Afinal de contas, turbulência derruba avião?

Em nosso blog já demos diversas dicas para viajantes, além de contar várias histórias. Chegou a hora de encorajar aqueles que ainda têm medo de voar, colocando em pauta uma pergunta que muitos ainda não sabem a resposta: turbulência derruba avião? Continue lendo para descobrir, e veja que ao final deste artigo deixamos um espaço para você contar sobre aquela viagem assustadora de que você se lembra.

Avião passando por uma turbulência em meio a raios

Arte: avião passando por uma turbulência em meio a raios. Créditos: sammydavisdog / Fonte: Flickr

Afinal de contas, turbulência derruba avião?

Existem vários tipos de turbulência classificadas. Não cabe aqui descrevê-las, pois esse assunto é muito técnico. Pra falar a verdade, os tipos que geralmente as pessoas classificam são as turbulências que fazem o avião parecer estar andando sobre uma estrada de terra e as que fazem a aeronave despencar por alguns segundos. As duas são aterrorizantes o suficiente pra começarmos a pensar em acidentes.

Por mais assustadoras que sejam, as turbulências não podem derrubar um avião, e os motivos são muitos. Pra começar, toda aeronave passa por uma bateria exaustiva de testes que visa garantir sua segurança. Complementando a esse fato, saiba que a fuselagem de uma aeronave é construída para lidar com forças muito superiores a de uma turbulência. Pra quem acha que as asas estão balançando demais e que podem se partir a qualquer momento, fique tranquilo pois a própria física de sua estrutura impede que isso aconteça durante períodos turbulentos.

Os mais pessimistas podem ainda imaginar que uma turbulência extrema virará o avião de cabeça pra baixo ou fazê-lo despencar de ponta. Isso não acontece. Aviões são projetados para manterem-se na horizontal, aconteça o que acontecer. Desconsidere, nesse caso, quedas por falhas humanas.

Você provavelmente já percebeu que, durante uma longa viagem, os pilotos elevam a altitude da aeronave e, em alguns casos, alertam aos passageiros que estão fazendo isso para fugir de áreas com maiores probabilidades de turbulência. Isso pode preocupar em um primeiro momento, afinal de contas, se elas não são assim tão perigosas, por que fugir? Na verdade eles fazem isso para evitar que passageiros desavisados possam se machucar, além de manter o conforto e diminuir o pânico.

Siga nossa página no Facebook

Está convencido de que turbulências são inofensivas? Sim? Está esperando o que para comprar suas passagens? Não? Então assista a esse vídeo onde um Lockheed P3 atravessa um furacão e faz imagens espetaculares no olho da tempestade.

Vale ressaltar que este artigo tem como objetivo apenas tranquilizá-lo em suas viagens aéreas, mas não o de torná-lo confiante o suficiente para não seguir os procedimentos de segurança anunciados pela tripulação. Turbulências não derrubam aviões, mas podem causar ferimentos gravíssimos aos passageiros que estão sem o cinto de segurança por serem arremessados violentamente ao teto da aeronave. Infelizmente, é impossível prever com 100% de certeza as áreas turbulentas e nem sempre o aviso sonoro fará o alerta a tempo, por isso só tire o cinto para ir ao banheiro ou para rápidas caminhadas pelo corredor em viagens longas.

Você se lembra de alguma viagem daquelas que você achou que nunca pousaria? Conte pra nós como foi essa experiência. E se este artigo lhe foi útil, compartilhe com seus amigos, principalmente com os que deixam de voar por medo!

Bom final de semana e boa viagem!

Leia mais sobre aviação

Prepare-se para sua viagem

É altamente recomendável contratar um seguro viagem para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Se a sua viagem for de 18/12/18 até 04/02/19 você pode usar o cupom FERIAS para garantir 10% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado!

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Passagens Promo.

Adriano Castro

Formado em Ciência da Computação pela UFJF, trabalhou durante 10 anos como analista de sistemas até chutar o balde e tocar a vida como freelancer, carregando seus projetos para onde quer que vá. Créditos da imagem de capa: sammydavisdog / Fonte: Flickr