5 destinos nacionais para viajar no Dia dos Pais

Viajar no Dia dos Pais é reviver, ainda que por um curto período, os tempos de convivência e trocas diárias.

Quantas vezes durante a nossa infância e adolescência não sonhamos com o dia em que sairíamos de casa, seríamos independentes e nos livraríamos das cobranças de nossos pais? Quantas vezes nos isolamos em nosso quarto após uma discussão, por nos sentirmos incompreendidos?

Mas quando nos tornamos adultos, passamos a compreendê-los e muitas vezes somos tocados pela nostalgia. Tomamos consciência de que o amor não existia apenas nas palavras doces, afagos e presentes, ele também se manifestava nas broncas e nos castigos. Não há nada material que substitua o contato físico e é por isso que viajar com o seu pai pode ser o melhor presente para esta data.

Selecionamos algumas opções de destinos para uma viagem de Dia dos Pais memorável. Lembre-se de reservar hotéis e restaurantes com antecedência para não decepcioná-lo.

1. Cidades Históricas de Minas Gerais

Feira no Largo de Coimbra, em Ouro Preto
Feira no Largo de Coimbra, em Ouro Preto. Créditos: Gisele Rocha

Para passeios agradáveis, enriquecimento cultural, boa gastronomia e natureza abundante, viaje com o seu pai para as Cidades Históricas de Minas Gerais. O ciclo do ouro deixou de herança magníficas igrejas em estilo barroco, ornamentadas com obras-primas de Aleijadinho e Mestre Ataíde.

Se estiverem viajando durante todo o fim de semana, comece por Ouro Preto, que detém o maior acervo de arte do período colonial brasileiro. Não é por menos que foi a primeira cidade no Brasil a ser tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Vale a pena fazer um bate e volta em Mariana, a primeira capital de Minas Gerais. Fica a menos de 15 km de Ouro Preto.

No dia seguinte, siga para Tiradentes, a mais charmosa das cidades coloniais. Conhecida pelas belas igrejas e pela preservação do casario datado do século 18, a região também propicia agradáveis passeios em meio à natureza, com cachoeiras e trilhas na Serra de São José. Para pais aventureiros e filhos bem dispostos, essa é uma excelente opção de destino para visitar no Dia dos Pais. Agora, se esse não for o tipo de programa que enche os olhos dele, troque a trilha pelo passeio de Maria Fumaça até São João del Rei.

Onde se hospedar em Ouro Preto e Tiradentes

A melhor pousada do Centro Histórico de Ouro Preto é a Pousada do Largo, que fica ao lado da Igreja do Rosário. Já em Tiradentes, Pousada Trem do Imperador apresenta quartos temáticos que remetem às locomotivas utilizadas por D. Pedro II durante as suas expedições.

Antes de continuar a leitura, que tal ver as nossas fotos no Instagram?

2. Região Serrana do Rio de Janeiro

É possível encontrar pousadas baratas em Petrópolis tão boas quanto as caras
Petrópolis é um dos destinos incríveis para passar o Dia dos Pais. Créditos: Mariusz Kluzniak / Fonte: Flickr

Viaje de carro no Dia dos Pais para a Região Serrana do Rio de Janeiro e tenha a oportunidade de percorrer algumas das estradas mais bonitas do Brasil. Nessa época do ano, a paisagem fica encoberta pela neblina e o frio é constante, o que nos convida a desacelerar o ritmo e aproveitar o momento presente.

Leve o seu pai para um agradável passeio no Centro Histórico de Petrópolis, passando pelo Palácio de Cristal, Museu Imperial, Catedral de São Pedro de Alcântara e Museu Casa de Santos Dumont. Encerre a jornada com um tour pela fábrica da Cervejaria Bohemia, onde também come-se muito bem. Reserve o seu lugar, pois em datas comemorativas o restaurante fica superlotado.

Antes de voltarem para casa, conheçam o Mirante do Soberbo, em Teresópolis, de onde é possível ter a melhor vista para o Dedo de Deus. A 2,5 km de lá está a Granja Comary, o centro de treinamento da Seleção Brasileira. Se o seu pai for fanático pelo esporte, essa é uma parada obrigatória.

Onde se hospedar em Petrópolis

Seu pai merece ficar hospedado na Pousada Monte Imperial, construída em estilo alpino e cercada por natureza virgem. É um lugar maravilhoso para relaxar, mas sem se distanciar dos pontos turísticos da Cidade Imperial. O buffet de café da manhã irá surpreendê-lo, assim como os quartos impecáveis. Animais também são bem-vindos, o que quer dizer que o seu irmão de quatro patas também poderá participar desta viagem de Dia dos Pais.

3. Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos é um pedaço da Toscana no Brasil
O Vale dos Vinhedos é um pedaço da Toscana no Brasil. Créditos: Thiago Santos / Fonte: Shutterstock

O Vale dos Vinhedos engloba uma área de 82 km² no Rio Grande do Sul. O roteiro é composto por três cidades: Garibaldi, Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul, e é nelas que se encontram algumas das mais conceituadas vinícolas brasileiras. Para se ter ideia, os vinhos produzidos aqui são os únicos do Brasil que recebem os selos de Indicação de Procedência e Denominação de Origem.

Nessa viagem com seu pai, leve-o para um passeio de duas horas a bordo do Trem do Vinho, a Maria Fumaça que percorre um trecho da Serra Gaúcha com paisagens deslumbrantes. O ingresso inclui degustação de bebidas, almoço italiano e ingresso para visitar vinícolas. O embarque é feito na Estação Férrea de Bento Gonçalves, passa por Garibaldi e vai até Carlos Barbosa, onde é feito o desembarque.

Onde se hospedar em Bento Gonçalves

Vocês vão se sentir como se estivessem viajando pela Toscana quando se hospedarem no Hotel Boutique LOTE20. A construção foi inspirada nas antigas casas dos primeiros imigrantes italianos que chegaram a esta região, mas tem todo o conforto proporcionado pela tecnologia dos dias atuais.

Os quartos são lindamente decorados, possuem Smart TV com canais a cabo, armário para roupas, secador de cabelo e kit de amenities Natura Ekos. Os produtos do frigobar e as capsulas de café são oferecidos como cortesias para os hóspedes.

4. Circuito das Águas Paulista

Águas de Lindóia é uma das nove cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista
Águas de Lindóia é uma das nove cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista. Luiz Pantoja / Fonte: Flickr

É possível alinhar a viagem do Dia dos Pais aos cuidados com a saúde visitando o Circuito das Águas Paulista, que engloba nove cidades: Águas de Lindóia, Lindóia, Socorro, Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Amparo, Pedreira, Jaguariúna e Holambra.

As águas termais têm poderes medicinais, aceleram o processo de renovação das células e são capazes de auxiliar no tratamento de problemas circulatórios, doenças cutâneas, cálculos renais, artrite e reumatismos. Além de proporcionarem banhos altamente relaxantes. É tudo o que o seu pai merece após longos anos de cuidados com os filhos, não é?

Dirigindo por 65 km vocês estarão na encantadora cidade de Holambra, conhecida nacionalmente pelo cultivo de flores e pela arquitetura típica dos Países Baixos. Se o seu pai cultiva uma horta ou um jardim, certamente ele vai querer levar algumas sementes e mudas para plantar em casa.

Onde se hospedar em Águas de Lindóia

Localizada na Serra da Mantiqueira, a Pousada Nefelibatas tem tudo que você e seu pai precisam para viverem momentos únicos. A propriedade é cercada por um belíssimo jardim, tem piscina ao ar livre, campo de futebol, salão de jogos e carteado. Tudo isso a menos de dez minutos de caminhada até o Centro.

5. Pantanal

Turismo no Pantanal
Viaje com o seu pai para o Pantanal para viver momentos únicos. Créditos: Tambajo the Jaguar / Fonte: Getty Images

O Pantanal é um destino fascinante para uma viagem de Dia dos Pais! Este santuário ecológico possui nada menos que 140 km², englobando 12 municípios do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Só vale a pena se vocês tiverem ao menos cinco dias inteiros para desbravarem a região.

Alugue um carro e dirija sem pressa pela rodovia Transpantaneira, onde você e seu pai terão a oportunidade de avistar raras espécies de pássaros, cervos-do-pantanal, onças pintadas, jacarés, capivaras, macacos, entre outros tantos animais que vivem neste ecossistema. São 145 km de estrada de terra que levam da cidade de Poconé ao distrito de Porto Jofre, no Pantanal Sul.

Nessa parte do Pantanal vocês poderão visitar e pernoitar em fazendas, nas quais também terão a oportunidade de participar de passeios de barco, safáris e almoços com o melhor da culinária pantaneira. Temos um roteiro de viagem ao Pantanal pronto para ser usado.

Onde se hospedar no Pantanal

A melhor forma de mergulhar na cultura local é se hospedando nas fazendas pantaneiras, como a Hotel Fazenda Cachoeiras Serra da Bodoquena, em Bodoquena, a Fazenda San Francisco, em Miranda, e a Pousada Aguape, em Aquidauana. Elas oferecem instalações confortáveis e passeios extraordinários, que ficarão para sempre nas lembranças de vocês.

Vale a pena alugar um carro para viajar pelo Pantanal e Bonito, MS
Vale a pena alugar um veículo para dirigir pela Transpantaneira. Créditos: Gisele Rocha

Alugue um carro para viajar para qualquer lugar do Brasil através da Rentcars, a plataforma que compara preços das principais locadoras do país e garante a menor tarifa em qualquer categoria de veículos. Ela também oferece inúmeros benefícios como:

  • Reserva gratuita e sem taxas, você só paga quando retirar o veículo.
  • Cancelamento sem custos.
    Parcelamento sem juros no cartão de crédito em até 12 vezes.
  • Desconto de 5% para pagamento à vista no boleto.
  • Seguro básico gratuito.
  • Km livre, ou seja, não há custo por quilômetro rodado.
  • Liberdade para retirar o veículo em uma cidade e devolvê-lo em outra.
  • Suporte online ou por telefone 7 dias por semana.

Outros lugares para visitar no Dia dos Pais

Se você ainda estiver procurando para onde viajar no Dia dos Pais mas não dispõe de tempo para os roteiros propostos acima, considere um passeio por estes dois lugares.

Museu do Futebol

Se o futebol é a paixão nacional, seu pai certamente ficará feliz em visitar o museu dedicado a esse esporte.

O Museu do Futebol está localizado embaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e conta com mais de 15 salas temáticas que narram através de recursos audiovisuais a história do futebol e sua influência nas questões sociais do Brasil.

Este foi o primeiro museu do Estado de São Paulo projetado para ser 100% acessível. Tudo foi pensado para que crianças, idosos e portadores de deficiência física, visual e intelectual possam entrar em todos os espaços interagir com o acervo. O projeto “Revivendo Memórias”, por exemplo, é voltado para o público da terceira idade e busca trabalhar memórias afetivas a partir de imagens e sons. Seu pai vai se emocionar!

Autódromo de Interlagos

Por fim, encerro esta lista de destinos para visitar com o seu pai mencionando o Autódromo de Interlagos, um lugar que todo fã de automobilismo precisa conhecer.

Embora os eventos na parte interna do autódromo estejam suspensos, ainda é possível usufruir do parque público na pista perimetral, com vista exclusiva de todo o circuito. Lá vocês poderão praticar esporte e andar de bicicleta das 7h às 18h sem pagar nada, já que o acesso é livre.

Viaje tranquilo com o seu pai

Contrate o seguro viagem nacional e faça uma viagem tranquila com seu pai para qualquer lugar do Brasil. O seguro garante cobertura médica nos melhores hospitais do país, com direito a consultas, exames, internações e cirurgias, além de cobertura odontológica e farmacêutica.

Contratando o serviço, vocês também terão assistência de viagem em caso de cancelamento de voo, desvio ou danos à bagagem e assistência jurídica em caso de acidente de trânsito. Use o nosso cupom de desconto especial.

PAI

Esse cupom dá direito a 15% de desconto.

  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Cupom temporário válido até 16/08/2021

SALVE ESTA IMAGEM NO SEU PINTEREST!

Clique na imagem para adicionar este artigo ao seu Pinterest e viaje pelos nossos painéis.

5 destinos nacionais para viajar no Dia dos Pais

Prepare-se para viajar

Use o cupom CRIANCA para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

3 pensou em “5 destinos nacionais para viajar no Dia dos Pais

  1. Olá Gisele, tudo bem?

    Eu amei demais esse post e essas dicas que você trouxe de lugares para viajar com o pai. Eu quero muito ir no Museu do Futebol um dia, porque sou fissurada no esporte, e creio que seria um passeio incrível para ser compartilhado com meu pai. Também tenho muita vontade de conhecer o Pantanal. Arrasou demais!

    Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo