acampamento é sempre uma ótima opção. Você pode buscar por lugares como hostel com estrutura para acampar (geralmente estes são encontrados em praias), locais com vegetação próximo à cachoeiras também contam com opções bem isoladas para acampamento.

Vamos te apresentar algumas dicas práticas de acampamento, equipamentos recomendados para cada perfil. Para quem gosta de serra, para quem gosta de praia. Para quem prefere um local com mais estrutura, para quem busca o básico de instalação e se vira bem com o resto. Vamos lá!

Primeiro equipamento necessário, útil e super importante para a experiência do acampamento: a barraca de camping.

Antes de mais nada, leve alguns fatores em consideração: quantas pessoas estão acampando na mesma barraca, só você, mais uma pessoa, mais duas pessoas. Uma vez delimitado, é hora de procurar uma que realmente comporte as pessoas de forma confortável, nada recomendável tentar acomodar mais pessoas que a capacidade da barraca, principalmente, se o acampamento contar com vários dias, isso deixará o descanso não muito confortável. 

SALVE ESTA IMAGEM NO SEU PINTEREST!

Clique na imagem para adicionar este artigo ao seu Pinterest e viaje pelos nossos painéis.

Dicas e lugares para acampar no Brasil
Dicas e lugares para acampar no Brasil. Créditos: Huy Nguyen / Fonte: Unsplash

Outro ponto importante ainda sobre a escolha das barracas, analise seu orçamento, é possível já comprar uma barraca com um bom revestimento no chão? Algo mais fofo? Verifique se a barraca já traz alguma estrutura no chão para você se deitar, ou então se optará pelo colchão de ar, ou ainda, por sacos de dormir. 

Caso opte pelo colchão de ar, não se esqueça de buscar pela bomba de ar, que seja mais aderente ao seu orçamento e ainda mais confortável, dependendo do tamanho do colchão de ar, pode levar bastante tempo e disposição para encher, então verifique este ponto escolhendo o melhor para a situação. Caso opte pelo saco de dormir, não será necessária a bomba de ar, mas se possível, veja se realmente ele é confortável o suficiente, principalmente se o acampamento for durar vários dias. 

Outro ponto: bateria. Veja antes do acampamento também sobre a estrutura, já vá preparado sabendo se terá onde carregar o celular, por exemplo, ou se será necessário algum carregador ou equipamento extra para ser utilizado.

Escolha uma boa lanterna, mesmo que seja o caso do acampamento que você irá contar com uma boa estrutura, com iluminação, por exemplo. É sempre importante ter uma lanterna com você, seja para se locomover à noite até o banheiro. Ou ainda, para caso de você realizar alguma trilha mais fechada, por exemplo.

Quais os locais no Brasil com lugares para acampar?

O Brasil é um país muito vasto com inúmeras belezas naturais. Temos serra, praia, e diversas vegetações, paisagens, lugares para conhecer. 

A melhor forma de começar a pensar em onde ir montar acampamento é verificar quanto tempo você terá para o acampamento e se há transporte disponível para você fazer uma viagem longa, ou se não, se serão poucos dias e você procura por um local mais perto de onde você mora. Pensando nisso, separamos por região, algumas dicas de lugares bem bonitos para acampamentos:

Praias e interior no estado de São Paulo

  • Ubatuba: local que ainda conta com praias bem desertas e muito bonitas.
  • Botucatu: cidade super pequena com montanhas em volta, ótimo local para acampar se busca bastante tranquilidade.

Cachoeiras em Minas Gerais e Goiás

  • São Thomé das Letras: para quem gosta de uma cidade com histórias místicas.
  • Serra da Canastra: local famoso tanto pelo queijo, quanto pela quantidade de cachoeiras e locais muito bonitos para serem visitados, grande quantidade em opções para acampamento.
  • Chapada dos Veadeiros: várias opções de trilhas, um dos locais mais bonitos em belezas naturais do país.

Praias no Rio de Janeiro

  • Ilha Grande: um local lindo, com muita beleza natural e tranquilidade, cheia de trilhas para serem feitas em meio à natureza.
  • Paraty: locais como praia do sono são excelentes, tente ir quando não for alta temporada ou feriados nacionais.

Região Sul

  • Ilha do Mel: opte por ir quando estiver calor, a ilha é linda.
  • Florianópolis: apesar de ser uma cidade que cresceu bastante, ainda é cheia de praias super reservadas e diversos locais para acampamento.

Região Nordeste

  • Chapada Diamantina: com vários locais para acampamento, como o Morro do Pai Inácio, um dos locais mais importantes do Brasil, conta com várias vistas panorâmicas.
  • Porto de Galinhas: a região conta com diversas opções de acampamentos distribuídos por várias praias, a região é muito bonita e há várias atividades para serem realizadas.

Região Norte

  • Pico da Neblina, no Amazonas: é o pico mais alto do Brasil, região com várias opções de acampamento.
  • Floresta Nacional dos Tapajós: local que fica no Pará, conta com exemplares centenários de árvores sumaúmas, os gigantes da Amazônia.

Dicas práticas para começar

Dicas práticas para acampamento
Dicas práticas para acampamento. Créditos: Laura Pluth / Fonte: Unsplash
  • determine  quantas pessoas vão acampar com você;  
  • identifique o transporte que vocês irão até o acampamento, se cabe a barraca, se é necessário o material que estão levando ser mais compacto dentro de uma mochila ou não; 
  • decida se é praia ou serra; 
  • pesquise e escolha o local; 
  • veja a previsão do tempo para o local e quais as temperaturas em média; 
  • sempre leve repelente, lanterna, roupa impermeável e casaco; 
  • faça uma lista de todos os equipamentos, roupas, acessórios e valores que você precisa levar, para não esquecer nada importante; 
  • faça uma lista também de cardápio, vá ao mercado já tendo em mente quanto de alimento será necessário e quais as condições que você terá para armazená-los; 
  • confirme com o camping se está tudo certo pelo menos dois dias antes.

Atente-se a tudo que precisa levar antes da viagem é ainda mais essencial para quem vai acampar longe de algum centro urbano ou local que seja possível comprar algum equipamento esquecido. Então, certifique-se que está levando tudo que é necessário (equipamentos, roupas confortáveis apropriadas ao clima, alimentação, dinheiro para emergências, carregadores de bateria, lanterna etc). 

Por fim, não se esqueça de verificar sobre a temperatura no período do acampamento, e se é algum lugar novo para você, talvez outra região, se ali faz muito frio ou calor. Geralmente as temperaturas caem em locais em meio à natureza, principalmente, na serra. Então esteja preparado também para levar roupas confortáveis e quentes, veja antes de sair se pegou tudo que estava marcado em sua lista e bom acampamento!

Acampamento: escolha do lugar, equipamentos e dicas práticas

Prepare-se para viajar

Use o cupom MAE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

14 pensou em “Acampamento: escolha do lugar, equipamentos e dicas práticas

  1. Acampar não é bem o meu estilo, mas achei o post ótimo e cheio de dicas! No atual momento, apesar de não ser bem meu tipo de hospedagem ideal, acho que eu até topava… Vou pensar seriamente no assunto! E volto aqui, com certeza!

    1. Sim, Carina, acampar também não era o tipo de programa que aparecida no topo da nossa lista, mas agora, buscando conciliar distanciamento social e baixo custo, tem sido a nossa fuga da rotina.
      Experimenta, temos certeza que você vai curtir!

  2. Adorei o post, apesar de não acampar há mais de 20 anos. kkkk Mas confesso que deu uma saudade… Quem sabe agora nesse momento de distanciamento social eu não me animo?! Seria legal heim…

  3. Muito boas e detalhadas as dicas para acampamento. Já acampei 3 vezes no início da vida de viajante. Apesar de não ser mais meu estilo de viagem acho prudente não dizer “dessa água não beberei” kkkkk
    É bom sabermos dessas dicas pois vai que queremos visitar um lugar e a hospedagem é muito cara. beijocas

    1. Acampamento é 8 ou 80, né? Tem os que amam e os que não gostam de jeito nenhum, não existe um meio-termo.
      Com a pandemia, nas raras vezes que saímos de casa, consideramos acampamento ou casas de temporada em destinos pouco conhecidos, mas também é uma ótima opção para destinos caros, como você mencionou.

      Abração e obrigada pelo seu comentário!

  4. Eu nunca acampei e estou muiito feliz por ter encontrado seu blog! As dicas que você deu aqui vão ajudar de verdade no meu primeiro acampamento. Obrigada!

  5. Nossa, acredita que depois de adulta eu nunca mais acampei! E a cidade de Botucatu é super perto de onde eu moro! Vou pensar com carinho nessa possibilidade!

  6. Essas dicas para acampamento irão evitar que muita gente entre em roubadas!

    Depois do meu último acampamento, em Ilha Grande, que não foi exatamente como o planejado (na verdade, pela falta de planejamento), nunca mais me aventurei nos campings pelo Brasil.

    Quem sabe agora eu não crio coragem e dou mais uma chance. E dessa vez, sem perrengues! ahahaha

    Obrigado pelas dicas!

  7. Eu costumava acampar com a família quando era pequeno, mas depois nunca mais o fiz. Adorei as dicas de acampamento e te digo que minha vontade de fazer está voltando depois de tudo isso que passamos, quero muito conseguir fazer um sabático ano que vem e acampar pode ser uma idáia ótima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo