Gastos completamente desnecessários que você faz em aeroportos
De que adianta economizar ao máximo no dia a dia para guardar dinheiro para viagens, vigiar irresistíveis promoções de passagens aéreas, reservar um quarto de hostel a preço baixíssimo e procurar por atrações gratuitas se você começa a torrar a grana já no aeroporto, antes mesmo de chegar ao destino final?
Seja por falta de planejamento ou por pressa, as pessoas acabam fazendo gastos exorbitantes, totalmente desnecessários. Para acabar com isso de uma vez por toda, o Viajei Bonito fez uma lista de despesas que devem ser evitadas a todo custo em qualquer aeroporto do mundo.
Navegue pelo post
1. Lanche
Deixar para matar a fome no aeroporto não é, definitivamente, uma ideia razoável. Nós já caímos nessa quando deixamos de pedir uma refeição de US$2,50 em um voo da Air Asia pensando que seria mais econômico comprar algo no supermercado. Teria sido, de fato, mas acabamos saindo em cima da hora e não deu tempo de comer nada, então acabamos pagando US$18 em um lanchinho composto por um sanduíche para cada e um cafezinho. Isso mesmo, nós pagamos o equivalente a 73 reais em dois simples sanduíches e um mísero copinho de café! Só de lembrar dá vontade de chorar.
Como evitar: É muito simples, mas não deixe nada para a última hora. Uma opção é comprar algo no mercado e deixar na mochila de mão. Outra alternativa é guardar alguma coisa que tenha sobrado do café-da-manhã do hotel, se estiver de acordo com as regras da casa. Você também pode optar pela refeição dentro do avião, caso o preço seja convidativo. Se o voo for longo, as refeições já estarão inclusas no preço das passagens, então você poderá guardar algum biscoito ou bolinho para comer no aeroporto, em caso de conexões demoradas.
2. Água
Para que comprar uma garrafa d’água no aeroporto se você terá de jogá-la fora antes de embarcar? Lembre-se sempre de que não é permitido passar pelo controle de bagagens portando recipientes contendo mais de 100ml de líquidos, então, a garrafinha poderá até passar, desde que ela esteja vazia. Seu dinheiro vai embora pelo ralo, literalmente.
Como evitar: O melhor a se fazer é comprar uma garrafinha no mercado ou tomar água nos bebedouros do aeroporto mesmo.
3. Souvenirs
Deixar para comprar lembrancinhas para seus entes queridos no aeroporto não é uma decisão muito sensata se o objetivo for economizar. Além da falta de opção, você vai se deparar com preços totalmente fora da realidade.
Como evitar: Compre os souvenirs em feirinhas ou entidades filantrópicas que produzem produtos artesanais, assim, além de comprar produtos legitimamente locais, você ainda ajuda outras pessoas. Se a ideia for presentear com quitutes locais, vá ao supermercado, pois é extremamente vantajoso. Depois é só embrulhar em uma embalagem bonitinha.
4. Free shop
Foi-se o tempo em que comprar no Free Shop compensava. Com o dólar nas alturas, é recomendável fazer a conversão dos preços a fim de conter as compras por impulso.
Como evitar: Se quiser comprar comidas ou bebidas típicas, faça-o nos supermercados locais. Para eletrônicos, faça pesquisas em sites do país que estiver visitando, é provável que comprar o produto na loja saia mais barato. Para perfumes e demais produtos de beleza, procure por vendedores bem qualificados no eBay, pois até pagando as taxas de importação os produtos tendem a sair mais baratos que no free shop.
Importante: Faça sempre uma lista dos produtos que deseja comprar, anotando também os preços praticados em lojas físicas no Brasil e em lojas virtuais, assim fica fácil de saber se comprar no Duty Free será mesmo um bom negócio.
5. Taxi
Ainda que você faça questão de viajar com comodidade, usar taxi para fazer o caminho do aeroporto até o hotel é a opção mais dispendiosa, principalmente nas cidades onde o terminal é muito longe do centro.
Como evitar: Usando o transporte público, sempre. Se você é do tipo que viaja com muitas bagagens, está aí um bom motivo para mudar de postura. Caso essa não seja uma opção viável, verifique os preços das empresas de transfer. Algumas valem a pena, mas o transporte público sempre será o meio de deslocamento mais barato.
6. Internet
Gastar com internet em aeroportos é besteira, já que os provedores oferecem um período gratuito que na maioria dos casos é tempo suficiente para checar e-mails, redes sociais e até mesmo fazer uma ligação via Skype ou Whatsapp.
Como evitar: Se precisar de mais tempo conectado, o melhor a fazer é procurar um café, restaurante ou lanchonete que ofereça wi-fi gratuitamente para os clientes. Para não cair em contradição com o item 1 deste artigo, compre apenas algum docinho ou algo bem barato e peça a senha da internet. Em alguns casos, a rede é aberta e você nem precisará de gastar nada.
Seja honesto: quantas vezes você já fez gastos desnecessários em aeroportos? Conhece outra maneira de reduzir despesas nesses ambientes? Compartilhe com a gente!
Eu demorei muito tempo a lembrar-me da garrafa de água fazia! Agora levo o meu cantil de água vazio e a primeira coisa que faço depois de passar a segurança, é ir encher para estar descansada (e hidratada!) durante a viagem :-)
Excelentes dicas!
Nomadismo Digital Portugal
Muito legal a sua matéria de economizar em aeroporto, sempre q nós vamos viajar, fizemos nossas compras em supermercados, e normalmente almoçamos ou jantamos em algum lugar, mas sempre pesquisando para não fazer desperdício
Gostei do texto para a gente aprender a economizar. Mas tenho cá uma situação que é contraditória. Pobre é tão discriminado ao viajar no aeroporto que se a classe pobre trouxer lanchinho de casa ou comprado no supermercado, existe sempre uma classe mais favorecida criticando de que pobre tem viajar na rodoviária. chamando até de farofeiro.
Água, lanche e free shop!! Mas, vivendo e aprendendo!! Obrigada pelas dicas. Acho que só não consigo abrir mão do café!!
Muito obrigada pelas dicas foi muito edificante para mim, aprendi muito cm você !!!!