Dicas para controlar o medo de viajar de avião
O coração dispara. As mãos começam a suar e o corpo todo estremece. Vêm as náuseas, a tontura, a desorientação e o nervosismo. Quem nunca teve medo de viajar de avião, certamente não sente nenhum desses sintomas durante um vôo. Mas o pânico de voar tem até nome, aerofobia ou aviofobia, e atinge quase 25% da população mundial.
A patologia não tem cura, a não ser que você deixe de viajar. Mas quem não quer abrir mão das férias em família, do mochilão pela Europa ou até mesmo daquela boa oportunidade de emprego que inclui disponibilidade para viagens tem algumas alternativas para minimizar o problema. A principal solução é aprender a dominar a sensação de pânico. E, dependendo da pessoa, um método será mais eficiente que o outro. Por isso a gente reuniu em um só artigo todas as melhores dicas para controlar o medo de viajar de avião. Alguma delas certamente vai te ajudar e contribuir para uma trip mais tranquila.
Navegue pelo post
Ocupe o seu tempo
Ficar horas dentro de uma cabine apertada sem fazer nada é um convite para o pânico. Já diz o ditado: mente vazia, oficina do diabo. Escute músicas tranquilas que ajudem a relaxar, escolha um filme moderado na playlist (sem sustos ou muito dramáticos) e se distraia com um bom livro, jogos eletrônicos ou palavras cruzadas. Se conseguir, dormir também sempre é uma boa opção (e a gente te dá as dicas para pegar no sono confortavelmente dentro do avião).
Mentalize coisas boas
Outra boa forma de controlar o medo de viajar de avião é meditar. Os sintomas físicos do pânico só aparecem quando a mente já perdeu o controle. Pense no destino, nas coisas boas que lhe esperam e nos passeios que fará ou ainda incentive boas memórias da sua vida. Isso ocupa o cérebro, que não terá tempo de confabular sobre tragédias, quedas, explosões e afins.
Faça tudo com calma
Organize a viagem com antecedência para evitar preocupações no dia da decolagem. Tenha um boa noite de sono e chegue cedo ao aeroporto. A correria e a ansiedade por conta de um atraso fazem a tranquilidade ir por água abaixo. Cuide de todos os detalhes com serenidade e tempo para que consiga entrar no avião se sentindo o mais calmo possível.
Sente-se aonde se sentir melhor
Reserve seu assento já na compra da passagem para garantir que vá se sentar no local que lhe deixe mais confortável. Algumas pessoas que têm medo de viajar de avião preferem sentar na janela, pois podem observar a paisagem e distrair (veja algumas fotos espetaculares tiradas da janela do avião). Outros preferem o corredor pois reduz a sensação de aperto e permite que, em uma crise de pânico, a pessoa possa ficar em pé imediatamente e se movimentar pela aeronave.
Não beba
Se embriagar pode parecer uma excelente maneira de esquecer a realidade à sua volta, mas a pressurização da cabine do avião aumenta todos os efeitos do álcool no organismo. O resultado é um só: mais suadeira, mais nervosismo e um descontrole descomunal. Então, anote: beber cerveja, vinho ou afins não vai te ajudar a controlar o medo de viajar de avião. Evite também café e bebidas energéticas e dê preferência aos chás calmantes.
Entenda o funcionamento das aeronaves
O conhecimento é uma grande arma contra o pânico. Muitas vezes o susto vem por conta de algo inesperado, mas absolutamente normal. Já foi comprovado que turbulências não derrubam aviões. Também é muito comum que as asas de uma aeronave balancem, que alguns componentes sejam remendados com uma espécie de silver tape e que a potência do motor reduza durante o voo. Lendo mais sobre o assunto você se sentirá mais seguro em todas as situações. Na dúvida, olhe para uma aeromoça. Se ela estiver calma, não há nada com o que se preocupar.
Não deu certo? Procure um especialista
Se nenhuma das dicas lhe ajudar a relaxar durante o voo, é hora de procurar ajuda, pois o medo incontrolável pode trazer sérias consequências para a saúde. Buscar psicólogos especializados na área e até mesmo participar de grupos de ajuda voltados para aliviar a aerofobia são os tratamentos mais indicados.
Agora que você já tem uma vasta lista de dicas, que tal colocar em prática? E se conhece outra boa técnica para controlar o medo de viajar de avião, conta pra a gente!