Colonia del Sacramento, Uruguai: o que fazer e como chegar
Você sabia que a história de Colonia del Sacramento, no Uruguai, caminha lado a lado com a história do Brasil?
A cidade foi fundada em 1680 por Manuel Lobo, que até o ano anterior era governador da capitania do Rio de Janeiro. Foi a Coroa portuguesa quem deu a ele a missão de construir uma fortaleza na margem superior do Rio da Prata, área que até então os espanhóis não estavam preocupados em explorar.
E lá se foi Dom Manuel Lobo acompanhado de 400 soldados armados. Apesar disso, poucos dias após o desembarque eles foram descobertos e o governador espanhol José de Garro enviou uma tropa de 500 soldados e 3 mil índios guaranis e a recém-nascida Colônia do Santíssimo Sacramento ficou em ruínas.
Passado um ano, soldados luso-brasileiros voltaram ao antigo acampamento, que mais uma vez foi atacado pelos espanhóis. Esse vaivém durou 97 anos e os resquícios dos embates podem ser vistos no que sobrou das fortalezas, nas ruínas, nos canhões eriçados e no lindo casario que mescla estilos portugueses e espanhóis. Não é à toa que Colonia del Sacramento tornou-se Patrimônio Mundial da UNESCO em 1995, garantindo que esses tesouros nunca sejam destruídos.
Agora, depois de uma breve apresentação histórica, dividimos com vocês o nosso guia de viagem de Colonia del Sacramento. Nele você terá as informações necessárias para chegar até a cidade e conhecê-la à sua maneira.
Boa leitura!
Navegue pelo post
Qual é a melhor época para ir a Colonia del Sacramento?
Embora seja uma cidade encantadora em qualquer época do ano, na nossa opinião, a melhor época para ir a Colonia del Sacramento é entre abril e setembro, meses que correspondem à baixa temporada. Durante esse período chove menos, o clima é ameno, a cidade está mais vazia e, por consequência, os preços são mais baixos.
Como chegar a Colonia del Sacramento?
Ônibus, carro ou barco. Existem três opções de transportes para chegar a Colonia del Sacramento. Tudo depende do seu local de partida.
Saindo de Buenos Aires
O Rio da Prata demarca a fronteira entre Argentina e Uruguai e é por ele que você vai navegar durante 1 hora e 15 minutos para ir de Buenos Aires para Colonia del Sacramento.
Você pode se juntar a uma excursão guiada saindo da capital argentina ou fazer a viagem por conta própria, comprando as passagens com antecedência em algumas destas três empresas:
- Buquebus
- Colonia Express
- Seacat
Saindo de Montevidéu
As empresas COT e a Turil fazem o trajeto entre Montevidéu e Colonia del Sacramento várias vezes ao dia.
Por fim, para os que estiverem de carro, basta seguir pela Ruta 1. A estrada é bem sinalizada e passa por lindas paisagens.
🚗 Alugar um carro é uma ótima ideia!
Se o seu roteiro no Uruguai engloba outras cidades além de Colonia del Sacramento, alugar um carro pode ser vantajoso. Nós reservamos o nosso através da Rentcars, que não cobra IOF e ainda divide o valor final em até 12 vezes no cartão de crédito.
O que fazer em Colonia del Sacramento?
Colonia del Sacramento tem o clima tranquilo das cidades históricas que pararam no tempo. É fácil de explorar a pé, já que a maior parte dos pontos turísticos está localizada dentro do Bairro Histórico.
Antes de iniciar o passeio, vá ao Centro BIT (Centro de Bienvenida, Interpretación y Turismo) e pegue informações atualizadas sobre os pontos turísticos de Colonia del Sacramento. Lá também é o lugar ideal para se informar a respeito da agenda cultural da cidade. A partir daqui, siga para o Centro Histórico margeando o Rio da Prata. Você vai passar por uma antiga estação de trem, que tem um quê de cidade fantasma pelo conjunto arquitetônico, mas é um lugar bem movimentado, bonito e seguro.
Puerta de la Ciudadela
O nosso roteiro por Colônia do Sacramento começa na Puerta de la Ciudadela, uma ponte levadiça que fazia parte da fortaleza que defendia a cidade.
Hoje ela já não é mais a única forma de acesso ao Centro Histórico, mas é sem dúvidas um dos principais cartões postais da cidade e merece ser visitada.
Calle de Los Suspiros
Outro lugar bastante movimentado em Colonia del Sacramento é a graciosa Calle de Los Suspiros, com seu calçamento de pedra e casinhas em estilo espanhol e português pintadas em tons terrosos.
Há muitas versões sobre como a rua recebeu esse nome, mas a mais contada é que essa era uma zona de prostituição frequentada por marinheiros que passavam muito tempo embarcados. Se essas paredes falassem…
Ruinas del Convento de San Francisco
Caminhando por mais alguns minutos, chegamos às ruínas de uma das construções mais antigas de Colonia del Sacramento. O Convento de São Francisco data da década de 1690, mas foi totalmente destruído por um incêndio em 1704. Dele restaram apenas algumas paredes espessas, onde posteriormente foi construído outro marco da cidade: o farol.
El Faro de Colonia del Sacramento
[vb_gallery ids=”22522,22523″]
Naufrágios aconteciam com certa constância na costa de Colonia del Sacramento. Diante disso, tornou-se urgente a construção de um farol a fim de orientar os navegantes e evitar novos acidentes.
O Farol de Colônia do Sacramento foi construído em uma das torres do antigo Convento de San Francisco, tem 26,92 metros de altura e oferece uma vista apaixonante do Centro Histórico e do Rio da Prata.
Para chegar ao topo é preciso subir 118 degraus em de uma escada estreita em caracol. Para evitar tontura, olhe levemente para cima, não para os pés de quem estiver à sua frente. Sempre com cuidado para não tropeçar!
Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 13h e das 14h30 ao pôr do sol.
Preço: 25 pesos uruguaios (R$ 3,35).
Museo Municipal Dr. Bautista Rebuffo
Subindo a rua do Farol, você chegará à Plaza Mayor, onde está o Museu Municipal. O casarão é fácil de achar, pois em sua calçada existem dois canhões apontados para a rua.
Aqui você verá de tudo um pouco, pois o acervo é bem eclético. Tem uma sala de zoologia com um enorme esqueleto de baleia, tem outra com objetos do período pré-colombiano encontrados na região e tem ainda uma parte com mobiliário do período colonial.
Horário de funcionamento: Todos os dias, exceto terça-feira, das 11h15 às 16h15.
Preço: 50 pesos uruguaios (R$ 6,70), preço do passaporte que dá direito à entrada livre em outros museus da cidade).
Museo del Azulejo
Este pequeníssimo museu guarda mais de 5.000 peças em cerâmicas decoradas, a maioria delas de origem francesa e espanhola.
Além dos azulejos, o próprio edifício merece alguns minutos de contemplação. O casarão foi construído por volta de 1750 pelos portugueses, ficou durante séculos abandonado e passou por uma grande reforma na década de 1980. Da construção original, restam as paredes e o piso.
Horário de funcionamento: segunda, terça, quinta, sábado e domingo, das 11h15 às 16h45.
Preço: incluso no passaporte de museus.
Plaza de Armas Manuel Lobo
[vb_gallery ids=”22518,22519″]
A Plaza de Armas é rodeada de adoráveis restaurantes e dominada pela imponente Basílica del Santísimo Sacramento, a igreja mais antiga do Uruguai. Quem passa distraído nem percebe em meio ao gramado os alicerces da Casa do Governador, que foi destruída pelos espanhóis no final do século 18.
Outro atrativo da praça é o restaurante El Drugstore, decorado de forma descontraída, repleto de quadros e objetos inusitados. Para a nossa surpresa, os preços eram abaixo da média dos restaurantes do Bairro Histórico. Só não espere muito do atendimento. Vá sem pressa!
Museo del Humor
Localizado bem ao lado do restaurante El Drugstore e em frente à Matriz, o Museu do Humor é o único do gênero no país. A visita guiada é feita por um ator caracterizado de palhaço, que mostra o acervo enquanto arranca gargalhadas dos visitantes. Há pôsteres, caricaturas, bonecos e material audiovisual.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h às 16h.
Preço: contribuição voluntária.
Centro Cultural Bastión del Carmen
É fácil encontrar o Centro Cultural Bastión del Carmen, ele fica a poucos passos do porto de iates, tem grandes esculturas distribuídas pelo gramado e uma chaminé industrial do século 19 que se destaca entre as construções do Centro Histórico.
Neste espaço cultural os visitantes têm acesso a exposições temporárias e com sorte poderá assistir a concertos, recitais, peças de teatro e apresentações de balé. Depois de conhecer o acervo, relaxe no jardim gramado contemplando o rio e a natureza do entorno.
Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 12h às 18h.
Preço: entrada gratuita.
Museo Indígena
Três cômodos de um antigo casarão espanhol exibem objetos elaborados por diferentes tribos que habitavam a costa do departamento de Colônia. O acervo pertencia à coleção particular do historiador Roberto Banchero e é composto basicamente por pedras, cerâmicas pontas de flechas e outras ferramentas diversas.
Pela ausência de explicações, saímos sem saber sobre a função de cada artefato e sobre a história dos povos indígenas que os construíram. Sinceramente, se o seu tempo na cidade for curto, você pode aproveitá-lo melhor em outro lugar.
Horário de funcionamento: terça, quarta, sexta, sábado e domingo, das 11h15 às 16h45.
Preço: incluso no passaporte de museus.
Plaza de Toros
Se você estiver procurando o que fazer em Colonia del Sacramento fora do Bairro Histórico, vá à Plaza de Toros, um lugar que guarda uma história bem peculiar.
Como o nome sugere, o espaço foi construído para sediar touradas e tinha capacidade para até 8.000 espectadores. Horrível, né?
Muito dinheiro foi investido não só na construção deste espaço, mas em hotel para hospedar turistas, um cassino para entretê-los e até uma estação ferroviária.
Deu-se que apenas dois anos depois, o presidente do Uruguai proibiu as touradas e todo o complexo ficou às moscas! Final feliz para os pobres animais.
Depois de 108 anos se deteriorando, o governo uruguaio decidiu restaurar a arena e transformá-la em um espaço cultural. As obras ainda estão em andamento, mas desde fevereiro de 2020 você pode visitá-la acompanhado de um guia credenciado. É só comprar o ingresso na bilheteria.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 17h30.
Preço: 150 pesos (R$ 20,15)
Museo del Ferrocarril
[vb_gallery ids=”22524,22525″]
A antiga estação de trem ao lado da Plaza de Toros foi reconstruída exatamente como era no início do século passado e hoje dá vida a um interessantíssimo museu. Os vagões ali presentes são originais, e dentro deles é possível observar a o contraste entre os espaços destinados aos mais ricos e aqueles frequentados pelas classes populares.
No mesmo espaço há uma loja de lembrancinhas e um restaurante charmoso, com decoração que nos remete aos anos 1900. Deve ser ainda mais charmoso nos dias frios. Fomos no verão e o calor incomodava um pouco.
Horário de funcionamento: sábado e domingo, das 10h às 16h.
Preço: (R$ 6,70)
Letreiro de Colonia del Sacramento
As cidades mais turísticas do Uruguai possuem letreiros muito procurados por visitantes, que se revezam para fazer fotos em volta deles.
O letreiro de Colônia do Sacramento fica na Rambla de las Américas, de frente para o Rio da Prata, a exatos 4 km do Centro Histórico.
[vb_youtube id=”lctDmAeEcl0″ resolution=”720p”]
Onde ficar em Colônia do Sacramento?
Agora que você já sabe o que fazer em Colonia del Sacramento, é hora de escolher onde ficar.
O Centro Histórico é sem dúvida alguma o melhor lugar para se hospedar em Colonia del Sacramento. Ficando nessa região, você não precisará de transporte público para se deslocar e poderá andar tranquilo à noite, pois o bairro é movimentado e seguro.
Nós ficamos no El Viajero Colonia Hostel & Suites, situado na principal avenida da cidade e a duas quadras do Centro Histórico. Tem quartos amplos, banheiros limpos, área de convivência com jogos e café da manhã reforçado pago à parte. Outras opções de pousadas são:
Seguro viagem para o Uruguai
Imprevistos podem acontecer em qualquer lugar, por isso, mesmo sendo uma pessoa saudável, você não deve abrir mão do seguro viagem para a América do Sul.
Atendimento emergencial no Uruguai pode custar uma fortuna. Além disso, o governo brasileiro não é obrigado a arcar com regresso sanitário e translado de corpo. Com apenas R$ 9 você garante assistência médica, odontológica e farmacêutica, bem como indenização por danos à mala e até assessoria jurídica em casos de acidentes de trânsito.
Use os nossos cupons de descontos para economizar ainda mais!
Conheça outros destinos no Uruguai
[xyz-ihs snippet=”uruguai”]
Colonia del Sacramento é uma graça de lugar! Eu passei um dia lá e tenho muita vontade de voltar. O seu relato me inspirou bastante, pois tem vários lugares que não conheci.
Gisele, saudades..
Eu já fui diversas vezes a Buenos Aires e sempre planejo um bate e volta, mas nunca consigo.
Beijos
Que texto super completo de Colonia del Sacramento. Louca para conhecer o Uruguai, já quero fazer todas as dicas
Vc não vai acreditar! Estou planejando ir justamente para Montevideo e Colônia del Sacramento nas minhas férias no segundo semestre!!! Esse seu post não podia ter vindo em melhor hora…obrigada!
Colonia del Sacramento é uma cidadezinha muito especial no Uruguai! Amei quando estive lá e já estou planejando um retorno. Vou usar muito suas dicas! Obrigada!
Colonia del Sacramento é um destino que gostaria muito de conhecer quando for ao Uruguai. Vou usar suas dicas!