Como ir de São Luís para Alcântara (e vice-versa)

O bate e volta em Alcântara era um dos programas que estava no topo da lista das coisas que queríamos fazer no Maranhão, mas nosso roteiro de 15 dias estava todo encaixadinho e não havia margem para erros. A primeira missão era descobrir como ir de São Luís para Alcântara e olha, não foi fácil.

As informações que encontramos na internet eram imprecisas, os sites das empresas que fazem o trajeto eram inexistentes ou estavam desatualizadas e os telefones disponíveis não atendiam. Tivemos que sair para o porto na cara e na coragem, rolou uma correria, mas deu tudo certo no final e o passeio foi extraordinário, do jeitinho que imaginávamos.

Como ir de São Luís para Alcântara

Em janeiro de 2018 apenas três empresas faziam a travessia da Baía de São Marcos com destino a Alcântara: Iate Biramar, Iate Barraqueiro e Iate Luzitana (a única que coloca os horários atualizados no site). O preço da passagem era o mesmo em todas elas, R$15 cada trecho (R$30 ida e volta), o que variava eram os horários de partida.

Horários dos barcos que saem de São Luís para Alcântara e vice-versa

Horários dos barcos que saem de São Luís para Alcântara e vice-versa. Créditos: Gisele Rocha

Leve em conta que os horários para ir de São Luís para Alcântara podem sofrer alterações de acordo com a maré, mas segundo os barqueiros, não adianta ficar ligando e perguntando a que horas os barcos saem, o negócio é ir até o terminal da Praia Grande na véspera e olhar os horários fixados nos guichês.

Diante dessa imprecisão, fica a dica: programe o seu bate e volta para Alcântara durante o primeiro dia após a chegada em São Luís. Assim, se as condições do mar não forem favoráveis, você pode passear pelo Centro Histórico da capital e tentar ir para Alcântara no dia seguinte, sem prejudicar o seu roteiro.

Como voltar de Alcântara para São Luís

É recomendável comprar as passagens de volta para São Luís assim que você colocar os pés em Alcântara, pois muitos moradores fazem esse percurso e você pode acabar ficando sem lugar. Os bilhetes são vendidos no Terminal Hidroviário, bem em frente à saída do porto.

Além das três empresas já citadas, é possível contratar um barco particular para até 7 pessoas. Os atendentes do terminal rodoviário possuem contatos de alguns barqueiros com os quais você pode negociar. Nós achamos mais seguro voltar com uma empresa cadastrada, mesmo o barco saindo tão cedo.

A viagem de barco

Interior do Iate Barraqueiro na volta de Alcântara para São Luís

Interior do Iate Barraqueiro na volta de Alcântara para São Luís. Créditos: Gisele Rocha

Existem dois portos em São Luís, o da Praia Grande e o da Ponta da Areia. O terminal da Praia Grande está localizado no Centro Histórico, a apenas 7 minutos do La Palma Hostel, onde nos hospedamos. O da Ponta da Areia, por sua vez, fica na área mais nova e mais nobre da capital e foi de lá que o nosso barco saiu. Felizmente o pessoal da Iate Biramar nos transportou de um porto para outro e nós conseguimos sair no primeiro barco do dia. Por isso é importante chegar ao porto com ao menos 30 minutos de antecedência, para conseguir contornar imprevistos sem prejudicar a programação que você estabeleceu para o seu dia.

A viagem entre São Luís e Alcântara dura cerca de 1h30, os barcos possuem colete salva-vidas e boias a bordo, mas não há banheiro, tampouco venda de comidas ou bebidas. Há lugares contados dentro dos catamarãs, mas não são marcados, basta chegar cedo e escolher o assento.

Outra possibilidade é viajar no deck e foi isso que fizemos. Em determinado trecho o barco balança bastante, por isso recomendamos que você não fique muito perto da borda e arranje um lugar para se escorar.

O que fazer em Alcântara

Alcântara foi uma das cidades mais prósperas do nordeste brasileiro durante os séculos XVII e XVIII. Hoje orgulha-se de ser a primeira cidade histórica amazônica reconhecida como Patrimônio Nacional pelo IPHAN e também por ser sede da base de lançamento de foguetes do Programa Espacial Brasileiro. Veja o nosso roteiro e descubra o que fazer em Alcântara.

Onde se hospedar em Alcântara

Quem pernoita em Alcântara pode se dar ao luxo de passar a tarde nas praias e depois assistir a revoada dos guarás, coisas que não fizemos porque precisávamos voltar para São Luís no mesmo dia.

Buscando recomendações de pousadas, vimos que a Pousada La Maison du Baron foi muito bem avaliadas pelos hóspedes, além de estar localizada perto da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, das Ruínas do Palácio Real e de outros pontos turísticos de Alcântara.

Dicas gerais

Agora que você já sabe como ir de São Luís para Alcântara e o que fazer na cidade, preste atenção nas seguintes dicas:

  • Programe o seu passeio em Alcântara para o primeiro após chegar em São Luís. Assim você pode adiá-lo caso a maré não esteja favorável e não corre o risco de perder o voo caso não consiga voltar para a capital no mesmo dia.
  • Escolha viajar no primeiro horário, pois em Alcântara você vai enfrentar muitas ladeiras. Caminhar sob o sol escaldante do meio-dia não será muito prazeroso.
  • Chegue ao porto com pelo menos 30 minutos de antecedência.
  • Compre a passagem de volta assim que chegar a Alcântara, pois os horários são escassos e os assentos limitados. Na alta temporada os lugares se esgotam rápido.
  • Se for viajar no deck, não fique muito próximo à borda, pois o barco chacoalha bastante em determinados trechos.
  • Não é necessário contratar um guia. Você pode salvar o roteiro de Alcântara feito pelo Viajei Bonito e andar por conta própria.
  • Experimente o “doce de espécie”, uma iguaria típica da região.

Assista ao vídeo

Leia mais sobre a nossa viagem pelo Maranhão

Barreirinhas

Carolina / Chapada das Mesas

Santo Amaro do Maranhão

São Luís do Maranhão / Alcântara

Vídeos

Como ir de São Luís para Alcântara (e vice-versa)

Prepare-se para viajar

Use o cupom SAUDE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo