10 filmes imperdíveis para quem quer viajar pela América do Sul
Ah, o outono! Época em que as temperaturas começam a cair (pelo menos na teoria, né?!), mais dias nublados, um pouco de nevoeiro pela manhã e aquela sensação de que o frio pode chegar a qualquer momento. Em dias assim nada melhor do que ficar em casa para uma boa maratona de filmes e séries.
“Mas onde eu moro é calor o ano inteiro”. Não tem problema! O único pré-requisito para assistir aos filmes é você estar a fim.
Bom, não é segredo para ninguém que estamos vivendo um período meio turbulento politica e economicamente no Brasil. Isso é ruim em diversos aspectos e para os viajantes, especificamente, é decepcionante. Com o Dólar a [vb_rate from=”usd” to=”brl” value=”1″] e o Euro a [vb_rate from=”eur” to=”brl” value=”1″] fica difícil você organizar aquele mochilão pela Europa ou uma viagem pelos Estados Unidos, por exemplo. A propósito, [vb_col_link text=”descubra aqui quanto custa viajar”] para várias cidades do mundo!
Calma que tudo vai fazer sentido.
Aqui no Viajei Bonito sempre pensamos em alternativas que não vão pesar no bolso de quem faz a viagem dos sonhos. E a boa notícia é que viajar pela [link tag=”america-do-sul”]América do Sul[/link] ainda é mais barato e dá pra fazer de tudo. Pensando nisso e naquela vontade louca de assistir a filmes, elaboramos uma lista com dez filmes imperdíveis para quem quer viajar pela América do Sul.
Então prepare a pipoca e o guaraná aí!
Navegue pelo post
[su_dropcap]1[/su_dropcap] Diários de Motocicleta
Países: Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela.
Ano: 2004
Dirigido pelo brasileiro Walter Sales, o filme conta a história dos jovens Ernesto Guevara, um estudante de medicina que mais tarde se tornaria o famoso guerrilheiro Che Guevara, e seu amigo Alberto Granado que decidem fazer uma viagem pela América do Sul em uma moto. Entre o ponto de partida (Buenos Aires) e o de chegada (Caracas) eles percorrem mais de 12.400 km, desde o dia 4 de janeiro de 1952 a 26 de julho do mesmo ano.
O enredo se baseia no diário de viagem de Ernesto, interpretado por Gael García Bernal. Uma boa pedida para o fim de semana!
Assista ao trailer:
[vb_youtube id=”RWBsQArUkQY” resolution=”720p”]
[su_dropcap]2[/su_dropcap] Orfeu Negro
País: Brasil
Ano: 1959
Esse é um clássico! Até hoje é o único filme brasileiro a ganhar um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (embora a Academia o reconheça como francês, mas quem liga?). Dirigido por Marcel Camus, o filme é uma adaptação da peça Orfeu, de Vinicius de Moraes, que estreou no teatro em 1956, tem Tom Jobim e Luiz Bonfá na trilha sonora, consolidou a imagem do Rio de Janeiro no exterior e até mesmo Barack Obama conta que assistiu ao filme junto com sua mãe no cinema.
A escolha do elenco se deu a partir de uma manchete no jornal O Globo, em 8 de março de 1958. O escolhido para viver Orfeu foi Breno Mello, um ex-jogador do Fluminense, e Eurídice foi interpretada por uma bailarina londrina chamada Gypsy Marpessa, que viria a adotar o nome artístico de Marpessa Dawn.
Na trama, Orfeu é um motorista que se apaixona por Eurídice e desce da favela para o asfalto em busca de seu grande amor. O cineasta Cacá Diegues fez uma nova versão do filme em 1999 (lembra do [vb_youtube_link id=”bVXL6C5yCD0″ text=”Toni Garrido”]?). É um dos melhores filmes para conhecer parte da cultura brasileira.
[su_dropcap]3[/su_dropcap] Amor nos tempos de cólera
País: Colômbia
Ano: 2007
É um drama baseado no livro homônimo do escritor colombiano Gabriel García Márquez e com produção colombo-americana. Filmado em Cartagena, o filme conta nada mais, nada menos que Fernanda Montenegro no elenco em seu primeiro trabalho falando em inglês. O enredo conta a história de um triângulo amoroso que dura 50 anos, de 1880 a 1930, entre Florentino Ariza (Javier Bardem, 007 – Operação Skyfall, Piratas do Caribe 5), Juvenal Urbino (Benjamin Bratt, Miss Simpatia, Mulher Gato, O demolidor) e Fermina Daza (Giovanna Mezzogiorno).
Assista ao trailer:
[vb_youtube id=”72vBko2G4_w” resolution=”720p”]
[su_dropcap]4[/su_dropcap] Fitzcarraldo
País: Peru
Ano: 1982
Essa aventura conta a história de homem que decide construir uma casa de ópera em plena Floresta Amazônica no início do século XX. Para isso ele decide explorar a borracha, atividade muito lucrativa na época. Seu nome é Brian Sweeney Fitzgerald, mas como os peruanos não conseguem falar isso, chamam ele de Fitzcarraldo. Com produção conjunta de alemães e peruanos, o filme conta com a participação de dois famosos brasileiros: Grande Otelo e Milton Nascimento.
Assista ao trailer:
[vb_youtube id=”CsxWNRHOnDk” resolution=”720p”]
[su_dropcap]5[/su_dropcap] No
País: Chile
Ano: 2012
É de conhecimento geral que a América do Sul como um todo viveu um período de pesadas ditaduras. “No” foca no Chile e o plebiscito nacional que, pressionado pela comunidade internacional, o ditador Augusto Pinochet aceitou realizar para definir sua continuidade em 1988. A história é contada a partir de René Saavedr, um publicitário contratado para integrar a equipe do “NÃO” enquanto o seu chefe trabalha na equipe do “SIM”.
Interpretado por Gael García Bernal (oh ele aí de novo), Saavedra consegue criar uma campanha consistente que ajuda o país a tirar Pinochet do poder, apesar de ter poucos recursos e uma constante observação de agentes do governo. Mais uma boa pedida para quem gosta de história.
Assista ao trailer:
[vb_youtube id=”ApJUk_6hN-s” resolution=”720p”]
[su_dropcap]6[/su_dropcap] Up – Altas Aventuras
País: Brasil, Venezuela e Guiana
Ano: 2009
Esse é um combinado Disney/Pixar mesmo, MAS foi inspirado no Monte Roraima, localizado na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Carl Fredricksen e sua esposa Ellie sempre quiseram se mudar para a América do Sul e viver no “Paraíso das Cachoeiras”, na Venezuela. Sonho que nunca se realiza.
Após a morte de Ellie, Carl se vê em uma situação complicada. Um empresário deseja construir um edifício no local onde está a casa onde sempre viveu com a sua esposa. Aos 78 anos e trabalhando como vendedor de balões, Carl tem uma ideia para salvar sua casa e fugir daqueles que querem o colocar num asilo: amarra milhares de balões na casa, faz ela levantar voo e parte em busca do seu sonho de ir morar na Venezuela.
Uma ótima pedida para assistir com as crianças.
Assista ao trailer:
[vb_youtube id=”pkqzFUhGPJg” resolution=”720p”]
[su_dropcap]7[/su_dropcap] Miami Vice
Ano: 2006
Países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Ok. Sabemos que Miami é nos [link tag=”estados-unidos”]Estados Unidos[/link] e não tem nada a ver com a [link tag=”america-do-sul”]América do Sul[/link] (apesar de que o espanhol é praticamente a segunda língua). Então qual o motivo dele integrar a lista? Simples. Algumas cenas foram gravadas por aqui ([link tag=”brasil”]Brasil[/link], [link tag=”argentina”]Argentina[/link], Paraguai e Uruguai).
Inspirada na série de sucesso nos anos 80, a trama conta a história de dois detetives que investigam o tráfico de drogas nos Estados Unidos e precisam capturar um poderoso traficante mundial, Jesús Montoya. Nesse processo aparecem imagens das Cataratas do Iguaçu (com os lados brasileiro e argentino); as ruas de Ciudad Del Este no Paraguai, famosas por venderem de TUDO; e a zona portuária de Montevidéu, para ilustrar as cenas de transporte do tráfico de Montoya.
Assista ao trailer:
[vb_youtube id=”6WCKJ7KaIZY” resolution=”720p”]
[su_dropcap]8[/su_dropcap] O Segredo dos Seus Olhos
País: Argentina
Ano: 2009
Levando em consideração que a Academia considera Orfeu Negro (já citado aqui na lista) como francês, O Segredo dos Seus Olhos foi o segundo filme latino-americano a receber o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Dirigido por Juan José Campanella, a trama conta a história de Benjamin Espósito, um oficial de justiça recém aposentado que decide escrever um livro sobre uma história trágica que testemunhou em 1974: um estupro e assassinato da jovem Liliana Colotto.
Assista ao trailer:
[vb_youtube id=”T-8w1HrHQYU” resolution=”720p”]
[su_dropcap]9[/su_dropcap] Rapa Nui – Uma Aventura no Paraíso
País: Chile (Ilha de Páscoa)
Ano: 1994
O filme se passa na [link tag=”ilha-de-pascoa”]Ilha de Páscoa[/link] numa época anterior à chegada dos europeus, mas especificamente em 1680. Duas tribos habitam a ilha: os Orelhas Grandes e os Orelhas Pequenas, que são discriminados pelos primeiros. Todo ano jovens integrantes dos Orelhas Grandes participam de um reconhecimento ao deu Hotu-Matua, um dos protetores da ilha. Dentre as várias provas estabelecidas está nadar num mar cheio de tubarões até uma ilhota, pegar o ovo de um pássaro que vive no local e voltar. O primeiro a fazer isso ganha o título de Homem-pássaro e o direito de se casar com Ramãnna, uma bela jovem integrante dos Orelhas Pequenas.
Ah, o filme também explora uma das teorias mais aceitas de como os Moais foram construídos, algo que desperta curiosidade e grandes histórias até hoje.
Assista ao trailer:
[vb_youtube id=”YWdx-WBkVJM” resolution=”720p”]
[su_dropcap]10[/su_dropcap] Central do Brasil
País: Brasil
Ano: 1998
A dobradinha Brasil-França costuma dar certo no cinema. O clássico Central do Brasil é mais um exemplo disso. Nele, Fernanda Montenegro interpreta Dora, uma senhora que trabalha na Central do Brasil, Rio de Janeiro, escrevendo cartas para pessoas analfabetas. Porém, ela não costuma enviar todas as cartas para os destinatários.
Ana, uma cliente, aparece com o filho, Josué (Vinicius de Oliveira), pedindo que escrevesse uma carta para o seu marido que mora no Nordeste. Ao sair da estação ela é atropelada por um ônibus e o menino passa a morar na estação. É nesse momento que Dora resolve ajudar o garoto e parte em busca de encontrar o seu pai.
A trama foi muito bem recebida pela crítica em geral, vencendo diversos festivais mundo afora e sendo indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A atuação de Fernanda Montenegro foi tão marcante e emocionante que ela também foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz.
Um clássico!
Assista ao trailer:
[vb_youtube id=”pF8QAf7a2Js” resolution=”720p”]
E aí, a qual deles você vai assistir no próximo fim de semana?
Estou procurando o filme que foi rodado na cidade de Anfotagasta – Chile, com o monumento natural “La Portada” como cenário …
Preciso apontar que “O segredo dos seus olhos” é o segundo filme argentino a receber o Oscar de melhor filme estrangeiro. “la História Oficial” veio antes na década de oitenta.
Que tan lejos.
Produção equatoriana.
Obrigada pela sua contribuição, Ed! Esse nós não conhecíamos.