Deserto da Huacachina: um oásis que não é miragem

Tenho que informar-lhe que o Peru é muito mais do que Machu Picchu, creia! O país é formado de paisagens exuberantes, desde nevados a dunas. Sabe aqueles oásis no deserto? Não, não é miragem! Esse lugar existe.

A 325 km de Lima, capital do país, encontramos o deserto da Huacachina, uma aldeia de mais ou menos 100 habitantes. Durante a viagem já é possível acordar com os raios de sol entrando pela janela e iluminando a areia dourada com imagens que mais parecem um desenho.

Você imaginava que no Peru existisse uma paisagem como esta do deserto da Huacachina?

Você imaginava que no Peru existisse uma paisagem como esta do deserto da Huacachina? Créditos: Luana Alencar

Para chegar até lá passamos por Ica, cidade vizinha onde é possível comprar pacotes turísticos e ir de buggy até o deserto! Normalmente dorme-se em Ica e na manhã seguinte, bem cedo, os passeios saem para Huacachina. É fácil encontrar hostels na cidade por até 35 soles (moeda local). Vale lembrar que se você não toma banho frio, é bom ficar atento à descrição dos quartos que deverá conter “água caliente”. Aconselhamos, ainda, a verificar se em seu quarto a água realmente esquenta. Se o hostel que você escolher não incluir os desayunos (café da manhã), será possível desayunar por poucos soles na praça principal da cidade. Pode parecer estranho para você, mas pão com palta (abacate) é muito comum na região. Mas não se assuste! Se não conseguir encarar o prato, você poderá encontrar chá e galletas (biscoitos). O que é comum, também, são as carrocinhas que vendem ovinhos de codorna cozidos.

Para almoço e janta indicamos o famoso pollo a la brasa, frango assado acompanhado de batata, molho e salada! Inca kola (refrigerante típico da região, sobre o qual já falamos em outro post) não pode faltar. Tudo fica em média 20 soles.

Deixemos a comida um pouco de lado e vamos ao que realmente interessa: nosso passeio!

O passeio pelo Deserto da Huacachina

A programação não perde nada para as dunas de Natal, exceto no preço. Você consegue fazer um mega-ultra-radical-passeio de buggy por apenas 35 soles (valor do sol em abril de 2016: R$1,07). Para os mais corajosos o tour inclui sunboard, esporte radical que consiste em descer deitado em uma prancha pelas dunas do deserto. É super confiável. O segredo é se esticar, não se mexer e “let it go”.

 De quebra, no fim do dia, você ainda pode ser surpreendido com um pôr do sol memorável.

Anote as dicas para esse passeio:

1) Se você está em Lima, deverá tomar um ônibus até Ica. (aproximadamente 40 soles).

2) Chegando em Ica, você encontrará na praça principal diversas agências de turismo. Geralmente eles dão desconto, é só chorar um pouco. (de 35 a 40 soles por pessoa).

3) De Ica até o deserto você pode ir de táxi, o que não é caro. No Peru não há taxímetro, então os preços são combinados anteriormente com o taxista, com direito a pedir desconto e tudo! Se você for em grupo, sai ainda mais barato. Táxi com 4 pessoas (15 soles para cada).

4) Aperte os cintos e aprecie o espetáculo da natureza.

Obs: os preços são das atrações são referentes ao ano de 2014.

Deserto da Huacachina: um oásis que não é miragem

Prepare-se para viajar

Use o cupom FERIAS para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Luana Alencar

Luana Alencar, jornalista pela UFJF, apaixonada por livros, violão e viagens. Morou dois meses no Peru, ensinando adolescentes sobre consciência ecológica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo