Jacarés do Pantanal Sul, uma experiência incomparável

O Pantanal é uma região que chama muita atenção por suas belezas naturais e, principalmente, pelas espécies selvagens preservadas em seu habitat natural. Dentre essas espécies se destacam os grandes jacarés que podem ser observados em lagoas, brejos e até mesmo em pequenos poços criados dentro das fazendas.

A criatura é de uma beleza indescritível e são encontrados aos montes. Você ficaria espantado ao ver a quantidade deles que se aglomera nas bordas dessas águas paradas. Nós tivemos o privilégio de vê-los bem de perto em maio de 2015, quando fizemos uma viagem por Bonito e pelo Pantanal. Pudemos aprender um pouco sobre esses animais e essa experiência foi tão rica que precisava ser contada aqui.

O primeiro contato com os jacarés

Nosso primeiro contato com os jacarés do Pantanal foi na Fazenda São Francisco, em Miranda. Na ocasião fizemos um tour pelo Corixo São Domingos e relatamos tudo no artigo “Uma experiência inesquecível no Pantanal Sul”. Vale a pena ler para se ter uma ideia das riquezas presentes nessa região.

Por mais que tudo tenha sido fantástico nesse dia, estávamos em uma chalana apenas observando os animais que nadavam ao nosso redor. Esse contato foi aprofundado dois dias depois, em Aquidauana, cidade próxima à Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Um verdadeiro safári pelo Pantanal

Chegamos à Pousada Aguapé pela manhã para um pacote que contemplava atividades pelo dia todo. Terminado o almoço, subimos em uma caminhonete adaptada com bancos na caçamba e saímos estradas adentro.

Diferente do passeio que fizemos na Fazenda São Francisco com um grupo enorme de turistas, nesse safári havia apenas nós dois e um casal de ingleses. O guia, o motorista e um funcionário da fazenda somavam mais três pessoas em nosso grupo. E com a quantidade reduzida de humanos na atração, era possível parar a caminhonete e permitir que descêssemos ao avistar os animais.

Não descreveremos aqui tudo que vimos nesse dia, pois isso é assunto para um artigo muito maior.

Alguns minutos depois de deixar a pousada, paramos na beira de um rio com águas muito paradas. O motorista desligou o veículo e o funcionário da fazenda desceu, dando pequenos socos na lataria do carro, como se chamasse alguém. Eis que surge o primeiro jacaré nos arbustos próximos de onde paramos. O bichinho ficou ali imóvel, a pouco mais de um metro de nós.

A melhor parte estava guardada para o pôr do sol.

Depois de rodar vários quilômetros e presenciar de perto os animais selvagens, a caminhonete saiu do curso e andou alguns metros pelo mato raso até um grande rio que refletia os últimos raios solares do dia. Nesse momento já víamos as linhas sendo formadas nas águas paradas, feitas pelos jacarés que vinham nadando em direção a nós. Pode parecer assustador, mas não é, eles não estavam vindo para nos devorar.

Segundo o guia, o pessoal da fazenda os alimenta e aos poucos eles se acostumam a aglomerar quando a caminhonete chega. O guia nos explicou que podíamos descer se quiséssemos, e que os jacarés são inofensivos a não ser que se sintam ameaçados.

Um dos ingleses que estava conosco parece não entendido muito bem isso e acabou chegando perto demais de um dos jacarés que estava parado. O guia chamou sua atenção e disse que se o bicho estivesse se sentindo ameaçado ele atacaria, por isso pediu que voltasse.

Inglês se aproximando de jacaré no safari pelos arredores da Pousada Aguapé, em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Pantanal

Inglês se aproximando de jacaré no safari pelos arredores da Pousada Aguapé, em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Pantanal. Créditos: Adriano Castro

Voltamos para casa satisfeitos pela riqueza desse passeio que encerrou nossa viagem pelo Pantanal com chave de ouro. Recomendamos muito que você opte por passeios alternativos como esse que fizemos no lugar de procurar os mais badalados.

Você pode entrar em contato direto com a Pousada Aguapé para agendar os passeios.

E se você também já teve experiências parecidas, que tal compartilhar conosco nos comentários abaixo?

Boa viagem e até o próximo artigo!

Leia mais sobre nossa viagem por Bonito e pelo Pantanal

Jacarés do Pantanal Sul, uma experiência incomparável

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom CRIANCA para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo