As piores comidas (e bebidas) que experimentamos ao redor do mundo

Dizem que comida ruim a gente nunca esquece. Crianças ficam traumatizadas, enquanto adultos encaram o dessabor de forma bem-humorada, somando mais uma história para contar. É isso que viemos fazer aqui hoje, contar para vocês as histórias das piores comidas e bebidas que experimentamos ao redor do mundo. Só não deixe de provar nenhuma delas tomando como base os nossos gostos pessoais. Para descobrir se algo é bom ou ruim, você precisa experimentar.

Latvia flag
Sopa de azeite - Letônia

Sopa sabor azeite quente não é bom

Sopa sabor azeite quente não é bom. Créditos: stu_spivack / Fonte: Flickr

Durante a nossa rápida passagem por Riga, tivemos a oportunidade de provar do melhor e do pior da culinária letônia. No nosso primeiro dia na cidade, experimentamos o Pelékie Zirni ar Speki, um prato muito saboroso e tradicional. Porém, algumas horas antes de seguirmos viagem para Tallinn, tivemos a brilhante ideia de almoçar no Mercado Central com objetivo de conhecer outros pratos típicos e de quebra economizar uma grana. Só que não fomos tão bem-sucedidos quanto gostaríamos.

Avistamos um restaurante simples, porém cheio de moradores locais, índice que utilizamos como padrão de qualidade. Ao invés de cardápios, no balcão estavam montados os pratos oferecidos pela casa. Não sei o que deu na nossa cabeça para pedir SOPA. Tinha gosto de azeite quente, era impossível tomar aquilo.

Chile flag
Cachorro quente com guacamole - Chile

Cachorro-quente com guacamole, tava na cara que seria ruim

Cachorro-quente com guacamole, tava na cara que seria ruim. Créditos: Young Sok Yun / Fonte: Flickr

Adriano estava em Santiago e reuniu algumas pessoas para comer o tal do cachorro quente com guacamole, que segundo ele é um prato muito tradicional da região. A ideia não foi bem recebida, sabiam que a iguaria não iria agradá-lo. Ele não deu ouvidos e seguiu firme no pedido. Os outros preferiram não acompanhá-lo e coisas que já estavam acostumados a comer.

Ele achou a comida horrível, mas para não dar o braço a torcer, disse que estava delicioso e tentou convencer os demais a comprar o quitute. Até hoje quem estava com ele deve achar que o cachorro quente estava realmente bom. Se estiverem lendo este post, a farsa acabou aqui.

United-States flag
Feijão doce - Estados Unidos

Feijão doce com bacon, uma combinação desastrosa

Feijão doce com bacon, uma combinação desastrosa. Créditos: Khush N / Fonte: Flickr

Nossa estadia de seis meses nos Estados Unidos é uma fonte inesgotável de material para este artigo. Quem nos acompanha há mais tempo sabe o quanto penamos para comer bem na terra do Tio Sam (e se você perdeu o nosso perrengue, clique aqui para entender o que estamos falando).

Na tentativa de alcançar uma alimentação parecida com a que tínhamos no Brasil, comemos muitas gororobas, entre elas feijão doce com bacon. Isso mesmo, feijão com mel e pedaços de carne. É isso que dá não ler a embalagem e comprar só pela figura que aparece no rótulo.

Italy flag
Melanzane sott’olio - Itália

Confundir antepasto de berinjela com cogumelos me causou uma baita desilusão

Confundir antepasto de berinjela com cogumelos me causou uma baita desilusão. Créditos: nicolas ghirlando / Fonte: Flickr

Quando morei na Itália, uma das minhas companheiras de apartamento cozinhava refeições de dar água na boca, mas experimentei poucas por falta de convite. Tinha um prato que era especial, um tipo de salada no pote de vidro com umas coisas que pareciam funghi ou mariscos, sei lá. Só sei que aquilo tinha uma cara ótima.

Quando essa menina estava de mudança, ela me perguntou se eu gostaria de ficar com algumas coisas que estavam na dispensa e na geladeira, entre elas essa salada suculenta. Nossa, que sonho!

Só esperei ela virar as costas para servir uma porção farta daquilo no meu prato e devorar com voracidade. Na primeira garfada veio o gosto da decepção. Aquilo que eu pensei que fosse cogumelo ou frutos do mar, era nada mais nada menos que berinjela curtida no azeite com outros legumes. Posteriormente, fiquei sabendo que esse molho se chama melanzane sott’olio. Nada bom!

United-Kingdom flag
Vegemite e Marmite - Reino Unido

Vegemite, a geleia que tem gosto de caldo Knorr

Vegemite, a geleia que tem gosto de caldo Knorr. Créditos: Dale Mastin / Fonte: Flickr

Vegemite está para os australianos como a manteiga está para os brasileiros. Na Inglaterra existe um produto muito similar, que é o Marmite. Trata-se de uma geleia escura feita com extrato de levedura e malte, a qual tive chance de experimentar em Londres, durante um café da manhã com gringos. Passaram uma camada beeem fininha em um pedaço de pão e me deram. Só digo que esse negócio tem o gosto salgado e amargo do arrependimento. Parece que colocaram caldo Knorr no meu pão. Sabor de “nunca mais eu como isso”!

Siga nossa página no Facebook

India flag
Comida indiana - Ásia

Comida indiana divide opiniões

Comida indiana divide opiniões. Créditos: Qasic / Fonte: Flickr

A gastronomia indiana divide opiniões. Ou você ama ou você não aguenta nem sentir o cheiro. Nós nos enquadramos no segundo grupo. Tivemos contato com a culinária indiana em diferentes ocasiões e em nenhuma delas conseguimos terminar as refeições, já que os pratos eram picantes demais ou agridoces. Não conseguimos encontrar um meio-termo.

Thailand flag
Escorpião frito - Tailândia

Escorpiões suculentos no espeto

Escorpiões suculentos no espeto. Créditos: HBarrison / Fonte: Flickr

No sudeste asiático, principalmente na Tailândiae noVietnã, é possível encontrar barraquinhas com insetos, aracnídeos, moluscos e todos os tipos de invertebrados que você possa imaginar. A bem da verdade, só encontrávamos essas coisas em lugares turísticos, mas ouvimos de outros viajantes que em cidades menores esses animais ainda fazem parte da dieta cotidiana dos asiáticos. Resquícios da guerra e tempos de escassez.

Enfim, estávamos na Khao San Road, muitos baldes de drinks, música animada, gente divertida e um clima propício a fazer tolices. Encorajada pelo Adriano, comprei um escorpião frito. Não estava nem ruim, nem bom, parecia um petisco frito qualquer. Só que dias depois eu tive uma intoxicação alimentar terrível, fiquei empolada e inchada. É bem provável que a alergia tenha sido causada pela estripulia gastronômica, já que os bichos ficavam expostos ali o dia inteiro durante dias, quiçá meses, como notamos posteriormente.

Brazil flag
Tacacá - Brasil

Tacacá, prato típico da região Norte do Brasil

Tacacá, prato típico da região Norte do Brasil. Créditos: Celso Tissot / Fonte: Flickr

Neste ano de 2017 tivemos a oportunidade de visitar o Norte do país pela primeira vez. Experimentamos vários pratos da culinária regional e todos eram deliciosos, exceto um: o tacacá.

Para quem não sabe, essa iguaria é feira à base de tucupi, goma de tapioca e folhas de jambu e vários camarões suculentos.

No começo ele é bom, mas depois de mascar a terceira folha o gosto do jambu passa a ficar muito forte, amargo. Comi os camarões, tomei alguns goles do caldo e deixei o resto. Por outro lado, nós gostamos muito do tacaqui, que é o nhoque de tambaqui ao molho de tacacá engrossado com mandioca. O sabor é exótico, mas é delicioso.

Argentina flag
Achuras a la parrilla - Argentina

Prato argentino feito com entranhas de animais

Achuras a la parrilla, prato argentino feito com entranhas de animais. Não dá! Créditos: Nicolas Sesta / Fonte: Flickr

Adriano viajou com amigos para Puerto Iguazu e, como de costume, eles ficaram na cervejada e deixaram o almoço para mais tarde. Lá pelas 14h bateu aquela fome, mas os restaurantes estavam fechados para a siesta. Sobrou um único estabelecimento, no qual a turma optou pela especialidade da casa: achuras a la parrilla.

Não tinha como ser bom, afinal, eram entranhas. Ninguém gostou, eles saíram de lá com fome e ainda tiveram que procurar um supermercado para comprar comidas e prepará-las em casa.

Argentina flag
Morcilla - Argentina

Morcilla, consideravelmente parecido com o chouriço brasileiro.

Morcilla, consideravelmente parecido com o chouriço brasileiro. Créditos: Mariana Cotlear / Fonte: Flickr

Tive uma experiência muito parecida com a do Adriano durante uma viagem à Argentina. Quando fui a Buenos Aires, vi no cardápio algo muito parecido com chouriço, uma iguaria que marcou a minha infância. Era a morcilla. Pedi e aguardei ansiosamente pelo prato.

Quando chegou, tive uma surpresa asquerosa! A comida, que é preparada com sangue e gordura de porco, veio cheia de pelos, provavelmente da pele do animal. Foi a coisa mais nojenta que (quase) comi na vida. Por esse e outros motivos, reduzi drasticamente o consumo de carnes. Não dá mais!

Peru flag
Mazamorra Morada - Peru

Mazamorra Morada, a sobremesa que não desceu bem

Mazamorra Morada, a sobremesa que não desceu bem. Créditos: TravelingMan / Fonte: Flickr

A lista das piores comidas e bebidas que experimentamos ao redor do mundo não estaria completa sem uma sobremesa. Poderia entrar aqui qualquer doce que tenha cravo-da-índia em sua composição, mas preferi escolher uma opção menos conhecida.

A mazamorra morada é uma sobremesa peruana, feita à base de milho roxo, facilmente encontrado na região. A receita tradicional pede frutas, canela e farinha de batata-doce. A cara é ótima, mas não agrada ao meu paladar por ser extremamente doce e ter uma textura estranha. Mas vale a pena experimentar!

Malaysia flag
Suco quente - Malásia

Limonada quente é desagradável

Limonada quente é desagradável. Créditos: Pen Waggener / Fonte: Flickr

Uma coisa muito peculiar do sudeste asiático é que algumas pessoas costumam tomar água e suco quentes, como se fossem chá. Estávamos em um restaurante simpático em Kuala Lumpur e pedimos um suco de limão para acompanhar os frutos do mar que comeríamos no almoço.

O garçom perguntou se a bebida seria quente ou fria e eu pedi gelada, como de costume. Quando chegou, a limonada estava morna, mas com algumas pedrinhas de gelo por cima. Fui tomar aquilo e engasguei feio, foi uma experiência de quase morte.

Peru flag
Inca Kola - Peru

Inca Kola, o verdadeiro sabor de Epocler

Inca Kola, o verdadeiro sabor de Epocler. Créditos: Du Tran / Fonte: Flickr

Inca Kola é um refrigerante muito apreciado entre os peruanos e vende igual água naquelas bandas. Tive a chance de experimentar no voo rumo a Lima, mas não animei, preferi esperar um momento mais apropriado. Foi durante um almoço em Cusco que criei coragem para apreciá-lo, mas não curti (talvez seja porque não sou chegada a refrigerante de forma geral).

Tem cor de Eparema, tem cheiro de Eparema e tem gosto de Eparema, então só pode ser Eparema gaseificado. Mas há quem goste.

United-States flag
Dr Pepper - Estados Unidos

Dr Pepper, açúcar enlatado nos Estados Unidos

Dr Pepper, açúcar enlatado nos Estados Unidos. Créditos: Andreas Ivarsson / Fonte: Flickr

Nós não costumamos beber refrigerantes regularmente, mas de tanto ouvir falar em Dr Pepper, ficamos com vontade de experimentá-lo. Pra quê??? Que arrependimento! Tem gente que acha Guaraná muito doce, mas esse refrigerante de cereja é imbatível no quesito “produtos enjoativos”.

E aí, está servido? Qual foi a pior comida ou bebida que você já experimentou na vida? Estamos curiosos para saber.

Prepare-se para sua viagem

Central Hostel

Ernesta Birznieka-Upisa iela 20

Descrição baseada em avaliações do Booking

A partir das revisões no Booking, a localização do albergue é muito bem avaliada. Quem já ficou por lá avaliou como ótima a limpeza. Os serviços prestados e as comodidades foram extremamente bem classificados, chamando atenção também pelo conforto. Os funcionários são extremamente solícitos e profissionais. Podemos dizer que o custo benefício é excelente.

Diárias a partir de R$26,00 (preço atualizado em 07 de novembro de 2018)

Quando você utiliza o botão abaixo para procurar sua hospedagem, o Viajei Bonito ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de ajudar nosso blog a continuar vivo, trazendo informações valiosas para sua viagem.

Verificar disponibilidade

Em Riga, nossa sugestão de hospedagem é o Central Hostel (88, diárias a partir de R$26,00). Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Vai alugar um carro? O preço do aluguel de veículos na categoria Mini em Riga é de aproximadamente R$790,00 por diária (confira mais preços aqui). Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

De malas prontas para Ushuaia e em busca de desconto em passeios, tours e transfers? Conte à All Patagonia que você a conheceu pelo Viajei Bonito e garanta um preço melhor na contratação. Leia mais aqui!

Viajar pela Europa de trem é uma experiência que serve bem a qualquer tipo de viajante, é fácil e em muitos casos mais barato até mesmo que os voos low cost. Você pode pesquisar preços para uma infinidade de destinos na GoEuro. Aprenda aqui a comprar passagens de trem na Europa pela internet.

Receba um desconto de R$10 em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom adrianoc135ue durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Leia também o que escrevemos sobre seguro viagem para a Europa. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 22/11/18 você pode usar o cupom BWEEK para garantir 15% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado!

Em Riga, o almoço simples sai por volta de R$30,26, já o fast-food sairá por mais ou menos R$21,61. Considerando o cappuccino, podemos dizer que o cafezinho da tarde custa R$9,60. Em restaurantes, a garrafa d'água de 330ml custa R$3,19, o refrigerante - considerando também o de 330ml - custa R$4,36 e o pint de cerveja R$10,81.

Descubra quanto custa viajar para Riga.

A GetYourGuide oferece passeios, tours, visitas a atrações turísticas e guias para vários destinos no mundo! Descubra o que ela tem a oferecer para Riga. Você pode conferir também o nosso passo-a-passo sobre como reservar tours e guias pela internet.

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Passagens Promo.

Com base em cotações atualizadas diariamente do Alpha Vantage, a proporção entre o Euro e o Real é de 1 EUR para 4,3071 BRL. Utilizando o voucher VIAJEIBONITO você garante em sua primeira compra 10% de desconto no spread da BeeCâmbio e 25% de desconto no spread da Remessa Online, além de garantir as melhores taxas para câmbio de moeda. Confira nosso passo-a-passo para enviar e receber dinheiro do exterior durante uma viagem.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo. Créditos da imagem de capa: HBarrison / Fonte: Flickr. Imagem utilizada nas redes sociais: Cássia Mota.