Nevsky Prospekt é a maior, mais importante e mais bonita avenida de São Petersburgo, na Rússia. Andar a pé pelos seus 4 quilômetros é a melhor maneira de conhecer suas construções imponentes, igrejas magníficas, parques e belas pontes. Se de dia ela funciona como importante centro comercial, à noite são os bares e restaurantes que atraem turistas em busca de diversão.

Para facilitar o planejamento da sua viagem, mostro neste post as principais atrações turísticas ao longo da Nevsky Prospekt, bem como alguns restaurantes e opções de hospedagens. O mapa você pode baixar no seu celular e usar offline durante o passeio. Aproveite!

Para ler em seguida

Como chegar à Nevsky Prospekt

Por ser a principal avenida da cidade, é interessante que você se hospede nos arredores dela e assim evitar deslocamentos com o transporte público. Mas se você não viu este texto a tempo e acabou reservando hospedagem em um lugar afastado, tome o metrô e desça nas estações Ploshchad Alexandra Nevskogo, Ploshchad Vosstania, Mayakovskaya, Gostininyy DvorNevsky Prospekt e Admiralteyskaya, de acordo com o seu ponto de interesse (consulte o mapa acima). Use o aplicativo “Яндекс.Метро” (o ícone é um M vermelho), ele vai ser muito útil para que você não se perca.

Minha recomendação é que você escolha saltar na Ploshchad Alexandra Nevskogo e comece o passeio por essa área, subindo em direção ao Palácio de Inverno. São 4 quilômetros de extensão e você vai precisar de um dia inteiro ou até mais para fazer esse percurso, já que vai querer parar para visitar, ver e fotografar cada lugar bonito que encontrar pelo caminho. Portanto, saia cedo de casa.

Onde se hospedar próximo à Nevsky Prospekt

Adriano e eu ficamos no Homely Apartments on Gromovoy (82), que está a poucos passos da estação de metrô e de trem intermunicipal. Se quiser outras opções consulte o post sobre onde se hospedar em São Petersburgo.

Atrações turísticas na Nevsky Prospekt

Você precisará de ao menos um dia inteiro para conhecer todos os pontos turísticos dispostos ao longo da Nevsky Prospekt, mas para quem gosta de ver tudo com calma e não se contenta apenas em tirar selfies, recomendo que divida o roteiro em duas partes.

Monastério Alexandre Nevsky

Monastério Alexandre Nevsky, em São Petersburgo, Rússia

Monastério Alexandre Nevsky, em São Petersburgo, Rússia. Créditos: Ninara / Fonte: Flickr

O Monastério de Alexandre Nevsky é um dos centros espirituais mais importantes da Rússia e um dos edifícios mais antigos de São Petersburgo, com mais de 300 anos de existência. Presenciou muitos conflitos e sobreviveu bravamente a vários bombardeios, embora tenha sido saqueado por invasores ao longo de sua história.

Aqui estão depositados restos mortais de figuras ilustres, como do czar Pedro, o Grande, do escritor Dostoiévski, do cientista Mikhail Lomonosov e outros muitos. Vale a pena visitar o monastério por sua grandiosidade e beleza arquitetônica.

Horário: todos os dias, das 06h às 23h
Ingresso: gratuito

Palácio Beloselsky-Belozersky

O Palácio Beloselsky-Belozersky é uma linda construção com fachada dupla em estilo barroco construída às margens do Rio Fontanka. Frequentemente acontecem apresentações no salão, vale a pena parar e ver a programação. Se não der para assistir nada, ao menos pare um pouquinho para admirar a beleza da fachada salmão.

Ponte Anichkov

Ponte Anichkov, São Petersburgo, Rússia

Ponte Anichkov, São Petersburgo, Rússia. Créditos: Gisele Rocha

Bem em frente ao palácio você vai passar pela Ponte Anichkov e vai notar as estátuas de quatro cavaleiros adestrando seus cavalos. Foi por causa dessas esculturas que a ponte recebeu o apelido de “Ponte das 18 bolas”. Faça as contas: 4 cavalos + 4 cavaleiros. De onde vêm as outras duas? Do policial que toma conta do lugar (Meu Deus!!! Precisava mesmo escrever isso?)

Uma curiosidade é que essas esculturas foram enterradas no jardim do Palácio Anichkov, logo em frente, para que não fossem danificadas pelos ataques que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial.

Quer mais uma história bizarra? Dizem que o escultor Peter Clodt descobriu um caso extraconjugal e desenhou a cara do amante da mulher dele nos testículos de um dos cavalos. Há quem diga também que a cara é de Napoleão Bonaparte. Você vai precisar procurar muito nas partes íntimas do animal para conseguir achar a face esculpida, pois ela está bem escondida. Cabe a você decidir passar essa vergonha ou não. Haha…

 Palácio Anichkov

Palácio Anichkov, São Petersburgo, Rússia

Palácio Anichkov, São Petersburgo, Rússia. Créditos: Gisele Rocha

O Palácio Anichkov também figura entre as construções mais antigas e mais bonitas da Nevsky Prospekt. Se a fachada é apaixonante, espere até ver as pinturas do interior.

Atualmente o palácio proporciona inúmeras atividades recreativas para crianças e jovens, tem também biblioteca, jardim de inverno, passeio guiado, entre outras coisas.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h35 às 19h.
Ingresso: visitas guiadas custam 200 RUB (R$11,88) para adultos e 80 RUB (R$4,75, desde que apresente a carteirinha de estudante).

Praça Ostrovsky

Praça Ostrovsky, São Petersburgo, Rússia

Praça Ostrovsky, São Petersburgo, Rússia. Créditos: Viajei Bonito

Saindo do Palácio você vai ver uma estátua de bronze, o principal monumento da Praça Ostrovsky (que alguns ainda conhecem pelo nome de Praça Alexandrinsky). O local em si não guarda histórias importantes, mas é agradável para descansar e tirar fotos das construções vizinhas, incluindo o Teatro Alexandrinsky.

Teatro Alexandrinsky

Teatro Alexandrinsky, em São Petersburgo, Rússia

Teatro Alexandrinsky, em São Petersburgo, Rússia. Créditos: Florstein / Fonte: Wikimedia Commons

O Teatro Alexandrinsky foi inaugurado em 1832 e serviu de sede para a companhia de teatro mais antiga do país. O projeto, assim como de boa parte do conjunto arquitetônico da Nevsky Prospekt, ficou por conta do arquiteto Carlo Rossi. Dizem que esta é uma de suas melhores obras.

Atrás dele encontra-se a Ulitsa Zodchego Rossi, uma ruazinha cercada por edifícios amarelos muito charmosos. Se você não estiver com pressa, vale a pena conhecer.

Biblioteca Nacional da Rússia

Ainda nas dependências da Praça Ostrovsky você vai ver um edifício quadrado em estilo neoclássico com fachada acinzentada. É a Biblioteca Nacional, que foi formada a partir da Biblioteca Pública Imperial, fundada em 1795 por Catarina a Grande e hoje tem a segunda coleção de livros mais rica da Federação Russa, perdendo apenas para a Biblioteca Estatal Russa, localizada em Moscou.

O acervo pode ser utilizado gratuitamente por qualquer um e há volumes em vários idiomas. São mais de 17 milhões de volumes de livros, 450 mil manuscritos e 600 mil jornais. Vá ao menos para conhecer as salas feitas em madeira, mas faça silêncio.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 20h30; sábados e domingos, das 11h às 18h30.

Gostiny Dvor

Gostiny Dvor, em São Petersburgo, Rússia

Gostiny Dvor, em São Petersburgo, Rússia. Créditos: Evannovostro / Fonte: Flickr

Gostiny Dvor não é apenas o centro comercial mais antigo da cidade, mas também uma das primeiras galerias comerciais do mundo!

Alcançou a sua glória no final do século passado, quando chegou a ter mais de 170 lojas ativas. Hoje, embora tenha sido desbancado por outros complexos comerciais mais luxuosos e modernos, continua a ser um importante marco na Nevsky Prospekt.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 22h.

Elisseeff Emporium

Elisseeff Emporium, em São Petersburgo, Rússia

Elisseeff Emporium, em São Petersburgo, Rússia. Créditos: Roman Sibiryakov / Fonte: Flickr

É impossível passar pela Nevsky Prospekt e não notar a vitrine da Kupetz Eliseevs Food Hall decorada com doces, bonecos e luzes. A criança que mora dentro de você vai te arrastar para lá e te pedir um biscoito, ou um chocolate. Se o seu orçamento de viagem for tão limitado quanto o meu, vai ecoar a voz da sua mãe dizendo: “na volta a gente compra”, porque é tudo muito caro. Mesmo assim vale a visita.

Essa loja fica no Elisseeff Emporium, um edifício bonito, com vitrais, cúpula metálica e esculturas de bronze gigantescas que representam o Comércio, a Indústria, as Ciências e as Artes. Além da loja de doces, o prédio abriga o Teatro de Música e Comédia de São Petersburgo.

Passazh

“Passazh” vem do francês “Passage”, nome pelo qual essa galeria é mais conhecida em São Petersburgo. Atualmente a construção abriga lojas de grifes, cafés e restaurantes, lembrando vagamente a Galeria Vittorio Emanuele II, muito famosa em Milão.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 21h. Domingo abre às 11h.

Igreja Armênia de Santa Catarina

Igreja Armênia, a "Pérola Azul" da Nevsky Prospekt, São Petersburgo, Rússia

Igreja Armênia, a “Pérola Azul” da Nevsky Prospekt, São Petersburgo, Rússia. Créditos: Skif-Kerch / Fonte: Wikimedia Commons

Chamada de “Pérola Azul de Nevsky Prospekt” por causa da cor de sua fachada, a Igreja Armênia surpreende pelo interior majestoso, com pinturas muito detalhadas, além de colunas e pisos de mármore.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 20h.

Duma de São Petersburgo

Na esquina entre a Dumskaya e a Nevsky Prospekt podemos ver uma torre poligonal e um edifício onde um dia funcionou a antiga Duma (Parlamento) da Cidade.

Durante o período soviético, o prédio foi sede da Prefeitura de São Petersburgo. Após a dissolução da União Soviética, ele passou por uma ampla reforma e desde 1993 abriga várias instituições estatais e, na torre, há um pequeno museu bancário.

Já a torre inicialmente serviu como ponto para observação de incêndios, depois passou a funcionar como telégrafo ótico, usado para enviar mensagens visuais. Atualmente ela está aberta ao público com um pequeno museu bancário e fica ainda mais bonita à noite, quando luzes enfeitam a fachada.

Igreja Católica de Santa Catarina

Menos chamativa que as demais igrejas da Nevsky Prospekt, mas também muito bonita, a Igreja Católica de Santa Catarina é uma das igrejas católicas mais antigas da Rússia. As missas são celebradas em russo, inglês, polonês e espanhol.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 19h.

Casa Singer

Casa Singer, em São Petersburgo, Rússia

Casa Singer, em São Petersburgo, Rússia. Créditos: Ninara / Fonte: Flickr

Na minha opinião, esse é o prédio mais bonito da Nevsky Prospekt. A fachada é elegante, com várias estátuas e uma cúpula de vidro deslumbrante.

A Casa Singer foi construída para ser sede da empresa de máquinas de costura Singer, depois abrigou o Consulado Americano até o início da Primeira Guerra Mundial e hoje, por fim, abriga os escritório da rede VK (empresa russa equivalente ao Facebook) e também a livraria Dom Knigi, onde funciona um café com vista magnífica para a Catedral de Kazan.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 23h.

Catedral de Kazan

Catedral de Kazan, São Petersburgo, Rússia

Catedral de Kazan, São Petersburgo, Rússia. Créditos: Gisele Rocha

Se você já foi ao Vaticano ou se ao menos prestou atenção em fotos e vídeos da Basílica de São Pedro, vai ver que as duas são muito parecidas. A Catedral de Kazan foi inspirada na igreja do Papa, no entanto não tem a mesma grandiosidade, embora também seja extraordinária.

Nossa Senhora Kazan, uma santa do século 16, a quem muitos milagres foram atribuídos. No interior da igreja vemos colunas de ouro, numerosas escultura e enormes portas de bronze que são cópias idênticas das portas do Batistério de Florença, na Itália.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h30 às 20h.

Catedral do Sangue Derramado

Desviando alguns metros da Nevsky Prospekt, chegamos à famosa Catedral do Sangue Derramado, o principal ponto turístico e cartão postal de São Petersburgo. Ela foi construída para homenagear o czar Alexandre II da Rússia, assassinado nesse mesmo local.

A igreja é conhecida por suas cúpulas coloridas em estilo ortodoxo, que contrastam com os edifícios de arquitetura barroca, clássica e modernista dos arredores. O interior é embelezado por preciosos mosaicos de figuras bíblicas que cobrem as paredes e o teto. Nenhuma imagem consegue retratar com exatidão o quão bonita ela é!

As filas para visitação costumam ser longas, por isso é recomendável chegar cedo.

Horário de funcionamento: todos os dias, exceto quarta-feira, das 10h30 às 18h. Aberturas noturnas da Catedral acontecem somente no verão (de 1º de maio a 30 de setembro), das 18h às 22h30.
Preço: 250 RUB (R$14,85) para adultos, estudantes com carteira da ISIC pagam 150 RUB (R$8,91) e menores de 18 anos pagam 50 RUB (R$2,97).

Continua após a publicidade

Palácio de Inverno e Museu Hermitage

Palácio de Inverno, em São Petersburgo, Rússia

Palácio de Inverno, em São Petersburgo, Rússia. Créditos: abare13 / Fonte: Flickr

O Palácio de Inverno é outro cartão postal de São Petersburgo. Com sua fachada verde e branco, é impossível confundi-lo. Foi construído no século 18 para ser a casa de inverno dos czares russos, seus familiares e convidados importantes. Para se ter ideia de sua imensidão, ele possui 1.945 janelas e 1.786 portas!

A construção faz parte do Museu Hermitage, o maior da Rússia, com um acervo de mais de 3 milhões de peças. A maior coleção do museu é a de medalhas, brasões e insígnias, composta por cerca de 1,1 milhão de peças, seguida do setor de monumentos arqueológicos, com 734 mil objetos. São mais de 16 mil telas e mais de 12 mil esculturas peças, sendo que muitas delas faziam parte da coleção pessoal de Catarina, a Grande.

As filas aqui também são longas, principalmente no verão, então tente chegar cedo ou compre os ingressos pela internet.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h30 às 18h. Quarta e sexta, aberto até às 21h.
Preço: a partir de 300 RUB (R$17,82) para adultos. Entrada gratuita para estudantes e livre para o público em geral na primeira quinta-feira de todos os meses.

Palácio do Estado-Maior

Palácio do Estado-Maior e Arco do Triunfo em São Petersburgo, Rússia

Palácio do Estado-Maior e Arco do Triunfo em São Petersburgo, Rússia. Créditos: Skif-Kerch / Fonte: Wikimedia Commons

Em frente à Praça do Palácio você vai ver um edifício amarelo em formato semicircular com um arco triplo no meio. Trata-se do Palácio do Estado Maior, onde também funciona uma parte do Museu Hermitage. Serviu de sede do Estado-Maior, Ministério das Relações Exteriores e Ministério das Finanças até 1918, quando Moscou se tornou a capital do país e os escritórios foram transferidos para lá.

O arco, por sua vez, foi construído em honra da vitória russa sobre a França napoleônica na Guerra Patriótica de 1812. Esse arco nos leva de volta à Nevsky Prospekt.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h30 às 18h. Quarta e sexta, aberto até às 21h.
Preço: o ticket do Museu Hermitage vale aqui também.

Almirantado

Almirantado, em São Petersburgo, Rússia

Almirantado, em São Petersburgo, Rússia. Créditos: Florstein / Fonte: Wikimedia Commons

O último ponto turístico da Nevsky Prospekt (mas não do nosso roteiro) é o Almirantado de São Petersburgo. Aqui funcionou a antiga sede do Conselho de Almirantes e Marinha Imperial Russa, que foi construída em estilo império pelo arquiteto Andrejan Zacharov para simbolizar as ambições marítimas do czar. Repare que as esculturas da fachada também têm motivos navais, além de um pináculo de ouro (mentira, é de madeira pintada de dourado) com 73 metros de altura.

Embora o edifício seja muito bonito, pouco sobrou de sua versão original. Muitas estátuas foram destruídas em 1860 porque eram consideradas “pagãs” pela Igreja Ortodoxa. Depois disso, o prédio sofreu constantes bombardeiros pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Passou por uma intensa reforma em 1996, mas não está aberto ao público, já que o prédio é da Marinha. Ao menos podemos admirá-lo de fora.

Se o dia estiver bonito, aproveite para passear pelo Jardim de Alexandre, que cerca o Almirantado. Ele conta com mais de 50 espécies de árvores, tem lindas estátuas e fontes.

Ponte do Palácio

Abertura da Ponte do Palácio, em São Petersburgo, Rússia

Abertura da Ponte do Palácio, em São Petersburgo, Rússia. Créditos: Jumilla / Fonte: Flickr

O roteiro pelos principais pontos turísticos da Nevsky Prospekt de São Petersburgo tem a Ponte do Palácio como bônus. O ideal é que ela seja visitada de madrugada, durante sua abertura. No outono e no inverno a missão é dolorosa, pois faz muito frio nas proximidades do Rio Neva, mas nos dias quentes não será nenhum martírio.

Horário de funcionamento: Não há horários exatos para a ponte se levantar, mas uma estimativa pode ser consultada aqui.
Preço: é possível assistir à abertura de graça nas margens do rio ou fazer um tour de barco, alguns deles são open bar.

Onde comprar souvenir em São Petersburgo

Onde comprar matrioskas em São Petersburgo, Rússia

Onde comprar matrioskas em São Petersburgo, Rússia. Créditos: Gisele Rocha

Se arrependimento matasse, não estaríamos aqui escrevendo isso. Ainda com o pensamento de que tudo seria mais caro na Nevsky Prospekt, deixamos para comprar as lembrancinhas em outro lugar e acabamos pagando mais caro em Moscou. Na Nevsky Prospekt, perto da estação Ploshchad Vosstania, existem muitas lojinhas, quase escondidas no meio dos prédios e é nelas que você consegue encontrar matrioskas (as famosas bonecas russas) pelo melhor preço. Ímãs de geladeira, chaveiros, copinhos de vodca e cartões postais também podem ser encontrados nessas lojas.

Existe também uma feirinha em frente à Catedral do Sangue Derramado, ótima para comprar souvenires e quinquilharias. Pode não ser a mais barata (não fomos a outras feiras e por isso não temos nenhuma referências para comparação), mas pode apostar que ali você vai encontrar muitas coisas legais.

Prepare-se para sua viagem

Em São Petersburgo, nossa sugestão de hospedagem é o Homely Apartments on Gromovoy (82, diárias a partir de R$350,00). Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

Vai alugar um carro? O preço do aluguel de veículos na categoria Economico em São Petersburgo é de aproximadamente R$165,00 por diária (confira mais preços aqui). Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOFTem cupom de desconto rolando! Até o dia 31/07/2019 você garante R$ 30 de desconto ao utilizar o cupom FERIAS30 (confira as condições aqui). Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

Viajar pela Europa de trem é uma experiência que serve bem a qualquer tipo de viajante, é fácil e em muitos casos mais barato até mesmo que os voos low cost. Você pode pesquisar preços para uma infinidade de destinos na Omio. Aprenda aqui a comprar passagens de trem na Europa pela internet.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom adrianoc135ue durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

testamos o chip internacional da Easysim4u e aprovamos tanto o serviço quanto a qualidade da internet no exterior. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom VIAJEIBONITO10 para garantir 10% de desconto em seu pedido! Recomendamos que você dê uma olhada no plano Dados Mundi que sai a partir de R$194,84. O Viajei Bonito indica também como alternativa o chip da Yes Brasil.

Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Leia também o que escrevemos sobre seguro viagem para a Europa. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Em São Petersburgo, o almoço simples sai por volta de R$30,32, já o fast-food sairá por mais ou menos R$18,19. Considerando o cappuccino, podemos dizer que o cafezinho da tarde custa R$8,02. Em restaurantes, a garrafa d'água de 330ml custa R$2,14, o refrigerante - considerando também o de 330ml - custa R$3,15 e o pint de cerveja R$9,10.

Descubra quanto custa viajar para São Petersburgo.

A GetYourGuide oferece passeios, tours, visitas a atrações turísticas e guias para vários destinos no mundo! Descubra o que ela tem a oferecer para São Petersburgo. Você pode conferir também o nosso passo-a-passo sobre como reservar tours e guias pela internet.

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Passagens Promo.

Com base em cotações atualizadas diariamente do Alpha Vantage, a proporção entre o Rublo russo e o Real é de 1 RUB para 0,0594 BRL. Utilizando o voucher VIAJEIBONITO você garante em sua primeira compra 10% de desconto no spread da BeeCâmbio e 25% de desconto no spread da Remessa Online, além de garantir as melhores taxas para câmbio de moeda. Confira nosso passo-a-passo para enviar e receber dinheiro do exterior durante uma viagem.

Adicione ao Pinterest

Clique na imagem para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: Drabanth / Fonte: Shutterstock

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Ver mais artigos de Gisele Rocha

Créditos da imagem de capa: Skif-Kerch / Fonte: Wikimedia Commons

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *