A internet na Chapada dos Veadeiros funciona?

A internet na Chapada dos Veadeiros e suas cidades era um grande motivo de preocupação para nós, afinal de contas, viajamos sempre com nosso trabalho na mala. Precisamos estar conectados para tarefas leves como ler emails até as mais pesadas, como subir vídeos para o Instagram e também para fazer backups dos materiais que coletamos ao longo do dia.

Enquanto estávamos planejando a viagem – mais precisamente na escolha de onde ficar em Alto Paraíso – recebemos a seguinte mensagem da proprietária da casa na qual nos hospedamos pelo Airbnb: “a internet não funciona em Alto Paraíso como em metrópoles”, orientando ainda que não colocássemos toda nossa confiança no GPS.

Ela estava certa ou errada? Bom, segue abaixo meu humilde relato sobre como foi lidar com a internet na Chapada dos Veadeiros.

O 3g e o 4g na Chapada dos Veadeiros

Gisele procurando internet na Chapada dos Veadeiros, Goiás

Gisele procurando internet na Chapada dos Veadeiros, Goiás. Créditos: Adriano Castro

A qualidade dos sinais 3g e 4g podem variar muito entre cada operadora, obviamente. Tanto eu quanto Gisele somos clientes da Vivo (não, este artigo não se trata de publicidade) e o sinal de internet pega muito bem na grande maioria das cidades, pelo menos aqui no sudeste.

Já em Goiás, era raríssimo conseguir sinal, tanto na cidade quanto no mato. Nos dois principais municípios pelos quais passamos, Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás, nossos telefones exibiam o ícone do 3g, mas até mesmo as mensagens de WhatsApp demoravam para ser enviadas e recebidas, podendo levar horas até que os telefones sincronizassem. Isto é, constava como conectado, mas não estava.

Curiosamente em algumas trilhas o sinal de 3g aparecia, funcionava bem por alguns minutos depois sumia (assim como os discos voadores… mas isso é assunto para outro artigo).

Qualidade do Wi-Fi nos estabelecimentos

Fachada do camping "Consertamos Disco Voador", opção de onde ficar em Alto Paraíso de Goiás

Fachada do camping “Consertamos Disco Voador”, opção de onde ficar em Alto Paraíso de Goiás. Créditos: Adriano Castro

A solução que encontramos para dar conta de subir os stories do Instagram era buscar Wi-Fi nos restaurantes e nas casas em que nos hospedamos. Todavia, a qualidade não era das melhores. Eu diria que era suficiente para uploads de pequenos vídeos, com muita paciência, claro.

Ao contrário do que possa imaginar, conseguimos Wi-Fi em praticamente todos os restaurantes, nas duas cidades. Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante são cidades turísticas e há demanda por esse tipo de serviço. Ambas as cidades respondem bem a essas demandas.

Assim como nas áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos, a internet na Chapada dos Veadeiros também será bem limitada e se você precisar de banda para fazer grandes uploads, como por exemplo um backup das fotografias de um dia, provavelmente não conseguirá, por isso sugiro que encontre soluções alternativas para essas necessidades.

Como nos viramos sem internet na Chapada dos Veadeiros?

Trilha para a Cachoeira Santa Bárbara, Chapada dos Veadeiros

Trilha para a Cachoeira Santa Bárbara, Chapada dos Veadeiros. Créditos: Gisele Rocha

Havia dito no início que viajamos sempre a trabalho, e a nossa necessidade por internet de qualidade vai além do vício que temos em permanecer conectados. Mas sabendo que ela seria limitada, nos planejamos para isso:

  • Ao invés de fazer backups diários de fotos e vídeos, levamos dois HDs externos, além de manter esses materiais em nossos laptops; isto é, tínhamos aí quatro versões de tudo que era produzido e somente um grande imprevisto poderia colocar em risco todo esse conteúdo;
  • De forma a não deixar emails não lidos por muito tempo além de mensagens de WhatsApp e de outros aplicativos de comunicação relativos ao nosso trabalho, deixávamos para atualizar sempre que a internet nos dava um “sopro de vida”. Isto é, independente de onde estávamos, quando o 3g se mostrava razoável, identificávamos o que era prioridade e respondíamos;
  • Para os stories do Instagram, que têm necessidade de ser publicados em tempo real, infelizmente tivemos que ter paciência extra. Em cada uma das cidades, identificamos o estabelecimento que tinha a melhor Wi-Fi e era muito comum pararmos o carro em frente a ele para sincronizar o aplicativo antes de pegar a estrada para uma nova cachoeira;
  • Serviços que exigem mais banda, como filmes e seriados do Netflix, nem adianta tentar. Felizmente alguns deles nos dão a opção de baixar para ver offline, por isso faça isso em casa, antes da viagem!

Um resumo sobre a internet na Chapada dos Veadeiros

Se você leu tudo o que foi dito até agora ou apenas rolou até aqui, eu diria que é possível resumir da seguinte maneira: a internet na Chapada dos Veadeiros funciona, mas ainda é muito limitada! Se você também precisa dela, planeje-se para depender apenas das ações que podem ser feitas com conexões lentas.

Escrevo este artigo em 2018 e pode ser que quando você estiver lendo, a conectividade por lá consiga chegar com qualidade até o fundo da maior de suas cachoeiras. Até que isso aconteça, aproveite para entrar em contato com o que essa região tem a oferecer e se conectar com o que há de melhor por lá: a natureza.

Leia mais sobre nossa viagem pela Chapada dos Veadeiros

A internet na Chapada dos Veadeiros funciona?

Prepare-se para viajar

Use o cupom FERIAS para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Adriano Castro

Formado em Ciência da Computação pela UFJF, trabalhou durante 10 anos como analista de sistemas até chutar o balde e tocar a vida como freelancer, carregando seus projetos para onde quer que vá.

Um pensamento em “A internet na Chapada dos Veadeiros funciona?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo