Afinal de contas, turbulência derruba avião?

Em nosso blog já demos diversas dicas para viajantes, além de contar várias histórias. Chegou a hora de encorajar aqueles que ainda têm medo de voar, colocando em pauta uma pergunta que muitos ainda não sabem a resposta: turbulência derruba avião? Continue lendo para descobrir, e veja que ao final deste artigo deixamos um espaço para você contar sobre aquela viagem assustadora de que você se lembra.

Avião passando por uma turbulência em meio a raios
Arte: avião passando por uma turbulência em meio a raios. Créditos: sammydavisdog / Fonte: Flickr

Afinal de contas, turbulência derruba avião?

Existem vários tipos de turbulência classificadas. Não cabe aqui descrevê-las, pois esse assunto é muito técnico. Pra falar a verdade, os tipos que geralmente as pessoas classificam são as turbulências que fazem o avião parecer estar andando sobre uma estrada de terra e as que fazem a aeronave despencar por alguns segundos. As duas são aterrorizantes o suficiente pra começarmos a pensar em acidentes.

Por mais assustadoras que sejam, as turbulências não podem derrubar um avião, e os motivos são muitos. Pra começar, toda aeronave passa por uma bateria exaustiva de testes que visa garantir sua segurança. Complementando a esse fato, saiba que a fuselagem de uma aeronave é construída para lidar com forças muito superiores a de uma turbulência. Pra quem acha que as asas estão balançando demais e que podem se partir a qualquer momento, fique tranquilo pois a própria física de sua estrutura impede que isso aconteça durante períodos turbulentos.

Os mais pessimistas podem ainda imaginar que uma turbulência extrema virará o avião de cabeça pra baixo ou fazê-lo despencar de ponta. Isso não acontece. Aviões são projetados para manterem-se na horizontal, aconteça o que acontecer. Desconsidere, nesse caso, quedas por falhas humanas.

Você provavelmente já percebeu que, durante uma longa viagem, os pilotos elevam a altitude da aeronave e, em alguns casos, alertam aos passageiros que estão fazendo isso para fugir de áreas com maiores probabilidades de turbulência. Isso pode preocupar em um primeiro momento, afinal de contas, se elas não são assim tão perigosas, por que fugir? Na verdade eles fazem isso para evitar que passageiros desavisados possam se machucar, além de manter o conforto e diminuir o pânico.

Vale ressaltar que este artigo tem como objetivo apenas tranquilizá-lo em suas viagens aéreas, mas não o de torná-lo confiante o suficiente para não seguir os procedimentos de segurança anunciados pela tripulação. Turbulências não derrubam aviões, mas podem causar ferimentos gravíssimos aos passageiros que estão sem o cinto de segurança por serem arremessados violentamente ao teto da aeronave. Infelizmente, é impossível prever com 100% de certeza as áreas turbulentas e nem sempre o aviso sonoro fará o alerta a tempo, por isso só tire o cinto para ir ao banheiro ou para rápidas caminhadas pelo corredor em viagens longas.

Você se lembra de alguma viagem daquelas que você achou que nunca pousaria? Conte pra nós como foi essa experiência. E se este artigo lhe foi útil, compartilhe com seus amigos, principalmente com os que deixam de voar por medo!

Bom final de semana e boa viagem!

Leia mais sobre aviação

Afinal de contas, turbulência derruba avião?

Prepare-se para viajar

Use o cupom SEGURANCA para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Adriano Castro

Formado em Ciência da Computação pela UFJF, trabalhou durante 10 anos como analista de sistemas até chutar o balde e tocar a vida como freelancer, carregando seus projetos para onde quer que vá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo